Sem título Sermão

CULTO DA FAMILIA  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 34 views
Notes
Transcript

QUATRO CONDIÇÕES PARA UM AVIVAMENTO

QUATRO CONDIÇÕES PARA UM AVIVAMENTO
Texto áurea: 2 crônicas 7:11 – 22
No Cânon Judaico estes dois foram um só livro, intitulado: “Os eventos de tempos passados”. Na Septuaginta Este é dividido em dois livros, intitulados Paraleipomena. Na tradução de Figueiredo, conservam-se os títulos: O Primeiro e o Segundo Livro dos Paralipômenos, a palavra significando coisas omitidas. Assim Paralipômenos é considerado um suplemento aos livros dos Reis. Na Vulgata chama-se O Primeiro e o Segundo Livro das Crônicas, isto é, dos Anais, ou história ano por ano. Não se deve confundir a obra O Primeiro e o Segundo Livro das Crônicas com os registros públicos, chamados repetidamente As Crônicas dos Reis de Judá, e de Israel, nos livros O Primeiro e o Segundo Livros dos Reis. Os primeiros 9 capítulos de 1 Crônicas dão as genealogias, com o alvo de ajudar o povo em colonizar novamente a terra, cada família tendo direito às terras ocupadas anteriormente ao cativeiro.
A AUTORIA: As Crônicas são uma compilação de obras dos profetas. Muitas das suas passagens são idênticas a outras dos livros dos Reis. Conforme o Talmude, essa compilação foi feita por Esdras. A chave: Apesar da grande similaridade entre As Crônicas e Os Reis, há grande diferença.
· Os Reis destacam o trono dos reis terrestres; As Crônicas, o trono terrestre (o Templo) do Rei celestial.
· Os Reis relatam a história de Judá e de Israel; As Crônicas tratam de Judá, mencionando Israel apenas incidentalmente.
· Os Reis é um livro político e régio; As Crônicas, eclesiástico e sacerdotal. As divisões:
I. As genealogias oficiais de Israel, 1 Cr 1 a 9.
II. Da morte de Saul à elevação de Davi ao trono, 1 Cr 10 a 12.
III. O reinado de Davi, 1 Cr 13 a 29.
IV. O reinado de Salomão, 2 Cr 1 a 9.
V. A história do reino de Judá até o cativeiro em Babilônia, 2 Cr 10 a 36. Fora das genealogias (1 Cr 1 a 9), os dois livros das Crônicas abrangem um período de quase 500 anos.
1º LUGAR - O POVO DEVERIA DE HUMILHAR (7.14a).
2 Crônicas 7:14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
כנע kana` uma raiz primitiva; DITAT - 1001; v 1) ser humilde, ser humilhado, ser subjugado, ser rebaixado, ser baixo, estar sob, ser colocado em sujeição 1a) (Nifal) 1a1) humilhar-se 1a2) ser humilhado, ser subjugado 1b) (Hifil) 1b1) humilhar 1b2) subjugar
Humilde e =
1. que não é vaidoso, tem ou manifesta a virtude de conhecer suas próprias limitações; modesto.
2. que expressa ou reflete deferência ou submissão.
· Para o cronista, isto significava que eles deviam reconhecer que estavam em pecado e reconhecer sua total dependência de Deus, Toda vez que as pessoas se humilhavam diante de Deus, cessa­vam de rebelar-se contra ele e submetiam-se à sua vontade como o soberano legitimo de suas vidas.
· O Novo Testamento aplica o tema da humildade aos cristãos. Salvação é definida como humilhar-se diante do Senhor (; lPe 5.5). A entrada no reino de Deus é condicionada ao humilhar-se e depender de Deus como uma criança (). seja dependente de Deus igual seus filhos depende de você.
Humildade diante de Deus é outra importante responsabilidade que o cronista associou com a bênção e o juízo divinos. O cronista usou o verbo “humilhar” 18 vezes. A ARA traduziu por “abater” (ICr 17.10), “humilhar” (ICr 18.1; 13.18; ; ,,; ; ; ,,; [2x]; 36.12) e “subjugar” (ICr 20.4). Em três ocasiões durante o reino unido (; ; ) e duas vezes durante o reino dividido (; ), o termo foi empregado no sentido mais comum de humilhação por causa de derrota militar. Nações conquistadas eram humilhadas no sentido que perdiam a habilidade de resistir e se rendiam totalmente a seus conquistadores.
