Atos 2.1

Atos 2.1-41  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Somos Capacitados pelo Espírito Santo

Introdução
A situação da Venezuela.

Camiões chegaram à cidade fronteiriça da Colômbia mas foram impedidos de entrar na Venezuela

V 1-3 cumpre-se a promessa de Jesus.
Pentecostes- Conhecida no AT como a festa das semanas realizadas entre os meses de Maio e Junho (neste ano será celebrada no dia 10 de junho) Lv 23.15-22.
Nos tempos neotestamentário era a festa que recebia maior número de participantes (peregrinos) vindo de localidades, entre eles judeus e gentios convertidos ao judaísmo. A razão pela tal afluência era o clima mais propicio para as viagens.
Reunidos- A comunhão continuou a ser uma marca da Igreja primitiva.
Vento- A palavra na bíblia é quase sempre como uma figura do Espírito Santo, tanto no AT como no NT.
Cheios do Espírito Santo- O sentido aí, é de que o ministério da Igreja será marcado pela ação do Espírito Santo.
As pessoas usam o termo batismo com o Espírito Santo, ligando com o versículo 5 do capítulo 1. No entanto é importante perceber, que a linguagem usada no capítulo 1 é figurativa e aponta para aquilo que seria a marca do ministério da Igreja depois de Cristo.
Nesse evento se cumpre-se a promessa de , confirmada por Jesus quando deu orientação aos discípulos.
V 5-13 em Cristo a regeneração chega para todos.
Peregrinos de várias partes do império estavam em Jerusalém (cerca de 17 localidades e suas linguas representadas). Os discípulos ao comunicar-se com essas pessoas, poderiam usar dois dos idiomas conhecidos pela maioria dos presentes (aramaico e grego), mas o propósito de Deus, era mostrar que o Reino de Deus veio para todos os povos.
O sentido desses versículos, nos apresentam um contraste com o episódio da torre de Babel Gn 11.6-9. Se em Babel Deus confundiu o povo de forma a que não entendessem a língua uns dos outros, em Jerusalém a redenção em Cristo permite que todos ouçam e entendam o evangelho, mostrando que o evangelho é dado a todos os povos, línguas e nações.
V 14-36, Pedro apresenta o evangelho.
Pedro se levanta em representação da assembleia e com ele os onze apóstolos.
Nos últimos dias- o sentido dessas palavras, têm a ver com o cumprimento de todos eventos anunciados por Deus no AT, faltando apenas a segunda vinda de Jesus.
Profetizarão- todas as pessoas em Cristo e porque têm o Espírito Santo, agora como agentes de Deus na proclamação do seu evangelho, receberam o privilégio que era apenas de alguns no AT.
Do versículo 22-36, encontramos o bloco central da pregação de Pedro, apontado Jesus como o Messias prometido por Deus em todo AT. Para tal ele usa o Salmo 16.
V 37-41, o resultado da ação do Espírito Santo.
Muitas almas salvas.
No V 38 a preposição para, deve ser interpretado como: em função da… o que muda logo o entendimento, mostrando que o batismo é feito para demostrar a salvação recebida e não como uma condição para a salvação.
Vossos filhos- aponta para a descendência e não como tem sido interpretado na história da Igreja, para fundamentar o batismo de infantes.
Aplicação:
O que aprendemos com esse texto:
O principal ensino nesse texto, é que o Espírito Santo, capacitou os discípulos para o exercício profético do anuncio da palavra de Deus, para que vidas sejam salvas. Por isso as línguas foram perceptíveis.
Aplicação:
Em primeiro lugar, precisamos ter bem presente em nós que precisamos a cada manhã responder positivamente ao evangelho de Cristo. Não são as nossas boas ações ou qualquer outra coisa que fazemos que nos leva a comunhão com Deus. É no cristo ressurrecto que recebemos salvação e somos unificados no seu corpo.
O mesmo Deus que derramou o Espírito Santo na Igreja primitiva, também operou em nós. Precisamos abrir nossos olhos para que possamos perceber as oportunidade que nos são colocadas por Deus para que possamos testemunhar, anunciando o evangelho do Cristo que ressuscitou.
Related Media
See more
Related Sermons
See more