QUERES SER CURADO?

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 90 views
Notes
Transcript
QUERES SER CURADO?
Texto –
INTRODUÇÃO
Louvado seja Deus mais uma vez, hoje você está aqui para adorar ao criador e render um culto racional, pensado, planejado a Deus. Estamos analisando as perguntas de Jesus e hoje vamos estudar mais uma pergunta de Cristo que está relatada no livro de .
Você prestou bastante atenção à leitura do texto? Sim? Agora me responda, qual era a enfermidade do homem? Paralitico? Você leu isso no texto? Existe um subtítulo na Bíblia que fala a cura do paralitico. Na verdade isso não está explicito no texto que acabamos de ler, eu não quero negar o fato do homem ser um paralitico, pois ainda que o texto não mencione explicitamente, o fato dele ter pegado a cama e andado nos mostra que ele era paralitico, mas essa informação está de forma implícita, oculta e não explicita, clara.
Quando Jesus pergunta: Queres ser curado? A resposta parece obvia, parece uma pergunta tola, mas o que nos vamos ver é que esse homem tinha outra doença, que também está implícita no texto, mas não explicita. Então você notará que a pergunta de Jesus: Queres ser curado? Não foi tão obvia, não foi sem razão. E é sobre essa doença que eu quero falar com vocês. Essa história fala muito mais de atitude na vida do que de uma cura física. Ela nos fala da busca da felicidade.
II – TANQUE DE BETESDA
Betesda é uma palavra hebraica que significa casa da misericórdia. Era um lugar aonde os enfermos iam para serem curado. Na época do nosso Senhor, esse local tinha cinco pavilhões ou colunatas cobertas, onde os doentes podiam descansar, protegidos do tempo inclemente. Havia uma crendice de que um anjo vinha agitava as águas e o primeiro que entrasse era curado. Temos fortes indícios de que isso é uma crendice, pois Deus não age desta forma. Fazer algo para que as pessoas saiam passando por cima uma das outros para chegar primeiro e ser curado? Deus não age assim. No tanque de Betesda, mesmo se chamando casa da misericórdia, a última coisa que tinha era misericórdia.
Você pode achar estranho, mas hoje os propósitos que os falso líderes orientam aos fieis fazerem são exatamente a mesma coisa, aquele que tem mais a oferecer será abençoado mais do que aqueles que têm menos, isso e estelionato, é tornar a fé das pessoas uma forma para aumentar as rendas, para ter ganhos, traga seu propósito de 5 mil. 3mil, 2 mil que você será curado, se não fizer nenhum propósito não será curado, varre a casa coloca o lixo no envelope e traga com dinheiro e você limpara o mal de dentro de casa. A Bíblia diz: “de graça recebeste, e de graça dai.”
Ali no tanque de Betesda Jesus encontra um homem que há 38 anos sofria de uma doença, entre a multidão de enfermos ele escolhe esse homem, eu acredito que de todos era o que mais precisava de ajuda. Esse homem representa todos aqueles que têm algum impedimento para seguir a Jesus. E eu gostaria de perguntar para você com toda a sinceridade, o que te impede de se entregar por completo nos braços de Jesus? O que realmente está te impedindo de realmente ter uma vida consagrada em Deus? É um temperamento que tem ferido as pessoas que você mais ama? É uma vantagem nos negócios? É um relacionamento que você saber não ter a aprovação de Deus? É um vicio? Um pecado que você não consegue vencer? Você pode ser daquele tipo de pessoa que diz: há eu sou assim mesmo e vai ter que me aguentar, talvez essa seja sua paralisia. Como aprendemos Deus tem poder para curar você. Amem!
III – A PERGUNTA – QUERES SER CURADO?
Muitas vezes eu li essa historia e pensava que a parte mais importante era o momento que Jesus dizia toma o seu leito e anda, porém a parte mais importante e quando ele pergunta. Queres ser curado? Quem em sã consciência faz uma pergunta como essa para uma pessoa que há 38 anos está enfermo? Essa é um tipo de pergunta que se faça? Você teria coragem de chegar a uma pessoa que está no hospital e fazer essa pergunta: queres ser curado?
Como temos visto essa seria uma pergunta tola se não soubéssemos quem havia feito ela, mas como foi Jesus que fez a pergunta ele merece uma reflexão e novas indagações acabam surgindo, qual era o verdadeiro problema deste homem? Será que ele tem alguma outra enfermidade além daquela que é visível?
