Resgatados para Resgatar
colossenses • Sermon • Submitted
0 ratings
· 24 viewsNotes
Transcript
Resgatados para Resgatar
Resgatados para Resgatar
Introdução
Autoria
Paulo é certamente o autor dessa carta, ele era um dos lideres dessa igreja, além disso o versículo 1.1 afirma essa autoria.
Propósito
Paulo nesta carta trata de alguns problemas enfrentados por esse igreja, dos quais um é a dúbia e volúvel fé dos colossenses.
Contexto
Paulo começa com uma breve saudação, ele relata nessa saudação a possível participação de Timóteo ou talvez a presença do jovem pupilo no momento da escrita da carta.
Paulo ainda desenvolve a ideia da oração nos capitulos 3 e 9 , mostrando sua preocupação e carinho por aqueles irmãos. Aquela igreja não era de todo ruim, ela tinha fé, ela tinha amor, e estava produzindo frutos de crescimento, era uma igreja muito boa, porém, Paulo desejava mais, ele desejava um pleno conhecimento de Deus, em toda sabedoria e entendimento espiritual, afim de que essa igreja pudesse viver de modo digno do Senhor. (V. 9 e 10)
E porque desse desejo de Paulo? Ele esperava que esses irmão se tornassem idonios (adequados) para participar da herança dos santos na luz.
“Se permanecemos na fé não desacreditemos do evangelho que resgata”
Três verdades sobre a obra de Cristo que nos resgata:
A verdade do pecado (Vers. 13 e 14)
Explicação
Implicação
Aplicação
Trabalhar a ideia do pecado ( - “Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da lei”)
Trabalhar a ideia da liberdade ( - “foi par a liberdade que Cristo nos libertou”)
Trabalhar a ideia de Transporte do reino das trevas para reino do filho amado (reino de luz)
Implicação
Paulo trabalha a ideia da salvação (transporte), que ela não existe sem que haja a libertação de um domínio.
Paulo trabalha a ideia de que salvação, não pode acontecer sem a redenção (resgate), a ideia aqui é como a de alguém preso, onde sua divida é paga.
Paulo trabalha a ideia de que salvação, não acontece sem perdão de pecados, sem que o peso da culpa não exista mais.
Aplicação
Se fomos transportados para o reino do filho amado, é porque recebemos de Cristo a libertação, perdão e o resgate.
A herança que recebemos é uma herança de luz, a qual é passada de gerações em gerações, temos como missão levar outros para esse reino do filho amado.
2. Segunda Verdade: A verdade da Supremacia de Cristo (Vers. 15-20)
Explicação
A simetria que Paulo apresenta nesse trecho mostra que ele havia produzido algum tipo de hino ou havia copiado esse hino de algum escrito antigo da época, sabemos que Paulo era muito culto, e esse trecho mostra sua profunda sabedoria.
Paulo não trabalha aqui a ideia de que Cristo foi criado e por isso ele é o primeiro, a ideia da primogenitura é que ele é antes de todas as coisas, por isso, sendo uma das pessoas da trindade, tem toda a autoridade sobre a criação.
Ele estava lá no momento da criação, e foi por meio dele que todas as coisas foram criadas, portanto, Paulo quer transmitir a ideia de que ele é supremo, Ele é Deus de Deus, e que tudo é por Ele e para Ele.
No versículo 17 vemos uma outra ideia que é a subsistência, ou seja, é quando alguém depende daquilo para existir, estamos subordinados, estamos presos a existência de Deus. Então as coisas só existem, porque Ele existe.
O objetivo de Paulo, portanto, é não somente realçar a transcendência de Jesus Cristo sobre toda a criação, mas também enfatizar a sua divindade, conceito que ele expande em seguida.
No versículo 18 a metáfora da “cabeça” visa transmitir não somente a ideia de preeminência e comando, mas também de provisão e sustento.
O que Paulo diz nesta passagem é que a plenitude está em Cristo e só nele. Aprouve a Deus que a plenitude do conhecimento, da verdade, do amor, da luz, da graça e da santidade habitasse em Cristo. Ou seja, somente na pessoa do Filho, o indivíduo está aperfeiçoado e completo, sem precisar de mais nada e ninguém.
Lopes, Augustus Nicodemus. A supremacia e a suficiência de Cristo: A mensagem de Colossenses para a igreja de hoje (Locais do Kindle 434). Vida Nova. Edição do Kindle.
Lopes, Augustus Nicodemus. A supremacia e a suficiência de Cristo: A mensagem de Colossenses para a igreja de hoje (Locais do Kindle 434-435). Vida Nova. Edição do Kindle.
O versículo 20 revela algo grandioso na obra de Cristo que é o cuidado e amor que ele tem por sua criação, sabemos que Deus não salva a todos, mas seu cuidado, sua preservação com a criação é demonstrada por meio do sacrifício de Cristo, Ele amou o mundo, e deu seu filho para isso, mas Seu amor é demonstrado não pq ele vai salvar a todos os homens, mas porque estamos aqui, cuidados, protegidos e certo de que Deus é atuante em todas as vidas.
Lopes, Augustus Nicodemus. A supremacia e a suficiência de Cristo: A mensagem de Colossenses para a igreja de hoje (Locais do Kindle 422-423). Vida Nova. Edição do Kindle.
Lopes, Augustus Nicodemus. A supremacia e a suficiência de Cristo: A mensagem de Colossenses para a igreja de hoje (Locais do Kindle 460-462). Vida Nova. Edição do Kindle.
