CHAMADO OBEDECIDO OU PECADO PUNIDO

O LIVRO DE JONAS - CAPÍTULO 1  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 38 views

Aquele a quem Deus chama deve obedecê-lo.

Notes
Transcript

JONAS – O PROFETA FUJÃO

CHAMADO OBEDECIDO OU PECADO PUNIDO.

Introdução.
Com certeza há duas histórias na Bíblia que falam de dois personagens que desde pequenininho nós aprendemos em nossas Igrejas; Davi que venceu Golias e Jonas que foi engolido por uma baleia.
Jonas é um personagem histórico da Bíblia. Ele deve ter sido contemporâneo do profeta milagreiro Eliseu. Jonas é citado no Segundo Livro dos Reis capítulo 14.23-29 quando Jeroboão II se tornou Rei de Israel, o Reino do Norte. É um dos mais antigos profetas de Deus e era famoso e conhecido em Israel.
O relato de Jonas deve ser considerado um relato histórico verdadeiro. Não de trata de uma lenda e nem de um mito, como aqueles que os gregos produziram em boa quantidade.
Jonas foi citado por Jesus. E Jesus usou a história de Jonas para se referir à sua morte, sepultamento e ressurreição. Quando os escribas e os fariseus pediram a Jesus um sinal, o Mestre lhes disse:
Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. 40 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. 41 Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas. 42 A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão.[1]
O livro conta a história de Jonas, mas na verdade a intenção divina em inspirar a escrituração dessa literatura era revelar a Deus como o Soberano entre as nações.
Nos dias em que Jonas profetizou, Israel vivia um período de prosperidade. Havia, no entanto, naqueles dias, uma grande preocupação com o surgimento da grande nação Assíria, cuja capital era Nínive.
A Assíria já estava às portas da palestina. Como nós sabemos, foi a Assíria que conquistou Israel por volta do ano 932 AC e espalhou os Israelitas por vários territórios sob seu domínio. É esse o contexto no qual Jonas é chamado por Deus para ir pregar contra Nínive.

REVENDO O TEXTO.

Deus se revela a Jonas e o convoca para uma tarefa. Deus disse a Jonas para ir à Nínive, capital da Assíria e clamar contra ela porque a sua maldade já havia se tornado em um nível insuportável. Deus não sugere que Jonas vá à Nínive; Ele ordena!
O profundo espírito nacionalista de Jonas, o levou a desobedecer ao chamado divino.
Mas, como lemos, Jonas que devia ir para Nínive, a 800 quilômetros ao norte de onde está. Jonas simplesmente as desobedece!, Jonas, desce ao porto de Jope, embarca em um navio fenício que estava se preparando para ir para Társis a aproximadamente 2000 quilômetros.
O texto é claro em dizer que Deus provocou uma tempestade que impedia que o barco progredisse em sua viagem. O navio estava a ponto de se despedaçar.
Os marinheiros ficaram apavorados e apelavam aos seus deuses por salvação.
Jonas? Bem Jonas dormia profundamente no porão do navio.
O mestre da embarcação achou a atitude um absurdo, totalmente sem nexo.
Eles então lançaram sortes e ela caiu sobre Jonas e os marinheiros perguntaram a ele o que ele havia feito de tão ruim para que aquele mal lhes sobreviesse.
Jonas se apresenta como um hebreu, temente a Deus, o Deus do céu, que fez o mar e a terra. Jonas, então, conta que ele havia sido incumbido por Deus de uma tarefa, mas que ele desobedeceu e que por isso aquela tempestade assolava aquele barco onde estavam.
Perguntam então a ele que providências eles deveriam tomar a respeito de Jonas e ele lhes diz que deveriam jogá-lo na água.
Aqueles homens mostraram um temor a Deus maior do que o de ) Não queriam a morte de Jonas, apesar de que a situação na qual se encontravam era culpa dele. 2) Eles tentaram por seus próprios recursos sair daquela situação.
Finalmente Jonas é lançado ao mar e um animal marinho preparado por Deus o engoliu. O texto diz que Jonas ficou no ventre daquele animal marinho por três dias e três noites.

