O VALOR DA PALAVRA DE DEUS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 51 views
Notes
Transcript

O valor da Palavra de Deus -

A Palavra de Deus é cercada de mistérios e lendas. Muitos tentaram acabar com a Bíblia, mas não conseguiram. Não há em toda literatura tantos manuscritos como a Palavra de Deus. Este tem sido o livro de maior destaque na arqueologia também.
10. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos.
11. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.
12. Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos.
13. Com os lábios repito todas as leis que promulgaste.
14. Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas.
15. Meditarei nos teus preceitos e darei atenção às tuas veredas.
16. Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra.
A Palavra de Deus é cercada de mistérios e lendas. Muitos tentaram acabar com a Bíblia, mas não conseguiram. Não há em toda literatura tantos manuscritos como a Palavra de Deus. Este tem sido o livro de maior destaque na arqueologia também.
A Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso em 23 de fevereiro de 1455 por Gutenberg. É o livro mais lido em todo o mundo, mas também o livro mais perseguido.
Por que a Bíblia é tão importante assim? Além de ser a Palavra de Deus, ela nos ajuda em algumas situações da nossa vida e gostaria de compartilhar um trecho do .

1. Nos ajuda a viver (vv 9,10)

O Salmo 119 é mais conhecido por ser o maior capítulo da Bíblia, mas é um salmo que procura ensinar o valor da lei de Deus, da Bíblia.
O salmista faz uma pergunta interessante no versículo nove: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta?”. Essa é uma pergunta que nos nossos dias não há um peso tão grande quanto havia para o judeu. Para eles a pureza era algo importantíssimo e que eles deveria seguir à risca todas as leis relacionadas a isso. Se eles não seguissem as leis eles não estariam aptos a viverem no meio do povo. No livro de Levítico encontramos várias destas leis a respeito da pureza, por exemplo, no capítulo 14 vemos como as pessoas se purificavam da lepra e enquanto elas estivessem com lepra não poderiam conviver com outros e nem tocar nos outros.
Um outro exemplo é de que o animal a ser sacrificado deveria ser puro e perfeito, ou seja o melhor. Tudo deveria ser puro no culto a Deus. O sumo sacerdote não poderia entrar no santo dos santos em pecado, senão ele seria consumido. Infelizmente o povo de Israel não deu atenção devida à pureza, não só exterior, mas principalmente a interior.
O princípio nestas leis é de que o nosso deus é um Deus puro, sem maldade alguma e de que o Seu povo também deveria ser puro. Mesmo no nosso dia a dia a pureza é importante. Ninguém gostaria de beber água impura. Todos nós nos preocupamos com a pureza dos alimentos, a limpeza da casa, etc. Para termos uma água limpa e pura, temos o recurso do filtro.
O recurso para a nossa vida cristã é a Bíblia. Em vemos que ela é útil para todas as áreas da nossa vida.
Somente através da Palavra de Deus podemos ter pura a nossa conduta. Precisamos lembrar que a mensagem da Bíblia é de vida, e não de morte, condenação. A condenação existe para aqueles que não aceitam a mensagem de vida. Basta lembrarmos do versículo mais decorado, : “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Em Jesus disse: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”. O desejo de Deus nunca foi de trazer condenação aos homens, mesmo no Antigo Testamento. O desejo dEle sempre foi de dar salvação aos homens, e isso Ele foi bem claro a Abraão ao dizer que Israel deveria ser o canal de benção para os outros povos.
Ao longo da história temos visto que Deus sempre buscou a reconciliação com o homem, mas o homem não tem dado importância para isso e tem buscado seguir seu próprio caminho. O desejo de Deus é que tenhamos uma conduta de acordo com a vontade dEle.
Ele quer que vivamos para Ele e O busquemos de todo o coração. Temos que ter o desejo de não querer viver fugindo, vivendo segundo nossas vontades (v.10)

