O EXAME DOUTRINÁRIO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

INTRO

Livro O PEREGRINO
Cristão encontra Sábio-segundo-o-mundo, que o conduz a desconsiderar o fardo que estava carregando, desconsiderar a palavra do Evangelista, do caminho que ele indicou e do livro que Cristão estava seguindo. E ele conseguiu.
Infelizmente o cristão deu ouvidos a falsos ensinamentos e seu caminho teve consequências trágicas!
Era esse o objetivo de João quanto a essa porção da sua carta

ELUCIDAÇÃO

João tinha um problema: Os oponentes de John também reivindicaram inspiração espiritual.
Como saber quem está certo e quem está errado?
Há, portanto, dois espíritos no mundo, representando a verdade e o erro, e não é de surpreender que o mundo, inspirado pelo anticristo, não aceite o testemunho dos crentes.
No entanto, DIANTE DE TANTOS ENSINOS E DOUTRINAS, COMO SABER QUAL O CORRETO E O ERRADO?

O EXAME DOUTRINÁRIO

como é esse exame?
RECONHECENDO O FALSO PROFETA V1-3
V1
Aqui está uma questão das afirmações feitas pelos oponentes de John de que seu ensino se baseava na inspiração do espírito.
É tentador atribuir qualquer fenômeno incomum ao poder de Deus, e na igreja primitiva havia uma tendência a considerar qualquer tipo de presente “espiritual” incomum como línguas ou profecia como sendo inspirado pelo Espírito de Deus e, portanto, um sinal da validade e verdade do que foi dito pela pessoa.
Consequentemente, Paulo teve que advertir os membros de suas igrejas para “tentarem” os espíritos, em
O fato de uma afirmação ser atribuível à inspiração do espírito não provava que era o Espírito de Deus que estava em ação. Por isso, João também achou necessário lembrar a seus leitores que nem todo "espírito" deveria ser acreditado.
É claro que não podemos ver um espírito, mas podemos ouvir e compreender os ensinamentos desse espírito.
Por isso que a palavra “espírito” aqui deve significar “pessoa inspirada por um espírito”. O pensamento talvez seja do espírito individual de um profeta, que pode ser inspirado por Deus ou por Satanás.
os membros da igreja não devem acreditar no que é dito por indivíduos inspirados sem primeiro testar se os espíritos são de Deus.
Existe um perigo real de fraude, já que muitos falsos profetas saíram ao mundo. Tais profetas tinham sido objeto de advertências por Jesus (; ); já vimos como João os considerava como manifestações do anticristo (2:18). Eles saíram, como missionários cristãos (2 ), a fim de ganhar convertidos para sua causa.
O problema importante é: como você testa essas pessoas?
2-3
João dá a seus leitores uma fórmula para determinar se o espírito vem de Deus ou do diabo: o cristão reconhece o Espírito de Deus em qualquer um que confesse abertamente que Jesus Cristo é tanto humano quanto divino e que Jesus Cristo, que é Filho de Deus, “veio em carne”.
