HOMENS DE VERDADE ANDAM COM DEUS

Homens de Verdade  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 47 views
Notes
Transcript

Introdução:

Tornou-se popular em nossa sociedade, falar sobre fé como se fosse algum tipo de força mística ou poder mágico. Inúmeros filmes, programas e músicas reforçam a ideia de que você pode alcançar qualquer objetivo e superar qualquer desafio Se você apenas tiver um pouco de fé ou se simplesmente acreditar. Se essa fé é colocada “em si mesmo” ou em alguma outra força fantástica, com o poder do amor ou a promessa de mudança, pouco importa: creia o suficiente e os sonhos podem tornar realidade. Para nossa cultura pós-moderna, em quem as pessoas acreditam não faz muito importância, basta aquela pessoa, ou crença ou objeto, me ajudar a conquistar o que quero. A coisa mais importante é que simplesmente creiam, e que sua fé, seja qual for o objeto, os tornem felizes e favoreça seu estilo de vida.
A fé bíblica é totalmente contrária a essa ideia. É definida por uma relação de confiança segura e dependência total do único objeto apropriado de fé - O Próprio Deus. A realidade é que a fé verdadeira é tão maravilhosa quanto o objeto no qual ela repousa. Para o secularista pós-moderno, fé é algo inútil, desnecessário, mas mesmo essas pessoas, depositam uma fé extremada em si mesmo, para nós, homens da Palavra, a fé em Deus é a chave para enfrentarmos qualquer circustância da vida, inclusive é a base da nossa salvação, a fé em Cristo.
Quando lemos sobre os Heróis da fé em , aprendemos que “Por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças" e fizeram tantas outras maravilhas pela fé. Por meio da fé, Deus fez coisas incríveis através de homens santos e dedicado ao Senhor. Os heróis bíblicos não acreditavam meramente, eles criam em Deus. Sua fé era invisível, mas não cega. Deus era a fonte do poder e da força daqueles homens. Deus era o alvo, o foco e o centro da fé daqueles homens.
Quando colocamos nossa fé em algo além, ou a parte de Deus, nossa fé não é nada mais do que uma ilusão. Mas quando depositada em Deus, a fé é a essência da salvação e o coração da vida cristã.
Sentença de transição: As páginas das Escrituras estão repletas de exemplos de homens que andaram pela fé. Um dos mais notáveis, e o que queremos considerar em nossa reunião, é Abraão, que mesmo sem filhos, deixou sua terra natal para seguir a Deus e, como resultado, se tornou pai de uma grande nação.

UM HOMEM CHAMADO ABRAÃO:

- Abraão é um dos personagens mais famosos de toda a história bíblica. Sua história é encontrada em , e ele tem sido um exemplo de homem de fé, isso é visível em musicas, sermões e temas teológicos, sempre mencionam seu exemplo de fé;
- O Novo Testamento declara que ele é o pai espiritual de todos os que creem (; )
- Para nós hoje é fácil, depois de mais de 400 anos, e com toda revelação disponível, tomar a vida de Abraão por certa. Já ouvimos as histórias tantas vezes que já sabemos como tudo vai terminar. No entanto, ao contrário de nós, Abraão não tinha o luxo de saber exatamente como a história terminaria. Ele simplesmente teve de confiar em Deus com relação ao futuro, vivendo pela fé em meio a provações diárias e tentações.
- É verdade que algumas vezes houveram momentos em que Abraão não confiou em Deus como deveria (), assim como acontece conosco muitas vezes. Contudo, de forma geral, sua vida foi caracterizada por uma fé inabalável em Deus e em sua Palavra.
E queremos considerar 4 lições que o exemplo de Abraão nos ensina sobre sermos Homens de Fé.

I - Homens de fé se Submetem ao plano de Deus () ().

