Sem título Sermão

Avulso  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 47 views

os homens cristãos devem cuidar do caráter, da casa e da sua capacitação bíblica para servir como padrão na igreja de Deus.

Notes
Transcript

Socorro, onde estão os homens?

Texto:

1Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.2É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;3não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;4e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito5(pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);6não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.7Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.

3 1 Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. 2 É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; 4 e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito 5  (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); 6 não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. 7 Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.

8 Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, 9 conservando o mistério da fé com a consciência limpa. 10 Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. 11 Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. 12 O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. 13 Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.

Introdução:
Temos vivido dias difíceis. Em menos de dois anos dois ex-presidentes do Brasil foram presos. Estamos vivendo uma grande crise moral, familiar e espiritual também no ceio das igrejas. Estamos vendo uma nova geração cética surgir por falta de referenciais de piedade, tanto no lar como na igreja.
Atrelado a essa questão temos um forte apelo para que as mulheres sejam empoderadas e assumam cada vez mais as funções que antes eram dos homens. Já vemos na nossa geração muitas mulheres literalmente assumindo o controle dos seus lares e liderando a criação dos filhos. Não estou falando que as mulheres não são importantes e que não possuem ou devem possuir espaço para servir, mas existem papeis bem delineados por Deus na Sua Palavra que somente os homens deveriam assumir.
Penso que muito da influência e posição de liderança assumidas pelas mulheres nas igrejas e a atual crise moral e espiritual do mundo em que vivemos, está na omissão por parte dos homens, dos pais, da liderança masculina.
QUAIS FORAM OS REFERENCIAIS MASCULINOS NA SUA INFÂNCIA?
QUAL O NOME DE UM HOMEM QUE TE APROXIMOU DE JESUS?
QUEM NA IGREJA CAMINHOU CONTIGO E SE TORNOU UM AMIGO, UM DISCIPULADOR EM QUEM VOCÊ PODIA CONFIAR?
A nossa possível falta de referencial não deve nos paralisar! Não podemos justificar nossa omissão por causa do nosso passado! Podemos e devemos mudar a história das crianças e jovens de nossa igreja e, por que não, da nossa sociedade através de um maior comprometimento com Cristo e Sua igreja.
No nosso texto vemos que depois de expor a todos os membros da igreja suas prerrogativas e obrigações universais e domiciliares, o apóstolo também passa a falar dos servidores da igreja.(1)
depois de expor a todos os membros da igreja suas prerrogativas e obrigações universais e domiciliares, o apóstolo também passa a falar dos servidores da igreja.
Esses servidores, pastores, bispos, que almejam liderança na igreja, almejam algo excelente, uma bela e valiosa incumbência que não deve ser desprezada. Esses homens são responsáveis diante de Deus de:
Presidir no Senhor, compreendendo que não podem fazer esse trabalho aquém do Senhor e que está ali exatamente por que foi colocado por Ele.
Trabalhar entre os irmãos. Esse trabalho consiste acima de tudo na oração e na exposição da Palavra. Também sobre a exposição da Palavra está o ministério de...
...Corrigir, admoestar, motivo pelo qual devem ser particularmente amados e valorizados por causa de sua obra
