- Tema – Na festa; Não perca Jesus.

Lucas 2.41-52.  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 45 views
Notes
Transcript
Handout
- Tema – Na Festa, Não perca Jesus. - Texto: .
- Tema – Não perca Jesus.
Não perca Jesus de vista!! Não perca Jesus na festa!!
- Não perca Jesus de vista!! Não perca Jesus na festa!! Ou ainda..., “Algumas lições sobre não perder Jesus de vista na festa!! - Texto: .
Não perca Jesus na festa!!
Ou ainda..., “Algumas lições sobre não perder Jesus de vista ou na festa!!
“Algumas lições sobre não perder Jesus de vista ou na festa!!
1 - Tema – Na Festa, Não perca Jesus!!.
2 - Não perca Jesus de vista!! Não perca Jesus na festa!! Ou ainda..., “Algumas lições sobre não perder Jesus de vista na festa!! - Texto: .
3 - Não convém descuidar de comparecer às reuniões do povo de Deus,
4 - Pensavam que estavam com Jesus!! O maior perigo em que incorremos é o de perder Jesus.
5 - Se José e Maria estivessem certos da presença de Jesus, naquela manhã, antes de partir da cidade de Jerusalém e andar “caminho de um dia” não passaria pelo transtorno que passaram!!
6 - José e Maria acharam Jesus quando voltaram; E aconteceu que, passados três dias, o acharam no Templo (v.46);
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no Templo (v.46);
Verdade Principal: A caminhada cristã deve ser feita com Jesus; “Pelo caminho beberá do Ribeiro... .A”; Muitas vezes, no entanto, o tempo passa e começamos a caminhar sem levar em consideração e nos preocuparmos se Jesus está ao nosso lado ainda. Podemos estar caminhando de maneira autônoma imaginando que Cristo está nos acompanhando. O grande perigo é: perdermos Jesus de vista em nosso trajeto.
Introdução: Lendo , Ora todos os anos os seus pais iam de Nazaré a Jerusalém, a festa da páscoa (v.41): A viagem de Nazaré a Jerusalém; de 120 KM, mas no Google Maps 150 KM; José e Maria eram pobres.
Não convém descuidar de comparecer às reuniões do povo de Deus,
Em ();
; Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus,
; pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
; e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
; cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa,
; retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.
; E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras,
; não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.
Todos os anos os pais de Jesus, José e Maria, iam para Jerusalém para celebrar a Festa da Páscoa. Com base nisso, hoje vamos refletir sobre os cuidados e perigos que devemos tomar para não cairmos na “rotina” e em ações automáticas na vida cristã e dentro da igreja e como isso pode ser um sinalizador de que estamos perdendo o fundamento de tudo sem nem ao menos nos darmos conta disso.
Tendo ele já doze anos (v.42); Nos seus doze anos o menino judaico era considerado “Filho da lei”, foi levado e apresentado na sinagoga e se tornou aprendiz de um ofício. O menino Jesus, ao chegar a essa idade, saiu pela primeira vez a conhecer o mundo fora. Terminados aqueles dias (v.43); Apesar da maior parte do povo ficar somente os dois primeiros dias da festa, José e Maria permaneceram em Jerusalém até se completar os sete dias. (Compare ; ); Ficou o menino Jesus em Jerusalém (v.43):
Pensavam que estavam com Jesus!!
Pensavam que estavam com Jesus!!
Pensavam que estavam com Jesus!!
Pensando, porém, eles que viria ... (v.44): Não dá a entender que os pais do menino Jesus se descuidavam dEle, mas antes que eles podiam confiar nEle. Diz-se que os homens andavam e palestravam em grupos enquanto as mulheres caminhavam e conversavam em outros grupos, nas viagens de ida e volta as festas em Jerusalém. Assim é provável que José pensava que o Filho acompanhasse sua mãe, enquanto ela julgava que Ele estivesse com José.
O maior perigo em que incorremos é o de perder Jesus.
Parece-nos que Maria, a mãe de Jesus, seria a última pessoa no mundo a perde-lo, e que o ultimo lugar do mundo onde Ele se perderia, seria no Templo. O fato triste é que as pessoas mais improváveis continuam a perder Jesus, e O perdem nos lugares mais improváveis. Não nos parece possível perder Jesus nos tempos de cultos especiais, nas orações incessantes, e nos dias de jejuns. Mas são justamente tais pessoas, e em tais ocasiões que perdem Cristo.
