UM DIVISOR DE ÁGUAS EM NOSSA CAMINHADA
Um divisor de águas • Sermon • Submitted
0 ratings
· 334 viewsNotes
Transcript
UM DIVISOR DE ÁGUAS EM NOSSA CAMINHADA
Esse é o início de uma série de mensagens que vou ministrar sobre a o rompimento com o Egito (mundo) e caminhada de volta para a Terra Prometida, o tempo no deserto, momentos prestes a entrar na Terra Prometida e a passagem pelo Rio Jordão, para nos estimular a viver um divisor de águas em nossa caminha para o propósito de Deus em nossas vidas.
Assim, morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, segundo a palavra do Senhor.
Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura.
Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor.
Os filhos de Israel prantearam Moisés por trinta dias, nas campinas de Moabe; então, se cumpriram os dias do pranto no luto por Moisés.
Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés.
Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o Senhor houvesse tratado face a face,
no tocante a todos os sinais e maravilhas que, por mando do Senhor, fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra;
e no tocante a todas as obras de sua poderosa mão e aos grandes e terríveis feitos que operou Moisés à vista de todo o Israel.
Sucedeu, depois da morte de Moisés,servo do Senhor,que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés,dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.
Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.
Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.
Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
Então, deu ordem Josué aos príncipes do povo,dizendo:
Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o Senhor, vosso Deus, para a possuirdes.
Falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés, dizendo:
Lembrai-vos do que vos ordenou Moisés, servo do Senhor, dizendo: O Senhor, vosso Deus, vos concede descanso e vos dá esta terra.
Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão; porém vós, todos os valentes, passareis armados na frente de vossos irmãos e os ajudareis,
até que o Senhor conceda descanso a vossos irmãos, como a vós outros, e eles também tomem posse da terra que o Senhor, vosso Deus, lhes dá; então, tornareis à terra da vossa herança e possuireis a que vos deu Moisés, servo do Senhor, deste lado do Jordão, para o nascente do sol.
Então, responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos.
Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti; tão-somente seja o Senhor, teu Deus, contigo, como foi com Moisés.
Todo homem que se rebelar contra as tuas ordens e não obedecer às tuas palavras em tudo quanto lhe ordenares será morto; tão-somente sê forte e corajoso.
O texto base da mensagem de hoje começa com a morte de Moisés, servo do Senhor, e fica registrado no versículo 7 uma informação que não pode passar desapercebida e é bem significativa para nós.
9 Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés havia imposto as mãos sobre ele. Assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o Senhor havia ordenado a Moisés.
10 Nunca mais se levantou em Israel um profeta como Moisés, com quem o Senhor tratava face a face. 11 Nunca houve ninguém que fizesse todos os sinais e maravilhas que, por ordem do Senhor, ele fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra. 12 Nunca houve quem tivesse tanto poder e fizesse os grandes e terríveis feitos que Moisés realizou à vista de todo o Israel.
O Livro de Josué
Deus anima Josué
1 Depois que Moisés, servo do Senhor, morreu, o Senhor falou a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés, dizendo:
2 — Moisés, meu servo, está morto. Prepare-se, agora, e passe este Jordão, você e todo este povo, e entre na terra que eu vou dar aos filhos de Israel. 3 Todo lugar em que puserem a planta do pé eu darei a vocês, como prometi a Moisés. 4 O território de vocês irá desde o deserto e o Líbano até o grande rio, o rio Eufrates, estendendo-se através de toda a terra dos heteus e até o mar Grande, na direção do poente do sol. 5 Ninguém poderá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você. Não o deixarei, nem o abandonarei. 6 Seja forte e corajoso, porque você fará este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar aos pais deles. 7 Tão somente seja forte e muito corajoso para que você tenha o cuidado de fazer segundo toda a Lei que o meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que seja bem-sucedido por onde quer que você andar. 8 Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido. 9 Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar.
Preparação para atravessar o Jordão
10 Então Josué deu ordens aos chefes do povo, dizendo:
11 — Passem pelo meio do arraial e ordenem ao povo, dizendo: “Preparem a comida, porque, daqui a três dias, vocês vão atravessar este Jordão, para que entrem na terra que o Senhor, seu Deus, lhes dá para que tomem posse dela.”
