Apresentação do Evangelho de Mateus

Mateus - O Evangelho do Rei  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript

Introdução

INTRODUÇÃO
Durante essa última semana pensei e orei sobre falar nesses últimos domingos até o natal, sobre o próprio natal. Pensando em abordar sobre a razão da vinda de Jesus, sua obra e sua missão. Mas meu coração não me deixou em paz com isso.
Assim, depois de orar e ler um pouco, gostaria de começar hoje uma exposição no Evangelho de Mateus. Que abordará certamente nos próximos domingos sobre o nascimento de Jesus (Natal), mas que muito nos levará a aprender com esse evangelista, sobre Jesus.
INTRODUÇÃO AO EVANGELHO
Não sei quantos capítulos iremos abordar, mas gostaria de convidar você para essa jornada comigo nos próximos meses, que o Senhor nos permitir estar juntos. Para isso dei um nome a essa série de mensagens: O Evangelho do Rei.
Assim, hoje teremos uma mensagem introdutória sobre o evangelho e a partir do domingo que vem, iremos para o texto sequencialmente. Desde já peço sua oração e clamor, para que Deus me ajude a extrair os ensinamentos verdadeiros do texto e conseguir expor com excelência aos irmaõs.
INTRODUÇÃO AO EVANGELHO
Pontos Importantes para considerarmos antes de entrarmos no Texto de Mateus.
Existem pontos importantes sobre esse evangelho que se faz necessário vermos hoje e guardarmos em nossos corações. Se possível anote algumas delas.
1º A diferença entre “o evangelho” e “Os Evangelhos”
É necessário começarmos a pensar o Evangelho de Mateus sobre essa distinção. O Evangelho é a mensagem de Deus aos homens, sua palavra, o relato ou história que nos conta o que Deus, por meio da encarnação, das andanças terrenas, dos poderosos feitos, do sofrimento, da morte e ressurreição de seu único Filho, fez para salvar os pecadores.
Já os Evangelhos são livros, na verdade quatro, em que essas boas novas se apresentam com autoridade e de maneira narrativa.
Então Evangelho é a boa notícia, já os evangelhos são as narrativas de como essas boas novas nos alcançaram através da encarnação de Jesus.
2º Os Sinóticos e João
Mateus, Volumes 1 e 2 I. Introdução aos Quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João

Os primeiros três Evangelhos, considerados como um grupo, e o último (João) se complementam. Cada um depende do outro para ser plenamente entendido

Embora temos 4 evangelhos, precisamos dizer que os três primeiros formam um grupo chamado sinóticos, e o último (João), mas eles se complementam, cada um depende do outro para ser plenamente entendido.
Sinótico é o nome atribuído aos três primeiros evangelhos do Novo Testamento. Isso ocorre pelo fato que os evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas possuem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência e, até algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura e utilizando as mesmas palavras. Dão uma ideia de visão do conjunto.
Ou seja, os Evangelhos Sinóticos são chamados dessa maneira por serem semelhantes ou por seu paralelismo. Já o evangelho de João não é sinótico, pois este relata a história de Jesus de maneira substancialmente distinta. Entretanto, eles depende um do outro para serem plenamente entendido.
Afim de exemplificar, observe:
Mateus, Volumes 1 e 2 a. Em Conteúdo ou Tema

Ao fazer um exame, descobre-se que o Evangelho de Mateus contém, em substância, quase tudo o que contém o Evangelho de Marcos; de fato, dos 661 versículos de Marcos, 606 (91,67%) têm paralelo em Mateus. Além disso, mais da metade de Marcos (350 versículos – cerca de 53%) está reproduzida em Lucas.

