Sem título Sermão
Notes
Transcript
A cura de um surdo e gago
Texto – Mc 731-37
INTRODUÇÃO
a) O fato relatado no texto ocorreu no período do ministério de Jesus Cristo enquanto ele passava pelo território de Décapolis, após Jesus sair de Tiro e partindo por um circuito a partir de Sidom, aparentemente Jesus estava evitando as regiões mais populosas.
b) Alguns acreditam que esse episódio ocorreu na terra dos gerasenos que em algum tempo antes havia expulsado Jesus de suas terras por ele curar um endemoninhado. Se essa colocação for verdadeira podemos notar como o testemunho do antigo possesso de Gerasa foi importante para a libertação desse povo das garras de Satanás.
c) Aqui podemos notar que ao invés do povo pedir para ele partir, a súplica foi para que Jesus impusesse as mãos sobre o homem que sofria de duas deficiências.
II – O MELHOR LUGAR DO MUNDO
a) Jesus retirou o homem para um lugar longe da multidão para que ele ficasse mais a vontade, era um lugar onde o homem surdo e gago poderia estar com Jesus. Assim ele poderia colocar toda sua atenção em Jesus.
b) Jesus evitou a multidão por causa do alvoroço e possivelmente por que ali teria incrédulos, curiosos e outras pessoas que talvez tivesse causado algum mal para aquele homem. Da mesma forma hoje muitos amigos portadores de necessidades especificas são maltratados, não são compreendido e muitas da vezes tem que lidar com muitas outras dificuldades impostas pelas pessoas, além daquelas dificuldades que a própria dificuldade lhe impõe.
c) Você hoje tem um lugar especial para estar com Jesus, esse homem surdo e gago se encontrou com Cristo em um lugar maravilho, não por causa do lugar em si, mas por causa da presença de Jesus. Qualquer lugar, pode ser o mais simples possível é o melhor lugar do mundo se Jesus estiver presente.
III – FALANDO POR SINAIS
a) Enquanto estava sozinho com o homem surdo e gago, Jesus comunicou-se com ele por sinais. Isso é notório ao analisarmos os seguintes pontos:
1. Ele colocou o dedo no ouvido do homem para mostrar-lhe que algo especial aconteceria com sua audição, a menos que esse surdo e gago soubesse fazer leitura labial, ele não entenderia o que Jesus iria fazer.
2. Ele cuspi no próprio dedo e tocou na língua do homem, é um método estranho para nós e um tanto quanto nojento, mais Jesus não está em uma fôrma, não podemos dizer para Deus como ele deve ser ou como agir, ele está além da nossas concepções. Com o ato de tocar a língua do homem Jesus estava dizendo a ele, algo bom vai acontecer com a sua fala.
3. Ao olhar para o céu Jesus disse para aquele homem que ele estava inteiramente ligado ao pai celestial, e tudo o que ele pedisse seria atendido. Aquele homem surdo e gago precisava somente crer em Deus e no seu Filho Jesus Cristo. Ali o Senhor fez uma oração silenciosa.
4. Jesus suspirou mostrando que ele se importava com aquele homem, a condição deste homem havia tocado o coração de Jesus. As dificuldades deste homem era compartilhada por Jesus, Cristo é um Deus de misericórdia.
b) Desta forma Jesus falou com aquele homem sem usar as palavras, desta maneira Cristo se comunicou por sinais, mostrando que ele abriria os ouvidos do surdo e soltaria a língua presa na escravidão.
IV – CUMPRINDO A PROFECIA
a) Provavelmente o homem ouviu a palavra aramaica dita por Jesus Efatá, está é uma palavra que significa abre-te completamente. Essa ordem de Jesus não se resumia somente ao ouvido, mas ao homem por um todo, era para abrir o ouvido, a língua, a recepção da pessoa para a mensagem como também a resposta que daria a esse mensagem.
b) Instantaneamente o homem voltou a ouvir Jesus e a falar de forma clara, os ouvidos ouviram e a língua foi solta das amarras que a prendia. Esse homem agora ouvia e falava livremente.
c) Tudo isso foi para se cumprir as profecias de Isaias que está relatado em . Jesus veio para libertar todas as pessoas das mazelas que satanás impõe sobre elas, a promessa havia se cumprido mais uma vez no ministério de Jesus. Mais uma alma pecadora, porém que é preciosíssima aos olhos de Deus estava livre.
CONCLUSÃO
a) Não existe algo impossível para Jesus, ele tem compaixão e entende nossas limitações, Jesus está sempre disposto a nos ajudar e quer dar-nos o alívio das nossas dores, enfermidades ou deficiências.
b) As maiores profecias relatadas na Bíblia se cumprirá. A promessa feita por Deus em e em breve acontecerá, ali os surdos ouviram as melodiosas músicas celeste, o canto dos pássaros e a voz de Jesus. Por não se conter em tamanha felicidade a língua do mudo rompera em intenso louvor ao Rei do reis e Senhor dos senhores.
c) Terá a alegria de estrar neste lugar maravilhoso somente aqueles que hoje estão escolhendo estar em um lugar especial com Jesus. Aqueles que estão demorando junto a cruz de Cristo. Todos os que aceitarem o imenso sacrifício do mestre poderá adentrar os portais da cidade santa e desfrutará de todos os benefícios prometido pelo Deus Eterno que não falha.
APELO
Não gostaria você de dizer sim a Jesus? Eu lhe garanto que é completamente seguro deixar-se ser abraçado por Ele. Preste atenção no que o Senhor fez por você e venha para os seus braços de amor.