Sem título Sermão

Atos dos Apóstolos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 23 views

Uma igreja saudável

Notes
Transcript
Uma igreja saudável
INTRODUÇÃO
É certo, é mais do que certo que todos nós somos pecadores, somos humanos, pessoas, gente, que tem e traz problemas o tempo todo, que toma decisões erradas, que age sem pensar, que vive pelos motivos errados, que não teme a Deus.
Estas pessoas viviam assim, mesmo que esperando o salvador, Este era uma ideia distante, que parecia longe.
Tão longe que mesmo com o salvador ali, eles e nós certamente não o reconheceríamos assim como eles não reconheceram, mas essa demonstração de falta de sensibilidade, falta de atenção às sagradas escrituras, tornaram aqueles que eram judeus fiéis em assassinos do messias.
Pecado mortal não? Não, para Deus não, aquela gente que gritava para que Jesus fosse morto a algumas semanas reaparece, se reunindo em nome daqueles que eles clamaram pela morte, sim, para Deus ninguém é tão duro, pois Ele mesmo criou a cada um de nós.
Frase de Transição: “Essa situação que vivemos se assemelha aquela vivida por Judá na ocasião da escrita desse livro...”
CONTEXTO
As pessoas estavam de certa forma eufóricas, afinal, vamos nos lembrar, elas acabaram de receber a pior e a melhor notícia de sua vida, se descobriram como assassinos da pessoa mais importante que já nasceu, a pessoa que foi esperada por gerações, o rei prometido, o libertador de todo um povo, Jesus Cristo, eles o haviam matado.
Mas em meio a toda a tristeza que essa notícia poderia ter trazido, trouxe também uma boa notícia, a boa nova de salvação, dessa forma o perdão e de vitória eram presentes novamente naqueles corações.
Eles se arrependeram e foram batizados, pessoas, pessoas, pessoas, uma multidão de pessoas que haviam sido tocadas pelo espirito santo, que haviam se arrependido, mas e agora?
O que seria desses que foram tocados e agora devoravam os ensinamentos apostólicos, e queriam mais, essas pessoas precisavam de um novo modo de vida, de novas práticas e de muito, mas muito ensinamento.
Frase de Transição: Dessa maneira, a palavra de Deus pra nós, nesta noite, é
TEMA
Uma igreja saudável
Frase de Transição: Dessa forma, inicialmente veremos que...
I. Uma igreja saldável se dedicada na doutrina dos Apóstolos – Liderança.
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” () – A primeira característica que Lucas escreveu sobre a igreja cheia do Espírito foi o fato de eles perseveravam na doutrina dos apóstolos. A palavra “perseverar” aponta para constância, propósito ou determinação. Aponta para o fervor e dedicação dos primeiros convertidos ao Cristianismo.
O que Lucas está dizendo é que o Espírito Santo abriu uma escola em Jerusalém; seus professores eram os apóstolos e havia 3.000 alunos interessados na Palavra de Deus. Isso significa que uma igreja cheia do Espírito é uma igreja que estuda e se submete a instrução do Novo Testamento.
Uma igreja só pode seguir em frente, caminhando, seguindo de fato, se tiver doutrina. Muitos crentes tem caído muitas vezes no engano de ligar doutrina a basicamente costumes, trato social, modo de ver certas cosias e certas atitudes.
Mas doutrina apostólica tem a ver com o que nos é ensinado, e como nos é ensinado. será que com isso temos tido tamanha atenção? Duvido muito.
A doutrina no caso da igreja de atos era absolutamente fundamental, pois seus membros eram todos novos convertidos, pessoas que necessitavam aprender e que acima de tudo não tinham muitos em quem se espelhar.
Era uma igreja recém nascida, a doutrina, os ensinamentos se faziam muito necessários para que as pessoas pudessem se sentir melhor.
É interessante notar que os primeiros cristãos não tinham o Novo Testamento completo. Eles não tinham as Institutas de Calvino, eles não tinham o Peregrino de John Bunyan, eles não tinham a Confissão de Westminster, o Catecismo Maior ou o Breve Catecismo.
Eles eram totalmente dependentes ao ensinamento dos apóstolos, e eles se dedicavam com fidelidade ao ensinamento dos apóstolos.
