CAMINHO DE VOLTA
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Vamos conhecer um pouco mais da história do povo de Deus.
Nós fazemos parte desse povo. Logo, é um pouco de nossa própria história, ou, da história de nossa família, nossos antepassados.
Estas são as pessoas que estavam em nosso lugar aqui na terra, antes de nascermos. Eram eles o povo de Deus. Eram eles que liam a Palavra, oravam, cantavam a Deus e recebiam os dons para servir a Deus e ao seu povo.
E eles, à nossa semelhança, falharam muito.
Deus quis que as palavras dele a este povo fossem registradas para sempre. Essa é a razão pela qual somos exortados a ouvi-las também.
O DESATRE VIRÁ
O DESATRE VIRÁ
Até a metade do livro, a verdade é essa. A única certeza que Joel comunica é que algo terrível aconteceria com o povo.
Mas, a profecia de Joel não aponta só para aquele povo com o qual ele vivia. Ela aponta para vários momentos da história da humanidade: A vinda de Jesus, o início da igreja, e o fim dos tempos nesta terra.
A grande mensagem de Joel é que, "quem invocar o nome do Senhor será salvo",
32 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. Porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o SENHOR prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.
Esse verso, talvez, resuma a intensão original e principal do autor e sua mensagem. Mas, quem é o autor. Quem foi Joel?
QUEM FOI JOEL?
QUEM FOI JOEL?
Pouco sabemos a seu respeito.
A data em que ele escreveu é incerta. Porém, como ele fala muito à Judá, muitos sugerem que ele tenha profetizado após o retorno da Babilônia, após o século 5 antes de Cristo.
A única coisa que sabemos dele é o que consta no verso
1 Palavra do SENHOR que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. A praga de gafanhotos e a sec
A PRECIOSA (E ATEMPORAL) PALAVRA DE DEUS
A PRECIOSA (E ATEMPORAL) PALAVRA DE DEUS
Quando o Senhor diz que trará sua Palavra, ela aparece nos seguintes versos do primeiro capítulo:
, , , , :
3 Contem isto aos filhos de vocês; que eles o contem aos filhos deles, e que estes falem sobre issoà geração seguinte.”
5 “Acordem, beberrões, e chorem! Lamentem, todos vocêsque gostam de vinho, por causa do vinho novo, pois foi tirado da boca de vocês.
11 “Fiquem envergonhados, lavradores; lamentem, vinhateiros, por causa do trigo e da cevada, porque a colheita foi destruída.
13 “Sacerdotes, vistam roupafeita de pano de sacoe pranteiem. Ministros do altar, lamentem. Ministros do meu Deus, venhame passem a noite vestidosde panos de saco. Porque no templo de seu Deusnão há mais ofertas de cereaise libações.
14 Proclamem um santo jejum, convoquem uma reunião solene. Reúnam os anciãose todos os moradoresdesta terrana Casa do SENHOR, seu Deus, e clamem ao SENHOR.”
O que vemos em comum nestes versos?
Encontramos estas palavras:
Acordem - Chorem - Lamentem - Fiquem envergonhados - Lamentem - Pranteiem - Arrependam-se - Jejuem - Clamem.
Esta é a Palavra de Deus que deveria ser contada a todos, conforme lemos em :
2 “Prestem atenção, velhos, e escutem, todos os moradoresda terra! Aconteceu algo assimno tempo de vocêsou nos dias de seus pais?
3 Contem isto aos filhos de vocês; que eles o contem aos filhos deles, e que estes falem sobre issoà geração seguinte.”
O que deveria ser contado é o chamado ao arrependimento. Mas, por que Deus chama tanto seu povo ao arrependimento?
O que Deus espera é sempre nos dar a restauração.
E o verso 2 nos mostra quem Deus desejou que ouvisse estas palavras:
2 “Prestem atenção, velhos, e escutem, todos os moradoresda terra! Aconteceu algo assimno tempo de vocêsou nos dias de seus pais?
E até quando deveriam contar?
3 Contem isto aos filhos de vocês; que eles o contem aos filhos deles, e que estes falem sobre issoà geração seguinte.”
No verso 4 e seguintes vemos o uso de uma catástrofe, uma tragédia, nacional como símbolo do que aconteceria espiritualmente com aqueles que nunca retornassem ao Senhor, mas permanecessem em seus pecados.
Precisamos compreender que não retornar ao Senhor não traz ao Senhor raiva ou rancor, e sim tristeza.
As consequências tristes que vêm de não retornar ao Senhor são idênticas às consequências que vêm às mãos de pessoas que insistem em permanecer com suas mãos segurando uma panela quente.
Diante do conselho de sua mãe dizendo pra você não segurar a panela quente com as mãos, ao se queimar, você não deve por a culpa da queimadura em sua mãe. Não foram as palavras dela que lhe queimaram, mas a sua obstinação diante de um fato. A mãe prova que ama você ao lhe exortar a soltar a panela, mas você não soltou.