O cronista empregou esse conceito como uma metáfora teológica. Ele descreveu diversas situações nas quais as pessoas se humilharam (ou deixaram de humilhar-se) diante de Deus. Algumas vezes o cronista colocou a humildade num cenário de quatro etapas.
PRIMEIRO: diversas formas de rebelião deram ocasião ao surgimento da humildade.
1) Roboão = havia abandonado a lei de Deus (,,).
2) Ezequias = “se humilhou por se ter exaltado seu coração” (), pois ele não havia apreciado a bondade de Deus para com ele ().
3) Manassés = se humilhou (,) por haver adorado outros deuses e resistido aos profetas ().
SEGUNDO: humildade diante de Deus trouxe bênçãos dramáticas pelo menos em quatro ocasiões.
1) Roboão foi poupado de uma derrota total nas mãos de Sisaque e desfrutou ainda de muitas coisas boas em seu reino (,,).
2) A destruição de Israel foi adiada por causa da humildade de Ezequias ().
4) Manassés retomou do exílio de Babilônia e experimentou nova prosperidade quando humilhou-se (,).
2º LUGAR – O CAMINHO ERA ORAR (7.14).
2 Crônicas 7:14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
· Deus nos ensina em vários lugares e varias situações caóticas que a aração e uma via de acesso a Deus diante de dias difíceis, tanto no reino unido quanto no reino dividido Deus atendeu varias orações em situações de angustia.
· Jesus orou durante seu ministério terreno (; ). Jesus também ensinou seus seguidores como deveriam orar (). Ele os animou a orarem para que “não entrassem em tentação” (; ). Ele até mesmo ordenou a seus discípulos que orassem pelos que os persegui­ am (; ).
O cronista demonstrou um grande interesse pela oração. A mais completa expressão desse interesse aparece na oração de Salomão no templo ( // lRs 8.22-53) e na resposta de Deus ( // lRs 9.3-9). Em sua grandiosa oração no templo, Salomão pediu a Deus que respondesse as orações quando a nação enfrentasse circunstâncias adversas. Em resposta, Deus concordou em responder as orações que fossem sinceras.
Ezequias orou por cura durante a época da Páscoa (), por libertação da ameaça de Senaqueribe (,) e livramento de sua doença (). Além do mais,
Manassés orou por perdão quando estava no exílio e Deus o trouxe de volta à terra (,,).
Os apóstolos deram admoestações similares. Devemos “orar no Espírito, em todo tempo” () e nos dedicarmos à oração (ICo 7.5). Devemos orar “sem cessar” (lTs 5.17), levando diante de Deus todas as nossas petições “pela oração” (). Tiago enfatizou a eficácia da oração do justo (). Como Israel após o exílio, os crentes deveriam orar a Deus em tempos de aflição (), confiando que “seus ouvidos estão atentos a seu clamor” (lPe 3.12). Jesus também instruiu a igreja a orar fervorosamente pela consumação do reino, quando ele orou, “venha teu reino” ().
3º LUGAR - O POVO DE ISRAEL DEVE ME BUSCAR (7.14).
2 Crônicas 7:14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
בקשׂ baqash uma raiz primitiva; DITAT - 276; v 1) buscar, requerer, desejar, exigir, requisitar 1a) (Piel) 1a1) procurar para encontrar 1a2) procurar para assegurar 1a3) procurar a face 1a4) desejar, demandar 1a5) requerer, exigir 1a6) perguntar, pedir 1b) (Pual) ser procurado
· Das variantes desta palavra na língua hebraica duas palavras me chama atenção “PROCURAR E PERGUNTAR”, não há dúvidas nem confusão quando procuramos Deus e perguntamos a ele a direção que devemos seguir, as escolhas que devemos fazer, quando perguntamos a Deus dói menos, erramos menos, nos decepcionamos menos, fracassamos menos, perdemos menos e etc... ou seja precisamos da direção de Deus.
· Mas o que ocorre muitas vezes e que procuramos e perguntamos, mas queremos ouvir somente o que agrada os nossos ouvidos, esquecemos que quando perguntamos teremos respostas que em muitas vezes confronta nossas vontades.