IV – A PROCURA DA FELICIDADE
Esse texto fala de felicidade, de uma nova atitude na vida, e eu pergunto: O que te falta para você ser realmente feliz? O que te falta para ser plenamente feliz? É possível que para aqueles que têm pouco dinheiro dirá que: falta mais dinheiro. Para aquele que gosta de poder dirá que será mais poder, para aquele que gosta de autoridade essa será a falta. O que te falta para ser plenamente feliz? Talvez a solução para uma crise familiar? Uma solução para a crise no casamento?
Como essa é uma semana de oração jovem, pode ser que para alguém falte um grande amor na vida? Alguns pensam quando eu casar as coisas vai melhorar, vai ser tudo diferente, tudo vai ser melhor. Alguns casais de namorado até afirmam, ele (a) tem um defeitinho aqui, outro ali, mas quando casar melhora, os casados sabem como são as coisas, nem sempre melhora. Ficam achando que o outro vai lhe trazer felicidade, quando eu casar eu serei feliz, a felicidade do casamento é quando duas pessoas felizes se casam, eram felizes antes e só mantém essa felicidade. Se duas pessoas que são infelizes se casam será infelicidade em dobrado, e a tendência de piorar é muito grande.
Outros dizem: Está difícil o casamento, porém quando vierem os filhos tudo vai ser melhor, tudo será diferente, eu serei plenamente feliz. Crianças traz alegria para o lar, filhos é muito bom, por isso tenho dois, mas quando a alegria das crianças entra pela porta a paz sai pela janela, entra a alegria por um lado a paz sai por outro, chegou às crianças, chegou a alegria, foi embora a paz. Foi embora a alegria das crianças, voltou à paz.
O que lhe falta realmente para você ser plenamente feliz? Se concentre no diálogo de Jesus com o paralitico, ela segue um esquema que é:
1 – Pergunta de Jesus 2 – Resposta de homem enfermo
3 – Ordem de Jesus 4 – Nova atitude do homem enfermo
Qual é a atitude na vida que promove a verdadeira felicidade, não estou falando de autoajuda, vamos a texto bíblico, vamos as escrituras: queres ser curado? Parece uma pergunta obvia, mas não, e isso fica claro com a resposta do paralitico verso 7.
Qual foi a pergunta de Jesus? Queres ser curado? Imagine você está a 38 anos com uma paralisia, a beira de um tanque esperando um momento da água ser agitada, e agora um raio de esperança, alguém que pode te curar lhe pergunta, queres ser curado? Qual seria sua resposta? Claro que sim!!! É o que eu mais quero, tenho esperado isso por tanto tempo, eu desejo isso mais do que tudo, mas note que o homem não responde a pergunta, ele arruma desculpas, porém não da a resposta a pergunta: queres ser curado?
V – SÍNDROME DA AUTOCOMISERAÇÃO
Essa é uma pergunta que não é tão obvia, essa pergunta precisa de uma resposta da vontade, e a resposta deste homem demonstra que ele sofria de outra doença. Essa outra doença dele é muito frequente entre nós, qual é a resposta dele: “Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me coloque no tanque.” Coitadinho de mim, sou um miserável, um pobrezinho, um João ninguém, a vida nunca sorriu para mim, ninguém olha por mim, estou desamparado. Você percebe essa outra enfermidade neste homem, maior que sua enfermidade física era a enfermidade que ele tinha na alma, os psicólogos chamam isso de autocomiseração - sentimento de compaixão por si mesmo. Eu chamo de síndrome do coitadinho. Esse é o primeiro sintoma da síndrome de coitadinho, achar que está sozinho. Sentimento de rejeição.
Essa enfermidade da alma era o que está oculto na história deste homem, foi por isso que Jesus fez a pergunta: queres ser curado? Esse homem tinha outra enfermidade, você conhece alguém assim? Eu conheço gente assim, pessoas com essa síndrome do coitadinho, vão ao hospital visitar alguém doente e fica lamentando a vida, que e pessoa enferma é quem dá a palavra de conforto: vai em paz irmão tudo vai dar certo. Síndrome do coitadinho, as coisas dão certo para os outros, mas para mim nada funciona, não flui. Eles parecem a hiena Hardy do desenho Lippy e Hardy, “o céus o vida”.
A pergunta que Jesus fez: queres ser curado? Não foi sem sentido, esse homem sofria desta mazela. E muitos sofrem deste problema. Escuta jovens, vocês não podem lançar sobre os outros, ou sobre as circunstancias, as mazelas de sua vida. Uns dizem – Meu namorado me largou, o que será de mim? Pare com isso, levanta a cabeça, a fila anda, não é assim que se diz. Vamos pense o que deu errado para que no próximo dê certo. E tem mais foi ele quem perdeu uma moça como você, não foi você quem perdeu ele foi ele quem te perdeu.