Convém-nos perguntar a nós mesmos, cada um de nós fazer uma analise interior: Perdi Jesus? Não é que O renunciamos; nem que O vendemos; nem que O negamos; Mas em nossa preocupação não ouvimos mais a sua voz, não sentimos mais sua mão nos tocar, não mais exultamos (; ; Rev.Autorizada) na sua presença. Quantos filhos de Deus perdem Cristo sem o saber, antes de sobrevir doença, tragédia, ou morte – e só na angustia, forçados a clamar aos céus, reconhecem que não mais O tem! Despertam-se do sono e dizem como Sansão (): “Sairei ainda esta vez como dantes, e me livrarei” Não sabem que O perderam!
ELES PERDERAM JESUS DE VISTA:
Maria e José haviam se tornado tão ocupados com outros assuntos que seus olhos e seus pensamentos não estavam focados em Jesus. Eles tomaram a sua presença como certa. O autor de Hebreus nos desafia a nunca tirarmos os olhos de Jesus: “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvens, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.” ().
ELES PERDERAM JESUS DE VISTA: Maria e José haviam se tornado tão ocupados com outros assuntos que seus olhos e seus pensamentos não estavam focados em Jesus. Eles tomaram a sua presença como certa. O autor de Hebreus nos desafia a nunca tirarmos os olhos de Jesus: “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvens, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.” ().
ELES PERDERAM A COMUNHÃO COM JESUS:
Nossa relação com Jesus, uma vez estabelecida, permanece para sempre, mas a nossa comunhão com Ele é uma matéria frágil. Devemos considerar as palavras do apostolo João, que diz: Considere o seguinte: Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado” (I ).
ELES PERDERAM A COMUNHÃO E NÃO PERCEBERAM:
O pior de tudo é que eles nem perceberam que tinham perdido a comunhão com Jesus. Eles assumiram que Jesus estivesse em algum lugar no meio da caravana, entre os parentes e companheiros de viagem: “julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos” ().
O PROCURARAM EM TODOS LUGARES POSSÍVEIS ANTES DE IREM AO TEMPLO:
Jesus é encontrado quando voltamos ao lugar onde o deixamos. “Após três dias, o acharam no templo” (). Independentemente se o vemos ou não, se o ouvimos ou não, ou se percebemos ou não sua presença conosco, parece que achamos que é obrigação de Jesus estar conosco. Esquecemos que é nossa obrigação verificar se ele está conosco. A religião frequentemente gera essa segurança de familiaridade, que faz as pessoas pensarem que pelo convívio, pelo hábito, pelas repetições, pela frequência aos cultos, aos pequenos grupos, pelo conhecimento da Bíblia, de canções, pensa que isso implica em que Jesus esteja automaticamente conosco. E é pensando assim que muita gente se distancia de Jesus, sem se distanciar da igreja. Vão perdendo gradativamente a percepção íntima que verifica se ele está ou não conosco. Há muitas pessoas que perderam Jesus ao longo do caminho e agora só possuem uma relação grupal, institucional, coletiva.: “Eu nunca me desviei da igreja, nunca abandonei a minha fé e nunca deixei de frequentar o lugar do culto. Eu nunca deixei de me oferecer para as atividades e serviços da igreja ou dos pequenos grupos ou eventos. Eu estou no caminho. Muitos não tem intimidade com Jesus, seus olhos nunca o enxergam, seus ouvidos nunca o escutam, mas ainda assim acreditam que, pertencendo ao grupo, consideram que podem dizer que estejam andando com Jesus, e que Ele está por perto, em algum lugar no caminho. Muitos agem como se pudessem ter uma relação de terceirização com Jesus do tipo: “a minha mãe é crente, meu pai é homem de Deus”. Há maridos que dizem: “A minha mulher conhece a Jesus, portanto, eu recebo o benefício”.
