At 2 e 3 - O Pentecostes Continua

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

O capítulo 2 de Atos deixou evidente para nós o legado deixado pelo Pentecostes. Vimos que a Palavra de Deus passou a ser pregada com liberdade e ousadia; Evidenciou-se que a oferta da salvação é universal; que o poder de Deus para operar maravilhas e transformar pessoas age na vida, e através da vida, dos discípulos para o avanço do Reino.
O capítulo 3 e 4 de Atos temos um história contada em 2 capítulos.
Quero convidar você a perceber como tudo o que aconteceu no Pentecostes não foi apenas uma experiência de êxtase dos discípulos que findou ali mesmo no dia de Pentecostes. Essa história nos leva a perceber que a ousadia na pregação da Palavra, a oferta global da salvação e o poder de Deus no ministério dos discípulos é um fato do cotidiano, e não um programa eventual, e nem está restrito a uma festa religiosa.
Hechos de los Apóstoles 3.1–3 RC95
Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Ele, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
Hec 3.1-3
Pedro e João tem a oração como uma disciplina prática e regular em sua vida.
À entrada do Templo, estava um coxo, sua deficiência não apenas o excluía do mercado de trabalho, ele também estava excluído ali à porta do Templo.
Sem trabalho e sem programas assistenciais ele precisava se virar com a ajuda de pessoas que o levava até a porta do Templo e com a boa vontade de pessoas que davam esmolas.
Todos nós sabemos que o projeto original de Deus é que trabalhemos. Ele nos fez à sua imagem e semelhança. Trabalho é esforço que gera transformação.
Aquele coxo estava impossibilitado de trabalhar.
Como nos demais dias ali foram deixar o coxo mais uma vez à porta do templo para que ele levantasse sua subsistência.
Enquanto isso estavam a caminho do templo Pedro e João. Quando eles iam entrando no templo, o coxo vendo Pedro e João, pediu que lhe dessem uma esmola.
Hechos de los Apóstoles 3.4–6 RC95
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
Pedro, confessa ausência de posses, mas não de poder. Ele na autoridade do nome de Jesus ordena que o coxo ponha-se de pé e ande.
Hechos de los Apóstoles 3.7–10 RC95
E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.
Hechos de los Apóstoles 3.7–9 RC95
E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
Pedro oferece a mão direita como um apoio e levanta-o e logo aquele homem que era coxo se firma em seus pés e salta. E andou e entrou com eles no templo: andando, saltando e louvando a Deus!
“E todo o povo o viu andar e louvar a Deus.” A manifestação do poder de Deus como destruição de fortaleza do mal e de incredulidade.
Hechos de los Apóstoles 3.11 RC95
E, apegando-se ele a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles no alpendre chamado de Salomão.
Mais uma vez o poder de Deus operando milagre e transformação de vida abre oportunidade para que a graça e amor de Deus seja pregado com ousadia e liberdade.
O homem que fora curado apegou-se a Pedro e João. Como todos queriam ver o homem acabaram se acercando de Pedro e João e olhavam maravilhados aquele homem são do lado deles, em pé, andando, saltando e dentro e não mais fora do templo. A salvação é de alcance global, alcança os deficientes, e abre-lhes as porta da graça.
Quando todos estavam em vota deles no alpendre chamado Salomão, Pedro, como um bom pescador sabia que era hora de jogar a rede dos laços de amor de Deus. Começou a pregar com ousadia e liberdade.
Dos versos 12 o 26 temos a pregação de Pedro a essa multidão de homens cheios de pasmo e assombro pelo que viram.
Sem medo e sem meias palavras Pedro diz:
Jesus é o o filho do Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais (v.13)
vocês entregaram Jesus a Pilatos para ser morto (v.13)
vocês negaram publicamente o Santo e o Justo (v.14)
vocês mataram o autor da vida (v.15)
eu sei que vocês agiram por ignorância (v.17)
mas assim Deus cumpriu a profecia: que o Cristo havia de padecer (v.18)
Arrependam-se e voltem-se para Deus para que seus pecados sejam apagados (v.19)
Esperança da volta de Jesus e descanso futuro (v.20-21)
Invoca as profecias de Moisés e de Abraão (v.22-26)
“Quem não ouvir esse profeta, será eliminado do meio do seu povo.” (v.23 - Moisés)
É fácil ler esta pregação e julgar normal. Difícil é a gente se transportar para o lugar de Pedro, no contexto em que ele se encontra e pregar essa Palavra sem a experiência do Pentecostes. Pedro age aqui não com atrevimento, ele prega na ousadia e poder do Espírito Santo. Consciente do estado de perdição de seus ouvintes e também da grande oportunidade de salvação.