No original, a palavra veio indica que Jesus veio em natureza humana e, ainda agora, no céu, ele possui uma natureza humana, ou seja, além de sua natureza divina, ele também tem uma natureza humana.
João está combatendo o ensino de um grupo que substituíram a encarnação pela ideia de que Jesus foi um visitante sobrenatural (não Deus), que parecia humano mas era realmente uma espécie de fantasma, um mestre que, na realidade, não morre pelos pecados dos homens.
Ele era verdadeiro Deus e verdadeiro homem simultaneamente;
Ele era verdadeiro Deus e verdadeiro homem simultaneamente.
O redentor tinha de ser um verdadeiro homem para poder substituir homens;
Tinha que ser homem em todas as coisas;
Tinha que ter as mesmas experiências humanas;
Tinha que ser homem para tratar com Deus das coisas dos homens - referente ao pecado;
Para fazer propiciação pelos pecados;
Só pode fazer propiciação quem tem alguma coisa para oferecer a Deus, a fim de que Deus olhe favoravelmente para os homens;
Muito mais que real, ele teria que ser ideal;
Semelhante aos homens, exceto em pecar;
Redentor tinha que ser tentável, mas não poderia pecar - não nos iludamos achando que para Cristo foi tranquilo… quanto mais puro, mais pressão a tentação exerce;
C. H. Dodd: “Nenhuma forma de expressão - por mais inspirada que seja - que negue a encarnação pode ser aceita pelos cristãos como verdadeira profecia”.
C. H. Dodd: “Nenhuma forma de expressão - por mais inspirada que seja - que negue a encarnação pode ser aceita pelos cristãos como verdadeira profecia”.
como verdadeira profecia”.
Qualquer um que separa a natureza humana da natureza divina de Jesus Cristo fala sem a autoridade de Deus. E qualquer um que negue a natureza humana ou divina de Jesus “não procede de Deus”.
Além disso, qualquer um que ensine que Jesus recebeu de Deus um espírito divino quando foi batizado e que esse espírito o deixou quando ele morreu na cruz está distorcendo o evangelho. E, qualquer um que diga que só depois da morte de Jesus ele foi feito Filho de Deus, não está apresentando a verdade da Palavra de Deus. Todos esses mestres não falam como representantes de Jesus Cristo, não foram comissionados por Deus e não são porta-vozes do Espírito de Deus neste mundo.
morreu na cruz está distorcendo o evangelho. E, finalmente, qualquer
APLICAÇÃO
Hoje em dia, temos muitos mestres e pregadores que negam a humanidade e a divindade de Jesus Cristo.
- Teologia Liberal
- Seitas = vão de casa em casa - NOS CHAMA DE IRMÃO MAS NEGAM A DIVINDADE DE CRISTO;
um que diga que depois da morte de Jesus ele foi feito Filho de Deus,
não está apresentando a verdade da Palavra de Deus. Todos esses
João diz que eles não são de Deus. Na verdade, chega a chamá-los de “espíritos do anticristo”.
mestres não falam como representantes de Jesus Cristo, não foram
RECONHECEREMOS O FALSO, OLHANDO PARA O VERDADEIRO - JESUS CRISTO

