Por que eu Leio a Bíblia
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos."
O Salmo 119 todo nos fala de muitos motivos para que venhamos a ler, meditar, seguir e viver a palavra de Deus nas nossas vidas e principalmente, deixa um convite a querer essa intimidade com o Eterno na nossa vida.
Hoje eu gostaria de meditar nesse ponto simples, o versículo 105, esse escrito ai acima. A grosso modo é como se andássemos em meio as trevas desse mundo e Deus nos desse algo que iluminasse os nossos caminhos, para que assim, não venhamos tropeçar, e desse modo encontremos fácil e rápido o caminho para a nossa morada eterna.
Se a palavra de Deus é uma lâmpada, uma luz, logo ela deve ser usada a noite e não durante o dia. Ou você tem o hábito de acender velas, lanternas e afins para procurar algo perdido durante o dia, quando esta claro? Acho que não! A luz é necessária quando há trevas, a luz faz com que as trevas recuem.
As trevas trazem consigo o medo, a incerteza, os nossos olhos não conseguem ver onde há trevas, temos uma dificuldade natural de enxergar no escuro e o nosso interior começa a confabular estorias, medos, monstros, situações onde nos vemos impotentes diante da incerteza do que nos aguarda.
O nosso dia a dia corrido, conturbado, agitado, tem transformado as manhãs de muitos em trevas, densas trevas, o medo do amanhã, a incerteza de um futuro tranquilo, o fato de não conseguir responder para onde iremos torna nossa vida muita das vezes insuportável.
Mas o fato de abrir as páginas da Bíblia e descobrir que os nossos erros, as nossas mazelas, ou até mesmo os nossos maiores problemas já foram vividos por outras pessoas e elas encontraram o conforto, o socorro e a solução no mesmo lugar onde estamos buscando, nos conforta.
Saber que Deus nos deu uma parte completa da sua revelação para que pudéssemos nos apoiar e encontrar a luz que irá clarear os nossos medos nos revelando a coragem que se perdeu para vencer a vida, (Jo 16:33), que mesmo nas horas mais difíceis quando a escuridão estiver chegando e as necessidades começarem a apertar a luz nos permite ver que (Sl 37:25).
A luz me mostra que na escuridão de um futuro incerto, de incertezas políticas, sociais, e econômicas que vivemos em nossos os dias, o medo do amanhã, me faz ver que (Fp 4:6-7).
Quando a falta de luz nos torna tolos e nos deixa em uma situação difícil de compreender o mundo a nossa volta e todos zombam do nosso pouco conhecimento ou da nossa fé baseada em algo que não vemos e nem tocamos e que cabe em um único volume que nos ensina dia e noite, noite e dia, até o final de nossas vidas (Pv 9:10; Sl 1:2; Os 6:3).
Tem muito mais, mas esses motivos aqui já são um bom começo.
Deus abençoe a todos.
Sociedade Bíblica do Brasil. (2003). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong (Sl 119.105). Sociedade Bíblica do Brasil.