essa correção está diretamente relacionada a certeza de que hereges se precipitarão contra o rebanho. Aos presbíteros de Éfeso, Paulo exortou que se mostrassem dignos de sua vocação pelo Espírito Santo, que cuidassem de si mesmos e do rebanho que lhes foi confiado (). Ele não escreveu nada diferente a Timóteo: ele deveria cuidar de sim mesmo e da doutrina, de modo que salvaria tanto a si mesmo como aos que lhe dessem ouvidos.
dignos de sua vocação pelo Espírito Santo, que cuidem de si mesmos e do rebanho que lhes foi confiado
DO QUE SOMOS EXORTADOS, COMO HOMENS, A CUIDAR?
Bürki, H. (2007). Comentário Esperança, Primeira Carta a Timóteo (p. 207). Curitiba: Editora Evangélica Esperança.
DE NÓS MESMOS E DA DOUTRINA
Paulo exorta a Timóteo não apenas em estabelecer líderes sobre a igreja, mas...
… O DEVER DE TIMÓTEO É GARANTIR QUE A VIDA DA IGREJA SEJA PADRONIZADA NA ORGANIZAÇÃO POR MEIO DO ESTABELECIMENTO DE UMA LIDERANÇA QUALIFICADA ()
A tarefa da liderança é muito importante para se colocar pessoas sem compromisso com a santidade e a verdade. Também não é sábio se estabelecer líderes esperando que a função os transformará em homens qualificados. A qualificação precede a função!
Alguém pode argumentar que não foi chamado por Deus para ser presbítero, mas todos os homens foram chamados por Deus para liderarem. Todo líder precisa estar qualificado nas três áreas claramente percebidas neste texto:
Como homens, líderes e futuros líderes (crianças) precisamos cuidar:
DO NOSSO CARÁTER
DA NOSSA CASA
DA NOSSA CAPACITAÇÃO
CARÁTER do homem de Deus
SUAS VIRTUDES:
IRREPREENSÍVEL: Alguém que não possui um passado mal resolvido! Não é alguém que não peca ou que seja perfeito, mas alguém que quando erra se arrepende, confessa e conserta o que pode ser consertado.
ESPOSO DE UMA SÓ MULHER: Alguém que é fiel, homem de uma só palavra. O contentamento faz parte da sua vida e ele não fica alimentando desejos por outras mulheres, nem fisicamente, nem virtualmente.
TEMPERANTE: vem do grego νηφαλεος que significa sóbrio, controlado. Alguém livre de vícios, que não se deixa dominar.
νηφαλεος
SÓBRIO: vem do grego σωφρων que significa alguém de mente sã, capaz de refreiar desejos e impulsos. Um homem que possui o autocontrole. Sábio.
MODESTO: vem do grego κοσμιος que significa bem organizado. Vem da raiz κοσμος que além de significar mundo, também aponta para uma organização ou constituição apta e harmoniosa. Alguém de boa reputação, agradável, conveniente.
κοσμιος
κοσμος
HOSPITALEIRO: φιλοξενος alguém que é generoso para as visitas. Que abre a sua casa para receber o povo de Deus, principalmente os mensageiros do evangelho. Sua vida é aberta aos de fora. Ele não tem medo de esconder o que acontece dentro de casa, local onde a verdadeira espiritualidade se evidencia. (; ; ; ) - Onesíforo… muitas vezes me confortou, e não se envergonhou das minhas cadeias ()
φιλοξενος
APTO PARA ENSINAR: Alguém que também está apto para aprender. É humilde e aberto a aprender o que não sabe. Que se deixa admoestar e tem disposição em transmitir o que aprende. (; ; ; ; ) = Esdras era escribra versado na Lei de Moisés… Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo, lhe disseram: Este dia é consagrado ao Senhor
NÃO DADO AO VINHO: Literalmente alguém que não se demora junto do seu vinho. A Escritura não é contra o vinho, mas aos extremos. Quem não é temperante não pode ser um bom líder usado por Deus. Na igreja alguns se embriagavam ().
NÃO VIOLENTO, PORÉM CORDATO: Literalmente, Paulo diz: “não um espancador.” Ele está pensando num homem que está sempre com seus punhos preparados para espancar, uma pessoa belicosa, irascível ou brigona. Do uso imoderado do vinho ao desejo de travar combate com alguém há apenas um passo curto. Daí estas duas vão uma após a outra na lista das qualidades expressas negativamente. Disse Sêneca: “O vinho acende a ira” (Vinum incendit iram). E a mesma relação se vê em , . (2)
