Meu para administrar

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript

Meu para administrar

O texto base para a nossa mensagem hoje é
Josué 4.1–9 BEARA
Tendo, pois, todo o povo passado o Jordão, falou o Senhor a Josué, dizendo: Tomai do povo doze homens, um de cada tribo, e ordenai-lhes, dizendo: Daqui do meio do Jordão, do lugar onde, parados, pousaram os sacerdotes os pés, tomai doze pedras; e levai-as convosco e depositai-as no alojamento em que haveis de passar esta noite. Chamou, pois, Josué os doze homens que escolhera dos filhos de Israel, um de cada tribo, e disse-lhes: Passai adiante da arca do Senhor, vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante sobre o ombro uma pedra, segundo o número das tribos dos filhos de Israel, para que isto seja por sinal entre vós; e, quando vossos filhos, no futuro, perguntarem, dizendo: Que vos significam estas pedras?, então, lhes direis que as águas do Jordão foram cortadas diante da arca da Aliança do Senhor; em passando ela, foram as águas do Jordão cortadas. Estas pedras serão, para sempre, por memorial aos filhos de Israel. Fizeram, pois, os filhos de Israel como Josué ordenara, e levantaram doze pedras do meio do Jordão, como o Senhor tinha dito a Josué, segundo o número das tribos dos filhos de Israel, e levaram-nas consigo ao alojamento, e as depositaram ali. Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar em que, parados, pousaram os pés os sacerdotes que levavam a arca da Aliança; e ali estão até ao dia de hoje.
Quanto maior o privilégio, maior a responsabilidade!
Gratidão não é um sentimento, é uma ação. 
Gratidão não é um sentimento, é uma ação. 
A ação de ser grato leva a um sentimento de gratidão. 
Deus não te mandaria ser grato se isso fosse um sentimento, pois você não pode forçar um sentimento. 
Ele entretanto nos instruiu a louvá-lo e adorá-lo.
 
Salmo 118.24 BEARA
Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.
Deus criou
Mas é meu para administrar
É meu para administrar, e o que eu faço com esse dia é minha responsabilidade!
É um princípio atual da Mordomia que é o mesmo princípio que Deus tem tentado nos ensinar o tempo todo: 
É dEle para dar,
É nosso para administrar.
No momento que entendemos isso sobre a nossa vida, dinheiro, família… tira a pressão de sobre nossos ombros….
Eu não fiz o dia, mas vou me alegrar no dia. Ele deu o dia, e é meu para administrar.
Existem certas coisas que Deus te deu sob sua jurisdição.

