AS BÊNÇÃOS RELUZENTES DE DEUS
Notes
Transcript
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
o primeiro culto protestante no Brasil
dia 10 de março de 1557 foi celebrado
grupo de huguenotes (protestantes franceses e calvinistas)
Quem dirigiu foi o pastor Pierre Richier, o qual pregou com base em . O foi entoado. Já a primeira Santa Ceia aconteceu no dia 21 de março do mesmo ano, em rito Genebrino.
Um ano depois - primeiros mártires protestantes no novo mundo
Os hugenotes estavam mais preocupados em levar a bênção do evangelho do que qualquer outra consequencia
ELUCIDAÇÃO
ELUCIDAÇÃO
A bênção, uma oração encontrada nas Escrituras em que o favor divino é invocado por um indivíduo sobre si mesmo ou sobre os outros, ou onde há reconhecimento de que tais favores estão presentes.
A bênção de Deus está por toda parte. A bênção de Deus assume a forma de uma oração a Deus (). Como Deus é pessoal, a bênção não é mágica, mas está ligada ao dom livre e gracioso. A criação depende da bênção divina (). Homem e mulher são abençoados desde o começo (). Deus mantém a sua obra mandando chuvas de bênçãos (). Ele abençoa o sábado () e também plantações e o gado (.). Bênçãos específicas estão relacionadas à história da salvação (cf. ; ). A história do povo escolhido é delineada pela bênção e maldição (.; 30.1ss.). A bênção se transforma em maldição se os mandamentos não forem obedecidos. Os justos que confiam em Deus e fazem a sua vontade encontram bênção, mas os pecadores encontram a maldição (, ; SI 24.4-5).
AS BÊNÇÃOS RELUZENTES DE DEUS
AS BÊNÇÃOS RELUZENTES DE DEUS
Onde encontramos essas bênçãos?
EM NÓS v1-2
V1
Agora é = ELOHIM
EL - ser primeiro, ser senhor
ELOHIM - Deus como o Ser forte e poderoso, ou como objeto de temor; indicar plenitude de poder
A proclamar suas obras
Mas aqui é ELOHIM, Deus forte e poderoso!
Toda a terra é convocada a dizer bem forte
A salmodiar = cantar
A glorifica-lo
A proclamar suas obras
Desejo sincero e profundo do salmista
RECEBER - graça e bênção
Receber do único que poderia conceder - ELOHIM - Deus forte e poderoso;
QUE TIPO DE BÊNÇÃO E GRAÇA É ESSA?
Basta ter criatividade, rodar canais de TV que encontraremos muitas formas de bênção sendo oferecidas
“faça resplandecer sobre nós o rosto”
Nos remete a Moisés - - Moisés vê a glória de Deus - apenas as costas
Resultado desse encontro:
Diante do contato intenso entre Moisés e Deus, Moisés ficou com sua pele e rosto resplandecendo
DETALHE: O contato de Moisés com Deus causou isso; não foi Moisés, ou algo que tinha dentro de si
O salmista tem esse entendimento quando expressa o desejo de que Deus resplandeça - ou seja - que sua glória seja manifestada!
PROBLEMA:
ILUSTRAÇÃO
?
Se a bênção espiritual, que é conhecer a Deus, não está na base de todas as nossas bênçãos, incluindo a posse de coisas materiais e de uma vida feliz, então essas outras bênçãos são vazias e podem até ser um perigoso engano e armadilha. Por outro lado, conhecer a Deus e ser favorecido por Deus é a maior bênção que qualquer um pode experimentar nesta vida ou depois.
Bênção material não é o foco principal aqui ( - alerta de Cristo sobre buscar as riquezas desse mundo). Mais desejável é que Deus possa entrar em um relacionamento pessoal e gracioso com seu povo!
Se a bênção espiritual, que é conhecer a Deus, não está na base de todas as nossas bênçãos, incluindo a posse de coisas materiais e de uma vida feliz, então essas outras bênçãos são vazias e podem até ser um perigoso engano e armadilha. Por outro lado, conhecer a Deus e ser favorecido por Deus é a maior bênção que qualquer um pode experimentar nesta vida ou depois.
V2
Objetivo do salmista não envolve motivos egoístas
que os gentios possam vir a possuir a mesma bênção possuída por Israel, que é conhecer a Deus. Ou, em outras palavras, é que as nações do mundo podem vir a ouvir e crer no evangelho e assim serem salvas.
Desejo expresso pelo salmista: que os gentios possam vir a possuir a mesma bênção possuída por Israel, que é conhecer a Deus. Ou, em outras palavras, é que as nações do mundo possam vir a ouvir e crer no evangelho e assim serem salvas.
