Mundo Atual
Dando continuidade ao nosso estudo sobre a maratona da vida, duas filosofias se destacam no mundo atual.
Apenas relembrando, são as nossas escolhas que definem onde iremos chegar nessa vida e na eternidade, a prova não é de 100 metros rasos, ela é de resistência, e é necessário chegar ao final sem pegar atalhos. Lembre-se sempre, não é como se começa mas com termina que define quem nós somos de verdade!
Hedonismo
A palavra hedonismo vem do grego hedonikos, que significa "prazeroso", já que hedon significa prazer. Como uma filosofia, o hedonismo surgiu na Grécia.
O hedonismo determina que o bem supremo, ou seja, o fim último da ação, é o prazer. Neste caso, "prazer" significa algo mais que o mero prazer sensual.
No caso do hedonismo, a busca pelo prazer é aconselhada de forma intensa, levando também em conta os prazeres sexuais.
O hedonismo aborda a busca excessiva pelo prazer como o propósito mais importante da vida!
Epicurismo
Epicurismo é um sistema filosófico, que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.
Existem vários fundamentos básicos do Epicurismo, porém, se distingue o desejo para encontrar a felicidade, buscar a saúde da alma, lembrando que o sentido da vida é o prazer, objetivo imediato de cada ação humana considerando sem sentido as angústias em relação à morte, e a preocupação com o destino.
Os seguidores do epicurismo são chamados de epicuristas e, de acordo com o sistema filosófico, devem procurar evitar a dor e as perturbações, levar uma vida longe das multidões (mas não solitário), dos luxos excessivos, se colocando em harmonia com a natureza e desfrutando da paz.
Outro valor defendido pelo epicurismo e seus defensores é a amizade. A amizade traz uma grande felicidade para as pessoas, já que a convivência pode ocasionar uma troca saudável de pensamentos e opiniões enriquecedoras.
Segundo Epicuro, o criador do epicurismo, as pessoas não podem viver de forma agradável se não forem prudentes, gentis com os outros e justas em suas atitudes e pensamentos sem viver prazerosamente. As virtudes então devem ser praticadas como garantia dos prazeres.
Mundo Atual
O mundo atual traz uma mensagem assim ou só eu tenho televisão em casa, pessoas querem que seus desejos sejam sobrepostos ao desejo dos demais, por que se é isso que me dá prazer, os outros precisam respeitar e aceitar, mudem as leis para garantir o meu desejo. O meu prazer precisa ser valorizado, padrões precisam ser quebrados, regras precisam ser rompidas, aliás ninguém nunca ouviu a afirmação: TUDO QUE É PROIBIDO É MAIS GOSTOSO!
Já ouviram ou já disseram isso? E se já, com qual dos grupos acima esse discurso se encaixa melhor, com o Cristão que precisa negar a si mesmo, ou com os Edonitas e Epicuristas que estão em busca do prazer sem dor, sem sofrimento?
Já existem igrejas evangélicas com discursos parecidos com esse, que crente não pode sofrer, que crente que é crente e tem vida com Deus não pode ter luta, crente precisa viver somente o melhor dessa Terra. Crente não pode, por isso, eu determino que Deus tem que fazer algo para resolver o meu problema. Colocam Deus como um gênio da lâmpada ou apenas um empregadinho que precisa realizar os seus desejos e vontades por que do contrário eu deixo de segui-lo, e ai, quero ver como Ele fica.
Quem pensa desse modo está trilhando a caminhada para uma vida eterna ou para uma morte eterna? Está buscando uma vida eterna com Deus ou uma vida eterna na Terra?
- Galatas 5:19-21
19Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,20idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,21invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
Observe aqui o que Paulo diz ser obras da carne, ou seja, alimento para as vontades do corpo, fortalecimento do corpo e enfraquecimento do espirito, em outras palavras, quanto mais você faz essas coisas mais forte o seu corpo fica e mais fraco ficará o seu espirito, você está se tornando uma pessoa carnal, está se distanciando da pessoa de Deus.
Prostituição: πορνεια porneia
- 1) relação sexual ilícita
- 1a) adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relação sexual com animais etc.
- 1b) relação sexual com parentes próximos; Lv 18
- 2) metáf. adoração de ídolos
- 2a) da impureza que se origina na idolatria, na qual se incorria ao comer sacrifícios oferecidos aos ídolos
Impureza: ακαθαρσια akatharsia
1) impureza
1a) física
1b) no sentido moral: impureza proveniente de desejos sexuais, luxuria, vida devassa
1b1) de motivos impuro
Lacivia: ασελγεια aselgeia
luxúria desenfreada, excesso, licenciosidade, lascívia, libertinagem, caráter ultrajante impudência, desaforo, insolência
LASCÍVIA
Conduta vergonhosa, como sensualidade, imoralidade sexual, libertinagem, luxúria (Mc 7:22, RA; Gl 5:19).
