Efésios 1.1-8

EBDE - Exposição em Efésios  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

CRER&SER

Pedro / Adolescentes - PIBC
EBDE - Exposição em Efésios
Dinâmica: Novidades e Desafios
Todos devem pegar uma folha sufit e dobrá-la ao meio. Em uma parte, escreverão quais são as novidades que 2019 apresenta para eles, desde escola, mudanças, igreja, namoro, novos cursos... Na outra parte, escreverão quais são os desafios que eles já esperam diante de tais novidades, como por exemplo, um ano mais puxado nos estudos, uma turma com poucos conhecidos, constância na igreja, brigas dentro de casa...
Lembra-los que tudo que precisamos para vivermos e enfrentarmos estes desafios de forma que glorifique a Deus, nós já temos. Precisamos nos lembrar disso constantemente, e este será o objetivo destes estudos na série “Crer&Ser”. Porém, muito mais do que nos ajudar a lidar com as novidades e desafios externos, nosso compromisso será na ajuda com os suas novidades e desafios internos, pecados que você trouxe na bagagem de 2018, ou pecados que você vai ser tentado em 2019, e cairá também, além de desânimos em geral, medos e frustações. Como faremos isto? o nosso foco se voltará exclusivamente na Palavra de Deus, os nossos domingos serão carregados de verdades atemporais que podem transformar completamente toda a nossa vida.
Lembre-se, se você deseja ouvir a voz de Deus em sua vida, basta abrir as Escrituras.
O livro que nos dará todo o norte para aprendermos mais sobre como Deus nos vê e sobre o que Ele espera de nós diante deste novo ano e de toda a vida, será, EFÉSIOS.
O que vocês sabem sobre o livro de Efésios?
· Escrito por Paulo, o qual estava preso, em prisão domiciliar em Roma.
· Aprox. no ano 60 a.D.
· Éfeso era uma importante cidade localizada perto a costa ocidental da Ásia Menor. Tinha um teatro ao ar livre e um famoso templo dedicado à deusa Diana.
Sabe quando o cara resolve caprichar em uma carta pra namorada, isso acontece nos primeiros meses, as vezes nos primeiros dias.
Exemplo:
Por você eu dançaria tango no teto Eu limparia os trilhos do metrô Eu iria a pé do Rio a Salvador (1630 km, 23 hrs de carro, 313hrs a pé) Viajaria a prazo pro inferno Eu tomaria banho gelado no inverno (Você ficaria sem chuveiro elétrico?)
Efésios, é mais ou menos isso, obviamente tirando os absurdos e as mentiras. Paulo escreve uma das mais lindas cartas de todas as Escrituras, a forma como ele louva a Deus e O engrandece é incrível. Fora isso, nós aprendemos por meio de Efésios, como Deus nos vê, basta apenas crer no que Ele diz, e em resposta, como devemos viver, como devemos ser. CRER&SER.
Privilégios espirituais no Cristo exaltado devem levar o corpo ao crescimento em união, à santificação na vida diária e ao triunfo no conflito espiritual. - COP
Privilégios espirituais no Cristo exaltado devem levar o corpo ao crescimento em união, à santificação na vida diária e ao triunfo no conflito espiritual. - COP
Vamos ao texto:
Grande Idéia: O Cristão deve Louvar a Deus pois ele é Ricamente Abençoado através de Cristo Jesus
Efésios 1.1 RA
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus,
Nesta saudação de Paulo, ele já nos da um banho de como devemos enxergar a nossa vida.
Em 2018, nós percorremos um caminho de questionamentos a respeito de nossas convicções, muitas delas, percebemos que precisavam ser mais trabalhadas. No primeiro semestre o livro “Eu sou mesmo um Cristão?”, nos confrontou sobre se realmente somos o que afirmamos ser. Já no segundo semestre, com a ajuda da obra “Cave Mais Fundo”, fizemos algumas indagações e questionamentos sobre em que baseamos as nossas convicções e a nossa fé.