O EXAME DOUTRINÁRIO

como é esse exame?
2. RECONHECENDO O ESPÍRITO DA VERDADE V4-6
comissionados por Deus e não são porta-vozes do Espírito de Deus
v4-5
neste mundo.
O contraste entre esses dois versículos é evidente.
Como seu pai espiritual, João se dirige carinhosamente aos leitores e os chama de “filhinhos”.
João alerta os leitores de que eles não devem jamais se esquecer de sua herança divina. Não são apenas pessoas especiais nascidas de Deus e chamadas de “filhos de Deus” (2.29; 3.1,9,10); também são diferentes das pessoas que pertencem ao mundo.
Além disso, João faz mais uma declaração: “Têm vencido os falsos profetas”. Trata-se aqui dos falsos mestres mencionados anteriormente.
Os filhos de Deus não podem nunca gloriar-se em si mesmos, mas sempre no Senhor (ver ; ICo 1.31). Foi Jesus Cristo quem venceu o mundo () e foi ele quem libertou seu povo ().
mas sempre no Senhor (ver ; ICo 1.31). Foi Jesus Cristo quem
João escreve de modo tranqüilizador: “maior é aquele que está em vós do que aquele que esta no mundo”. Há duas forças opostas: o Espírito Santo opõe-se ao espírito do anticristo. Por meio de seu Espírito, Deus vive em seus filhos e é maior do que o maligno. Ele os mantém na verdade de sua Palavra e os fortalece para que possam vencer as tentações.
é maior do que aquele que está no mundo”. Há duas forças opostas: o
Os falsos profetas “são do mundo”. Eles tiram seus princípios, cuidados, objetivos e existência do mundo de hostilidade, no qual Satanás governa como príncipe ().
governa como príncipe (). Além disso, seus ensinamentos,
Além disso, seus ensinamentos, opiniões e valores são ateístas e anti-cristãos.
Espírito Santo opõe-se ao espírito do anticristo. Por meio de seu Espírito,
O que os falsos profetas dizem, porém, é persuasivo, pois “o mundo os ouve”. O mundo concorda com os ensinamentos dos falsos mestres e, assim, participa da oposição à Deus.
Deus vive em seus filhos e é maior do que o maligno. Ele os
opiniões e valores são ateístas e anti-cristãos. João não revela o
mantém na verdade de sua Palavra e os fortalece para que possam
conteúdo de seu discurso, menciona apenas seu ato de falar. O que os
vencer as tentações
falsos profetas dizem, porém, é persuasivo, pois “o mundo lhes dá
v6
ouvidos”. O mundo concorda com os ensinamentos dos falsos mestres
João expressa a confiança tranqüila de saber que Deus e seu povo são um. Com essa segurança, porém, João não minimiza nossa responsabilidade de fazer a vontade de Deus. Nós, que somos de Deus, recebemos o conhecimento da verdade de Deus, temos o dever de falar aos outros sobre o Senhor e somos seus representantes.
e, assim, participa da oposição à Deus.
que Deus e seu povo são um. Com essa segurança, porém, João não
João repete as palavras de Jesus: “Quem é de Deus, ouve as palavras de Deus” (; comparar com 10.27). Por que o povo de Deus dá ouvidos aos pregadores? Porque os pregadores proclamam a Palavra de Deus e essa Palavra tem autoridade divina. O povo de Deus ouve a voz de Deus quando o pregador está falando A VERDADE.
minimiza nossa responsabilidade de fazer a vontade de Deus.11 Nós,
Aqueles que não são de Deus não ouvem a proclamação de sua Palavra. Recusam-se a crer na verdade; ao invés disso, preferem “o espírito de falsidade”. Eles também estão assumindo toda a responsabilidade quando deliberadamente rejeitam o chamado ao arrependimento e à fé em Cristo.
Somos capazes de reconhecer o Espírito da verdade e o espírito da mentira ao observar a reação dos ouvintes à pregação da Palavra de Deus. Paulo diz:
que somos de Deus, recebemos o conhecimento da verdade de Deus,
2Coríntios 2.14–16 RAStr
Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.Para com estes, cheiro de morte para morte para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas?
temos o dever de falar aos outros sobre o Senhor e somos seus representantes.

CONCLUSÃO

Diante da enganação do Sábio-segundo-o-mundo, o Cristão desviou do caminho e se envolveu em grandes problemas;
Ao invés de encontrar um atalho ao seu destino, envolveu-se em um caminho ainda mais perigoso, difícil e sofrido - estava perdido no atalho
Tentando encontrar alívio, recebeu mais carga!
Ao reencontrar Evangelista, foi exortado e conduzido, novamente, para o caminho correto.
NÃO PODEMOS NOS PERDER EM VÃS DOUTRINAS;

APLICAÇÃO

Não toqueis no ungido!
Respeito é diferente de submissão cega;
Devemos avaliar todas as coisas na Palavra
Devemos nos gloriar no Senhor
Diante das vitórias - veio do Senhor
Diante das dificuldades e batalhas - veio do Senhor
Nosso Deus é maior do que aquilo que nos assola
Nosso Senhor é o verdadeiro socorro pq ele passou por todo sofrimento que possamos imaginar;
Todos somos profetas
Todos são chamados para serem mensageiros do evangelho
Todos são chamados a serem pregadores do evangelho
Todos são chamados a serem missionários
Todos são chamados a serem evangelistas,
Somos chamados a exalar a boa fragrância de Cristo
Devemos nos manter no Senhor
Não podemos ser para sempre neófitos na fé;
Não podemos ser conduzidos por ventos de doutrinas (falsas)
O vdd cristão não é de Olavo; não é comunista, de esquerda; o vdd cristão não é ecumênico, não se relaciona com seitas e religiões que parecem ser corretas
Para não sermos enganados, para crescermos em conhecimento e fé, precisamos ter contato com a Verdade - Bíblia e oração
Que o nosso Deus nos preserve em sua Verdade!
Related Media
See more
Related Sermons
See more