2. Nos ajuda na luta contra o pecado (11-13)

Na Bíblia encontramos versículos que nos ajudam na luta contra o pecado. Ter a Palavra de Deus em nossas mentes nos ajuda na luta contra o pecado e contra as dificuldades.
O salmista nos dá a dica da forma como podemos lutar contra o pecado: guardando no coração a Palavra de Deus. Em vemos que do coração procedem as fontes da vida. Precisamos alimentar o nosso coração com a Palavra de Deus porque o nosso coração é corrupto () e é do nosso coração que saem todas as maldades (,) e a nosso luta contra o pecado começa com o coração.
Precisamos cuidar para que o nosso coração receba a Palavra de Deus e assim, não cometamos pecado, como diz em ,: “Se vocês de fato obedecerem à lei do Reino encontrada na Escritura que diz: ‘Ame o seu próximo como a sim mesmo’, estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com parcialidade, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores”.
Também encontramos na Bíblia exemplos negativos de pessoas que não levaram em consideração aos ensinos de Deus, como o rei Saul, que desobedeceu a uma ordem clara de Deus e agiu conforme o seu coração (). Precisamos agir como o salmista e ansiar pelos ensinos de Deus e praticar o que aprendemos.
A nossa motivação de ir à igreja é uma motivação de aprender mais de Deus? Ao ler a Bíblia tenho a consciência de que preciso dessa leitura para estar preparado para lutar contra o pecado? Tenho consciência de que a Bíblia é uma das armas contra o pecado?
No mundo dos esportes quando dois adversários vão se enfrentar, normalmente eles se estudam para poder se fortalecer. Algumas equipes se empenham bastante neste estudo e isso acaba fazendo a diferença.
Na nossa vida cristã a meditação da Bíblia também faz diferença na nossa luta contra o pecado. Infelizmente não sabemos quando teremos uma batalha contra o pecado, por isso Deus nos diz para vigiarmos ().
O versículo 13 é interessante também. Fala a respeito de repetir com os lábios a lei de Deus. Isso me faz lembrar do tempo que treinava piano. Muitas vezes repetia um trecho da música várias vezes para poder memorizar e também superar a dificuldade do trecho. Só vamos conseguir memorizar versículos através da repetição, não há outro jeito. Não há memorização por osmose, ingestão, ou outro jeito qualquer se não for por repetição.
Agora, não adianta nada decorar e deixar de praticar o que tem decorado (). A prática da Palavra de Deus é importante para o crescimento e para a luta contra o pecado. O próprio senhor Jesus usou as Escrituras quando foi tentado pelo diabo no deserto ().

3. Nos dá alegria (14-16)

Talvez alguns não achem que a Bíblia traga alegria e achem que é um livro estraga prazer, pois pensam que há apenas leis e regras para a nossa vida. O salmista diz que tem alegria em seguir o testemunho do Senhor. Dar essa afirmação não é fácil e me faz lembrar de 1Pe 4.12-14: “Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês”.
Isso não quer dizer que devemos ficar rindo da nossa condição de sofrimento, mas que se o sofrimento é por causa de Cristo, somos bem-aventurados. No sermão do monte vemos Cristo também falar a esse respeito (,).
Com isso não quero dizer que a vida do cristão é de sofrimento, mas que normalmente esquecemos que as dificuldades fazem parte da nossa vida e que se isso acontece por sermos cristãos, então devemos encarar como um privilégio.
Para mim não há maior alegria em saber que Deus é soberano e conhece todo o meu coração, mesmo que às vezes eu tente esconder algo dEle. Não há maior alegria em saber que Deus nos ama, em saber que o criador ama e se importa com sua criatura.
Outro motivo que vejo que precisamos ter alegria com a Palavra de Deus é que a palavra “evangelho” significa “boas novas”, “boas notícias”. A mensagem de salvação de Jesus deve dar alegria porque estávamos condenados à morte eterna, mas Ele veio para mudar essa história.
Isso é um desafio para minha vida também. No preparo desta mensagem senti que precisava ter essa mentalidade de que a Palavra de Deus nos dá alegria. Não me ater apenas à parte técnica do estudo, mas principalmente à sua mensagem.

CONCLUSÃO

A Bíblia é importante em minha vida? Ela nos ajuda a viver? Ela nos ajuda na luta contra o pecado? Ela nos dá alegria?
Para que ela nos ajude em nossa vida tê-la conosco. Não vamos deixar a Bíblia em cima da mesa, no armário. Vamos resgatar o valor que ela precisa ter em nossas vidas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more