4 fatores envolvidos no preparo para o recebimento do Espírito Santo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 38 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
Contexto: Durante 40 dias Jesus esteve com seus discípulos depois de sua ressureição. 10 dias depois, na reunião ocorrida no cenáculo, o Espírito Santo desceu sobre eles. Somente 10 dias foram necessários para que os apóstolos estivessem preparados para o derramamento do Espírito Santo. O que ocorreu durante este curto período de tempo? Hoje parece que estamos orando demasiadamente pelo recebimento da chuva serôdia, sem que nada aconteça. Na Bíblia e no Espírito de Profecia encontramos informações sobre o que ocorreu na vida daquelas pessoas para que o Espírito Santo fosse derramado no Pentecostes.
ARGUMENTAÇÃO
ORAÇÃO
Orar baseado na promessa do Pai ;
Em encontramos a promessa de que o que fosse pedido seria concedido a eles. Mas o que será que os discípulos pediriam ao Mestre? – dinheiro, riquezas, saúde, etc.? Não, o que eles pediram foi a plenitude do Espírito Santo, pois isso foi prometido a eles (, ; ). Não devemos fazer o mesmo?
Encontramos em a promessa de que o Espírito Santo cairia nos últimos dias. Simbolizadas pela chuva temporã e serôdia (2:23), a primeira caindo no início de outubro/novembro para o preparo da colheita e a última caindo em abril/maio para o amadurecimento do grão que foi plantado (TENNEY, Enciclopédia da Bíblia, Vol.1, pág. 1033-4).
Hoje estamos vivendo no tempo do fim, de acordo com a profecia de . Não devemos estar nos preparando para estarmos cheios do poder de Deus?
Perseverar unanimemente em oração
A Bíblia narra vários episódios em que houve disputa e intriga entre os discípulos em busca de superioridade (, ; ; ). Como foi possível que estes homens estivessem unanimemente orando? A resposta é que eles deixaram de lado as desavenças e os interesses egoístas. Há uma frase que se encaixa perfeitamente com o que ocorreu com os discípulos:
“Quanto mais estou longe de mim, mais estou próximo de Deus!”.
Satanás procura impedir que a promessa do Pai se cumpra ;
No primeiro ano do reinado de Dario () os inimigos do servo de Deus procuraram acusá-lo (), mas sem êxito, pois única maneira seria tentar colocá-lo contra a lei do seu Deus (). A maneira encontrada de o destruir foi promulgar uma lei em que todos fossem proibidos de fazerem pedidos a qualquer deus ou homem a não ser ao próprio rei (). Ao saber desta lei, Daniel faz algo que parece loucura: Orar ao Deus de Israel no alto de sua casa e de janelas abertas ().
Qual foi o conteúdo da oração de Daniel? Provavelmente a oração registrada em
Porque sabemos que esta é a oração? Porque esta oração foi feita no primeiro ano do rei Dario (). 
Porque ela foi feita, mesmo em meio a tamanho perigo de morte? Porque Daniel orou baseado na promessa de Deus ().
havia profetizado que depois dos 70 anos de cativeiro o povo de Israel voltaria a sua terra. Mas o povo deveria fazer algo para que a promessa fosse cumprida: Orar (). Agora entendemos porque Daniel correu tamanho risco, ao ponto de ser jogado na cova dos leões ().
Satanás tenta hoje nos impedir de tomarmos posse da promessa que Deus nos fez: o derramamento do ES profetizado em . Hoje existem movimentos que são contrafações, falsificações do verdadeiro poder e propósito do Espírito Santo.
ESTUDO DA BÍBLIA
Meditar na vida de Jesus produz humilde arrependimento
“Ao esperarem os discípulos pelo cumprimento da promessa, humilharam o coração em verdadeiro arrependimento e confessaram sua incredulidade. Ao trazerem à lembrança as palavras que Cristo lhes havia dito antes de Sua morte, entenderam mais amplamente seu significado. Verdades que lhes tinham escapado à lembrança lhes voltavam à mente, e eles as repetiam uns aos outros” (Atos do Apóstolos, pág. 36).