Sua Alegria

"regozijemo-nos e alegremo-nos nele"
Mesmo que o transito esteja parado. Eu não administro o transito, mas minha alegria é minha responsabilidade.
Não importa o que acontece ao meu redor, ninguém pode roubar minha alegria, pois ela não está sob jurisdição de ninguém mais além de mim.
Você já usou essa expressão? "alguém roubou minha alegria” Eles roubaram sua alegria? Sua alegria não é responsabilidade deles? E se eles roubaram talvez seja porquê você não guardou direito para que eles não roubassem! Você precisa de um sistema de segurança melhor! Se qualquer um pode roubar sua alegria você certamente está falhando em administra-la.
Esse princípio de administração da vida surge aqui no livro de Josué. 
É realmente maravilhoso o que Deus está fazendo pelo seu povo aqui. 
O povo de Deus está sob nova direção aqui.
A promessa que Deus começou a fazer gerações no passado, agora está diante dos olhos deles.
A terra é de Deus para dar, e agora é do seu povo para possuir e administrar.
Moisés foi o lider que trouxe o povo para fora do Egito onde eles passaram centenas de anos em escravidão.
Agora eles não estão mais andando em círculos no deserto como fizeram com Moisés ao longo dos 40 anos, mas estão entrando em sua própria terra, seu próprio espaço, suas próprias casas, sua própria comunidade que Deus estava no processo de formar.
Até esse momento em sua vida, eles haviam existido sob os milagres que Deus havia provido. 
Deus deu o maná no deserto pois eles não tinham alimento. Mas agora, o maná que caia do céu miraculosamente na frente das portas deles, era só coletar e era suficiente para o dia. 
Agora de uma hora para a outra, ao cruzarem a fronteira dessa terra o maná ia parar de cair e eles teriam que aprender a administrar de maneira diferente, precisavam mudar sua maneira de pensar. 
Geralmente nós pedimos por milagres, falamos sobre como Deus realiza milagres, mas não é comum falarmos sobre como administrar os milagres que Deus nos dá.
O milagre é algo que Deus faz, Deus dá. Mas a cooperação entre Deus e o ser humano sempre foi assim: É de Deus para dar, mas é nosso para administrar. 
O milagre é algo que Deus faz, Deus dá. Mas a cooperação entre Deus e o ser humano sempre foi assim: É de Deus para dar, mas é nosso para administrar. 
O interessante do rio Jordão é que ele é mencionado ao longo da Bíblia mas não por ser um grande rio. Ele não tem mais que 14 metros nos seus lugares mais largos e não é muito profundo.
O que o torna importante é o significado que ele tem para o povo de Deus: transição e novos começos. É importante pelo que Deus fez ali.
Os sacerdotes estavam carregando a arca. Quando eles pisaram na água, o rio parou de correr e secou para o povo passar caminhando. Deus não carregou o povo de um lado para o outro, ele capacitou o povo a atravessar o rio.
Muitos de nós vivemos esperando que Deus nos carregue sobre algo que estamos vivendo, quando ele está esperando que nós atravessemos.
Não é interessante que eles ficaram parados no MEIO do Jordão?
Já reparou que a parte mais complicada de administrar de um desafio é o meio? 
Porque entendo que Deus me prometeu e sabe o fim desde o começo, mas eu não sei
Jeremias 29.11 BEARA
Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Eu fico feliz que Ele saiba os planos que tem pra mim, mas eu não sei os planos que ele tem. Por isso que é realmente desafiador estar no meio da situação, sem enxergar o final e mesmo assim continuar confiando.
Eu fico feliz que Ele saiba os planos que tem pra mim, mas eu não sei os planos que ele tem. Por isso que é realmente desafiador estar no meio da situação, sem enxergar o final e mesmo assim continuar confiando.
É diferente quando você está no meio. 
A razão pela qual nós olhamos para os milagres na Bíblia e vibramos com eles é porque sabemos como as histórias vão terminar. Mas é diferente quando você está no meio da situação. Quando você precisa confiar que Deus é fiel e bom, mesmo sem sentir. 
Deus, me ajude a administrar o meio!
Normalmente fico muito animado com os inícios, e celebro muito as realizações, mas é no meio que eu preciso de força. Me ajuda Senhor a administrar o meio. 
Nesse ponto da história, Josué diz: tomem 12 pedras, empilhem e no futuro quando os filhos perguntarem o que são essas pedras, digam a eles o que o Senhor fez.
Falem pra eles!
Não sabíamos se iamos conseguir atravessar, mas o Senhor fez algo que somente Ele podia fazer, e nós atravessamos.
Diga pra pessoa ao seu lado: 
Você não sabe pelo que eu passei! 
Mas Deus esteve comigo!
E você? Passou por alguma coisa?
Imaginem
Eles chegaram ao Jordão
Deus os fez passar
Eles empilharam as pedras
Deus realizou um grande milagre
Eles enfrentam grandes batalhas
Mas eles empilharam as pedras para lembrar o que Deus fez naquele momento.
E eles continuam a enfrentar as batalhas, e tem muitas vitórias
Mas de vez em quando talvez eles voltassem com seus filhos e mostrassem as pedras
Pois eles deixaram as pedras em Gilgal e avançaram para conquistar Canaã 
Você já viu alguém com nostalgia contando uma história do passado? 
E eu fico imaginando os pais contando para os filhos.
