Deus nos chama para caminhar com Ele
Sermon • Submitted
0 ratings
· 39 viewsA narrativa da história de Noé nos ensina como Deus age em sua redenção nos chamando para andar com ele num caminho de salvação.
Notes
Transcript
Deus nos chama para uma caminhada de santidade
Deus nos chama para uma caminhada de santidade
Introdução:
Introdução:
É muito comum que pensemos que as narrativas de personagens especiais da Bíblia nos ensinam a imitá-los. Ouvimos muito na nossa caminhada cristã que precisamos ser como Enoque, que andou com Deus e foi arrebatado antes de morrer; Como Noé, que foi justo e íntegro e foi salvo com sua família através da arca durante o dilúvio; Como Abraão, que foi chamado amigo de Deus por não negar o sacrifício de seu único filho; Como Davi, o rei que foi chamado Homem segundo o coração de Deus por buscá-lo com intensidade; Como Elias, que fez fogo cair do céu através de uma oração sincera e de fé. O Contrário, também é sempre comum, quando ouvimos que não devemos ser como Adão e Eva, que comeram do fruto que não deveriam; Como Caim que matou seu irmão por inveja; Como a mulher de Ló, que olhou para trás e se deu mal; Como Saul, que quis fazer as coisas do seu jeito se afastando da vontade de Deus; Como Judas, que traiu Jesus.
De certo modo, é até natural, que pessoas que querem servir Cristo olhem para pessoas boas, e sigam seus bons exemplos e observem as pessoas más e evitem as suas maldades. Mas será que a Bíblia se resume apenas em histórias de personagens, dos quais devemos nos espelhar e daqueles que devemos abominar as atitudes? Acontece que quando temos esse tipo de direção, não nos atentamos que a Bíblia não é um simples livro de histórias, mas sim a Revelação de Deus. Sentimos Deus com todos os nossos sentidos se formos atentos e sensíveis a isso, mas não podemos perder de vista que a Bíblia é a Revelação Especial de Deus, ou seja, a maneira como ele se revela especialmente apenas aos seus Eleitos. Sendo assim, a maneira correta de ler as histórias dos personagens Bíblicos não é olhando para eles como seres humanos extraordinários e dignos de serem imitados, mas olhando para aquilo que Deus fez na vida deles através da sua Graça, e por ser imutável, pode fazer a nós também, para sua glória e para cumprir sua aliança perpétua.
Como, então devemos entender a história de Noé?
1. A história de Noé começa com a eleição de Deus
1. A história de Noé começa com a eleição de Deus
nos mostra que a história de Noé não se inicia quando Deus olha para ele, e para seu espanto, vê nele um homem completamente justo no meio de um povo ímpio. Não gostamos muito de ler as genealogias (lista de nomes de pais e filhos, com suas idades e tempo de vida), porém, as genealogias também são texto inspirado e merecem nossa atenção. Especialmente quando a fórmula de uma genealogia é interrompida para dar lugar a uma profecia. A profecia era uma das formas de Deus revelar sua vontade no Antigo Testamento, e nesse caso específico, Deus fala de Noé quando ele ainda era recém-nascido. O profeta da vez foi seu pai, Lameque. Mas quando olhamos para o contexto maior da Bíblia, vemos que todos nós fomos minuciosamente planejados desde antes da fundação do Universo (). Ou seja, Noé era um eleito de Deus. Não foi Noé que escolheu ser bonzinho a vida toda para chamar a atenção de Deus. Noé nasceu da mesma raiz pecaminosa que nós (), mas a Bíblia nos mostra que Deus determinou por sua graça, se revelar através da história desse homem, justificando-o (o tornando justo) para isso. Vejam como Deus não tem interesse nenhum em detalhar a vida de Noé, no texto seguinte, quando existe um salto de 500 anos. Deus só está interessado em uma única coisa: Se auto revelar para que nós o conheçamos.