isso implique que Jesus esteja automaticamente conosco. E é pensando assim que muita gente se distancia de Jesus, sem se distanciar da igreja. Vão perdendo gradativamente a percepção íntima que verifica se ele está ou não conosco. Há muitas pessoas que perderam Jesus ao longo do caminho e agora só possuem uma relação grupal, institucional, coletiva.: “Eu nunca me desviei da igreja, nunca abandonei a minha fé e nunca deixei de frequentar o lugar do culto. Eu nunca deixei de me oferecer para as atividades e serviços da igreja ou dos pequenos grupos ou eventos. Eu estou no caminho. Muitos não tem intimidade com Jesus, seus olhos nunca o enxergam, seus ouvidos nunca o escutam, mas ainda assim acreditam que, pertencendo ao grupo, consideram que podem dizer que estejam andando com Jesus, e que Ele está por perto, em algum lugar no caminho. Muitos agem como se pudessem ter uma relação de terceirização com Jesus do tipo: “a minha mãe é crente, meu pai é homem de Deus”. Há maridos que dizem: “A minha mulher conhece a Jesus, portanto, eu recebo o benefício”. Até pais estão dizendo:
Em Jesus diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”
CONCLUSÃO:
Não podemos perder Jesus! Mas na passagem que estamos considerando também está escrito que ela procurou “até encontrar o Senhor. A responsabilidade é sempre nossa e não de Jesus. Nós sempre iremos encontrar Jesus na “Casa do Pai”. A casa do pai não é o templo em Jerusalém, é o recôndito mais interior do nosso ser, o nosso coração.
Por que você me procura do lado de fora?
Por que você me confunde com os amigos da jornada?
Por que você me confunde com tarefas, programações, responsabilidades humanas?
Por que você não mantem o vínculo comigo todo dia, toda hora, o tempo todo, sem cessar? Uma mensagem tão simples: Não perca Jesus na sua caminhada! Ele não quer ficar do lado de fora e sim dentro do seu coração! Que o Espírito de Deus conduza você a um lugar de encontro verdadeiro com Jesus. Que salve você da distração do caminho e desse engano de pensar andar com um Jesus de bando.
- Se José e Maria estivessem certos da presença de Jesus, naquela manhã, antes de partir da cidade de Jerusalém e andar “caminho de um dia” não passaria pelo transtorno que passaram!!
Conclusão: E aconteceu que, passados três dias, José e Maria acharam Jesus no templo quando voltaram, (v.46);
Conclusão: Voltaram tristes por todo o longo caminho até Jerusalém, até mesmo ao lugar na cidade onde O tinham perdido. Descreve-se no uma igreja inteira que perdera Jesus, apesar de ser sã na fé, zelosa e famosa. A mesma Escritura prescreve o remédio divino e anuncia a promessa infalível. Como José e Maria, sem medirmos as forças, temos de voltar para iniciar novamente as orações abandonadas, para a comunhão interrompida com Deus na leitura de Sua Palavra, e para o lugar onde se desligou o nosso contato com os céus.
Voltaram tristes por todo o longo caminho até Jerusalém, até mesmo ao lugar na cidade onde O tinham perdido. Descreve-se no uma igreja inteira que perdera Jesus, apesar de ser sã na fé, zelosa e famosa. A mesma Escritura prescreve o remédio divino e anuncia a promessa infalível. Como José e Maria, sem medirmos as forças, temos de voltar para iniciar novamente as orações abandonadas, para a comunhão interrompida com Deus na leitura de Sua Palavra, e para o lugar onde se desligou o nosso contato com os céus.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no Templo (v.46);
Passaram o primeiro dia em viagem, de regresso a Jerusalém; passaram o segundo voltando a Jerusalém; e o terceiro, procurando-O em Jerusalém. Se fosse seu filho onde o encontraria? Em cinema? Em lugares de diversões? Ou assistindo um culto? José e Maria não encontraram o menino Jesus participando de qualquer perversidade que deviam repreender, nem brincando com “os meninos nos Templo”, nem contemplando a arquitetura ou outra maravilhosa da Cidade Santa, mas no Templo, absorto em coisas espirituais. Um menino perfeitamente normal tem interesse profundo no que é espiritual.
O fato de José e Maria encontrarem Jesus ainda, depois de três dias, no Templo na “Casa de Oração” é uma lição de que é em oração que temos a certeza de encontrar Aquele de cuja presença tanto carecemos em nossa viagem para o lar eterno.