Mas o que significa “perseverar na doutrina dos apóstolos”, hoje? Se não há apóstolos na igreja contemporânea, como podemos nos submeter aos ensinamentos dos apóstolos?
Seus ensinamentos chegaram até nós pela Bíblia. O Novo Testamento é precisamente isso: os ensinamentos dos apóstolos. Uma igreja cheia do Espírito é uma igreja bíblica, uma igreja apostólica. Nela se ensina as Escrituras.
Para ter a igreja dos sonhos é necessário levar a doutrina com a seriedade que ela possui diante de Deus, e isso é papel de uma liderança forte, de uma igreja vibrante que entende seu papel de doutrinador, de guia, de líder mesmo.
O líder deve ser a pessoa que ensina a caminhar por um caminho que já está sendo trilhado por ele, os apóstolos ensinavam como era viver diante de Cristo, pois eles viveram isso, comeram com Jesus, estiveram em todo o tempo com o Mestre, logo esse ensinamento era mais do que verdadeiro, eles ensinavam a viver como eles estavam vivendo a alguns anos.
Assim como os primeiros discípulos, os cristãos de hoje devem se envolver seriamente no estudo da palavra infalível de Deus. Devemos ter fome e sede para o leite puro da verdade de Deus como crianças recém-nascidas ().
Uma igreja saudável deve ser dedicada à sã doutrina, porque Deus escolheu revelar-se por meio da Palavra escrita.
Frase de Transição: Vimos inicialmente que:
Que uma igreja saldável é dedicada à sã doutrina.
Agora veremos que....
II. Uma igreja saudável é dedicada à comunhão - Comunhão, partir do pão e orações (Povo).
A segunda marca de uma igreja cheia do Espírito é o amor e o cuidado mútuo entre os crentes. Se a primeira marca é o estudo, a segunda é a comunhão. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão...” (). Os cristãos demonstravam visivelmente sua união em Jesus Cristo nos cultos de adoração, onde chamavam uns aos outros de irmãos e irmãs.
As pessoas desta comunidade totalmente nova, tinham muito em comum, elas moravam na mesma cidade, tinham os mesmos problemas sociais em geral, mas o que realmente as uniam era o fato de que elas haviam sido presenteadas com a salvação juntas, eram pessoas que haviam recebido um presente muito especial em um momento muito especial da história, e eles sabiam disso.
Não podemos ser dedicados ao cabeça, que é Cristo, e ao mesmo tempo se afastar do corpo, Sua igreja. Irmãos, mesmo que o corpo de Cristo não seja tão adorável como O próprio Cristo, a Bíblia nos ordena a não deixar de nos reunir com outros crentes “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” ().
Irmãos para ter comunhão, devemos ser verdadeiramente salvos. A comunhão era exercida por aqueles que foram salvos pelo Senhor (). Ser salvo significa ser liberto da ira e do julgamento de Deus por causa dos pecados. Assim, uma pessoa salva, compartilha Cristo em comum com todos os outros que foram salvos. A salvação pela graça através da fé em Cristo é à base de toda comunhão verdadeira.
Para ter comunhão, devemos estar juntos. “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” ().
Você não pode ter um relacionamento perfeito, se você não se reunir com a igreja. Embora devemos nos reunir com toda a igreja para o culto e ensino das doutrinas, somente desfrutamos de comunhão profunda com aqueles que conhecemos pessoalmente.
Se você apenas assiste ao culto dominical, mas nunca passa um tempo conhecendo os outros santos em um nível mais profundo, você não vai desfrutar da comunhão que Deus deseja para você.
Amados, o modo de vida da igreja em Atos é interessante e muitas igrejas hoje em dia tentam imitar. Entretanto, o que dificilmente é reproduzido não é o fato de tomar todas as refeições juntos, ou estar na igreja todos os dias, isso é fácil.
A questão aqui é, como reproduzir o sentimento de comunidade, de corpo que a igreja de Atos tinha, porque mais do que almoçarem juntos, eles perseveravam juntos, eles oravam juntos, a companhia física era apenas um reflexo da vida espiritual desta igreja. Quantas vezes você orou esse ano por seus irmãos da igreja?
Se a sua resposta foi “poucas vezes”, isso é suficiente para explicar qualquer falta de unidade em uma igreja. Não são momentos juntos pra comer, beber e se alegrar que criam a comunhão e o sentimento de família.