Literalmente, Paulo diz: “não um espancador.” Ele está pensando num homem que está sempre com seus punhos preparados para espancar, uma pessoa belicosa, irascível ou brigona.
Hendriksen, W. (2011). 1 e 2 Timóteo e Tito. (C. A. B. Marra, Org., V. G. Martins, Trad.) (2a edição, p. 158). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
INIMIGOS DE CONTENDAS:
INIMIGOS DE CONTENDAS: Um pacificador. Ele não é violento e ainda por cima odeia as contendas.
INIMIGOS DE CONTENDAS:
NÃO AVARENTO: Ver também 1 Timóteo 3.8 e . O bispo não só deve ser um homem que esteja longe da atitude de Judas (), tudo fazendo para enriquecer-se por meios desonestos (o pecado indicado em e ), mas deve também estar longe de ter como meta principal a aquisição de tesouros terrenos, mesmo quando os meios empregados sejam honrados. É possível que Paulo estivesse pensando antes de tudo em alguns homens de Éfeso, onde Timóteo estava exercendo seu ministério (, ). Além disso, alguém pode pensar em: O rico insensato: “Insensato, esta mesma noite sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?” (). (3)
O rico insensato
“Insensato, esta mesma noite sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?” ().
Hendriksen, W. (2011). 1 e 2 Timóteo e Tito. (C. A. B. Marra, Org., V. G. Martins, Trad.) (2a edição, p. 160). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
NÃO SEJA NEÓFITO: Alguém que Não tinha maturidade e não desfrutava ainda do prestígio que se requeria de um bispo. Era um novato. Literalmente, o apóstolo diz: “não um neófito (acusativo de νεόφυτος, recém-plantado; daí, planta nova: ; ; ; ). A igreja é o campo de Deus (). Os crentes são suas plantas (). (4)
Não tinha maturidade e não desfrutava ainda do prestígio que se requeria de um bispo. Era um novato. Literalmente, o apóstolo diz: “não um neófito (acusativo de νεόφυτος, recém-plantado; daí, planta nova: ; ; ; ). A igreja é o campo de Deus (). Os crentes são suas plantas ().
Hendriksen, W. (2011). 1 e 2 Timóteo e Tito. (C. A. B. Marra, Org., V. G. Martins, Trad.) (2a edição, p. 161). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
TENHA BOM TESTEMUNHO DOS DE FORA:
Sua NECESSIDADE- "é necessário que o bispo seja...". As demandas não podem nos levar a abrirmos mão das qualificações.
CASA do homem de Deus
Ele deve ser capaz de supervisionar, presidir, administrar o seu lar.
Ele deve ser capaz de criar os filhos sob disciplina, com todo o respeito.
Está implicito que:
O homem é o verdadeiro responsável pelo lar, mesmo que delegue algumas funções à sua esposa, a responsabilidade final é dele.
O homem é o verdadeiro responsável por criar os filhos, mesmo que a esposa o ajude, dele é a responsabilidade da disciplina (instrutiva, corretiva e punitiva).
O homem é o verdadeiro responsável por administrar sua agenda de forma que tenha tempo para cumprir sua missão delegada por Deus (nenhum sucesso na vida compensa o fracasso do nosso lar)
A CAPACITAÇÃO do homem de Deus
Ele deve ser alguém apto para ensinar (mesmo aqueles que não possuem o dom do ensino):
Como se tornar apto:
afadigando-se na palavra e no ensino (; )
desenvolvendo a brandura e a paciência ()
Pra quê se tornar apto
para transmitir a verdade a outros homens fieis e idôneos ()
para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem ()
(1) Bürki, H. (2007). Comentário Esperança, Primeira Carta a Timóteo (p. 206–207). Curitiba: Editora Evangélica Esperança.
(2) Hendriksen, W. (2011). 1 e 2 Timóteo e Tito. (C. A. B. Marra, Org., V. G. Martins, Trad.) (2a edição, p. 158). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
(3) Hendriksen, W. (2011). 1 e 2 Timóteo e Tito. (C. A. B. Marra, Org., V. G. Martins, Trad.) (2a edição, p. 160). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
(4) Hendriksen, W. (2011). 1 e 2 Timóteo e Tito. (C. A. B. Marra, Org., V. G. Martins, Trad.) (2a edição, p. 161). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
Related Media
See more
Related Sermons
See more