Saudação
Nós percorremos um caminho de
“Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, escrevo esta carta ao povo santo em Éfeso, seguidores fiéis de Cristo Jesus” vs.1-2
Agora inciando 2019, iremos dar continuidade nesta estrada, com o objetivo de deixa-la bem pavimentada. Para tanto, o nosso foco se voltará exclusivamente na Palavra de Deus, os nossos domingos serão carregados de verdades atemporais que podem transformar completamente toda a nossa existência. Lembre-se, se você deseja ouvir a voz de Deus em sua vida, basta abrir as Escrituras.
Adentraremos a carta que o apóstolo Paulo escreveu em meados de 60 a.D. para os cristãos em Éfeso. Respondendo a pergunta inicial, “Por quê Efésios?”
Em Efésios, nós temos uma das mais extraordinárias cartas escritas na Palavra, juntamente com Romanos, ela é um suprassumo da teologia paulina. Nesta obra, nos enxergaremos por meio das lentes do nosso próprio Autor, Paulo usado por Deus, traz grandes e preciosas verdades sobre quem somos, além disso, há uma descrição sobre de onde Ele nos tirou e quem Ele nos chama a ser. Ao lermos Efésios, compreenderemos qual é o objetivo de nossas vidas e como igreja, podemos busca-lo. Realmente, este livro é um tesouro precioso.
Privilégios espirituais no Cristo exaltado devem levar o corpo ao crescimento em união, à santificação na vida diária e ao triunfo no conflito espiritual. - COP
O que te vem na cabeça, quando é usado a palavra “Apóstolo”?

O Cristão deve Louvar a Deus pois ele é Ricamente Abençoado através de Cristo Jesus
Saudação
Efésios 1.1–2 Bíblia NVI
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Efésios 1.1 RA
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus,
Ef 1.
O Cristão é Ricamente Abençoado por Deus através de Cristo Jesus
- Muito diferente do que encontramos hoje com o uso do nome “apóstolo”, nos tempos bíblicos, este adjetivo era atribuído para os mensageiros, enviados por Jesus para pregar o evangelho (). A grande maioria das vezes que este termo é utilizado é para se referir aos discípulos de Cristo, aqueles que abriram mão de suas vidas para promover um firme alicerce para a igreja crescer ().
Porém, Paulo não é qualquer apóstolo, qualquer enviado...
v.1 Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus...
· Paulo além de ser enviado por Cristo, ele se coloca como posse dEle, e servo de Sua vontade.
A vida do cara é totalmente voltada para Deus, quem ele é, de quem ele é, e o que ele faz, ou deve fazer. Já pensou se você vivesse desta forma, como alguém que é totalmente voltado para Deus? Alguém que ama mais a Deus do que sua própria vida? Você conhece alguém assim?
Paulo continua...
v.1 …escrevo esta carta ao povo santo em Éfeso, seguidores fiéis de Cristo Jesus
Esta carta foi escrita para crentes ou não convertidos? No decorrer do texto você vai ver que Paulo está simplesmente pregando o evangelho, isso nos alerta que devemos ouvir e ler sobre o evangelho sempre, mesmo salvos em Cristo. Paulo tem o cuidado de mostrar para estes cristãos quem eles são em Cristo, o que Deus fez pra com eles, para somente no meio e final da carta, desafia-los em suas práticas de Vida. Ser cristão não se resume em fazer, mas sim em uma compreensão correta de quem é.
v.2 Que Deus, nosso pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.
Repare quantas vezes Paulo fala sobre, Jesus. Algo que você deve prestar atenção na Bíblia, são as repetições, elas não acontecem por acaso. Conte aí quantas vezes você identifica o nome, ou a referência a Jesus.
Não existe evangelho sem CRISTO, Não existe salvação sem CRISTO.
“Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, escrevo esta carta ao povo santo em Éfeso, seguidores fiéis de Cristo Jesus” vs.1-2
A partir de agora, vemos um grande louvor da parte de Paulo, para Deus.
v.3 Todo louvor seja a Deus o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais nos domínios celestiais.
Se você é um cristão, você necessariamente deve ter o desejo de louvar a Deus, não apenas por meios de música, mas por palavras. Você conseguiria lembrar de algum motivo para louvar a Deus em relação ao ano passado?
- Paulo, incentiva aqueles cristãos em Éfeso e nós hoje, a louvarmos a Deus, não apenas pelos presentes passageiros que recebemos da parte dEle, mas, por algo muito maior. Até porque aquilo que recebemos nesta vida é passageiro.