Abraão tinha 75 anos quando recebeu o chamado de Deus. Embora tenha nascido em Ur, sua família tinha se mudado para uma cidade chamada Harã, localizada no nordeste da Mesopotâmia (atual Iraque), a leste do rio Eufrates. , diz que ele cresceu em uma família pagã. Sendo de Ur, provavelmente tenha crescido adorando ao deus sumério da lua, Nana, que também é chamado de Sin.
O Historiador judeu Flávio Josefo registrou em um dos seus escritos que Abraão era, na verdade, um grande astrônomo. Podemos entender com isso que quando o Senhor o salvou, Abraão entendeu que o sol, a lua e as estrelas não eram deuses e logo começou a denunciar publicamente a astrologia de seus vizinhos. Mas eles não deram crédito. Flavio Josefo ainda diz que: as declarações de Abraão sobre o verdadeiro Deus foram recebidas como um tumulto de oposição.
É nesse contexto que Deus diz para Abraão Sai da sua casa, de sua parentela e ir ao lugar que Ele mostraria, para Canaã, prometendo fazer uma grande nação dos seus descendentes (). Uma bela promessa. Só que para Abraão isso significava deixar para trás tudo que ele conhecera - incluindo a casa em que ele tinha crescido, o lugar no qual seu pai morreu, seus parentes, seus amigos, ele deveria deixar toda uma vida para trás em prol do chamado de Deus.
O chamado para partir testou se ele verdadeiramente cria em Deus. Provavelmente, teria sido mais fácil permanecer em Harã, onde as coisas eram familiares, onde seu povo estava lá. Ele nunca tinha ido a canaã, ou melhor ele nem sabia para onde ia.
Algo impressionante, é que apesar de todas essas circunstancias, Abraão nao deu desculpas nem reclamou (Gn 12.4-5)
Algo impressionante, é que apesar de todas essas circunstancias, Abraão não deu desculpas nem reclamou (). Em vez disso, respondeu com fé obediente, como o autor aos Hebreus explicou: “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber para onde ia” (). Ainda que seu caminho fosse desconhecido para ele, Abraão se submeteu ao plano de Deus, seguro de que o Senhor o enviaria exatamente para onde deveria estar. Sua preferência pessoal poderia ter sido a de permanecer em Harã. Mas ele obedeceu a ordem do Senhor, sem hesitação, sabendo que a vontade de Deus seria melhor, mesmo que exigisse sacrifícios e uma mudança dramática na vida.

II - Homens de fé descansam na justiça de Deus ().

Após se estabelecer na terra de Canaã, Abraão e seu sobrinho Ló decidiram se separar porque seus rebanhos estavam ficando grandes demais para permanecerem juntos. Abraão graciosamente deu a seu sobrinho o direito de escolher quanto ao local onde criaria seus rebanhos. Então Ló escolheu a terra mais fértil para si, próximo das cidades de Sodoma e Gomorra.
Nesse caso, a grama mais verde não era a melhor escolha. As cidades que cercavam a terra que Ló havia escolhido eram extremamente perversas e Ló logo passou a sofrer influencias dessas terras. Ele, no final das contas, se estabeleceu em Sodoma (). Um lugar tão perversos que seu nome é sinal de devassidão. Era uma cidade tão abominável ao Senhor, que Deus resolveu destruir a cidade com fogo do céu.
Mais aonde quero chegar é que quando Abraão soube da intenção do Senhor, intercedeu pala cidade, não em defesa da perversidade praticada ali, mas para que Deus poupasse todas as pessoas justas que ali viviam (). Era, afinal a casa de Ló e a sua família. Depois que Abraão rogou pela cidade, Deus assegurou-lhes que se houvessem apenas dez pessoas justas lá, Ele não iria destruí-la ().
Mas não havia nem dez almas justas em Sodoma. De acordo com , havia apenas um homem justo () e ele estava longe de ser perfeito. Ló foi resgatado com suas duas filhas, e Sodoma foi totalmente destruída. No entanto, a intercessão de Abraão comprovou que ele sabia que Deus era misericordioso, paciente e que exercia sua ira com cuidado e somente em causa justa.
A confiança de Abraão na justiça perfeita de Deus é especialmente evidente em , onde ele disse ao Senhor, “Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não farás justiça o Juiz de toda a terra”?
O caráter perfeito do Senhor, como Abraão sabia, significava que, mesmo Deus aplicando a Sua ira, seria feita a coisa justa. Mesmo que Sodoma fosse destruída, Abraão não tinha razão para duvidar da justa bondade de Deus.
Em nossos dias, muitas pessoas se queixam e reclamam das implicações da ira de Deus. A pergunta que mais fazem é: “Se Deus é amor, como Ele pode punir pecadores tanto nesta vida quanto na próxima”? A resposta, conforme o exemplo de Abraão, é basicamente encontrada no justo caráter de Deus. Sua sabedoria é irrepreensível e seus juízos são puros. Sabendo então que Deus é gracioso, Abraão intercedeu fervorosamente pela cidade de Sodoma. E então, sabendo que Deus é justo e Santo, descansou com confiança no fato de que o Juiz de toda a terra fará sempre o que é certo.