12 Josué falou aos rubenitas, aos gaditas e à meia tribo de Manassés, dizendo:
13 — Lembrem-se do que Moisés, servo do Senhor, ordenou a vocês, dizendo: “O Senhor, seu Deus, está dando descanso a vocês e lhes dará esta terra. 14 Que as mulheres de vocês, as crianças e o gado fiquem na terra que Moisés lhes deu deste lado do Jordão. Mas vocês, todos os valentes, passarão armados na frente de seus irmãos e os ajudarão, 15 até que o Senhor conceda descanso aos irmãos de vocês, como deu descanso a vocês, e eles também tomem posse da terra que o Senhor, o Deus de vocês, lhes dá. Depois, vocês poderão voltar e tomar posse da terra que Moisés, servo do Senhor, lhes deu por herança deste lado do Jordão, para o nascente do sol.”
16 Eles responderam a Josué:
— Tudo o que você nos ordenou faremos e aonde quer que você nos enviar iremos. 17 Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a você; tão somente esteja com você o Senhor, seu Deus, como esteve com Moisés. 18 Todo homem que se rebelar contra as ordens que você der e não obedecer às suas palavras em tudo o que você lhe ordenar será morto; tão somente seja forte e corajoso.
O texto base da mensagem de hoje começa com a morte de Moisés, servo do Senhor, e fica registrado no versículo 7 uma informação que não pode passar desapercebida e é bem significativa para nós.
Moisés morreu cumprindo o propósito de Deus na vida dele e fica registrado ali que seus olhos não haviam enfraquecido e que ele não havia perdido o vigor.
Então isso serve de estimulo e inspiração para mim e você nos dias de hoje, apesar da história da vida de Moisés, aparentemente não ter terminado da maneira que desejaríamos, ele estava cumprindo o proposito de Deus para ele, e essas foram uma das consequências, seus olhos não haviam enfraquecido e ele não havia perdido seu vigor.
Enxergo aqui não apenas uma promessa, uma dádiva, vejo sim um compromisso, um anseio que deve partir de nós nos dias de hoje.
Nossa vida secular a cada ano que passa é mais difícil, mais desgastante, apesar de tantas facilidades criadas para aproveitarmos melhor o tempo, a vida, e nos deparamos com nossas vistas cansadas e muitas vezes sem vigor em função do desgaste vivido.
Mas, repito, há contido aí uma promessa, uma dádiva, mas devemos nos aplicar a não chegar ao fim de nossa caminhada assim, olhos enfraquecidos e sem vigor.
Outra coisa que quero destacar está no versículo 9. Josué estava cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés havia imposto as mãos sobre ele.
Fato é que além de ter imposto as mãos sobre Josué, Moisés o discipulou, o preparou, o forjou para ocupar o lugar que iria ocupar, e para o qual ele se dispôs naturalmente a viver (no discipulado, no preparo, no companheirismo, no serviço à Moisés). Mas houve essa imposição de mãos sobre ele e ficou cheio desse espiríto de sabedoria. Certamente esse espírito de sabedoria é o Espírito Santo de Deus, vejamos em e
Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo.
Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
Deleitar-se-á no temor do Senhor; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos;
Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos,
não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações,
para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,
iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos
1 Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes brotará um renovo.
2 Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
3 Ele terá o seu prazer no temor do Senhor.
15 Por isso, também eu, tendo ouvido a respeito da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor para com todos os santos, 16 não cesso de dar graças por vocês, mencionando-os nas minhas orações. 17 Peço ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que conceda a vocês espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele. 18 Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês, qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos
Então sobre Josué repousavam inspiração e transpiração. Foi disponível, preparado e ungido. Situações que precisam estar presentes em nossa caminhada, disponibilidade, preparo e unção de Deus.
No versículo 1 do capítulo 1 de Josué, Deus, o Senhor, chama Josué, aquele que acompanhava Moisés, que falava face a face com Deus, e falou com ele.
