FAMÍLIAS SEM ARREPENDIMENTO
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
Aqui, Amós continua sua crítica contra Israel através de 3 oráculos de julgamento, cada um começando com a frase "Ouçam a palavra" (3.1, 4.1, 5.1).
Estes 3 capítulo são chamados do Senhor à Sua Palavra, para que as famílias deem ouvidos à Sua Palavra.
1 Ouçam a palavra que o SENHOR fala contra vocês, filhos de Israel, contra toda a família que ele tirou da terra do Egito. Ele diz:
"Ouçam a palavra", início de um oráculo.
Se repete em 4.1 e 5.1 e ecoa a ordem do Senhor para ouvir e obedecer o Senhor os estatutos do Senhor, conforme originalmente dados:
1 — Agora, pois, ó Israel, ouça os estatutos e os juízos que eu lhes ensino, para que vocês os cumpram, para que vivam, entrem e tomem posse da terra que o SENHOR, o Deus de seus pais, está dando a vocês.
1 Moisés chamou todo o Israel e lhe disse: — Escute, Israel, os estatutos e juízos que hoje lhes anuncio, para que vocês os aprendam e tenham o cuidado de pôr em prática.
3 Portanto, escute, Israel, e tenha o cuidado de cumprir esses mandamentos, para que tudo lhes corra bem e vocês muito se multipliquem na terra que mana leite e mel, como o SENHOR, o Deus dos seus pais, lhes prometeu.
Estes versos são a origem do que está em Amós. O que está em Amós é um eco destas palavras.
2 “De todas as famílias da terra, somente a vocês eu escolhi; portanto, eu os punireipor todas as suas iniquidades.
2 “De todas as famílias da terra, somente a vocês eu escolhi; portanto, eu os punireipor todas as suas iniquidades.
3 Será que dois andarão juntos, se não estiverem de acordo?
Deus os escolheu para um relacionamento pactual.
Deus estabelece pactos. A punição viria pelo amor a este povo e a sua Palavra.
O verso 3 aponta para o relacionamento de Deus com seu povo.
Am3.
4 Será que o leãovai rugir na floresta, sem que tenha encontrado presa? Será que o leãozinhofará ouvir a sua voz no covil, se não tiver apanhado nada?
5 Será que a avecairá na armadilha, se o laço não estiver armado? Será que o laço se levanta do chão, sem que tenha apanhadoalguma coisa?
6 Será possível tocar a trombetana cidade, sem que o povo comece a tremer? Será que sobrevirá algum malà cidade, sem que o SENHOR o tenha feito? “
Aqui sao apresentadas uma série de perguntas retóricas, para as quais a resposta em todo o caso é clara. Seu propósito é enfatizar que a Mensagem de Amós vem do Senhor.
O leao é um caçador silencioso. O Senhor já havia usado esta imagem em
2 Amós disse: “O SENHOR rugirá de Siãoe de Jerusalém fará ouvir a sua voz. Os campos dos pastoresestarão de luto, e o alto do Carmelo secará.” Ameaças contra diversas naçõesSíri
Verso 6, um alarme soa pelo sentinela para avisar do perigo.
Desastres. Todo escritor bíblico estava consciente de Deus é o braço forte por detrás dos desastres.
7 “Certamente o SENHOR Deusnão fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredoaos seus servos, os profetas.
8 O leão rugiu, quem não ficará com medo? O SENHOR Deus falou, quem não profetizará? “
Am3.7
O verso 7 mostra como Deus atesta seu amor por seu povo, aquele que é capaz de discernir o erro e voltar atrás. Um outro exemplo de como Deus revela antes é Sodoma e Gomorra.
A voz do Senhor (verso 8) ecoará medo, assim como a voz do leão.
9 “Proclamem nas fortalezasde Asdodee nos paláciosda terra do Egito o seguinte: ‘Reúnam-se nos montesde Samariae vejam que grandes tumultoslá existeme que opressões há no meio dela.’
10 Porque o povo de Samarianão sabe fazer o que é reto”, diz o SENHOR, “e entesoura nos seus paláciosa violência e a devastação.”
Am3.9
Samaria: o mal em Israel.
E continua:
11 Portanto, assim diz o SENHOR Deus: “Um inimigo cercará a sua terra, destruirá o seu poder, e os seus paláciosserão saqueados.”
Assíria é o inimigo do verso 10. Este verso mostra que o que o Senhor havia dito a Moisés, quase mil anos antes, era verdadeiro/. Veja:
52 Eles cercarão todas as cidades em que vocês moram, até que venham a cair, em toda a terra, as altas e fortes muralhas em que vocês confiavam; eles sitiarão vocês em todas as suas cidades, em toda a terra que o SENHOR, seu Deus, lhes deu.
E continua:
Am3.11
12 Assim diz o SENHOR: — Como o pastor livra da boca do leão as duas pernas ou um pedacinho da orelha de um animal, assim serão salvos os filhos de Israel que vivem em Samaria com apenas o canto da cama e parte do leito.
Só um lembrete de que se alguém fosse salvo, seria como a presa do dente dos leões.
Am3.13-
13 “Ouçam e deem testemunhocontra a casa de Jacó”, diz o SENHOR Deus, o Deus dos Exércitos:
14 “No dia em que eu punir Israel, por causa das suas transgressões, visitarei tambémos altares de Betel; e as pontas do altar serão cortadase cairão por terra.
15 Derrubarei a casa de invernocom a casa de verão; as casas de marfimficarão em ruínas, e as grandes casasserão destruídas”, diz o SENHOR.
Altares de Betel (verso 14). Um antigo santuário transformado em um centro religioso do reino do norte.
Os chifres do altar (as pontas do altar): era onde as pessoas buscavam refúgio e proteçao. Deus tiraria este conforto do seu povo.
Casas de marfim (de inverno e verão). Uma prova da extravagância fruto da maldade de Israel contra os necessitados.
Marfim era usado pela população como sinal de luxo.
O Rei Acabe construiu um palácio de marfim.
39 Quanto aos demais atos de Acabe, a tudo o que fez, ao palácio de marfim que construiu e a todas as cidades que edificou, não está tudo escrito no Livro da História dos Reis de Israel?
39 Quanto aos demais atos de Acabe, a tudo o que fez, ao palácio de marfim que construiu e a todas as cidades que edificou, não está tudo escrito no Livro da História dos Reis de Israel?
Veja:
8 Todas as suas roupas cheiram a mirra, aloés e cássia; de palácios de marfim ressoam instrumentos de cordas que o alegram.
8 Todas as suas roupas cheiram a mirra, aloés e cássia; de palácios de marfim ressoam instrumentos de cordas que o alegram.
Era um símbolo de riqueza.
APLICAÇÕES
APLICAÇÕES
Nenhuma riqueza do mundo se compara a paz com Deus.
Todo dinheiro ganhado injustamente, ou sobre o sofrimento de pessoas enganadas será cobrado por Deus com destruição.
Deus deseja andar junto de nós (). Mas para isso, precisamos estar de acordo, nós e Ele.
Como entrarmos em acordo com o Senhor? Dando ouvidos à Sua Palavra, diferente de como Israel fez.
Esse é o único caminho para a paz na terra, inclusive para a prosperidade.