Implicação
O gnostisismo era uma religião que pregava a salvação de todos os homens, dizendo que a alma era boa, e que a carne era má.
O Filho é a imagem do Pai invisível. O Senhor se fez carne, visível e palpável, veio ao mundo e quer que o mundo inteiro o ouça e
Os colossenses precisavam entender que a obra de Cristo era superior a qualquer pratica religiosa.
Jesus é Deus, esse era o grande ensinamento que os colossenses precisavam entender, ele não era um profeta ou uma criatura, Ele é o próprio Criador.
Aplicação
Fomos resgatados e levados para o reino do filho amado, não porque merecíamos, mas pq sua obra é suficiente em nós, porque Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Ele é supremo sobe nós, por isso, devemos demonstrar total submissão a sua vontade.
Ele é o cabeça da igreja, portanto, devemos sempre caminhar como uma igreja é direcionada por ele.
O Filho é a imagem do Pai invisível. O Senhor se fez carne, visível e palpável, veio ao mundo e quer que o mundo inteiro o ouça e o veja.
Lopes, Augustus Nicodemus. A supremacia e a suficiência de Cristo: A mensagem de Colossenses para a igreja de hoje (Locais do Kindle 527-528). Vida Nova. Edição do Kindle.
3. Terceira Verdade: A verdade da Reconciliação em Cristo (Vers. 21-23)
Explicação
Apesar de ser um povo de maioria grega, Paulo tinha um grande publico de israelitas, além disso, todos que faziam parte do império romano, estavam ou já tinham vivenciado a vida de um estrangeiro, para o contexto da época era bem claro essa imagem de estrangeiro e ainda mais, um inimigo.
Paulo mostra que diante de Deus, somos estrangeiros e inimigos, pois nossas praticas malignas, nos afastaram dele, e sabemos que nosso nascimento é o nosso local de origem, certamente ninguém veio ao mundo virginalmente, portanto, ninguém nasceu sem pecado.
Mas Deus nos reconciliou com sigo mesmo, pois, Ele sabia que nunca seriamos capazes de enxergar nossa deficiência. É que nem o porco, ele praticamente nasce na lama, sua vida toda ele vive na lama, se você tira ele da lama, o que ele faz? Ele volta para lama…Graças a Deus diferente dos porcos, nós podemos viver longe da lama, longe das trevas.
Im
Trabalhar a ideia de permanência na fé. ( - “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”
Implicação
A salvação era estendida para pessoas como os colossenses — habitantes desconhecidos de uma cidade de pouca importância.
Em resposta ao que os falsos mestres diziam — que havia um caminho de santidade e perfeição, novo e secreto — Paulo afirma que tudo aquilo já havia sido cumprido em Cristo. O apóstolo garante com isso que Jesus os apresentaria diante do Pai por seu sangue — inculpáveis, santos e irrepreensíveis.
Lopes, Augustus Nicodemus. A supremacia e a suficiência de Cristo: A mensagem de Colossenses para a igreja de hoje (Locais do Kindle 492-494). Vida Nova. Edição do Kindle.
Desde que permanecessem na fé, alicerçados e firmes, não se deixando afastar da esperança proposta no evangelho.
Lopes, Augustus Nicodemus. A supremacia e a suficiência de Cristo: A mensagem de Colossenses para a igreja de hoje (Locais do Kindle 488-489). Vida Nova. Edição do Kindle.
Aplicação
Um dia já fomos inimigos de Deus e estrangeiros desse reino celestial, porém, agora somos embaixadores, ministros da reconciliação.
Lopes, Augustus Nicodemus. A supremacia e a suficiência de Cristo: A mensagem de Colossenses para a igreja de hoje (Locais do Kindle 494-495). Vida Nova. Edição do Kindle.
Cristo é real, e seu sacrifício é suficiente. É necessário de nossa parte ter fé, e alicerçados nela praticar o evangelho que ouvimos.
O evangelho é a resposta para o crente e o descrente, o evangelho não pode ser abandonado. Devemos resgatar os perdidos com o poder e a direção do Criador...
Conclusão
Paulo simplesmente afirma que Cristo é Senhor sobre todos os crentes; em Cristo, todas as coisas foram criadas. Ele é o cabeça do Corpo, o primogênito e tem a primazia sobre todas as coisas, pois nele está a plenitude. Jesus criou todas as coisas e está acima de toda a criação. A leitura dessa carta nos ensina também que a salvação não é uma verdade esotérica, hermética, destinada a uns poucos, mas uma realidade anunciada universalmente.
Lopes, Augustus Nicodemus. A supremacia e a suficiência de Cristo: A mensagem de Colossenses para a igreja de hoje (Locais do Kindle 524-525). Vida Nova. Edição do Kindle.
E que em Cristo fomos reconciliados com Deus não para viver de qualquer forma, mas como Eder falou pela manhã, para vivermos de maneira a “fazer valer a pena”.
Lopes, Augustus Nicodemus. A supremacia e a suficiência de Cristo: A mensagem de Colossenses para a igreja de hoje (Locais do Kindle 521-524). Vida Nova. Edição do Kindle.
Somos cidadãos do reino celestial, o reino do filho amado, somos embaixadores de Cristo, ministros da reconciliação, homens e mulheres perdoados pelo sangue de Cristo, chamados para levar o perdão a outros que precisam, somos resgatados para resgatar.