Resultado do poder de Deus na vida dos discípulos e da pregação da Palavra de Deus com ousadia?
Salvação
Hechos de los Apóstoles 4.4 RC95
Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.
A salvação alcança os coxos fora do templo, e alcança também os religiosos em seu espaço de fé.
Adversidades
Hechos de los Apóstoles 4.3 RC95
E lançaram mão deles e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois era já tarde.
hec
Quase sempre, ou quem sabe sempre, que você joga a rede ela não traz somente peixe. De tal modo, que após a pescaria será necessário limpar a rede ou mesmo consertá-la.
Junto com as conversões também veio junto a adversidade dos inimigos da cruz.
Após presos foram levados para o interrogatório no dia seguinte.
Hechos de los Apóstoles 4.7 RC95
E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?
Pedro, não perdeu tempo. Deve ter limpado a rede de noite na prisão e vou jogar a rede de novo:
Hechos de los Apóstoles 4.8–12 RC95
Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo e vós, anciãos de Israel, visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo e do modo como foi curado, seja conhecido de vós todos e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Perceba que cheio do Espírito Santo, Pedro prega com ousadia, no poder do Espírito e com a visão de salvação para todos. Os líderes religiosos que ali estavam também precisavam de Jesus. É o legado do Pentecostes permeando todo o ministério apostólico.
Perceba que cheio do Espírito Santo, Pedro está glorificando o Cristo. Como disse Jesus a respeito do Espírito Santo:
Juan 16.14 RC95
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
Em nome de Jesus esse homem foi curado
Jesus que vocês crucificaram
Deus ressuscitou Jesus
Jesus é a pedra rejeitada por vocês
Jesus é a pedra de esquina
Só Jesus Cristo salva
Hechos de los Apóstoles 4.13–14 RC95
Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus. E, vendo estar com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário.
Hechos de los Apóstoles 4.13–15 RC95
Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus. E, vendo estar com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. Todavia, mandando-os sair fora do conselho, conferenciaram entre si,
Hec 4.13-15
O milagre estava ali diante dos olhos deles. Que eles diriam? Iam chamar o homem sadio de coxo e de aleijado? Não tinham o que fazer diante dos fatos, embora contrariasse seus intresses, não podiam negar, o homem estava curado! O poder de Deus que abre a boca de alguns em adoração e louvor também provoca silêncio em outros.
E estes querem promover o sil
E estes que ficam em silêncio e cerram os lábios querem que os outros também sejam silenciados:
Hechos de los Apóstoles 4.14–15 RC95
E, vendo estar com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. Todavia, mandando-os sair fora do conselho, conferenciaram entre si,
Hec 4.15-
Hechos de los Apóstoles 4.15–18 RC95
Todavia, mandando-os sair fora do conselho, conferenciaram entre si, dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? Porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar; mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum. E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus.
Aqueles que fia
Mas como os discípulos e o povo se comporta nesta tentativa de silenciar a celebração de Deus, seus feitos, suas maravilhas de poder e de amor?
Hechos de los Apóstoles 4.19–20 RC95
Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.
Hechos de los Apóstoles 4.21–23 RC95
Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera, pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara aquele milagre de saúde. E, soltos eles, foram para os seus e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos.
hec
Oração deles é de rede pronta para ser lançada de novo:
Hechos de los Apóstoles 4.24–31 RC95
E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus e disseram: Senhor, tu és o que fizeste o céu, e a terra, e o mar, e tudo o que neles há; que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram as gentes, e os povos pensaram coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes se ajuntaram à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido. Porque, verdadeiramente, contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer. Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus. E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more