Lição prática:
Lição prática:
Com isso aprendemos algo importante sobre Deus. Ele é soberano. Nada foge de seus propósitos. Se você está aqui hoje é porque Ele te escolheu para estar aqui. Não importa o quanto pensemos que somos bonzinhos e o que fazemos para tentar provar isso. Só produzimos boas obras porque Deus as preparou de antemão para que andássemos nelas (). A bíblia não nos conta como foi a vida de Noé durante esses 500 anos que nos são ocultos, mas pela experiência da leitura bíblica podemos admitir que ele foi um homem como qualquer um de nós, sujeito as mesmas fraquezas, cometedor dos mesmos pecados. O que o fazia diferente não era o que estava nele, mas sim o que estava em Deus. Eu quero anunciar nesta noite, que se você é um verdadeiro convertido, é porque antes da fundação do universo Deus te planejou para ser parte do povo escolhido para redenção. Você é um Eleito de Deus. Ele te escolheu e não você a ele.
2. A história de Noé continua com o chamado de Deus
2. A história de Noé continua com o chamado de Deus
nos mostra algo interessante sobre Noé: Ele andava com Deus. Essa é uma importante expressão da Bíblia e precisa ser entendida. Quando olhamos para esse texto enfatizando Noé de forma extraordinária, entendemos que ele foi um homem justo e íntegro e por isso andava com Deus. Corremos o sério risco de achar que sua bondade (extra-Deus) o levou até Deus. Esse entendimento nos leva a um outro erro comum, que é o de achar que só vamos até Deus quando estamos (preparados), ou seja primeiro abandonamos nossos pecados (paramos de beber, fumar, adulterar…) e quando somos bons o suficiente, encontramos força para chegar em Deus. Algumas pessoas morrem sem Deus por nunca conseguirem se preparar totalmente e outras, assim como os fariseus condenados por Jesus, acreditam que estão na Igreja, porque já atingiram esse nível de perfeição. Mas não foi assim com Noé. Quando o primeiro ponto está claro na nossa mente (Noé foi eleito), então o texto nos convida a enxergá-lo de forma diferente: Noé era justo e íntegro “porque” andava com Deus. Isso nos leva a um contexto maior que a teologia calvinista nomeia de Graça Irresistível. Uma vez que Noé foi eleito por Deus desde antes da fundação do universo, agora Deus o chama para uma caminhada. Essa é uma caminhada de santificação (integridade e justiça). Ninguém pode resistir a esse chamado gracioso de Deus, pois “nenhum de seus planos pode ser frustrado”.
Lição Prática:
Lição Prática:
Deus não apenas planeja, mas coloca em prática com perfeição seus planos. Só podemos admitir que fomos verdadeiramente convertidos quando sentimos esse chamado gracioso e irresistível de andar com Deus. Nossa natureza pecaminosa nos leva a guerrear contra Deus e tentarmos completar nosso vazio longe dele, mas os eleitos são chamados para andar com ele e nessa caminhada, somos moldados, pouco a pouco a imagem e semelhança de Cristo.
3. A história de Noé incluí uma missão dada por Deus
3. A história de Noé incluí uma missão dada por Deus
concluí que a eleição e o chamado de Deus levaram Noé a uma missão. Ele foi planejado, criado e moldado para um propósito. Agora ele está diante de um Deus Santo, Puro, Poderoso e Irado. A Ira de Deus é algo que nenhum de nós gostaria de experimentar. nos lembra que essa Ira está sendo acumulada em um cálice divino. É a soma da merecida justiça contra todos os pecados da humanidade. Um cálice amargo, doloroso e eterno. Por isso era tão importante que Noé fosse primeiramente escolhido, depois chamado, pois agora receberia a missão de guardar a semente humana e de todos os animais da terra, protegidos dessa Ira devastadora de Deus. Essa cena não nos mostra um Deus malvado, mas sim, o Deus de Justiça, porém cheio de Graça e Misericórdia. Juridicamente falando, Deus tem todo direito de destruir a criação que ele mesmo criou. Mas sua graça e misericórdia fez com que ele planejasse uma redenção para a criação corrompida. Não pensem que foi fácil a missão de Noé. Precisamos imaginar que ele vivia numa sociedade completamente corrompida, em que até os filhos de Deus (Descendentes de Sete) estavam se dobrando as paixões de suas carnes. Noé, então, foi comissionado a construir um grande barco, numa época em que não havia chuva e nenhuma previsão cientifica de que a terra poderia de fato ser inundada. Precisou de muita fé, e essa fé só era possível porque Deus a produzia milagrosamente no coração daquele homem. Viram só porque o texto não trata de Noé e sim de Deus?