POR ISSO QUE
AS BÊNÇÃOS RELUZENTES DE DEUS
AS BÊNÇÃOS RELUZENTES DE DEUS
segundo o desejo do salmista, também deveriam ser expandidas?
EM NÓS v1-2
2. ÀS NAÇÕES v3-5
3-5
Como as nações do mundo estão conhecendo a Deus? Como esta grande bênção é conhecida em toda a terra?
Esta questão é levantada nessa segunda dvisão (vv. 3-5), que é uma oração pela bênção de Deus sobre as nações paralelas à oração por sua bênção sobre Israel no ponto anterior.
Estes versículos pedem que os gentios possam vir a conhecer e louvar a Deus, para que possam entender seus justos tratados entre os povos da terra, para que possam ser informados de seus caminhos. Mas, novamente, pergunto: como isso acontece? Como as nações podem conhecer a Deus? (vv. 3-5), que é uma oração pela bênção de Deus sobre as nações paralelas à oração por sua bênção sobre Israel no ponto anterior.
Esta é a estrofe mais longa.
Ele também é separado na medida em que abre e fecha com um verso idêntico, vs 3 e 5
Estes versículos pedem que os gentios possam vir a conhecer e louvar a Deus, para que possam entender seus justos tratados entre os povos da terra, para que possam ser informados de seus caminhos. Mas, novamente, pergunto: como isso acontece? Como as nações podem conhecer a Deus?
Estes versículos pedem que os gentios possam vir a conhecer e louvar a Deus, para que possam entender seus justos tratados entre os povos da terra, para que possam ser informados de seus caminhos.
Mas, novamente, surge a pergunta: como isso acontece? Como as nações podem conhecer a Deus?
1. Uma forma disso acontecer é observando a bênção de Deus em seu povo
John Stott vê isso assim:
Se ao menos a bênção de Arão se tornasse realidade! Se apenas a misericórdia de Deus fosse concedida a eles! Se Deus fosse especialmente abençoador, e a luz do seu sorriso estivesse sobre seu povo e com seu povo sempre! Certamente então as nações veriam por si mesmas. Então as nações teriam provas visuais da existência, atividade e graça de Deus. Então as nações conheceriam o seu caminho e a sua salvação, e experimentariam que Deus governa retamente e conduz o seu povo como um pastor (v. 4).
Se ao menos a bênção de Aaron se tornasse realidade! Se apenas a misericórdia de Deus fosse concedida a eles! Se Deus fosse especialmente para abençoá-los, e a luz do seu sorriso deveria estar sobre eles e com eles sempre! Certamente então as nações veriam por si mesmas? Então as nações teriam provas visuais da existência, atividade e graça de Deus? Então as nações conheceriam o seu caminho e a sua salvação, e experimentariam a si mesmas que Deus governa retamente e conduz o seu povo como um pastor (v. 4).
O mesmo princípio funciona hoje. Pessoas não cristãs estão nos observando. Nós afirmamos conhecer, amar e seguir a Jesus Cristo. Dizemos que ele é nosso Salvador, nosso Senhor e nosso amigo. "Que diferença ele faz para esses cristãos?", Pergunta o mundo. “Onde está o seu Deus?” Pode-se dizer sem medo de contradição que o maior obstáculo ao evangelismo no mundo de hoje é o fracasso da igreja em fornecer evidência em sua própria vida e obra do poder salvador de Deus.
O mesmo princípio funciona hoje. Pessoas não cristãs estão nos observando. Nós afirmamos conhecer, amar e seguir a Jesus Cristo. Dizemos que ele é nosso Salvador, nosso Senhor e nosso amigo. "Que diferença ele faz para esses cristãos?", Pergunta o mundo. “Onde está o seu Deus?” Pode-se dizer sem medo de contradição que o maior obstáculo ao evangelismo no mundo de hoje é o fracasso da igreja em fornecer evidência em sua própria vida e obra do poder salvador de Deus. Corretamente, podemos orar por nós mesmos para que possamos ter a bênção e a misericórdia de Deus e a luz de seu semblante - não para que possamos monopolizar sua graça e desfrutar da luz do sol dele, mas que outros possam ver em nós sua bênção e sua beleza. e ser atraído para ele através de nós.
Corretamente, podemos orar por nós mesmos para que possamos ter a bênção e a misericórdia de Deus e a luz de seu semblante - não para que possamos monopolizar sua graça e desfrutar da luz do sol dele, mas que outros possam ver em nós sua bênção e sua beleza e ser atraído para ele através de nós.
A ideia não é de uma simples ação; de, se necessário, use palavras - é o contrário;
A partir da manifestação das minhas palavras, da minha adoração/louvor que sai dos meus lábios, os que estão ao meu redor ouçam e percebam a diferença - a bênção de Deus sobre mim
APLICAÇÃO
Sua vida mostra a presença de Deus dentro de si?