III - Homens de Fé esperam o tempo de Deus (); ().

Em , Deus prometeu a Abraão que ele teria um filho de sua esposa Sara. Nada de extraordinário se não houvesse um pequeno problema: Tanto Abraão quanto Sara eram bastante idosos, e para completar Sara fora estéril toda a sua vida. No entanto, a promessa, a promessa de Deus foi clara: “ Abençoá-la-ei e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela” (). A promessa parecia um pouca ousada e sem nexo aos olhos humanos, é tanto que Sara quando ouviu o que Deus disse, reagiu de forma irônica, e certamente seria a mesma reação nossa se estivéssemos na mesma situação deles. Ela riu com incredulidade, perguntando-se como ela e Abraão poderiam ter um filho em sua idade avançada (). Inicialmente, Abraão também havia respondido com um riso cheio de dúvidas (). Entretanto, indica que sua disposição logo mudou para uma esperança confiante:
“E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.”
Mesmo quando a gravidez parecia humanamente impossível, Abraão preferiu acreditar nas promessas de Deus ao invés de focar nas impossibilidades científicas de sua situação. E Deus foi Fiel ()
Visitou o SENHOR a Sara, como lhe dissera, e o SENHOR cumpriu o que lhe havia prometido. Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara.
Esperando no Senhor pelo nascimento de Isaque, Abraão aprendeu a confiar em Deus acerca de tudo. Essa lição foi extremamente importante, porque ajudou a preparar o velho patriarca para um teste ainda maior - quando Deus lhe pediria para entregar o próprio filho que ele amava, esse mesmo que Abraão tanto esperou e que acabamos de vê.

IV - Homens de Fé esperam na provisão de Deus (Hb 11.17-19);().

