Um legado compartilhado!
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO – A Bíblia é o registro de um legado: o Legado de Cristo! Derramou o seu sangue para morrer em nosso lugar e compartilhar a morte que merecíamos. Esse legado foi comunicado através de várias gerações. Por meio de tantos homens e mulheres, a Palavra de Deus vai registrar algo transmitido durante muitos anos até chegar a nós, e pra que a gente continue a transmitir o legado de Deus para o mundo. Dessa forma, podemos aprender através da vida deles, como poder fazer com que esse legado seja compartilhado para todos! Hoje, vamos olhar para a vida de uma pessoa em especial: uma pessoa cheia de defeitos, cheia de falhas, cheia de problemas: mas com um coração disposto a transmitir o legado de Deus para o seu povo!
Abra comigo em
CONTEXTO – Êxodo é um livro que fala de um Deus que se importa com o perdido! Ele foi escrito com o objetivo de revelar um Deus que se importa com o seu povo. Essa comunidade de pessoas foi chamada de Israel. Nesse período, eles estavam vivendo em terras egípcias (lembram daquele lugar onde tem muitas pirâmides?), quando um novo governo surge e, depois de muitos anos, sente medo do povo de Deus. Por isso, manda perseguir e escravizar todos os israelitas: o povo de Deus, então, se torna escravo! Após anos e anos de tortura e de acharem que Deus os esqueceu, o Senhor chama e vocaciona um jovem rapaz para ser o libertador daqueles que viviam na escuridão: Moisés. Vamos aprender, nessa manhã, três motivações que nos encorajam a compartilhar o legado de Deus para o mundo.
A SANTIDADE DE DEUS – Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa (v. 5).[1]
Uma das características mais reveladas na Bíblia é um Deus que é santo. E o que significa ser santo? Um Deus que é separado do pecado e não pode, em hipótese alguma, caminhar com as trevas. Deus se revela na Bíblia dessa forma! Como um Deus é santo, unicamente digno de ser adorado por toda a existência, em todos os tempos, em todas as épocas.
E o fato de que Deus se revela dessa forma para Moisés é relevante para a vida do cristão, porque se temos uma visão correta de Deus, teremos uma visão correta da vida. Em nossa geração, tem surgidos jovens crentes que perderam a dimensão da santidade de Deus! Ignoram suas consciências e abrem as portas para conviver com pecados terríveis, esquecendo de quem Deus é e o que ele enxerga de tudo isso.
Para Moisés refletir o legado de Deus no mundo, ele precisava entender o verdadeiro referencial: um Deus santo, justo e poderoso. Se algum momento, quando compartilhamos sobre Deus e excluímos a sua santidade: demonstramos uma visão pobre de Deus. Para refletir o Legado de Deus para a vida das pessoas, precisamos lembrar diariamente que o Deus a quem servimos é um Deus Santo!
Porém, o texto continua e nos ensina que a segunda motivação é
A IDENTIDADE DE DEUS - Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus (v.6). [2]
Quando Deus se revela para Moisés, além da sua santidade, ele se identifica como o Deus dos seus antepassados. O Senhor daqueles aos quais ele estabeleceu a sua aliança (ou promessas) e resgatou em outras gerações. Se revela, portanto, como um Deus que não muda!
E, para Moisés, tudo isso era relevante! As promessas que Deus havia feito para as outras gerações apontavam para um Deus que iria salvar e abençoar todas as nações: tudo por meio de Jesus Cristo. E, da mesma forma como Deus prometeu que iria cumprir para Abraão e as outras gerações. Deus mostra que ele é fiel em cumprir suas promessas. Podemos ter a certeza de compartilhar a mensagem de Deus porque a sua mensagem revela um Deus fiel a sua promessa de redenção.
Porém, o texto continua e nos ensina que a terceira motivação é
A COMPAIXÃO DE DEUS - Disse ainda o Senhor: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; 8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu. 9 Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo. [3]
Por fim, Deus revela que viu a aflição do povo e se incomodou com tudo o que eles haviam e estavam passando. Ele diz, perceba as palavras, que conhece o sofrimento e por causa disso, resolveu agir e livrar os israelitas das mãos dos egípcios. Deus age com compaixão sobre o povo e a sua condição, para resgatá-los da situação maligna.
Houve um outro momento da história que o próprio Deus fez isso! Quando viu a condição do pecado da humanidade, decidiu se entregar naquela cruz para tirar o povo da escravidão dos pecados e trazer para o reino de Deus. Porém, desfrutam da liberdade dos seus pecados aqueles que já renderam o seu coração a Cristo.
Quantos você conhece que ainda vivem na escravidão dos seus próprios pecados? Quantos ainda vivem longe de Deus e distante da sua presença e você conhece? Moisés é chamado para poder ser um instrumento de Deus para trazer libertação para Israel. E talvez, Deus pode usar a sua vida para levar a libertação que Cristo pode fazer para todo o coração pecador.
CONCLUSÃO – Moisés foi usado por Deus em um certo momento da história para proclamar a libertação que Deus iria fazer no Egito. Você é chamado por Deus pra proclamar a libertação dos pecados que ele fez na Cruz, e dá todas as ferramentas possíveis pra você fazer isso, pois já se revelou por meio da sua Palavra, pra que você revele Ele para outros.
PERGUNTAS
a. Como você pode ser um instrumento de Deus pra anunciar o legado dEle para o Mundo?
b. Como você enxerga que a sua vida pode refletir o legado dele para o Mundo?
[1] Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
[2] Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
[3] Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.