Lição Prática
Lição Prática
Com tudo isso aprendemos que como convertidos que somos, fomos primeiramente Eleitos por Deus antes da fundação do universo, depois, chamados irresistivelmente por sua graça e agora, diante de um mundo contaminado pelo pecado, temos uma incrível Missão. Não se preocupem, não precisaremos construir uma arca (Deus prometeu para a humanidade que não enviaria outro dilúvio). Mas, sim, temos a missão de preservar. Fomos comissionados por nosso mestre a sermos sal dessa terra. O sal não serve apenas para salgar (temperar), mas também para preservar. Sabemos que desde Noé até hoje Deus tem comissionado um povo. Esse é o povo escolhido para redenção, e como Igreja fazemos parte dele. Nossa missão nessa terra é a de anunciar o evangelho a toda criatura, para que os eleitos de Deus possam se juntar a nós. Deus tem nos justificado e nos santificado. Sabemos que essa não é uma caminhada fácil. Não pensem que foi fácil para Noé, ou qualquer outro personagem bíblico. Eles eram gente como a gente, mas o que Deus fez na vida deles mudou tudo. Você consegue perceber o que Deus fez em sua vida até aqui? Consegue entender que éramos pecadores merecedores de sua Ira justa, santa e divina, mas ele derramou sua graça e misericórdia sobre nós, assim como ele fez com Noé? Temos uma missão, um propósito, um sentido e uma direção para nossa vida. Precisamos viver essa missão.
4. A História de Noé se concluí com adoração a Deus
4. A História de Noé se concluí com adoração a Deus
A partir de concluímos que toda a história de Noé se encerra com adoração. Mais uma vez percebe-se que o objetivo do texto bíblico não era enfatizar que o personagem era bom e por isso teve uma história interessante, mas mostrar que Deus é soberano, tem planos e propósitos que não podem ser frustrados e que fazemos parte dessa linda história de redenção. No final, tudo glorifica a Deus. A adoração era o sinal de que Noé havia entendido o que havia acontecido. Era o sinal visível da benção invisível que o cercava. Deus anunciava mais uma vez a sua redenção, e ao sacrificar animais em adoração, Noé anunciava que a justiça de Deus era satisfeita pelo sangue (vida) que devemos como preço pelo pecado. Tudo termina com o evangelho declarado.
Lição Prática:
Lição Prática:
Percebe alguma semelhança dessa história com algo maior?
Pois bem, essa história nos remete ao evangelho.
O pecado que contamina a obra perfeita de Deus. O plano de renovo. A escolha de um representante. A Ira de Deus derramada. A graça e a misericórdia manifestada. O cordeiro sacrificado. A Glória de Deus declarada.
Essa história não foi escrita para que imitássemos Noé, mas para que entendamos quem Deus é. Ele é o Criador, Santo, Justo, Gracioso, Misericordioso e Glorioso. Podemos ver esta história como um espelho que retrata a nossa redenção. Se somos verdadeiramente convertidos, é porque Deus nos escolheu antes da fundação do universo, nos chamou graciosamente em algum momento da história, nos deu uma missão e um propósito e agora nossa Vida Glorifica a Ele.
Não precisamos imitar Noé, pois já se manifestou um Noé melhor e verdadeiro, responsável pela redenção de todo o povo escolhido. Foi ele quem nos salvou do poder devastador do pecado, e hoje nos chama, nos justifica e nos santifica em seu sangue. Não sacrificamos mais um cordeiro, pois o cordeiro melhor e verdadeiro já foi sacrificado numa cruz. A aliança que foi feita com Noé abrange todos nós que fazemos parte do povo escolhido de Deus. Não precisamos de arca, pois temos a Igreja, que aguarda a manifestação final do Filho, quando enfim poderemos usufruir de um novo céu e uma nova terra, livres de uma vez por toda do pecado e suas consequências. A Ira de Deus será mais uma vez derramada, e agora, de uma vez por todas. Essa terra será mais uma vez renovada, mas agora de uma vez por todas. Jesus já preparou sua arca (a Igreja - o povo escolhido). Ele já nos encarregou de nossa missão e aguardamos a manifestação final do Filho de Deus, a consumação de todas as coisas.
Se você hoje consegue ouvir o chamado de Deus, é poque você é um eleito. Não tente resistir, pois essa graça maravilhosa é irresistível. Aceite o chamado, entre nessa “arca” viva sua missão e glorifique a Deus.
É isso que a história de Noé nos ensina.
Deus nos abençoe!