Panela Suja
PANELA SUJA
É comum usar a expressão: Banquete espiritual, Feijoada espiritual, Alimento espiritual, quando nos referimos a palavra a ser pregada em nossos púlpitos. O que não deixa de ser uma verdade uma vez que a palavra ministrada se torna alimento para a alma e acalento para o espirito. Nesse momento estamos gerando fé em nosso interior.
"17E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo"
O Apostolo Paulo deixa isso bem claro quando disse aos Romanos a origem da nossa fé, a nossa fé precisa vir do ouvir, ouvir cada vez mais pregações que nos tragam a palavra de Cristo. Cristo é o consumador, salvador, aquele que reconciliou toda a humanidade com o Pai. É o fato de ouvir repetidas vezes sobre o Reino anunciado por Cristo que conseguimos viver a vida eterna hoje, agora, neste exato momento. Trazemos a realidade do Reino de Deus para a nossa vida, ou seja, quando pedimos na oração do Pai Nosso: Que venha a nós o Teu Reino, o ato de ouvir sobre esse reino o torna cada vez mais real para nós hoje.
Isso é fé, saber que as maravilhas do Reino de Deus podem se manifestar a nós nos dias atuais. Essa é a maravilha do evangelho o milagre da palavra que muda, transforma, restaura e renova o nosso interior, uma vida nova de dentro, do nosso interior para fora.
"30Convém que ele cresça e que eu diminua. "
Recentemente recebi um vídeo de uma pregação onde o pregador, passava a maior parte do tempo falando de Si mesmo, a bíblia, foi lida, o versículo e o capitulo foi citado, porém, a ministração tratou-se apenas do “EU”, nunca ouvi tanto “Eu” na minha vida. João Batista o homem que preparou o caminho para a chegada do Messias, disse que ele deveria diminuir para que o Messias crescesse. Mais que um gesto de humildade, ele entendeu que o que muda a humanidade é palavra de Deus, ou seja, a palavra do Cristo, o entendimento de quem foi, é, e sempre será o Salvador da Humanidade. Toda pregação pelo menos deveria nos mostrar a pessoa de Cristo no final dela, as nossas pregações deviam nos aproximar mais da pessoa de Cristo. Mas a cada dia as nossas pregações tem nos tornado cada vez mais parecidos com os pregadores que nem sempre são tão íntimos de Cristo quanto o Apostolo Paulo quando deixou claro a seguinte afirmação:
"17Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós. "
O Apostolo puxou para si a responsabilidade como exemplo de quem segue a Cristo, e deixou claro que as pessoas deviam observar quem vive segundo o modelo, ou seja, que anda segundo o ensinamento de Cristo.
Este mesmo Apostolo foi o que disse:
"27Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado."
O apostolo tinha lutas terríveis contra ele mesmo, para que a pessoa de Cristo fosse vista o tempo todo através da vida dele. Ele tinha todo um cuidado para que o seu testemunho, as suas atitudes, as suas palavras, tudo a sua volta não o desqualificasse e que a sua pregação fosse algo que realmente refletisse a imagem de Cristo e não a dele mesmo. O objetivo do Apostolo Paulo era levar a todos a pessoa de Cristo e não a pessoa de Paulo.
"4A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder,5para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. "
Essa era a preocupação do Apostolo, que o poder de Deus fosse manifesto nas nossas vidas não no conhecimento humano, soluções práticas do dia a dia, mesmo o testemunho de vida sendo algo importante, o que gera fé é o conhecimento de Deus, da Pessoa de Deus, e não em palavras cheias de persuasão, sabedorias do dia a dia e inconsistente aplicação. Pregações cheias de “Eu”, onde o testemunho de vida pessoal toma uma proporção maior que o evangelho como um todo.
"34Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me "
O EXEMPLO FOI DADO A TODOS, É PRECISO NEGAR A SI MESMO, É PRECISO ABRIR MÃO DA GLÓRIA PELOS ATOS E ATITUDES, PARA QUE TUDO SEJA DADO A ELE, SE EU ME EXALTO NAQUILO QUE EU FAÇO, EU FAÇO PARA A MINHA PESSOA. JESUS PRECISA SER EXALTADO E O “EU” PRECISA DEIXAR OS NOSSO PÚLPITOS, É NECESSÁRIO QUE CADA VEZ MAIS AS IGREJAS SE CONSCIENTIZEM QUE CULTO, TEM POR DEFINIÇÃO:
HOMENAGEM, DE CARÁTER RELIGIOSO, AO QUE SE CONSIDERA DIVINO OU SAGRADO.
Se eu coloco a ênfase no púlpito no que “EU” sou, “EU” faço, “EU” tenho, eu estou roubando o lugar no culto daquele que deveria ser por excelência a estrela, o astro, no caso o Cristo.
Nesse momento me dá um frio na barriga se alguma vez eu fiz isso! Me coloquei em posição de destaque durante a pregação, não é errado você se usar como exemplo desde que no final tudo se converta para a pessoa de Cristo, para o caráter de Cristo, para o autor e consumador da nossa Fé!
O Título panela suja vem da ideia que ao fazer um alimento em uma panela, para fazer outro é necessário limpar a panela antes, e não é possível servir um alimento feito com a palavra de Deus para a sua igreja, se antes eu não lavar a panela onde preparei o meu “EU” primeiro.
Se esvazie de sí mesmo para que Cristo possa resplandecer em cada pregação, ensino, louvor, testemunho, e o que quer seja que estejamos fazendo em nossas igrejas.
Notas:
Sociedade Bíblica do Brasil. (2003). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong (Rm 10.17). Sociedade Bíblica do Brasil.
Sociedade Bíblica do Brasil. (2003). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong (Jo 3.30). Sociedade Bíblica do Brasil.
Sociedade Bíblica do Brasil. (2003). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong (Fp 3.17). Sociedade Bíblica do Brasil.
Sociedade Bíblica do Brasil. (2003). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong (1Co 9.27). Sociedade Bíblica do Brasil.
Sociedade Bíblica do Brasil. (2003). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong (1Co 2.4–5). Sociedade Bíblica do Brasil.
Sociedade Bíblica do Brasil. (2003). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong (Mc 8.34). Sociedade Bíblica do Brasil.