Alguns anos passaram, e voltaram ao mesmo lugar, e as pedras continuam lá, mas a história começa a se perder.
Alguns anos depois… é foi muito legal, Deus abriu mas nós que tivemos que atravessar..
Mais um tempo depois… é… as pedras são legais, Josué nos mandou carregar do meio do rio, mas foi estranho… nós estávamos prontos para prosseguir mas Josué…
Você sabe como eu sei que com o passar do tempo, a história parou de ser contada?
Quando chegamos ao final da vida de Josué, lemos em
Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor , nem tampouco as obras que fizera a Israel.  
Juízes 2.10 BEARA
Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel.
Juízes 2.10 BEARA
Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel.
A geração de Josué ergueu as pedras. A geração a seguir, nem conhecia a história.
O que aconteceu?
Em algum lugar, entre e eles pararam de contar a história.
O inimigo não quer que você conte a sua história. Ele quer que você perca seu testemunho. 
Eles ainda tinham as pedras, elas continuaram lá, mas eles pararam de contar a sua história.
Você pode ter todos os monumentos da religião, mas perder o seu relacionamento com Deus. 
Talvez esteja vivendo todas as rotinas da igreja, presente nos eventos e programações, participando dos rituais litúrgicos, mas em algum lugar, o seu testemunho se perdeu. 
Existem coisas que Deus fez por você, que apenas Ele poderia fazer, e ninguém mais pode testemunhar em seu lugar, ninguém pode contar como você.
Isso pode acontecer com qualquer um de nós!
Deus pode ter feito algo maravilhoso na sua vida, e você tem as pedras para provar. Talvez você esteja sentado ao lado da pessoa que você tanto pediu pra Deus te dar… mas agora você está com o casamento quase acabando… o problema não é o seu casamento, é como você tem administrado ele.
Nós precisamos administrar os milagres que recebemos.
Deus tem sido bom para nós, tem sido mais que suficiente, o provedor, o Jeová Jiré, ele tem lhe ajudado a transpor as dificuldades, ele te abençoou, ele abriu um caminho, ele é mais que suficiente, ele é El Shadai, Ele é o Grande Rei, Ele é um Bom Pai!
Diga pra alguém: Administre o seu milagre!
É de Deus para dar, mas é seu para administrar.
Muitas vezes deixamos de testemunhar pois achamos que nosso testemunho não é tão bom assim.
Algo aconteceu após eles cruzarem o Jordão, não sei exatamente o que foi… mas existem algumas evidências pra nos dar uma ideia.
Eles lutaram muitas batalhas entre e , e fico imaginando se as batalhas se tornaram maiores em suas mentes que as bênçãos. 
Imagino se eles começaram a contar as histórias das suas lutas ao invés da mão poderosa de Deus que os fez passar pelos problemas. 
Imagino se eles entraram no piloto automático tentando sobreviver apenas a ponto de pararem de contar a história. 
Imagino se com o passar do tempo eles não pararam de visitar as antigas pedras na beira do Jordão, onde tudo começou. E algumas vezes quando você não revisita onde você começou, e não relembra o que Deus fez quando você começou, você perde a perspectiva de para onde está indo. 
Muitas vezes deixamos de compartilhar o que Deus fez em minha vida pois parece ser algo muito pequeno. Ainda mais quando comparo com as histórias de outras pessoas. Talvez em algum momento da sua vida você já foi muito grato por aquilo, mas com o passar do tempo foi perdendo o significado. 
O fato é que nosso testemunho não remonta apenas à nossa conversão, mas é o compartilhar com os outros das ações diárias de salvação e graça que Deus tem feito em nossa vida.
Como tem sido a sua vida de testemunho? Você tem compartilhado as ações de Deus em sua vida com as pessoas que você convive diariamente? Em seu trabalho, escola, casa, vizinhos?
O próprio Jesus afirmou:
João 18.37 BEARA
Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
Quando compartilhamos nosso testemunho, damos testemunho da verdade! Um Deus de amor, que se importa, cuida de nós, nos salvou e irá voltar em breve.
‭‭João‬ ‭18:37‬ ‭ARA‬‬
Quando compartilhamos nosso testemunho, damos testemunho da verdade! Um Deus de amor, que se importa, cuida de nós, nos salvou e irá voltar em breve.
Você lembra da profecia de Jesus sobre a pregação do evangelho a todo mundo?
“E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.”
Mateus 24.14 BEARA
E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.
Eu e você somos chamados para testemunhar a todas as nações! A marca daqueles que são o remanescente é ter o testemunho!
Apocalipse 12.17 BEARA
Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.
Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. ARA 
Eu e você somos chamados a ser o 5º Evangelho. Somos chamados para ser o testemunho de um Cristo vivo e que está prestes a vir.
Não deixe seu testemunho morrer.
Não se permita entrar no piloto automático da rotina religiosa e esquecer do seu chamado para testemunhar.
Os milagres e ações maravilhosas em sua vida foram Deus quem lhe deu, mas agora a responsabilidade é SUA para administrar.
Lembre-se: Quanto maior o privilégio, maior a responsabilidade!
Related Media
See more
Related Sermons
See more