- Interessante que, Deus não nos abençoou com uma parte das bênçãos espirituais, e o resto devemos correr atrás, Ele na verdade, nos abençoou com TODAS.
vs.1-2
Eu resumi todas estas bênçãos em duas aqui, seguindo o esquema do texto. Se você quer dois ótimos motivos para louvar a Deus pelo resto da sua vida, vou te passar agora.
1ªBENÇÃO
v.4 “Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele”
Olhe de onde Deus nos tirou:
Você vê que não há nenhuma iniciativa nossa para receber tudo isso? Aonde que mostra o fizemos para merecer tamanho amor? Aonde, que você viu na Palavra que se fizer tudo certinho será digno do amor de Deus?
O que te vem na cabeça, quando é usado a palavra “Apóstolo”?
Ex.: Minha conversa com uma pessoa na igreja, que se lembrou de um amigo que foi tão bom nesta vida, que Deus deve ter se alegrado muito com a sua ida ao céu.
O Senhor nos vê como santos e irrepreensíveis. Isto não é algo que devemos nos martirizar e buscar aparentar para Deus, não, já recebemos tamanha graça. Podemos chegar a Deus, através de Cristo, sem culpa nenhuma. Ele nos limpa de toda iniquidade.
Muito diferente do que encontramos hoje com o uso do nome “apóstolo”, nos tempos bíblicos, este adjetivo era atribuído para os mensageiros, enviados por Jesus para pregar o evangelho (At 14.14). A grande maioria das vezes que este termo é utilizado é para se referir aos discípulos de Cristo, aqueles que abriram mão de suas vidas para promover um firme alicerce para a igreja crescer ()
2ª Benção
v.5 “Ele nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade”
O pronome pessoal na 1ªpl é usado 8 vezes, nesta porção da Palavra, e em todas, ele está sofrendo a ação. Isso deixa muito claro no texto, que quem tem o poder de nos redimir, de nos salvar, de nos adotar é o próprio Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus. E Ele faz tudo isso conforme o bom propósito de sua vontade, vontade está que Paulo trabalhará mais nos próximos textos.
E por quê Deus fez tudo isso?
v.1 Eu, Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus...
v.6 “Deus assim o fez para o louvor de sua graça gloriosa, que ele derramou sobre nós em seu Filho amado”.
No restante do texto ele detalha, como isso aconteceu:
v.7-8 “Ele é tão rico em graça que comprou nossa liberdade com o sangue de seu Filho e perdoou nossos pecados. 8 Generosamente, derramou sua graça sobre nós e, com ela, toda sabedoria e todo entendimento.”
Ele fez tudo isso por nós, e sabe qual é a resposta que ele espera de nós? Que o adoremos com toda a nossa vida, toda obra que Ele fez, que louvemos tamanha graça derramada por nós em Cristo Jesus.
CONCLUSÃO
Neste inicio de ano, algo que você precisa se firmar hoje é na verdade que Deus diz a seu respeito. Você foi escolhido e amado antes de tudo, por meio da obra de Cristo, você foi resgatado da vida da acusação do pecado. O castigo que te traz a paz hoje, caiu sobre Cristo.
Paulo além de ser enviado por Cristo, ele se coloca como posse dEle, e servo de Sua vontade.
Como seria a nossa descrição?
João, futuro advogado enviado por Cristo, pela vontade de Deus.
Larissa, filha
v.1 …escrevo esta carta ao povo santo em Éfeso, seguidores fiéis de Cristo Jesus
v.1 aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso...
Perceba, quantas as vezes Paulo, enfatiza o nome “Cristo Jesus”, um nome que para ele era demasiadamente precioso. Isso nos aponta para qual é a enfase do texto. No seu decorrer veremos o quanto este nome é enfatizado. Aqueles os quais estão recebendo a carta, são chamados de fiéis e santos em Cristo, ou seja, são salvos. Isso nos ajuda, a não cairmos na mentira de que apenas os não convertidos precisam ouvir do evangelho, nós precisamos ouvir dele todos os dias. Veremos que Paulo tem o cuidado de mostrar para estes cristãos quem eles são em Cristo, o que Deus fez pra com eles, para somente no meio e final da carta, desafia-los em suas práticas de Vida. Ser cristão não se resume em fazer, mas sim em uma compreensão correta de quem é.
