Igreja Imperfeita, Cristo Perfeito

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript

Igreja Imperfeita, Cristo Perfeito

Intro:
Uma das coisas que mais me impressiona em Deus, é que Ele ao contrario do homem, não embeleza as coisas. Por isso Ele deixa registrado na bíblia não só a face boa e vitorioso dos seus filhos, mas também os erros por eles cometidos.
O nosso texto de hoje, embora possa chocar muitos, é uma clara demonstração de que a Igreja (que são as pessoas), é imperfeita.
Embora a comunidade de Jerusalem se apresente como uma Igreja vibrante e transformadora, ela tem as suas debilidades. no entanto, isso não a desqualifica como noiva de Cristo, pois ela esta no processo de aperfeiçoamento que terminará quando se juntar ao seu noivo.
Olhemos para o texto.
Corpo:
V 1- Na sequência do julgamento e parecer sábio de Gamaliel, o texto nos diz naqueles dias, ou seja os eventos estavam ligados.
Multiplicando-se - crescia a comunidade em número de discipulos. Uma referencia aqui precisa ser feita, que a chamada de Deus pressupõe fazer discipulos. os Apóstolos e os 70 fizeram discipulos que aumentava cada vez mais de número. Repara que o último registro que temos em termos numéricos, é de 5.000 (), a que foi sempre aumentando.
Murmuração - O sentido ai é de queixa, que é feita no sentido construtivo e com amor. Nunca com a intenção de denegrir ou apontar o dedo a ninguém. Portanto mais uma vez vemos aqui uma Igreja que cuida e se deixa cuidar.
Oa apóstolos deixam-se cuidar, ao aceitarem a palavra dos irmãos, que por sua vez cuidaram dos apóstolos e da comunidade não falando as coisas pelos cantos nem de forma acusatória.
Helenistas - Pessoas de fala grega que se tinham convertido ao judaismo, ou que sendo de origem judaica nasceram fora do territóro. Eventualmente, alguns conheciam um pouco do aramaico ou do hebraico.
Hebreus - pessoas que não tinham deixado o território e que falavam essencialmente o aramaico e o hebraico. Isso não invalida que tenham algum conhecimento do grego.
Nessas duas categorias, vemos a multiculturalidade bem expressa. Por isso podemos certamente afirmar que a Igreja é um lugar onde as várias culturas vivem juntas e convivem. A grande razão para tal, é que independentemente das culturas, todos estavam juntos por aquilo que Cristo fez por cada um deles.
V 2 - Os doze, o termo é usado aqui para os Apostolos e podemos inferir o reconhecimento da comunidade, de estar sob a liderança deles, quando eles convocam a comunidade ela toda adere ao chamado.
Não é razoável… - Não devemos entender essa frase como desvalorizando a assistência aos necessitados. Antes pelo contrário eles têm essa atividade como vital para a comunidade e por isso, orientam a escolha de pessoas para desempenharem essas funções.
V 3 - Qualificações dos homens - Essas qualificações têm o proposito de reparar a falha que se verificava, por isso precisavam ser pessoas Justas e Imparciais no trato com as pessoas de toda comunidade.
V 4 - Ao aceitarem o cuidado da Igreja, os Apóstolos, entenderam que deveriam concentrar-se em melhor servir a comunidade investindo mais do seu tempo no ensino da palavra e na oração. Como diziam os pregadores do século passados: O pregador é ministro unicamente da palavra de Deus.
V 5 - Confiante no Deus que lhes deu esses servos, que serviam com eles, a comunidade acata a orientação e a coloca em prática. Curioso que aqui não temos detalhes de como essa escolha foi feita como vemos em (), quando escolheram Matias o sucessor de Judas.
V 6 - impuseram as mãos - tradição herdada dos tempos mosaicos, simbolizando o reconhecimento e a incumbencia para o desempenho de funções nas comunidades.
V 7 - O bloco termina como começou, falando do crescimento da Igreja.
Aplicação:
Cuidemos e deixemo-nos cuidar, pois é assim que Deus quer usar-nos para que a comunidade seja mais efetiva no seu ministério.
Ao olharmos para o desempenho posterior de Estevão e Felipe, vemos que para Deus não há separação entre o Sagrado e o Espíritual. Ele serviam a comunidade com bom testemunho, mas também pregavam e evangelizavam.
Related Media
See more
Related Sermons
See more