O ÚLTIMO DIA

PROFETAS MENORES  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 46 views
Notes
Transcript

Na semana passada, lemos e o chamado de Deus para o arrependimento. Vimos como Deus usa de vários meios para limpar o pecados e suas consequências de nossas vidas e do mundo. Ali em , o instrumento usado foi a praga dos gafanhotos, usada como um sinal de Deus da tragédia espiritual por vir sobre a humanidade toda.
No capítulo 2, Joel se aprofunda no tema "O Dia do Senhor". Ele nos dá impressionantes imagens vivas deste dia, de coisas que acontecerão e barulhos que se ouvirão.
O Senhor virá para julgar o mundo no último dia. O último dia é conhecido com o Dia do Senhor. Neste dia, ao mesmo tempo em que muitas coisas serão destruídas, muitas outras serão renovadas.
O povo de Deus, brilhando mais que o Sol, será um dos instrumentos nas mãos de Deus para o exercício do juízo sobre a humanidade.
Enquanto no capítulo 1 os gafanhotos são o instrumento de julgamento do povo, aqui no capítulo 2, o próprio povo de Deus ocupa o lugar dos gafanhotos causando caos a agitação na Terra durante o Dia do Senhor.

O DIA DO SENHOR

NO primeiro verso da profecia, lemos:
Joel 2.1 NAA
1 Toquem a trombeta em Siãoe deem o alarmeno meu santo monte. Que todos os moradoresda terra tremam, porque o Dia do SENHORestá chegando; já está próximo.
Tocar trombeta = Fiquem alertas
Trombetas eram tocadas para avisar de perigos iminentes.
Todos os moradores da Terra.
O "Dia do Senhor" está próximo.
Joel 2.2 NAA
2 É dia de trevas e escuridão, dia de nuvens e densas trevas! Como a luz do amanhecersobre os montes, assim se difunde um povo grandee poderoso, como nunca houve igualdesde os tempos antigos, nem haverá outro depois delepelos anos seguintes, de geração em geração.
Como será este dia?
De trevas e escuridão.
Um povo aparecerá e se difundirá.
Um povo grande e poderoso.
Por outro lado, para o povo da Terra que permanece distante de Deus, o Dia do Senhor não será de luz, mas de trevas, como escreveu . Além dele, veja quem mais escreveu sobre isso.
Ezequiel 30.3 NAA
3 Porque está perto o dia, sim, está perto o Dia do SENHOR. Será um dia de nuvens, o tempo dos gentios.
Sofonias 1.15 NAA
15 Aquele dia será um dia de ira, dia de angústia e tribulação, dia de ruína e destruição, dia de trevas e escuridão, dia de nuvens e densas trevas,
Zacarias 1.15 NAA
15 E, com grande indignação, estou irado contra as nações que vivem confiantes. Porque eu estava um pouco indignado, mas elas agravaram o mal.
Amós 5.18–20 NAA
18 “Ai dos que desejamo Dia do SENHOR! Para que vocês desejamo Dia do SENHOR? Será um dia de trevase não de luz. 19 Será como se um homemfugisse de um leãoe lhe saísse ao encontro um urso; ou como se, entrando em casae encostando a mão na parede, fosse mordido por uma cobra. 20 O dia do SENHOR seráum dia de trevas e não de luz! Será um diade completa escuridão, sem nenhuma claridade!” Deus exige justiça e não sacrifício
Se compararmos estes textos, o que encontramos? As trevas, a escuridão é o elemento em comum em todas as descrições dO Dia do Senhor.

A TERRA

Joel 2.3 NAA
3 À frente dele vai fogo devorador, atrás dele vêmchamas destruidoras. Diante desse povo, a terra é como o jardim do Éden; mas, atrás dele, fica devastadacomo um deserto. Nada lhe escapa.
À frente do povo = Fogo devorador [limpando a terra - ela vai se tornando com o Jardim do Éden].
Atrás do povo = Chamas destruidoras
Atrás do povo = Chamas destruidoras [dando fim a tudo, nada sobrevive].
Deus vem renovando a Terra com a passagem do seu povo.

OS POVOS

Joel 2.4 NAA
4 A sua aparência écomo a de cavalos; e, como cavaleiros, assim correm.
Eles correm sobre os montes. Estrondo.
Joel 2.5 NAA
5 Com um estrondo semelhanteao de carros de guerra, eles vêm saltandono alto dos montes, crepitando como chamas de fogoque devoram a palha, como um povo poderosoposto em ordem de combate.
Crepitando como fogo em palha.
Joel 2.6 NAA
6 Diante deles, os povos tremem; todos os rostos empalidecem.
Os povos tremem [juízo], > Dia do Senhor.