Idolatria: ειδωλολατρεια eidololatreia
- 1) adoração a deuses falsos, idolatria
- 1a) de festas sacrificiais formais celebradas para honrar falsos deuses
- 1b) da cobiça, como adoração a Mamom
no plural, os vícios provenientes da idolatria e peculiares a ela
Feitiçaria: φαρμακεια pharmakeia
- 1) feitiçaria, artes mágicas, frequentemente encontrado em conexão com a idolatria e estimulada por ela
- 2) metáf. as decepções e seduções da idolatria
Inimizades: εχθρα echthra
- 1) inimizade
- 2) causa de inimizade
Porfias: ερις eris de afinidade incerta; n f
contenda, disputa, discussão
Ciumes: ζηλος zelos
- 1) excitação de mente, ardor, fervor de espírito
- 1a) zelo, ardor em abraçar, perseguir, defender algo
- 1a1) zelo no interesse de, por uma pessoa ou coisa
- 1a2) fúria de indignação, zelo punitivo
- 1b) rivalidade invejosa e contenciosa, ciúme
Iras: θυμος thumos
- 1) paixão, raiva, fúria, ira que ferve de forma imediata e logo se acalma outra vez
- 2) brasa, ardor, o vinho da paixão, o vinho que excita, (que enlouquece o beberrão ou o destrói pela sua força)
Discordias: εριθεια eritheia
- 1) propaganda eleitoral ou intriga por um ofício
- 1a) aparentemente, no NT uma distinção requerida, um desejo de colocar-se acima, um espírito partidário e faccioso que não desdenha a astúcia
- 1b) partidarismo, sectarismo
Antes do NT, esta palavra é encontrada somente em Aristóteles, onde denota uma perseguição egoísta do ofício político através de meios injustos. (A&G) Paulo exorta ser um em Cristo, não colocando-se acima ou sendo egoísta (Fp 2:3). Tg 3:14 fala contra ter amor-próprio ou se vangloriar. (Wayne Steury)
Dissensão: διχοστασια dichostasia
- 1) dissensão, divisão
Facções: αιρεσις hairesis
- 1) um grupo de homens escolhendo seus próprios princípios (seita ou partido)
- 2) dissensões originadas da diversidade de opiniões e objetivos
Inveja: φθονος phthonos
- 1) inveja
- 2) por inveja, i.e., motivado pela inveja
Bebedices: μεθη methe
- 1) intoxicação
- 2) embriaguez
Glutonarias: κωμος komos
- 1) orgia, farra
- 1a) procissão noturna e luxuriosa de pessoas bêbadas e galhofeiras que após um jantar desfilavam pelas ruas com tochas e músicas em honra a Baco ou algum outro deus, e cantavam e tocavam diante das casas de amigos e amigas; por isso usado geralmente para festas e reuniões para beber que se prolonga até tarde e que favorece a folia.
Resumindo
Será que estou errado ou tudo o que Paulo pede para nos afastar está ligado exatamente ao que o mundo deseja que busquemos desenfreadamente. Tudo o que o vemos todos os dias ao ligar a nossa televisão ou até mesmo ao abrir as redes sociais.
O cristianismo é o meio pelo qual as pessoas conhecem e se achegam a Jesus, mas precisamos nos lembrar sempre, que não é essa ou aquela igreja que cura, salva e liberta, quem faz isso é Jesus, pelo sacrifício que Ele passou na cruz.
Isso tudo que foi dito pratica os que estão na carne, mas os que estão em Cristo podem ainda se pegar praticando alguns desses pontos, a diferença é que aqueles que estão em Cristo ao se verem em um ou mais desses pontos, se arrependem e buscam meios de abandonar tais práticas.
Os que estão no mundo buscam tais coisas, desejam, anseiam por elas, o Cristão precisa a todo o momento fazer uma auto avaliação e ver se não está errando em algum desses pontos e em outros similares.
Esses pontos mencionados precisam ser acidentes nas nossas vidas, algo como um tropeço e não algo que procuramos, que buscamos com nossas mãos, é preciso dominar a carne e as suas vontades. Estamos em guerra, quem vencerá, corpo ou espirito?