Alguém já olhou para você e pensou/disse: “Deus certamente faz diferença na vida aquele cristão”.
Ou seria possível desenvolver essa ideia em sua vida: “Se ser cristão fosse um crime, haveria evidências suficientes para condená-lo?”
Como as nações podem conhecer a Deus?
1. O poder de Deus em seu povo.
2. O poder da Palavra de Deus através do seu povo
Bênção araonica:
como a bênção do sacerdote, Arão ou qualquer outro, realmente chegou ao povo?
A bênção vem ao povo de Deus por alguém trazendo sua Palavra para eles.
A Palavra de Deus vem a eles hoje, falando-lhes a eles - isto é, instruindo-os da Bíblia.
O sacerdote do Antigo Testamento dramatizou a palavra do evangelho realizando os sacrifícios, mas também falou a Palavra.
Promessa de Deus para seu povo:
Promessa de Deus para seu povo: - raça eleita, sacerdócio real
Esses dois textos acompanham a ordenança de Cristo em
DESTAQUE QUE O SALMO FAZ:
Há uma necessidade de conduzir as nações a Deus
Ela se torna ineficaz já que todos são incapazes de louvar, de se achegar a Deus!
Todos estão impedidos de ver a glória de Deus; de contemplar seu rosto majestoso!
O pecado escureceu, cegou nossos olhos; apagou o brilho
Somos, naturalmente, incapazes de enxergar a luz que resplandece do segundo Éden
COMO RESOLVER ISSO?
A manifestação da graça de Deus em seu filho, divulgada na sua Palavra
ILUSTRAÇÃO
Filme Paulo, o Apóstolo de Cristo
Diante da apresentação de Paulo sobre a majestade da vida eterna, seu ouvinte disse: e se, depois disso, eu ainda não acreditar no seu Cristo?
Paulo responde: Eu não tentei convence-lo. Não sou seu… é o próprio Cristo que olha para vc e estilhaça suas defesas, e nesse momento vc entenderá que é totalmente conhecido de Deus; e se sentirá completamente amado!
Quando a graça, através da mensagem da sua Palavra, alcança corações negros, a bênção que reluz de Deus lhe dará a vida!
AS BÊNÇÃOS RELUZENTES DE DEUS
AS BÊNÇÃOS RELUZENTES DE DEUS
2. Será por todo o sempre v6-7
2. ÀS NAÇÕES v3-5
V6-7
Pode ser estranho aparecer algo sobre agricultura no salmo;
Não é disso que o salmista vem desenvolvendo
Qual a odeia aqui? Será que foi um erro de pensamento?
Pelo contrário!
O desejo do povo é que Deus os abençoe ali, para que as nações vizinhas possam ver como Deus provê, para um povo que o ama e busca andar em seus caminhos.
De fato, o pensamento de bênçãos sobre a terra é exatamente o que é estabelecido em Deuteronômio como resultado da obediência fiel do povo de Deus:
Interessante que há mais colheita dos resultados da maldição do que da bênção, já que estamos falando do homem pecador, caído em seus pecados, distante de Deus e impossibilitado de ver a sua face.
Mas existe uma bênção real e verdadeira. Uma bênção que não é resultado do cultivo humano.
Olharemos para Deus no dia em que todo o seu povo redimido, retirado de toda tribo, língua e nação e purgado até mesmo da mais leve mancha do pecado, estiver diante de seu trono para cantar louvores ao Deus Todo-Poderoso e ao Cordeiro. Naquele dia, o rosto de Deus brilhará sobre nós na medida mais completa - nós o veremos “face a face” - e a visão beatífica final antecipada pelo será nossa. Naquele dia nossa alegria será ainda maior, porque grandes multidões de todas as nações da terra louvarão a Deus conosco.
Um dia olharemos para Deus no dia em que todo o seu povo redimido, retirado de toda tribo, língua e nação e purgado até mesmo da mais leve mancha do pecado, estiver diante de seu trono para cantar louvores ao Deus Todo-Poderoso e ao Cordeiro. Naquele dia, o rosto de Deus brilhará sobre nós na medida mais completa - nós o veremos “face a face” - e a visão que os eleitos têm de Deus, antecipada pelo , será nossa. Naquele dia nossa alegria será ainda maior, porque grandes multidões de todas as nações da terra louvarão a Deus conosco.
Essa bênção eterna vem através de Jesus Cristo. Jesus abençoa o seu povo - Essa é uma bênção espiritual, conforme , que cumpre aquilo que fora prometido a Abraão, conforme e significa gozo eterno dos benditos do Pai ()
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Uma simples oração revolucionária
Uma grande promessa poderosa
APLICAÇÃO
Ter a consciência que somos abençoados para abençoar:
Materialmente
Emocionalmente
Espiritualmente
