- Tema: Onde colheste hoje? Onde trabalhaste hoje?
Sermon • Submitted
0 ratings
· 406 viewsNotes
Transcript
Handout
Tema: Onde colheste hoje? Onde trabalhaste hoje?
Texto: .a; = “Então disse-lhe sua sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te reconheceu. E relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz.”
Texto: . “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”
I – Rute decidindo = ,,
II – Rute servindo =
II – Rute servindo =
III – Rute descansando = ,,,
III – Rute descansando = ,,,
IV – Rute recompensada = ,,,
IV – Rute recompensada = ,,,
Introdução: Cinco mulheres foram citadas na genealogia de Jesus (): Tamar, Raabe, Rute, mulher de Urias (Bate-Seba) e Maria. Dentre elas, Rute teve um especial destaque, não apenas por ser a única que possui um livro na Bíblia, mas também por ter sido peça-chave na história do povo de Israel.
Para contar a história de Rute, eu preciso contar primeiro a história de uma família que morava em Belém de Judá.
- Houve uma época na terra de Canaã em que o povo passou por um período de fome e Elimeleque resolveu se mudar com sua família para a terra de Moabe para fugir da fome na terra ().
- Elimeleque chegou à terra de Moabe e pouco tempo depois faleceu, deixando a viúva Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom (). Alguns anos depois, os filhos de Elimeleque se casaram com mulheres moabitas, Rute e Orfa (), que aprenderam sobre a cultura e a religião do povo de Israel por meio de Noemi. Entretanto, alguns anos mais tarde, Malom e Quilliom também faleceram ().
- Diante de tantas tragédias pessoais, Noemi decidiu buscar refúgio com seu próprio povo voltando para as terras de Israel (). Ao comunicar sua mudança de volta para seu povo à suas noras, Noemi se surpreendeu ao se deparar com a decisão de uma delas. Enquanto Orfa decidiu permanecer em sua terra, Rute resolveu acompanhar Noemi em sua jornada. Mais tarde Rute casou-se com Boaz, tiveram um filho chamado Obede, que teve um filho chamado Jessé e esse foi o pai do Rei Davi.
= O que nós aprendemos nesta história, quais as lições??
I – Rute decidindo = ;
Orfa e Rute representam dois caminhos na carreira cristã. Orfa escolheu voltar para o seu povo e para seus deuses. Rute, porém, escolheu acompanhar sua sogra que, aqui, representa o povo de Deus. Ela foi atraída à Cristo pelas palavras e pelo cuidado de Noemi. (Meus queridos, uma perguntinha para você refletir um pouco: para onde você tem atraído as pessoas ao seu redor?).
Quem eram Orfa e Rute? Elas eram Moabitas!! Quem era o povo de Moabe na Bíblia? Os Moabitas descendiam de Moabe, filho de Ló sobrinho de Abraão, fruto de uma relação incestuosa com sua filha mais velha ().
Deus amaldiçoou os moabitas determinando que nenhum deles teria permissão para entrar na tenda da congregação até a décima geração ().
= Orfa – Entretanto Orfa toma a decisão de permanece em Moab, para o que era mais seguro e certo, aos olhos do homem. Mesmo que para ela seria sofrimento a perda do cuidado carinhoso de sua sogra e de sua cunhada. Ela decidiu voltar para a sua família e para os seus deuses, preferiu permanecer nas terras de Moab.
Podemos projetar a imagem de Orfa que viu a sogra Noemi e a cunhada Rute se afastando pelo caminho arenoso. Elas estavam numa estrada deserta, perto da fronteira de Israel, não muito longe do Rio Jordão. A partir da decisão de permanecer em Moab, Orfa torna-se uma figura solitária. Olhando no horizonte, viu Noemi e Rute que se afastavam em direção a terra de Israel. Aos poucos foram desaparecendo e sumiram na linha do horizonte. Noemi e Rute se separaram para sempre de Orfa.
Em sua decisão Orfa escolheu os deuses de sua nação. O deus quemos com cabeça de touro, que exigia sacrifício de animais e pessoas. Ela preferiu este deus ao Deus de Israel.
Assim o livro de ,14-15 narra como Orfa não acompanhou para Belém Rute e Noemi: “14, Elas choraram novamente em alta voz: depois Orfa abraçou sua sogra e voltou para junto de seu povo, mas Rute ficou em sua companhia.”
Orfa voltou ao seu povo e aos seus deuses" (,15). Com estas palavras de Noemi, Orfa caiu no esquecimento.
O seu nome desapareceu dos escritos bíblicos. O que a literatura judaica fala de Orfa.
A literatura judaica comentando o episódio do livro de Rute falando de Orfa, diz que ela casou teve uma filha que mais tarde foi a mãe do Gigante Golias. Assim Orfa foi avó de Golias, morto por Davi, conforme narrativa bíblica. Davi por sua vez foi bisneto de Rute. Confirmando: Rute casou com Boaz, que gerou Obede, que gerou Jesse, que gerou o Rei Davi.
= Mas o que Rute fez para que sua história virasse um livro da Bíblia em uma época em que as mulheres não estavam em evidência? Rute foi leal à visão que recebera de Noemi e pela sua atitude a história do povo de Israel foi mudada.
= Rute – Rute viveu nos dias em que os juízes reinavam sobre Israel. Era mulher moabita, portanto, não fazia parte da linhagem de judaica. A história de Rute está registrada na Bíblia, no livro que leva seu próprio nome, o livro de Rute. Rute entrou para linhagem de Jesus Cristo, após jurar fidelidade a sua sogra Noemi. Rute havia ficado viúva de um dos filhos de Noemi, e após esse acontecimento, Noemi, disse a ela que, voltasse ao seu povo. Rute permaneceu na companhia de sua sogra e isso contribuiu para que mais tarde, Rute casasse com Boaz, e dessa união, nasceu Obede, que é o Avô do rei Davi. A atitude de Rute, em seguir a sua sogra, contribuiu para que ela entrasse de maneira milagrosa para a linhagem de Jesus Cristo.
Mesmo quando Noemi insistiu para que ela ficasse, Rute decidiu acompanhar!!
“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” .
II – Rute servindo - ; (Trabalhando, Obediência).
– Boaz homem poderoso, rico, valente e poderoso. (aspecto alegórico com Jesus). Boaz pergunta? Quem é esta moça? A resposta depreciativa. Boaz fala benignamente v.8, 9, 14. Não vá colher em outro campo, fica aqui, bebe da água do vaso, como do pão, vinho, molho do azeite com vinho branco. Rute serviu e trabalhou com seriedade que ajuntou 1 efa de cevada ou seja 22 litros de comida para 5 dias para ela e Noemi.
III - Rute descansando = ,,,;
– Rute não foi atrás de jovens / Não temas! O que pedires eu te farei. Mulher virtuosa.
IV - Rute recompensada = ,,,;
– O Senhor faça esta mulher como Raquel e Lia, que juntas edifiquem a casa de Israel. A Rute / Boaz nasceu um filho e lhe chamaram Obede. Pai de Jessé, pai de Davi – v.21,22
Conclusão: -a;
– Onde colheste hoje? Onde trabalhaste hoje?
– Bendito seja aquele que se importou contigo!! (Parafrasear!!)