Primeiro Deus começa falando de uma ruptura. Moisés, meu servo, está morto.
Muitas vezes coisas novas começam com uma ruptura, mesmo que não esperada, não pretendida, até mesmo não entendida.
Precisamos entender e estar preparados para iniciar algo, dando continuidade a alguém que o fez sendo tão bem falado (vejam os versículos 10, 11 e 12 do capitulo 34, final de Deuteronômio, uma pessoa que com 120 anos, servindo ao Senhor não teve seus olhos enfraquecidos (não turvou a visão do seu chamado) e não perdeu o vigor (não se deixou enfraquecer, desgastar por aquilo que não era primordial). Lembrar que desses 120 anos aprendemos que Moisés passou 40 anos pensando que era alguém, 40 anos vendo que não era ninguém e 40 anos vendo o que Deus faz com um “ninguém”;
E apesar de já termos visto que Josué foi um cara preparado para aquela missão, Deus diz a ele ainda, prepare-se. Sim nossa vida cristã precisa de preparo, capacitação, tal qual foi Josué com Moisés, e outros tantos, e também por causa disso que vamos à Casa do Senhor, dentre outros motivos, nos preparar para a caminhada cristã.
Então, esse preparo faz parte da vida cristã;
E aí vem o mote dessa série, “passe este Jordão”!
Entre o deserto e a terra prometida há um rio, existem águas para serem atravessadas.
No caso um divisor de águas nas vidas daqueles que fazem a travessia deixando para trás o deserto e entrando na terra prometida.
O meu convite nessa manhã é esse, de um despertamento para que passemos adiante, deixemos para trás muita coisa e prossigamos, buscando um divisor de águas em nossas vidas cristãs nessa manhã;
Especialmente porque ainda tem promessas!
Sim, continuando no texto Deus volta a verbalizar, a reforçar sua promessa para Seu povo dizendo palavras de ânimo:
Todo lugar em que puser a planta do pé, Eu darei a vocês!
Como prometi para Moisés!
Ninguém te poderá resistir, todos os dias de sua vida!
Com fui com Moisés, estarei com você!
Não te deixarei!
Nem te abandonarei!
Seja forte e corajoso!
Palavras de ânimo, hoje para mim e para você também!
E então vem dicas muito importantes para quem se habilita para isso. Como Josué, se mostra disponível e ensinável. Primeiro: Tenha o cuidado de fazer segundo do a Lei! Segundo a Palavra de Deus, sua vontade expressa na Bíblia;
Segundo, não se desvie nem para a direita, nem para a esquerda, para que seja bem sucedido!
Aqui preciso parar para lermos dois textos no livro dos Salmos:
1 Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.
7 Caiam mil ao seu lado, e dez mil, à sua direita; você não será atingido.
8 Somente com os seus olhos você contemplará e verá o castigo dos ímpios.
9 Você disse: “O Senhor é o meu refúgio.” Você fez do Altíssimo a sua morada.
Ou seja, não vai para a direita, nem para a esquerda mesmo. A coisa vai ficar aflitiva. Mas devemos fazer do Altíssimo a nossa morada!
Não cesse de falar desse livro!
Medita nele de dia e de noite
Não tenha medo e nem se assuste, pois o Senhor, seu Deus estará com você por onde quer que você andar.
Restabelecido quem nós somos, de quem somos, como estamos, como devemos ser, vamos continuar nossa caminhada nesse novo ânimo buscando atravessar o Jordão a pés secos!
Apelo: Quantos precisam de um divisor de águas em suas vidas hoje? Vamos orar!
Louvor: O meu Deus nunca falhará!
1 Deem graças ao Senhor,
invoquem o seu nome;
tornem conhecidos entre os povos
os seus feitos.
2 Cantem a Deus,
cantem louvores a ele;
falem de todas as suas maravilhas.
3 Gloriem-se no seu santo nome;
alegre-se o coração
dos que buscam o Senhor.
4 Busquem o Senhor e o seu poder;
busquem continuamente
a sua presença.
5 Lembrem-se das maravilhas
que ele fez,