A POSIÇÃO DO EVANGELHO
O evangelho de Mateus está corretamente na posição de primeiro livro do NT. Isso não se deve pelo fato de ter sido escrito primeiro, mas simplesmente pelo fato de ser uma ponte entre os dois Testamentos, entre as promessas e a concretização das mesmas.
O tema do AT é apresentado em
Gênesis 5.1 BEARA
Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez;
No AT é apresentado a trágica história de Adão e sua família. nos primeiros 4 capítulos de Gênesis nos apresenta a criação e a queda, o pecado, de Adão e sua família. A partir dessa genealogia o homem foi gerado a semelhança e conforme a imagem de Adão,
Gênesis 5.3 BEARA
Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete.
A Genealogia de é apresentado muito forte o resultado do pecado, pois é marcado pelo verbo morreu. Após viver e gerar, os descendentes de Adão morreram. O AT nos mostra a necessidade de um Salvador que deveria vir, para redimir e salvar o homem.
Em Mateus, começa da mesma forma que , porém o verbo morreu é substituído pelo verbo gerar, que significar procriação, nascimento. Tem se o objetivo de enaltecer o nascimento, a existência, a humanidade de Jesus.
Enquanto o AT nos mostre que o salário do pecado é a morte, o NT testamento começa em Mateus mostrando que o dom gratuito de Deus é a vida.
Romanos 6.23 BEARA
porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 6.3 BEARA
Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
Em Mateus Jesus nos é apresentado Jesus como o Emanuel, o Deus conosco, constatando que através de Jesus houve a mudança de aliança, quando a antiga aliança cedeu lugar à nova aliança.
AUTORIA
O Evangelho de Mateus foi escrito pelo discípulo Mateus, também conhecido como Levi. É apresentado nos três primeiros evangelhos (, e ).
A diferença no nome é uma questão discutida, pois provavelmente o nome Mateus (Dádiva de Deus) foi dado por Jesus, enquanto Levi era o primeiro nome desse discípulo. Por ele ser Publicano, naquela época alguém de muita má fama, Marcos e Lucas preferiram colocar Levi para não prejudicar a fama de Mateus. Mas o mesmo, não se preocupou em seu evangelho de colocar o próprio nome.
LOCAL E DATA DA ESCRITA
Provavelmente foi escrito de Antioquia da Síria e entre os anos 50 a 70 d.C, pois no evangelho de Mateus o templo de Jerusalém e a cidade, ainda não havia sido destruída e isso acontece em 70d.C. Os que tentam cravar uma data coloca entre 63 e 66 d.C, aproximadamente 30 anos depois da morte de Jesus.
PROPÓSITO DE MATEUS
O propósito de Mateus tem os seguintes propósitos, de nos nos apresentar:
1 - A transferência do reino das trevas para o reino da luz ;
2 - Transformação de vida;
3 - Defesa da verdade de Deus contra o ataque dos inimigos cruéis;
4 - Evangelização de todas as nações;
TEMA DO LIVRO
Pelas colocações do autor fica claro dizer que o Reino dos Céus é o tema desse evangelho. E o reino de Deus ou dos céus, não é a igreja. A igreja está no reino e é uma agência proclamadora desse reino, mas em si não é o Reino.
Jesus é o rei desse reino passado, presente e futuro e isso fica nítido no versículo-chave que transmite essa ideia ao leitor,
Mateus 27.31 BEARA
Depois de o terem escarnecido, despiram-lhe o manto e o vestiram com as suas próprias vestes. Em seguida, o levaram para ser crucificado.
Mateus 27.37 BEARA
Por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: Este É Jesus, O Rei dos Judeus.
CONCLUSÃO
Diante dessa introdução do Evangelho de Mateus, o Evangelho do Rei, podemos fazer algumas aplicações para nossas vidas;
a) Diante de um no livro, de uma transição de uma antiga para nova aliança, podemos entender que a obra e a vida de Jesus veio reescrever a história do povo de Deus, a minha e a sua. Jesus é o autor de novas histórias.
b) O Evangelho no apresenta um homem histórico Jesus, mas em nenhum momento desprezará sua divindade. Mateus aponta para o fato de Jesus ser um Rei, o Rei dos Judeus, mas sobre tudo como o novo Moisés.
Assim a lei de Jesus não é simplesmente moral e ética, mas a ótica do amor sobre todas as coisas. “Ouvistes o que foi dito, eu porém vos digo...”
Em Cristo, precisamos aprender a viver pela ótica do amor, e não do falso moralismo.
c) Assim como o reino dos céus foi inaugurado na encarnação de Jesus, seu reino precisa esta vivo dentro de nós. Por isso uma pergunta nos cabe, quem tem reinado sobre sua vida? Jesus é o Rei do seu coração e de sua vida.
d) O natal, o advento do Filho de Deus, nos leva a refletir sua importância para nossa remissão. Lembre-se quem pode redimir o homem pecador, é somente Jesus, por isso ele cancelou um escrito de morte que tinhamos, para nos garantir vida e vida eterna. E é só nele que teremos!
Related Media
See more
Related Sermons
See more