Sabe quando você fica triste com a sujeira do seu pecado, o quanto distante está daquilo que deveria ser? E você tenta fazer alguma coisa boa, para amenizar isso, ser melhor com os pais, ler a Bíblia, ouvir louvor, mas, poucas horas, ou poucos dias depois, a sujeira volta e com ela volta a tristeza. É porque você não tem lutado com as ferramentas corretas, você precisa aprender a lutar de forma certa contra o pecado e mais do que isso, nunca se esquecer de quem Deus diz a respeito de você.
v.2 Que Deus, nosso pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.
A partir de agora, vemos um grande louvor da parte de Paulo, para Deus.
v.3 Todo louvor seja a Deus o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais nos domínios celestiais.
v.3 “Todo louvor seja a Deus o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo...”
Você já percebeu que temos dificuldade em louvar a Deus, em bendizer a Deus em nossas orações? Um exemplo é quando vamos agradecer a Ele. Hoje, quais motivos você teria para louvar e agradecer a Deus?
Paulo, incentiva aqueles cristãos em Éfeso e nós hoje, a louvarmos a Deus, não apenas pelos presentes passageiros que recebemos da parte dEle, mas, por algo muito maior.
v.3 “…que nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais nos domínios celestiais.”
Interessante que, Deus não nos abençoou com uma parte das bençãos espirituais, e o resto devemos correr atrás, Ele na verdade, nos abençoou com TODAS.
Bençãos espirituais, ok. São bençãos não materiais, não passageiras, mas a confusão se faz no termo “domínio celestial”, porém, esta expressão, se entende como, morada de Deus, um lugar além deste mundo material. Se existem bençãos nas quais os cristãos devem se deleitar, e louvarem a Deus por tais, são estas. Pois elas são indiscutivelmente maiores do que as passageiras, os seus frutos são irrevogáveis e imerecidamente entregues a nós, meros mortais. O autor nos mostra quais são estas bençãos:
1ªBENÇÃO
v.4 “Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele”
Olhe de onde Deus nos tirou:
Romanos 1.18–31 RA
A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.
Romanos 2 RA
Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas. Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus? Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça. Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. Porque para com Deus não há acepção de pessoas. Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados. Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho. Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei; que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas, instrutor de ignorantes, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade; tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa. Porque a circuncisão tem valor se praticares a lei; se és, porém, transgressor da lei, a tua circuncisão já se tornou incircuncisão. Se, pois, a incircuncisão observa os preceitos da lei, não será ela, porventura, considerada como circuncisão? E, se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente, ele te julgará a ti, que, não obstante a letra e a circuncisão, és transgressor da lei. Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.
Aqui, Paulo nos lembra, que não existe nenhum tipo de sinergia, nada que tenhamos feito, ou poderemos fazer para alcançar tamanho amor e tamanha graça. Basta, você olhar para de onde Deus te tirou em sua vida pregressa a Cristo. E então Ele nos escolhe para sermos santos e sem culpa diante dele.
O Senhor nos vê como santos e irrepreensíveis. Isto não é algo que devemos nos martirizar e buscar aparentar para Deus, não, já recebemos tamanha graça. Podemos chegar a Deus, através de Cristo, sem culpa nenhuma. Ele nos limpa de toda iniquidade.
2ª Benção
v.5 “Ele nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade”
Ele nos predestinou para si. Assim como Paulo, é um apóstolo de Cristo, nós também somos sua propriedade. Ainda mais, somos adotados como filhos de Deus.
O pronome pessoal na 1ªpl é usado 8 vezes, nesta porção da Palavra, e em todas, ele está sofrendo a ação. Isso deixa muito claro no texto, que quem tem o poder de nos redimir, de nos salvar, de nos adotar é o próprio Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus. E Ele faz tudo isso conforme o bom propósito de sua vontade, vontade está que Paulo trabalhará mais nos próximos textos.
E por quê Deus fez tudo isso?
v.6 “Deus assim o fez para o louvor de sua graça gloriosa, que ele derramou sobre nós em seu Filho amado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more