O TEMOR DO SENHOR
Texto base
Texto base
PROVÉRBIO
Afirmação breve, freqüentemente em linguagem figurada, a respeito de verdades e fatos da vida comum (Pv 1:1; Lc 4:23).
PROVÉRBIOS, LIVRO DE
Livro de sabedoria prática. Ensina que a religião está ligada aos problemas comuns da vida. Começa lembrando que, “para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR” (1:7, NTLH). Trata também de assuntos de moral, de bom senso e de boas maneiras. Os provérbios revelam a sabedoria dos antigos mestres sobre o que a pessoa sábia deve fazer em certas situações. Alguns provérbios são a respeito das relações de família; outros, sobre o comportamento nos negócios. Alguns tratam de boa educação nas relações sociais; e outros, da necessidade de a pessoa saber se controlar. Entre outras coisas, eles ensinam a humildade, a paciência, o respeito pelos pobres e a lealdade para com os amigos.
o Hiphil, contudo, o objeto participa do evento expresso pela raiz verbal.
A. Speiser o Hiphil originalmente significava: “X (o sujeito) faz com que Y (o segundo sujeito) seja ou faça alguma coisa.”8
Como esses verbos e exemplos sugerem, o Hiphil está muitas vezes associado a objetos pessoais ou humanos, uma vez que são mais facilmente capazes de servir como objeto de causalidade verbal.