A importância de buscar a Deus com um coração sincero vem à luz na adição do cronista à resposta de Deus à oração de Salomão no templo (). Deus afirmou que, quando seu povo sofresse as conseqüências de seus pecados, receberia as bênçãos divinas se procuras­ se a face de Deus (). Esta promessa guiava o uso repetido que o cronista fez do conceito de buscar a Deus. Na história que escreveu, ele registrou os resultados dramáticos que sobrevieram quando o povo buscou a Deus ou deixou de buscá-lo.
O Novo Testamento revela adicionalmente o que significa buscar a Deus. Jesus ordenou que seus seguidores buscassem o reino de Deus (; ). Paulo explicou que buscar a Deus não é algo natural para o homem pecador, que lhe é impossível fazê-lo (). Ainda assim, a obra regeneradora do Espírito Santo capacita o homem a buscar e ser justificado em Cristo (G1 2.17), com a plena certeza de que, “quem busca acha” (; ). A promessa de que Deus “se torna galardoador dos que o buscam” se estende até a consumação do reino ()
4º LUGAR – O POVO DO PACTO DEVERIA SE CONVERTER DOS SEUS MAUS CAMINHOS (7.14b).
2 Crônicas 7:14
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Dictionary Definition שׂוב shuwb uma raiz primitiva; DITAT - 2340; v. 1) retornar, voltar 1a) (Qal) 1a1) voltar, retornar 1a1a) voltar 1a1b) retornar, chegar ou ir de volta 1a1c) retornar para, ir de volta, voltar 1a1d) referindo-se à morte
· Todas as palavras no hebraico tem varias variantes, e cada uma delas traz uma viva sobre o texto lido, duas palavras me chamam a atenção “RETORNA e VOLTAR”, ou seja Deus esperava que povo voltasse a fazer o que e certo.
· Não sei se vocês já perceberam mas com o tempo se não todos mas a maioria de nós deixamos de fazer algumas coisas certas e passamos a fazer errado, por exemplo nas viagens sempre orávamos quando pegávamos a estrada, orávamos na hora do almoço e outras tantas coisas tanto de pequenos e de grandes impactos, a devoção a Deus devia ser demonstrada em mudança de vida. O cronista se referia ao conceito de arrependimento ou “ vol­ tar-se” do pecado e ir em direção a Deus em várias ocasiões.
Em nove ocasiões, o cronista menciona explicitamente o tema do arrependimento. A ARA traduz o termo hebraico que reflete este conceito como “converter-se” (,; ; ; ; ), “vol­ tar” (; ; ) e “reconduzir” (). O tema do arrependimento não é exclusivo do cronista, mas seis das nove ocorrências aparecem nas adições do cronista ao relato de Reis (; ; ; ,; ). O tema era uma dimensão importante de seu conceito da responsabilidade de Israel diante de Deus.
O conceito de arrependimento do cronista tinha um duplo aspecto. De um lado, arrependimento era o mesmo que desviar-se do mal. Salomão o descreveu como “converter-se dos pecados” (). Da mesma forma, Deus se referiu a Israel como “convertendo-se de seus maus caminhos” (). Por outro lado, arrependimento era um ato de voltar-se para alguém. O profeta Azarias referiu-se a um tempo em que os israelitas “voltaram ao S e n h o r ” (). Os profetas falavam de “reconduzir” Israel a Deus (). Ezequias conclamou Israel do Norte a “voltar-se ao S e n h o r ” () e ofereceu compaixão da parte de Deus se eles se “convertessem” ao Senhor (). Finalmente, Zedequias é condenado por não voltar-se “ao Senhor” (2Cr36.13). Estas expressões indica uma dimensão pessoal do arrependimento. Não se resumia a simplesmente mudar atitudes para conformar-se melhor a um conjunto de regras. Arrependimento era aproximar-se do próprio Deus.
O tema do arrependimento é também enfatizado no Novo Testamento. Jesus declarou que a admissão a seu reino era condicionada ao arrependimento genuíno (). Cristo advertiu explicitamente que todo aquele que não se arrependesse certamente pereceria (). Porém, o que se arrepender herdará o reino de Deus e será causa de grande celebração no céu ().
Related Media
See more
Related Sermons
See more