Mas sim as orações, os momentos de passar por problemas juntos, ter “tudo em comum” é justamente isso.
Frase de Transição: Vimos até esse momento que...
Que uma igreja saldável se dedica na doutrina dos apóstolos, na comunhão e agora, veremos que...
III. Uma igreja saldável se dedica no temor ao Senhor – (Individual)
Mas como isso era possível, se a maioria dos crentes da igreja de Atos eram desconhecidos uns dos outros? Não se viam sempre? Moravam numa grande cidade, como eles poderiam viver assim?
Como se dedicar assim uns aos outros, como abandonar o apego as coisas que conseguiram com sacrifício, toda essa abnegação vinha de onde???
Toda essas características da igreja de Atos, chega a ser meio inacreditável. É difícil pensar nessas coisas, mas o que realmente fazia diferença nessa igreja não vinha dos apóstolos e nem do grande grupo de desconhecidos, que agora eram os melhores amigos do mundo.
O que realmente movia o coração daquelas pessoas, no sentido de buscarem um modo de vida totalmente novo e totalmente diferente de tudo o que eles haviam pensado a respeito disso, era a maneira como Deus agia em cada um deles.
Irmãos, o temor do Senhor que havia em cada alma era a mola mestra de toda a diferença que eles faziam na sociedade, o temor do Senhor não é coletivo, nem algo que pode ser simplesmente passado do pastor para as suas ovelhas.
O termo do Senhor nasce no coração daqueles que foram verdadeiramente chamados por Deus para servi-lo e adora-lo.
Aquelas pessoas viram o poder de Deus no pentecostes e foram tocadas poderosamente pelo poder do Espirito Santos de Deus. Elas tinha dentro de si o temor de Deus, e esse temor gerava toda essa vontade por conhecer mais o seu Deus, e tornava essa busca por saber mais e viver mais esse Deus a coisa mais importante para a sua vida.
Nada era tão importante quanto isto, servir a Deus de maneira real, fazer a vontade do Senhor, aprender mais e praticar no dia-a-dia o que era aprendido.
Amados, isso gera comunhão, gera amor ao próximo, gera um modo de vida diferente que chama a atenção do mundo, que move a sociedade, que transforma a realidade, o temor do Senhor, muda todo o contexto a nossa volta.
Frase de Transição: A palavra de Deus para nossa vida hoje foi...
Uma igreja saldável se dedica na doutrina dos apóstolos, na comunhão e no temor ao Senhor
Concluindo....
CONCLUSÃO
Aquelas pessoas não eram melhores do que nós. É bem verdade que elas tinham os apóstolos, e os discípulos de Jesus, mas nós hoje temos toda a bíblia, temos milhares de escritos que podem nos ajudar a seguir um caminho de conhecimento de Deus.
Os crentes da igreja de Atos tinham seus afazeres e trabalhos, responsabilidades familiares e profissionais também, elas não tinham internet, nem celulares, nem meios de comunicação instantânea a distância como eu e você, mas eles se comunicavam todos os dias.
A comunhão deles era real porque havia uma disposição geral em tê-la. Essa disposição era gerada pelo temor do Senhor que reinava nos corações, temor que era regado diariamente com doses novas de conhecimento de que quem de fato era o Senhor daquela igreja.
Irmãos se seu temor anda em baixa, é simples, procure conhecer mais quem é o Deus a quem você que serve. Conhecimento de Deus gera temor, pois sabemos que o amor do Senhor e seu poder não tem limites, não tem barreiras, e que Ele jamais mediu esforços ou consequências, para nos salvar.
Seremos uma igreja unida e firmada na doutrina quando o temor do Senhor reinar em cada um de nós, porque a igreja sou eu e é você, a comunidade é o reflexo da minha e da sua vida, pense na nossa comunidade hoje, e se você enxerga problemas nela, olhe para sua vida, pois com toda certeza, tem coisas em você e em mim que precisam ser mudadas para que a comunidade toda possa crescer e viver assim“...contando com a simpatia de todo o povo (...) e a cada dia o Senhor ia acrescentando os que iam sendo salvos”.
Que o Senhor nos ajude a seguir olhando para o lugar certo, para o Alto, mirando os ensinamentos dele, e em busca de mais e mais temor, buscando o seu reino em primeiro lugar, pois todo o resto Ele mesmo nos dará.
Related Media
See more
Related Sermons
See more