A caminho de Damasco
A conversão de Paulo • Sermon • Submitted
0 ratings
· 56 viewsNotes
Transcript
Handout
Introdução
Introdução
Texto: .
O grupo de homens que si dirigia a cidade de Damasco, em busca de prender, os que eram do "caminho" se deparam com uma forte claridade na "estrada". De repente, em meio àquele clarão, do céu resplandeceu uma luz que fez o sol da Síria parecer pálido como uma pequena estrela. Era o rosto do Cristo Morto e ressuscitado, olhando do céu. Diante do impacto daquela luz irresistível, todos os animais pararam, assim como os seus montadores. Os rostos humanos e os animais foram arremetidos junto ao pó da terra. Entre este grupo, havia uma homen chamado Saulo, o qual por conta desta claridade ficou cego por três dias.
O homen chamado Saulo
O homen chamado Saulo
Saulo nasceu em Tarso na Cilícia, sendo de família judaica da tribo de Benjamim: foi Circuncidado ao oitavo dia sendo filho de hebreu; quanto á lei , fariseu " (Fl 3:5; ). Tornou-se o maior perseguidor do grupo chamado o caminho.
tornou-se o maior perseguidor do grupo chamado o caminho.
Saulo era muito intelectual, pois morava na cidade de Tarso
Saulo amava a sua religião e cumpria a sua devoção religiosas
Saulo era sincero no que fazia
Saulo tinha uma sede implacável de acabar com este grupo, o qual era "chamado de o caminho". Está ambição conduziu Saulo á prender e matar, tanto homens como mulheres, que tive-se algum envolvimento com este grupo.
Ellen White afirma que:
Paulo tinha sido um incorrigível adversário dos cristãos primitivos, e o mal que ele poderia ter feito à igreja recém-formada era enorme. Paulo, o Apóstolo da Fé e da Coragem, p. 9.
Ellen G. White, Paulo, o Apóstolo da Fé e da Coragem, p. 9
O homen chamado Paulo
O homen chamado Paulo
A história relata que o nome de Paulo era Saulo, antes do seu encontro com Jesus no caminho de Damasco. Este encontro mudou para sempre a vida deste homen, o qual passou de perseguidor a proclamador do grupo chamado o caminho.
Este homen deve um verdadeiro encontro com Jesus na estrada de Damasco, o qual transformou a sua vida com uma simples frase que dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues ? Eu sou Jesus, a quem tu persegues"; Esta voz ecoou para Paulo como um assombro. Indo de encontrou ao coração desse fariseu, como uma flecha que atinge o seu alvo.
As palavras de Jesus Cristo causou no coração desse fariseus um verdadeiro arrependimento, pelos erros cometidos em nome de Deus,
aos seus Servos.
Arrependimento:
Arrependimento:
O Espírito Santo transformou o coração de Paulo em um novo homen, segundo o coração de Deus ().
Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
O Espírito Santo abriu os olhos de Paulo para a salva em Cristo Jesus ().
Eze
O Espírito Santo convenceu a Paulo que só a salvação em Jesus Cristo ( ).
Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
O encontro de Paulo com Jesus Cristo na estrada de Damasco, foi o suficiente não só para mudar o seu nome de Saulo para Paulo, mas para transformar a sua vida de perseguidor a proclamador.
Ellen White diz que :
nico que podia perdoá-lo e vesti-lo com Sua justiça (Ms 23, 1899; Comentários de Ellen G. White, no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1.175)
Durante os dias e as noites de sua cegueira ele teve tempo para reflexão e se lançou completamente impotente e sem esperança sobre Cristo, o único que podia perdoá-lo e vesti-lo com Sua justiça (Ms 23, 1899; Comentários de Ellen G. White, no Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1.175)
O que deve acontecer em nossas vidas para que haja uma mudada ? Será que devemos perder a visão? Ou devemos cair de onde estamos?
Aplicação
Aplicação
1. Nestes três dias de plena cegueira, o apóstolos Paulo teve tempo suficiente para refletir, sobre o cumprimento das profecias messiânicas em Jesus Cristo. Este dias de reflexão foram o suficiente para que Paulo enxerga-se que só a salvação em Jesus Cristo.
.
2. Paulo caiu na estrada em poeirada de Damasco, mais Jesus caiu nas ruas ensangüentada de Jerusalém, para pagar o nosso resgate.
3. Paulo foi atacado por uma cegueira que durou três dias, pelo esplendor da glória de Deus. Mais Jesus foi atacador pela irá de Deus, ficando três dias em uma sepultura, para ressuscitar e nos libertar da condenação eterna.
Isto fez aquecer o coração de Paulo para ser um proclamar da causa que Ele mais perseguia.
Conclusão
Conclusão
e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
Efésio 4:24)
3.
Quando Paulo pediu ao sumo sacerdote, o presidente do Sinédrio, que lhe desse cartas dirigidas às sinagogas em Damasco, ele se tornou um shaliah, com autoridade para prender os seguidores de Jesus e trazê-los para Jerusalém (compare com ). Em grego, o equivalente a shaliah é apostolos, do qual deriva a palavra “apóstolo”. Portanto, antes de ser um apóstolo de Jesus Cristo, Paulo era um apóstolo do Sinédrio.