Por Uma Vida Cheia De Significado
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Eclesiastes é um livro cuja sabedoria só pode ser compreendida considerando o momento de vida do autor, que era, afinal de contas, um momento de vida negativo, pessimista.
Quem foi o autor de Eclesiastes? Salomão.
1 Palavra do Pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém:
12Eu, o Pregador, venho sendo rei de Israel, em Jerusalém.13Apliquei o coração a esquadrinhar e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu
16 Disse comigo: eis que me engrandeci e sobrepujei em sabedoria a todos os que antes de mim existiram em Jerusalém; com efeito, o meu coração tem tido larga experiência da sabedoria e do conhecimento.
29 Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar.30 Era a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.31 Era mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e correu a sua fama por todas as nações em redor.32 Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.33 Discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes.34 De todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.
E por que Salomão foi, afinal, um exemplo de vida negativo?
Salomão começou seu reinado com certa humildade perante Deus, tanto que pediu sabedoria, e Deus a deu. Na verdade, Deus fez uma aliança com ele.
3 Salomão amava ao Senhor, andando nos preceitos de Davi, seu pai; porém sacrificava ainda nos altos e queimava incenso.4 Foi o rei a Gibeão para lá sacrificar, porque era o alto maior; ofereceu mil holocaustos Salomão naquele altar.5 Em Gibeão, apareceu o Senhor a Salomão, de noite, em sonhos. Disse-lhe Deus: Pede-me o que queres que eu te dê.
7 Agora, pois, ó Senhor, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; não passo de uma criança, não sei como conduzir-me.8 Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar.9 Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia a este grande povo?
10 Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa.11 Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo;12 eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá.13 Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias.14 Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, prolongarei os teus dias.
15Despertou Salomão; e eis que era sonho
Salomão teve tudo que um homem busca: poder, prosperidade, prazer, paz, além de longevidade, e de muitas realizações; e é claro, conhecimento e sabedoria.
20 Eram, pois, os de Judá e Israel muitos, numerosos como a areia que está ao pé do mar; comiam, bebiam e se alegravam.21 Dominava Salomão sobre todos os reinos desde o Eufrates até à terra dos filisteus e até à fronteira do Egito; os quais pagavam tributo e serviram a Salomão todos os dias da sua vida.22 Era, pois, o provimento diário de Salomão trinta coros de flor de farinha e sessenta coros de farinha;23 dez bois cevados, vinte bois de pasto e cem carneiros, afora os veados, as gazelas, os corços e aves cevadas.24 Porque dominava sobre toda a região e sobre todos os reis aquém do Eufrates, desde Tifsa até Gaza, e tinha paz por todo o derredor.25 Judá e Israel habitavam confiados, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão.26 Tinha também Salomão quarenta mil cavalos em estrebarias, para os seus carros, e doze mil cavaleiros.27 Forneciam, pois, os intendentes provisões, cada um no seu mês, ao rei Salomão e a todos quantos lhe chegavam à mesa; coisa nenhuma deixavam faltar.28 Também levavam a cevada e a palha para os cavalos e os ginetes, para o lugar onde estivesse o rei, segundo lhes fora prescrito.
Mas Salomão foi vaidoso, perdulário, promíscuo e idólatra.
1 Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias,2 mulheres das nações de que havia o Senhor dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor.3 Tinha setecentas mulheres, princesas e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração.4 Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o Senhor, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai.5 Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas.6 Assim, fez Salomão o que era mau perante o Senhor e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.7 Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom.8 Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.
9 Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, pois desviara o seu coração do Senhor, Deus de Israel, que duas vezes lhe aparecera.
11 Por isso, disse o Senhor a Salomão: Visto que assim procedeste e não guardaste a minha aliança, nem os meus estatutos que te mandei, tirarei de ti este reino e o darei a teu servo.12 Contudo, não o farei nos teus dias, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o tirarei.13 Todavia, não tirarei o reino todo; darei uma tribo a teu filho, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, que escolhi.
A vaidade é a idolatria do ego, e seu resultado é sempre vão (vaidade=qualidade do que é vão, ilusório); Deus faz isso com a vaidade (um “correr atrás do vento”). Por isso, Eclesiastes é um livro que precisa ser lido nesse contexto, um contexto de busca de satisfação do eu sem Deus, cujo fim resulta em:
sensação de futilidade;
cansaço da alma;
monotonia;
tédio;
falta de ânimo (psíquico), mas que ainda não é doença (depressão);
crise de sentido;
interior empobrecido;
vida sem conteúdo, vazia;
perda de contato com nós mesmos;
esvaziamento do Espírito Santo.
Eu acredito, diferente da opinião de alguns teólogos, que Salomão era um homem salvo.