O rapaz que muitas vezes reclama ninguém me quer, ninguém gosta de mim, não acho uma varoa para namorar, pare com isso! Mude de atitude, faça as coisas diferentes, pare de colocar sobre os outros os problemas da sua vida. Às vezes o rapaz reclama que não encontra namorada na igreja, dizendo que as meninas da igreja são piores que as moças do mundo. E as moças reclamam que os rapazes da igreja não parecem homens, se vestem iguais moças, umas até dizem: quando eles estão de costas parecem uma moça, com essas calças slim vestido a vácuo, elas ainda dizem: Eles raspam as pernas e os braços, quem faz isso é moça. Mude de atitude rapaz, seja alguém diferente, não tenha vergonha de ser homem, de ser honesto, de ser integro, não negocie seus princípios.
VI – INJUSTIÇADO
Note o segundo sintoma da síndrome do coitadinho que este homem ele tem, ele é um injustiçado: “enquanto eu vou, desce outro antes de mim.” Ele é um injustiçado, quando chega a vez dele desce outro, estou a tanto tempo nesta empresa e quando chegou a minha promoção colocaram outro, estava esperando essa vaga e colocaram outro no meu lugar.
Sei que existe injustiça, sei que precisamos das pessoas, porém nossa felicidade não pode depender disto. Jesus foi injustiçado, homem de dores e que sabe o que é padecer. Ele precisou da ajuda dos discípulos no Getsêmani quando foi orar, ele pediu: fiquem aqui e orem. Quando voltou encontrou seus discípulos dormindo, acordou todos e disse: orem comigo, e mais uma vez eles dormiram, Jesus precisou da ajuda e não teve, precisou da ajuda, porém não dependeu disto para cumprir sua missão.
Essa injustiça e dependência das pessoas servem de álibi para muita gente, bastantes pessoas gostam de sentir assim injustiçado, pois desta forma justificam o próprio fracasso. Você não pode depender disto para ser feliz. Assume as rédeas da sua vida, assume seus erros e seus fracassos, pare de achar que é um coitadinho.
VII – CONCLUSÃO
O que precisamos é da palavra de Jesus em nossa vida. Esse homem acreditou nas palavras de Cristo e tudo mudou. Ele acreditou na ordem, teve uma nova atitude, e foi curado, primeiramente da enfermidade da alma, depois agiu conforme a palavra de Jesus e recebeu a cura física.
Ellen White diz no livro O Desejado de Todas As Nações, página 134: Jesus não lhe dera nenhuma certeza de auxílio divino. O homem se podia haver detido a duvidar, perdendo a única oportunidade de cura. Creu, porém, na Palavra de Cristo, e agindo sobre ela, recebeu a força. A fé do homem, todavia, apodera-se daquelas palavras. Cada nervo e músculo vibra de nova vida, e a energia da saúde enche-lhe os membros paralisados. Sem duvidar, determina-se a obedecer à ordem de Cristo, e todos os músculos obedecem-lhe à vontade. Pondo-se repentinamente de pé, sente-se um homem no exercício de suas atividades.
Acredite na palavra de Cristo, era a única coisa que este homem tinha. Ele precisou ser curado primeiro da alma, deixou de lançar sobre os outros a culpa de seus fracassos, de não conseguir as coisas. Esse homem não ficou parado, mas agiu, desistiu de ser um coitadinho. Resolveu agir com uma nova atitude. E a bíblia diz que ele se pôs a andar. Essa palavra no grego da uma ideia de mudança de vida. Ellen White no mesmo livro fala que grande parte da sua paralisia era por causa de pecados, erros na vida, o próprio Jesus o orienta no verso 14, “não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior.”
APELO
O que falta para você ser realmente feliz? Assume uma nova atitude aja conforme a palavra de Cristo, se tem uma circunstância difícil na sua vida, tome uma nova atitude. Alguns dizem: meu casamento seria melhor se meu marido mudasse, ou minha esposa, mude você se ele não quer mudar, minha vida seria melhor se meu namorado ou minha namorada fosse da igreja, mude você. As pessoas que agem assim estão reproduzindo o que o paralitico dizia, mesmo que você sofra problemas, injustiça, acreditem nas palavras de Jesus e mude de atitude. Aprenda a cuidar de si mesmo, quando o paralitico mudou de atitude a impotência humana deu lugar a onipotência divina. Acredite nas palavras de Cristo e deixe-o ser Deus. Deixe a onipotência dEle agir no lugar de sua impotência humana.
Related Media
See more
Related Sermons
See more