EXPLICANDO O TEXTO

O livro conta a história de Jonas, mas o personagem central dessa história é Deus.
É ele quem chama a Jonas. E ainda que Jonas tenha tentado fugir Deus o obrigou a cumprir a tarefa. Deus está no controle.
É Deus quem, por seu poder determina que a tempestade coloque em risco a embarcação onde Jonas estava.
É Deus quem prepara um animal marinho para acolher Jonas por três dias e três noites.
É Deus quem determina que esse animal vomite Jonas na praia.
É Ele quem irá converter o coração dos cruéis Ninivitas. O evangelho pregado por Jonas é o mais curto de toda a história. É composto de apenas sete palavras: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida”.
É Deus quem soberanamente comanda as nações. Mais a frente, vemos que mais de 120.000 pessoas foram convertidas. Todavia, o livro do profeta Naum vai mostrar que a Assíria é totalmente conquistada pelo reino da Babilônia.
É Deus quem faz brotar uma planta para proteger a Jonas e a faz morrer com a mesma rapidez com que ela veio à existência.
Deus é o centro da história de Jonas; Deus deve ser o centro de nossas vidas.
Quando Deus nos chama, é preciso obedecer.
Manda quem pode, obedece quem tem inteligência.
Quando Deus nos chama, vocaciona, não pode haver obediência parcial como foi com Abraão. Deus se encarregou de conduzi-lo à obediência absoluta.
Não pode haver desobediência, pois esse pecado certamente redundará em punição.
A desobediência é um processo abismal, que precisa ser interrompido, pois seus efeitos são devastadores (Jonas desceu de Israel para o porto de Jope. De Jope para o Barco. No Barco, para o porão. Do porão para as profundezas do mar no estômago de um animal marinho).
A desobediência aos imperativos divinos nos adoece e o crente temente a Deus reprime. Jonas dormia profundamente enquanto os marinheiros apavorados faziam de tudo para se safarem daquela situação de perigo contra a vida.
A nossa desobediência resulta em prejuízo para quem desobedece e para todos ao seu redor. Todos no barco foram afetados por seu erro. Quando estamos onde Deus não quer que estejamos, somos maldição em vez de benção.
Evangelização é mandato divino e não escolha humana.
Deus se faz valer de homens, mesmo contra a vontade deles. Assim como Deus falou com Jonas, ele queria que Jonas pregasse aos Ninivitas. Exemplos: Abraão, Moisés, Jeremias e Paulo.
Evangelizamos porque Deus amou ao mundo mesmo que o mundo nos odeie (Israelitas X Assíria). Os Assírios eram cruéis e Israel vivia sob a iminência de serem subjugado por essa nação terrível. Mas Deus, mesmo assim, mandou Jonas pregar a eles.

APLICAÇÕES

Lições que aprendemos no livro do Profeta Jonas e principalmente neste capítulo 1.
DEUS CHAMOU JONAS E O ENVIOU À NÍNIVE. E JONAS TEVE QUE APRENDER QUE O AMOR DE DEUS É MAIOR QUE NOSSO PRECONCEITO.
DEUS MANDOU JONAS A NÍNIVE. MAS ELE QUIS IR PARA TÁRSIS. BEM, ACABOU INDO PARA NÍNIVE PORQUE QUEM MANDA É DEUS!
DEUS MANDOU UMA TEMPESTADE NO BARCO EM QUE ESTAVA JONAS. AS TEMPESTADES ÀS VEZES SÃO PARA CORRIGIR NOSSO RUMO.
JONAS TEVE QUE APRENDER QUE SOMENTE PODEMOS SER BENÇÃO SE ESTIVERMOS ONDE DEUS QUER QUE ESTEJAMOS.
DEUS É SURPREENDENTE: ELE COMISSIONA UM PROFETA ISRAELITA PARA PREGAR NA CAPITAL DA ASSÍRIA. IMAGINE O QUE ELE PODE FAZER CONOSCO.
JONAS PREFERIA MORRER AFOGADO À PREGAR EM NÍNIVE. MAS DEUS É SOBERANO E ELE TEVE QUE IR À NÍNIVE. SERÁ QUE TEMOS LIVRE ARBÍTRIO?
NA HISTÓRIA DE JONAS APRENDEMOS QUE DEUS CHAMA E ENVIA. AINDA É ASSIM HOJE. A NÓS SÓ CABE OBEDECER.
NA HISTÓRIA DO PROFETA JONAS, APRENDEMOS QUE O DEUS DA BÍBLIA É O DEUS DE TODAS AS NAÇÕES. TUDO ESTÁ SOB SEU CONTROLE.
ASSIM COMO DEUS CHAMOU JONAS, HOJE ELE NOS CHAMA EM CRISTO PARA A CONVERSÃO, RESTAURAÇÃO E SERVIÇO. OBEDEÇA!!!
O SUCESSO DE NOSSA CARREIRA CRISTÃ DEPENDE DE NOSSA OBEDIÊNCIA AOS IMPERATIVOS DIVINOS E NÃO ÀS NOSSAS ESCOLHAS PRÓPRIAS QUE AGRADAM O NOSSO PALADAR.
SE VOCÊ QUER SER UM SUCESSO EM QUALQUER SENTIDO, OBEDEÇA OS IMPERATIVOS DIVINOS. SE NÃO FOR ASSIM QUALQUER SUCESSO SERÁ FRACASSO.

CRISTO E JONAS

Jesus obedeceu singularmente ao mandato do pai. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.[2]”
Em Cristo Deus nos tem enviado para pregarmos a outros o Evangelho, para fazermos discípulos. Temos obedecido parcialmente ou desobedecido ao seu chamado e comissionamento.
É maravilhosamente possível que Deus hoje esteja chamando muitos aqui, para seguir a Cristo, para a salvação.
É maravilhosamente possível que Deus hoje esteja chamando muitos aqui, para a restauração de sua vida cristã dormente e infrutífera como a de Jonas.
É maravilhosamente possível que Deus hoje esteja chamando muitos aqui, para o serviço do mestre e para uma de intensa adoração.
Qual é o teu caso?
Que Deus nos abençoe..
[1] Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
[2] Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
Related Media
See more
Related Sermons
See more