Embora o normal seja que os crentes cresçam na graça, e se santifiquem mais e mais, há sempre os que caem em graves pecados (cedendo a fortes tentações), e até permaneçam nesses pecados por algum tempo, desagradando a Deus, entristecendo o Espírito Santo, e sendo privados de todo o conforto espiritual. Ainda assim, a fé, quando verdadeira, sempre é restaurada por Deus, sempre se renova pela humilhação, e pelo arrependimento.
Diz a palavra lida que Salomão amava o SENHOR (Salomão era da linhagem de Jesus).
____________________________________
A passagem de Eclesiastes que Deus separou para ser pregada hoje é um resumo da primeira parte do livro, em que Salomão demonstra como a vida pode não ter satisfação nenhuma.
9 Que proveito tem o trabalhador naquilo com que se afadiga?
12 Sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada;
Lembre-se, a perspectiva de Salomão é a perspectiva de um homem vazio de Deus.
Aqui ele se assemelha a qualquer mundano; perante a morte, um homem sem Deus pensa isso mesmo, que só prazeres valem a pena, todo o resto é vão:
o trabalho;
a sabedoria;
o conhecimento;
as alegrias;
as realizações.
Se permitirmos que o nosso coração se esvazie de Deus, a nossa cabeça pensará como a de um mundano, sem esperança e sem sentido.
Como evitar um coração vazio, e todos os sintomas espirituais de Salomão?
Primeiro, devemos resgatar a nossa identidade de crente, que muito tem a ver com a tradição de nossos pais na fé. Dizem os textos que Salomão “andava nos preceitos de Davi”, mas que “ sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai”.
4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Apesar da enorme influência dessas mulheres, Salomão ainda tinha a opção de não cultuar deuses estranhos. Em Deus, sempre é possível tomar uma posição, mesmo em momentos de fragilidade. Ore, adore, e a alegria do coração voltará.
13 Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores.
11Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo
Salomão jamais poderia culpar Deus por sua condição, ele mesmo reconheceu que tudo o que Deus faz é bom, é correto, é belo, e é oportuno. Por isso, não devemos jamais fazer cobranças a Deus. Lembremos que ele não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades (Salmo 103.10).
13 e também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho.
Tenhamos sempre um espírito de contentamento, de gratidão; assim estaremos menos vulneráveis à tristeza.
26 Depois, disse o Senhor a Moisés e a Arão:27 Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim.
11 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez;13 tudo posso naquele que me fortalece.
10 Vi o trabalho que Deus impôs aos filhos dos homens, para com ele os afligir.
Tomemos cuidado com o ativismo, com as atividades frenéticas, com a busca desenfreada de objetivos, cujo resultado seja a perda de contato com nós mesmos. A alma precisa de refrigério, então dê uma pausa nos compromissos, e ofereça descanso à mente! Salomão parece não ter tido isso em sua vida...
14 Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele.
Deus tem o controle da história em suas mãos, e ele tem propósitos específicos para sua vida.
Se o desânimo bateu na sua porta, o que você tem a fazer é entregar seu caminho ao SENHOR. Ansiedade não te acrescentará nada, os planos de Deus não irão mudar!
25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não pratique a vaidade, não pratique a idolatria do ego. Tenha temor no coração, e não deixe que o seu “eu” tome o lugar de Deus; caso contrário, ele, que é soberano, fará o que quer, mesmo contra a sua vontade.
O ideal, e menos traumático, é que seu ser já esteja em sintonia com o SENHOR. Leia a Bíblia, ore, busque o Espírito Santo, retome seu relacionamento com Deus, e sua vida será guiada por ele. Não faça como Salomão, que quebrou o primeiro mandamento, e cultivou outros deuses (e o seu “eu”) diante de Deus.
Juliana de Norwich
Eu sou o fundamento do teu pedido; primeiro, é minha vontade que recebas o que pedes; depois, faço tu desejares o que pedes; e então faço tu peças, e tu o pedes. Como, pois, não haverias de receber o que pedes?
3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.
____________________________________
também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim
Já chegando ao final da pregação, concluo dizendo que nunca seríamos capazes de entender o sentido da vida sem Deus. Ele é a chave do livro de Eclesiastes, é o centro da nossa visão de mundo!
A morte é uma contradição com o nosso sentimento de eternidade. Deus não nos criou para morrermos; mas se morremos, é por nossa causa. E com ela, tudo que amamos se perderia.
16 E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Mas Jesus nos salvou, a nossa esperança de vida eterna está nele, ele venceu a morte, e nós também venceremos. É preciso crer!
12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
20 Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,21 a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
Ele é o princípio e o fim, ele é o sentido da história, e o sentido da nossa vida!
15 O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou.
Com Jesus, hoje você verá sua vida renovada; nele, até o tempo que você perdeu será restaurado; por meio dele, você terá uma visão eterna de futuro. Passado, presente e futuro só tem significado em Jesus!
5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.