A GUERRA

Joel 2.7 NAA
7 Correm como valentes; como homens de guerra, sobem muros. Cada um vai no seu caminhoe não se desvia da sua fileira.
Homens de Guerra.
Joel 2.8 NAA
8 Não empurram uns aos outros; cada um segue o seu rumo. Avançam entre as lançase não se detêm no seu caminho.
Avançam entre as lanças.
Joel 2.9 NAA
9 Invadem a cidade, correm pelas muralhas, sobem pelas paredes das casas, entram pelas janelas como ladrões.
Cenas de Guerra antiga.
Joel 2.10 NAA
10 Diante deles, a terra tremee os céus se abalam; o sol e a lua se escurecem, e as estrelas deixam de brilhar.
Um povo temido, que causa medo.
Joel 2.11 NAA
11 O SENHOR levanta a vozdiante do seu exército. Porque o seu arraial é enorme, e quem executa as suas ordensé poderoso. Sim, grande e mui terrívelé o Dia do SENHOR! Quem o poderá suportar? A misericórdia do Senho
O general se levanta para julgar.
A conclusão de que tudo isso se dá no DIA DO SENHOR.

A GRAÇA DE DEUS

Joel 2.12–13 NAA
12 Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: “Convertam-se a mimde todo o coração; com jejuns, com choroe com pranto. 13 Rasguem o coração, e não as suas roupas.” Convertam-se ao SENHOR, seu Deus, porque ele é bondosoe compassivo, tardio em irar-see grande em misericórdia, e muda de ideia quanto ao malque havia anunciado.
A graça de Deus = Chamado à Conversão
O verso 13 afirma que Deus é "tardio em irar-se"; originalmente, está posto que o Senhor possui um "nariz grande". Esta expressão significava muita paciência nos dias do AT. Curiosamente, este antropomorfismo é seguido por outro, sempre muito mal traduzido tanto para o português quanto para o inglês.
Atenção para as expressões:
RA + RC = "se arrepende"
NAA = "muda de ideia"
Comparar com (NAA traduz a mesma expressão corretamente)
Gênesis 6.6–7 NAA
6 Então o SENHOR ficou triste por haver feito o ser humano na terra, e isso lhe pesou no coração. 7 O SENHOR disse: — Farei desaparecer da face da terra o ser humano que criei. Destruirei não apenas as pessoas, mas também os animais, os seres que rastejam e as aves dos céus; porque estou triste por havê-los feito.
Neste texto, a RA e a RC continuam com o erro de tradução, traduzindo o que seria um QAL (PIEL) e não um NIPHAL.
A ideia é a seguinte: Deus se entristece com o mal e o juízo que tem que executar contra os nossos pecados.

O ARREPENDIMENTO

Joel 2.15 NAA
15 Toquem a trombeta em Sião, proclamem um santo jejum, convoquem uma reunião solene.
Chamado de alerta.
Jejuem. O Senhor é mais importante.
Joel 2.16 NAA
16 Reúnam o povo, santifiquem a congregação, congreguem os anciãos, reúnam as criançase os que mamam no peito. Que o noivo saia do seu quarto, e a noiva, dos seus aposentos.
Se santifiquem.
Joel 2.17 NAA
17 Que os sacerdotes, ministros do SENHOR, chorem entre o pórtico e o altar, e orem: “Poupa o teu povo, ó SENHOR, e não faças da tua herançaum objeto de debochee de zombaria entre as nações. Por que hão de dizerentre os povos: ‘Onde está o Deus deles?’”
Chorem.

APLICAÇÕES

O Dia do Senhor está se aproximando.
É como se o Senhor Jesus e seu grande povo já estivessem marchando para a Terra. Logo chegarão.
Quando chegarem, julgarão a Terra com todos os que nela habitam.
A Bíblia possui muitas imagens sobre o Dia do Juízo (separação do trigo e do joio, "esquerda" e "direita", 7 selos, 7 taças e 7 trombetas, o comparecimento diante do trono, etc.).
Joel nos dá outra visão sobre o Dia do Senhor, mostrando um pouco do lugar daqueles que virão com Cristo neste julgamento. Se por um lado eles participarão do tribunal para receber perdão pleno, por outro serão convidados para exercer o juízo sobre aqueles que não se arrependerem. E mesmo sobre a Terra, serão convocados a serem instrumentos renovadores dos céus e da terra.
Onde você estará naquele dia? A resposta é simples. Onde você está hoje?
Todas as pessoas deste capítulo eram de um mesmo povo, uma mesma terra, um mesmo ancestral. Mas, mesmo assim, tiveram destinos tão diferentes, o que não garante nada alguém ser filho deste ou daquele. Não adianta cercar-se de amigos. Não adianta nada viver próximo de sacríficios, templos, e tanta religiosidade.
O que agrada ao Senhor, conforme lemos aqui, é a conversão de todo o coração. É o "rasgar do coração", uma cirurgia do coração, ansiando por receber o perdão, santificando-se, entrando em alerta o tempo todo, e chorando de vez em quando por nossos pecados.
Só isso agrada realmente ao Senhor. Sem arrependimento não há santificação, ou perdão, ou transformação do coração ou conversão.
Antes que Jesus volte, que ouçamos os conselhos de Joel de alerta e quebrantamento.
Related Media
See more
Related Sermons
See more