Em , Deus testou a fé de Abraão para ver onde sua esperança tinha sido verdadeiramente colocada. O Senhor disse a Abraão: “Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei” (V.2).
É Difícil imaginar o que Abraão deve ter pensado quando ouviu essas palavras ...
Contudo ele não tinha dúvidas da fidelidade do Senhor, Abraão já tinha provado das maravilhosa provisões de Deus
Mesmo diante desse pedido tão difícil Abraão:
1 - Obedeceu
Levantou bem cedo (v.3)
Caminhou três dias (v.4)
Levantou a faca (v.10)
2 - Amou ao Senhor acima de todas as coisas
3 - Confiou em Deus
Quando lhe obedeceu
Confiou ao ponto de acreditar que iria retornar com o filho (v.5)
Confiou ao ponto de acreditar que Deus ressuscitaria a Isaque (Hb 11.17)
Em , lemos que Deus impediu Abraão de matar seu filho. Em vez disso, providenciou para o sacrifício um carneiro preso em um arbusto próximo. Aquela provisão não só poupava a vida de Isaque, como apontava para a provisão de Cristo na cruz, pela qual os pecadores são salvos, por meio do seu sacrifício substituto.
Abraão demostrou que confiava em Deus com tudo o que ele tinha, incluindo seu próprio filho. Sua confiança nas promessas de Deus nunca vacilou; sabia que o Senhor proveria, como já tinha provido durante toda sua vida. Com suas ações provou com sua vida era dirigida por um foco teocêntrico e por uma fé depositada em Deus.
Conclusão:
Nosso estudo sobre Abraão não estaria
Esse é o exemplo de Abraão, homem como nós, que viveu com as dificuldades do seu tempo, que foi criado em meio a um contexto idolatra, conviveu com pessoas perversas, mas que sobretudo foi um homem de fé, e demostrou que a verdadeira masculinidade, do tipo que agrada a Deus, é impossível sem a fé salvadora. A Fé é uma característica de verdadeiros homens.
Quais as aplicações nas nossas vidas a partir do exemplo da vida de Abraão:
Viver por fé em nossos dias parece ser algo ultrapassado, algo de pessoas que não tem o que fazer. Homens de valor para nossa sociedade são aqueles que confiam em si próprio, aqueles que vivem de maneira centrada no seu “eu”, entretanto, Deus se agrade de homens que demonstram fé, que entendem que a vida não é só o aqui e agora. Deus não apenas se agrade de homens assim, mas Deus procura por homens assim afim de usa-los. A Fé é uma característica da verdadeira masculinidade, pois por meio dela reconhecemos de onde viemos, qual nosso papel, quem somos e para onde vamos. Então seja homem de fé, e não tenha vergonha disso, a fé é para os fortes.
Se submeta aos planos de Deus. Mesmo não entendendo, mesmo sendo impossível aos nossos olhos, se submeta. Para nos submetermos precisamos agir, como foi no caso de Abraão, (sai da tua casa, deixa tua parentela e vai), perceba os verbos. Muitas vezes achamos que submeter aos desejos de Deus e ficarmos parados esperando que Deus desça do céu, pegue em nossas mãos e nos diga o que fazer. Mas Deus já nos disse, basta agora agir, nos submetendo a Sua vontade. Viver em submissão ao que Deus ordena, é a essência da Fé.
Descanse na justiça de Deus. Entenda que Ele é justo e mesmo você não entendendo o por quê de muitas coisas, Ele continua sendo justo. Se por um momento você duvidou do caráter de Deus, se arrependa e procure conhecer melhor ao Senhor. As dores, as tragédias, as dificuldades, elas não estão fora da soberania de Deus, e muito menos demonstra injustiça da parte dEle. Deus é justo e não pode praticar a injustiça, foi isso que Abraão entendeu.
Espere o tempo do Senhor. Todo homem Odeia esperar, afinal quem espera perde tempo. Preferimos fazer as coisas da nossa maneira, do nosso jeito, no nosso tempo, com nossas forças. Contudo, somos desafiados a esperar em Deus. Quando esperamos em Deus, temos a certeza de que estamos fazendo a coisa certa e de que estamos agradando a Ele. Deus sabe de tudo, sabe o tempo, as circustância, a hora certa o melhor para nós, então espere nEle, mesmo quando acontecer algo urgente, difícil, espera Nele, no seu tempo e na sua provisão.
Exerça sua fé. Não seja um ateu prático. O que quero dizer com isso é que muitas vezes demostramos não acreditar em Deus quando somos desafiados a agir por fé. Podemos ser teísta na teoria, dizemos que acreditamos em Deus, mas na prática demonstramos o contrário. Então exerça sua fé, mostre que você acredita verdadeiramente no Deus das Escrituras, observe o que Ele requer de você e faça, tenha atitude, , levante, fale, mostre as pessoas o Deus que você tem na prática, na vida de santidade, diga não ao pecado, fuja dele, ame sua esposa, sua família, lidere-os, ensine-os, motive-os, desenvolva neles e em você uma vida piedosa, considere a igreja, trabalhe na igreja, tenha sabedoria no dia-a-dia, seja um bom profissional, seja justo, respeitoso, honroso, pratique boas obras, fuja da imoralidade, Tudo isso é a prática da fé. Por que se tenho fé, procuro fazer tudo aquilo que Deus manda.
Related Media
See more
Related Sermons
See more