Ano Novo: tempo de restaurar nossos votos com o Senhor
Ano Novo • Sermon • Submitted
0 ratings
· 70 viewsNo periodo das festa dos tabernaculos, ou festa de Ano novo, o povo renova a sua aliança com Deus
Notes
Transcript
Ano Novo, tempo de renovar nossos votos com o Senhor.
Ano Novo, tempo de renovar nossos votos com o Senhor.
Em chegando o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor tinha prescrito a Israel. Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres e de todos os que eram capazes de entender o que ouviam. Era o primeiro dia do sétimo mês. E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei. Esdras, o escriba, estava num púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; estavam em pé junto a ele, à sua direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaseias; e à sua esquerda, Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porque estava acima dele; abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra. E Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaseias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas ensinavam o povo na Lei; e o povo estava no seu lugar. Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.
Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei. Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força. Os levitas fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; e não estejais contristados. Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.
INTRODUÇÃO.
Na véspera de uma virada de ano, sempre fazemos nossa resoluções, onde colocamos metas para alcançarmos, problemas para resolver. E um período significativo onde renovamos nossa forças e nossa esperança. E um período onde podemos avaliar como foi nossa vida espiritual durante o ano, e temos a oportunidade de renovar nossos votos com o Senhor.
CONTEXTO IMEDIATO.
O livro de Neemias nos conta a saga do povo hebreu, no período pós exílio. O povo havia passado 70 anos no exílio Babilônico, onde muitos perderam muito de sua cultura, de seu culto, e de sua identidade. Todas as coisas precisaram ser restauradas, a cidade, os muros, o templo e a identidade do povo.
Devido as grandes dificuldades e lutas que passamos, de tempos em tempos, precisamos renovar nossos votos com o Senhor, renovar nossa confiança, nosso compromisso, nossa fé na aliança, esta é uma forma de se fortalecer no Senhor.
PROPOSIÇÃO: ANO NOVO: TEMPO DE RENOVAR A ALIANÇA E NOS FORTALECER NO SENHOR!
RESTAURAR NO CORAÇÃO O CONCEITO DE ADORAÇÃO. 1-8.
O povo havia pedido a Esdras que s ensinasse a palavra de Deus, e todos que eram capazes de entender a palavra ouviram a leitura. O povo havia se reunido como um só homem, mostrando uma unidade de coração e de alma. O povo há muito tempo não ouvia a palavra, estavam sedentos da Lei de Deus, e muitos que nasceram no exilo, não conheciam a lei de Deus, o povo foi ensinado e renovaram os seus votos com o Senhor.O povo adorou ao Senhor, e o Senhor foi louvado.
EXPERIMENTAR O EFEITO TRANSFORMADOR DA PALAVRA DE DEUS.8-9.
Leram a a Lei claramente dando explicações de maneira que o povo entendessem o que se lia. de maneira que tiveram um culto racional, onde o povo entendeu a Lei, e foi o entendimento da palavra que trouxe mudança de vida. o dia era um dia especial, era um dia santo, consagrado ao Senhor, era um dia de yon kepuur, virada de ano judeu. O povo pranteou e chorou ouvindo a palavra, não era um choro de alegria, mas um choro de contrição de arrependimento de seus pecados. A Palavra de Deus mostrou a eles o pecados deles, e eles entenderam que o motivo do exilio foi a idolatria de Israel. A palavra trouxe mudança de vida.
VIVER OS RESULTADOS DE TER O SENHOR COMO A NOSSA FORÇA. 10—12.
A ideia de comer carnes, esta associado a festas religiosas, a rituais de culto, a alegria envolvida na festividade. O povo não deveria se entristecer, porque o dia era festivo, era um dia de renovação de restauração, apesar do povo estar triste por causa do seu pecado, deveria se alegrar no perdão, e na restauração dada por Deus. A alegria (formosura, glória) no Senhor é a vossa força (fortaleza), ou seja, a segurança do povo nunca foram os muros, a cidade ou o templo, mas o próprio Senhor, A glória do Senhor e a força ou a fortaleza do povo.
CONCLUSÃO E APLICAÇÃO.
No Ano Novo pagão, há muitas superstições envolvidas, no Ano Novo judaico há uma renovação da aliança, porque o Ano Novo Cristão não poderia ser uma renovação da fé em Cristo, da aliança que temos com Deus por meio de Cristo.
O motivo que nos leva a adorar ao Senhor, pode ser revisto, restaurado, renovado, ou confirmado.
A nossa postura e obediência com relação a Palavra de Deus, pode ser avaliada, e restaurada, renovada ou confirmada.
A nossa confiança na pessoa de Deus, se ele é nossa força e fortaleza nos dias bons e maus, pode ser avaliada, restaurada e confirmada.