O mesmo ocorre com Deus. Ele, por amor, nos manda soltar do pecado o tempo todo. E nós, obstinadamente, permanecemos segurando a panela. Quando nossas mãos estiverem pegando fogo, não culpemos a Palavra de Deus por isso.
Vejam o desastre que veio sobre o povo ao permanecerem segurando o que Deus mandou soltar:
4 “O que o gafanhoto cortadordeixou, o gafanhoto migrador comeu; o que o migrador deixou, o gafanhoto devorador comeu; o que o devorador deixou, o gafanhoto destruidor comeu.”
Veio uma primeira desgraça, mas esta não foi suficiente, ainda sobrou um pouquinho. Então, veio uma segunda desgraça e destruiu o que sobrou da primeira tragédia. E ainda houve uma terceira tragédia e uma quarta tragédia, arrasando o povo totalmente. Isso é simbolizado pelos 4 gafanhotos:
Gafanhoto cortador;
Gafanhoto peregrino;
Gafanhoto devastador;
Gafanhoto devorador.
E o que eles fizeram?
, , , , :
7 Destruiu as minhas videirase destroçou as minhas figueiras. Tirou as cascas das árvorese as jogou fora; os galhos ficaram brancos.”
9 Na Casa do SENHOR, foram cortadasas ofertas de cereaise as libações. Os sacerdotes, ministros do SENHOR, estão enlutados.
10 Os campos foram arrasados, e a terra está de luto, porque o cereal foi destruído, o vinho novo acabou, o azeite está no fim.”
16 Por acaso, o alimentonão foi destruídodiante dos nossos olhos? E, do templo do nosso Deus, não desaparecerama alegria e o regozijo?
18 Como geme o gado! As manadas de boisestão inquietas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhasestão sofrendo.
RESUMO DA TRAGÉDIA
RESUMO DA TRAGÉDIA
Destruição das plantações - Destruição de toda produção - Os campos estavam arrasados - Não havia alegria entre o povo - Todos os animais sofrendo junto com os homens.
E tudo por quê? Pelo fator de Deus ser mal? Não. Porque eles continuaram segurando a panela.
Em todo o tempo, bens materiais podem trazer alegria ou não. Nem sempre pessoas prósperas são pessoas felizes. Mas pessoas felizes, independentemente de riquezas, são sempre felizes. Portanto, o pior momento não foi quando tudo foi destruído, mas quando a alegria foi destruída []:
16 Por acaso, o alimentonão foi destruídodiante dos nossos olhos? E, do templo do nosso Deus, não desaparecerama alegria e o regozijo?
Neste exato momento, toda energia foi sugada do povo e eles perderam toda esperança.
Ao final, encontramos uma oração feita por Joel []:
19 A ti, ó SENHOR, clamo, porque o fogo devorouas pastagens, e as chamas consumiramtodas as árvores do campo.
20 Também todos os animais selvagenssuspiram por ti, porque os rios secaram, e o fogo devorou as pastagens.
Por fim, Joel faz o que todos deveriam fazer: clamar ao Senhor.
Este é o início do retorno a Deus.
Tudo estava consumido. As chamas haviam devorado os campos. Não havia trigo, não havia comida, Terra queimada, nada produzia. O povo começou a entrar em desespero.
Em sua oração, Joel dia que até os animais do campo clamaram a Deus por meio de seu suspiro. Os rios secaram. O fogo devorou tudo.
APLICAÇÕES
APLICAÇÕES
Apesar de tudo, Joel e sua profecia afirmam a misericórdia de Deus sobre seu povo.
Deus teria piedade de quem se arrependesse.
Deus irá consumir o mal do mundo. Por fim, o gafanhoto será um instrumento de Deus para tirar não somente bens de nossas vidas, mas para tirar o mal do mundo.
Veremos nos próximos estudos que Deus deu algumas pistas sobre o que aconteceria antes da vinda do Dia do Senhor, o último juízo de Deus sobre a terra. Algumas destas coisas já aconteceram, outras não.
Os gafanhotos são só um sinal de Deus do que está para acontecer.
Todos devemos ouvir os conselhos de Deus. Dar ouvidos à Palavra de Deus.
E não importa se somos apenas membros ou congregados, sem assumir grandes responsabilidades, ou se líderes entre o povo de Deus, ou mesmo pastores ou presbíteros. Aqui em , o conselho foi para todos. Todos estavam se desviando, e a disciplina viria sobre todos, sem distinção.
Devemos orar sempre por um despertamento espiritual. Que Deus sempre nos mantenha acordados. Vocês notaram quantas exortações a que o povo acorde? O pecado nos amortece, nos deixa sonolentos, insensíveis às coisas de Deus, ao reino de Deus, e suscetíveis aos ataques do inimigo.
Por fim, não podemos nos esquecer que a areia está descendo pela ampulheta. O cronômetro da bomba relógio está quase zerando. O tempo está passando e o Dia do Senhor está se aproximando.
Quanto mais dermos ouvidos à voz de Deus, mais chance temos de não queimarmos as mãos na eternidade.
Que Deus nos avive o coração.