Receita certa de vida e bênção
Notes
Transcript
O quadro atual de questionamento da autoridade
O mau uso da autoridade - autoritarismoTotal irreverência
Submeter-se não é natural do espírito humano pós-queda
A própria queda é um ato de insubmissão. Nós nos rebelamos todos os dias.Nem a Deus, nem a homem algum. Grande número de citações no NT sobre o nosso dever de nos sujeitarmos.Cristo como exemplo de submissão à vontade do Pai e no serviço do próximoPor sermos dele e por estarmos nele não pertencemos a nós mesmos, mas a quem nos comprou. Logo, não se faça a nossa vontade, mas a dele.
Efésios - o grande livro da Igreja, do Deus que elege, resgata e santifica um povo para si
Contexto cultural: Christians back then were seen as a subversive element in society and were especially viewed as a threat to the family structure. Because Christianity teaches freedom and love, some people accused Christ followers of throwing out social institutions. Paul is quick to point out that Christianity demands a higher standard for family relationships. - sujeição mútuaCaps. 5 e boa parte do 6 - A sujeição no larMaridos como Cristo, esposas como a IgrejaA relação pais e filhos como fonte de bençãos. Uma citação ao texto de - uma promessa ao povo que entrava na Terra Prometida.Você quer ter vida longa e abençoada?
UM RECEITA DE VIDA LONGA E PRÓSPERA
1. O dever de honra
O que é honrar? É reconhecer valor, importânciaA obediência é a principal forma de demonstrar honraÉ obediência "no Senhor", não obediência irrestritaA honra após a independênciaPv 23.22 Cristo condenou o abandono aos pais, mesmo sob o pretexto do serviço a Deus ()O dever de cuidar bem da sua própria casa, antes de cuidar da casa de Deus. Não apenas um direito dos pais, mas um dever a ser exigidoNa lei mosaica, um filho reiteradamente desobediente poderia ser apedrejado (). O uso da disciplina para dobrar a prepotência natural do coração da criança () . Quem ama o seu filho o disciplina (). Em favor da sociedade. Francis Foulkes: a força da sociedade está no estabelecimento de laços familiares fortes. Quando estes laços são desfeitos, a tendência é a decadência.O Senhor é tão bom que, na sua misericórdia, não nos dá apenas um mandamento, mas nos dá promessas que nos animam a cumpri-las.
2. A motivação (mostrar como cada ponto se relaciona com o subsequente)
É justo diante do SenhorCumprimento da leiNão apenas um dever por afeição, mas um dever religiosoUm cumprimento cabal do grande mandamentoCrisóstomo: o dever de honra aos pais tem base no fato de que nós nos originamos deles, assim como de Deus.Agrada a DeusCl 3.20 A maneira como tratamos outras pessoas mostra o nosso temor a Deus.Produz vida longa e prósperaPrimeiro mandamento com promessa. O segundo mandamento (não farás para ti...) contém uma promessa genérica, este é específico.
Ser submisso aos pais nos torna mais parecidos com Jesus (). Por ser submisso ao Pai, ele fez-se submisso aos seus pais.
Filhos, sejam submissos aos seus pais. Amem, honrem, sustentem na velhice. Isto é justo, agrada a Deus e garante bênçãos sem medida.Pais, criem os seus filhos para a submissão. Sejam firmes, exijam o respeito devido à autoridade constituída por Deus. ISto produzirá não apenas bons filhos, mas bons maridos e esposas, homens e mulheres tementes a Deus, respeitosos da autoridade que ele constitui e bons cidadãos desta terra.