Religiosidade x Soberania de Deus 3

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Religiosidade x Soberania de Deus 3

Intro:
Falar da sequência das ultimas duas mensagens.
Atos 11.1-18
Atos dos Apóstolos 11.1–18 RA
1 Chegou ao conhecimento dos apóstolos e dos irmãos que estavam na Judeia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. 2 Quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram da circuncisão o arguiram, dizendo: 3 Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles. 4 Então, Pedro passou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo: 5 Eu estava na cidade de Jope orando e, num êxtase, tive uma visão em que observei descer um objeto como se fosse um grande lençol baixado do céu pelas quatro pontas e vindo até perto de mim. 6 E, fitando para dentro dele os olhos, vi quadrúpedes da terra, feras, répteis e aves do céu. 7 Ouvi também uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro! Mata e come. 8 Ao que eu respondi: de modo nenhum, Senhor; porque jamais entrou em minha boca qualquer coisa comum ou imunda. 9 Segunda vez, falou a voz do céu: Ao que Deus purificou não consideres comum. 10 Isto sucedeu por três vezes, e, de novo, tudo se recolheu para o céu. 11 E eis que, na mesma hora, pararam junto da casa em que estávamos três homens enviados de Cesareia para se encontrarem comigo. 12 Então, o Espírito me disse que eu fosse com eles, sem hesitar. Foram comigo também estes seis irmãos; e entramos na casa daquele homem. 13 E ele nos contou como vira o anjo em pé em sua casa e que lhe dissera: Envia a Jope e manda chamar Simão, por sobrenome Pedro, 14 o qual te dirá palavras mediante as quais serás salvo, tu e toda a tua casa. 15 Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio. 16 Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. 17 Pois, se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus? 18 E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida.
Corpo:
V 1- Chegou ao conhecimento - A palavra usada é ἀκούω que significa ouvir. É preciso ter em atenção que essa palavra pode significar:
Escutar = Ouvir com intensão.
Aprender
Ouvir = perceber o som
Prestar atensão, o que nos leva a responder em conformidade
Entender = Dar sentido a uma lingua.
No entanto a palavra aqui nesse versiculo está mais ligado a algo que se ouve mas que não nos dá o verdadeiro significado e por isso não compreendemos na totalidade e é preciso certificar-se, buscando explicação sobre o assunto.
Ex: Para aqueles que falam uma segunda lingua, com frequência precisamos pedir para que um certo conceito seja explicado, para que compreendamos o que a outra pessoa quer efetivamente comuncar.
A expressão recebido a palavra - significa que o evangelho lhes havia sido anunciado.
No entanto Como não tinham essa clara compreenssão eles interrogam a pedro sobre o assunto. A palavra traduzida por arguiram ou criticaram tem a sua raiz em disputar. Ou seja debater para entender o que havia acontecido.
V 3- O que choca as pessoas que tinham a lente da religiosidade como medidor de aceitação de alguem na comunidade cristã, não é o facto de as pessoas gentias terem sido expostas ao evangelho, mas o facto de que um judeu havia se contaminado ao entrar na casa de um gentio e comer com eles.
Nos V 4 à 15, Pedro conta as razões porque foi até a casa de Cornélio.
E nos versiculos 16 à 18 Ele então dá as provas e o suporte para sua argumentação, que se constituem como os ensinos dessa passagem para nossas vidas hoje:
1º V16 - O que aconteceu não foi obra minha, mas o cumprimento das palavras do mestre (), assim como João Batista já havia predito (). Ao pregar seu batismo para o arrependimento, João Batista confrontou o clero de seus dias, o cobrador de impostos, o soldado a serviço de Roma e Herodes Antipas, que havia se casado com a mulher de seu irmão Filipe. Disse a eles que se arrependessem e fossem batizados (). João mandava que os pecadores deixassem a vida de pecado e se voltassem para uma vida dedicada a Deus. Ele lhes ensinava até mesmo como viver uma vida que glorificasse a Deus.
Ao pregar seu batismo para o arrependimento, João Batista confrontou o clero de seus dias, o cobrador de impostos, o soldado a serviço de Roma e Herodes Antipas, que havia se casado com a mulher de seu irmão Filipe. Disse a eles que se arrependessem e fossem batizados (). João mandava que os pecadores deixassem a vida de pecado e se voltassem para uma vida dedicada a Deus. Ele lhes ensinava até mesmo como viver uma vida que glorificasse a Deus.
Portanto não é a minha religiosidade que dita como Deus dirige a sua Igreja.
Portanto não é a minha religiosidade que dita como Deus dirige a sua Igreja. Lucas tras-nos a lembrança que precisamos reconhecer nossa pecaminosidade e que o Espírito Santo de Deus é agora a marca de nossa iniciação no relacionamento com Deus, e não os nossos comportamentos.
2º V17 - Deus concedeu o mesmo Dom a eles, que nos foi concedido, constituindo-se assim uma prova de que eles estão em igualdade connosco perante Deus. A palavra Dom aí, quer dizer que foi Deus que deu sem merecimento nenhum tanto nosso como dos gentios.
Deus deu-nos esse Dom, por sua livre e soberana vontade.
V 18 - Agora esclarecidos, reconhecem que não são as suas lentes da religião que ditam o agir de Deus na comunidade cristã e alegram-se pelo Dom dado por Deus a toda a humanidade.
Aplicação:
Pensemos em nós e quais são as nossas religiosidades, na caminhada com Deus? Ex: no meu caso muitas vezes penso que o muito estudar a palavra de Deus é o caminho da devoção que todos precisam seguir, e isso leva-me a pensar que quem não o faz, não é um bom cristão. E você, qual tem sido a sua luta?
O que é, que temos feito de forma sistematica, pensando que isso nos dá garantias para a nossa salvação?
O que fazemos, estamos a faze-lo por devoção e orientação de Deus, ou na realidade são apenas nossas atitudes humana?
É aquilo que eu faço, ou é o que Deus fez por mim que produz a alegria da comunhão com a Igreja de Cristo?
Portanto amigos; Religiosidade não é devoção?
É Deus quem por meio do seu Espírito Santo, dirige e elege os seus.
Rendamo-nos e descansemos na soberana vontade de Deus para a sua Igreja e indivualmente. Consciênte de que somos apenas instrumentos, que apesar de sermos falhos… é Ele que nos chama para cooperarmos na expansão do seu Reino.
Outra lição para as nossa vidas é que, a aprovação da comunidade, é vital na nossa caminhada enquanto comunidade. Pedro poderia ficar despreocupado e sem motivos para prestar contas perante a comunidade, porque tinha a plena certeza de que o que fizera, foi pela direção de Deus. Mas para a edificação da Igreja ele busca a sua aprovação esclarecendo tudo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more