Ao recordarem as palavras que Jesus lhes havia dito, arrependeram-se. Isso foi possível porque relembraram o que o Mestre lhes havia ensinado.
Hoje devemos ir as Santas Escrituras para sabermos qual é a vontade do nosso Mestre. 
As promessas de Deus estão na Bíblia
Como saberemos do que devemos nos arrepender se não conhecemos a vontade de Deus, manifestada na Sua Palavra? Por isso é necessário termos um estudo diário e sistemático da Bíblia, pois sabemos que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (). 
Nossas orações devem estar baseadas nas promessas reveladas na Sua Palavra. E como descobrir as promessas de Deus se não estudamos a sua Palavra? Oração e estudo da Bíblia são uma via de mão dupla onde falamos a Deus e Ele conosco.
Os apóstolos foram levados a Palavra de Deus porque sentiram a necessidade de receber o Espírito Santo. De igual forma devemos fazer o mesmo hoje, pois quanto mais sentimos a necessidade de estarmos cheios do Espírito Santo, mais devemos estudar a Bíblia. 
Também devemos estar dispostos a aceitar a Palavra de Deus tal como ela é. O rei Josafá desejou saber a vontade de Deus (, , ) e teve uma resposta indesejada (). Ele ouviu a vontade de Deus de não sair para a guerra, mas agiu como se Ele não tivesse dito nada (). Somente desejar saber a vontade de Deus sem querer colocá-la em prática de nada serve. O rei Josafá acabou voltando perdedor da guerra ().
O Espírito Santo não foi pedido pelos apóstolos somente para terem o poder do Espírito. A razão de clamarem pelo derramamento da chuva temporã sobre eles foi o desejo de estarem habilitados e capacitados de pregarem ao mundo.
HUMILDADE
Consequentemente eles foram levados a pregar essa mensagem as outras pessoas.
“Os discípulos oraram com intenso fervor para serem habilitados a se aproximar dos homens, e em seu trato diário, falar palavras que levassem os pecadores a Cristo. Pondo de parte todas as divergências, todo o desejo de supremacia, uniram-se em íntima comunhão cristã” (Atos dos Apóstolos, pág. 37).
O desejo de um sobrepujar o outro foi deixado de lado, e as palavras de Cristo “quem quiser torna-se grande entre vós, será esse o que vos sirva” () tornaram-se realidade. Eles perceberam que eram incapazes de transmitir as tão preciosas verdades que o mundo precisava.
O desejo de possuir o Espírito Santo na vida leva o indivíduo a depender exclusivamente dEle e trabalhar em conjunto com o seu irmão.
ARDOR PELAS ALMAS
A primeira atividade que os apóstolos fizeram após a descida do Espírito Santo no Pentecostes foi anunciar Cristo às outras pessoas (). Como resultado do primeiro sermão de Pedro (), 3 mil pessoas foram batizadas naquele dia ().
“Os discípulos sentiram sua necessidade espiritual, e suplicaram do Senhor a santa unção que os devia capacitar para o trabalho de salvar almas. Não suplicaram essas bênçãos apenas para si. Sentiam a responsabilidade que lhes cabia nessa obra de salvação de almas. Compreendiam que o evangelho devia ser proclamado ao mundo, e reclamavam o poder que Cristo prometera” (Atos dos Apóstolos, pag. 37).
CONCLUSÃO
Em nenhum momento os apóstolos pediram o Espírito Santo para si mesmo sem nenhum fim proveitoso. O único motivo de clamarem pelo derramamento do ES foi estarem habilitados de proclamar a salvação de Cristo aos outros.
(I) A oração é importantíssima pois é através dela que clamamos ao Pai pela Sua promessa, ela não é centrada em si mesma, mas no próximo, por isso (II) a oração deve vim acompanhada de estudo da Bíblia, pois é nela que encontramos a promessa de Deus. (III) Devemos ser humildes, para estarmos habilitados de recebermos o ES e possuirmos (IV) ardor pelas almas, pois Ele não é derramado nas pessoas que possuem coração egoísta.
Você deseja agir como os apóstolos agiram e, procurar através destes quatro fatores ter o Espírito Santo em sua vida?
Related Media
See more
Related Sermons
See more