1Sam 3.1-9: ANTES QUE A LÂMPADA DE DEUS SE APAGE
Sermon • Submitted
0 ratings
· 123 viewsNotes
Transcript
Ideia homilética: O juízo de Deus é certo quando há iniquidade entre o seu povo. No entanto, a obra de Deus não pode parar. Por isso, antes que a lâmpada da esperança se apague, Deus levantará um servo fiel para dar prosseguimento ao seu plano.
Proposição: Deus usa servos fiéis para dar prosseguimento ao seu plano.
I: O SERVO QUE DEUS USA POSSUI CARACTERÍSTICAS VALOROSAS (1,4,5,6,8,9)
I: O SERVO QUE DEUS USA POSSUI CARACTERÍSTICAS VALOROSAS (1,4,5,6,8,9)
Primeira característica: piedade (1a)
Exposição
“E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli”
Estudiosos argumentam que Samuel tinha doze anos nesta época.
Mesmo sendo apenas um menino, Samuel já “servia”, ou, “ministrava” ao Senhor. Lê-se em que “Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho”.
Piedade significa uma obediência ativa à vontade de Deus revelada e uma devoção pessoal que excede os serviços dos lábio.
Conclusão: A nação de Israel estava corrompida. Seus líderes estavam corrompidos. Mesmo assim, Samuel continuava servindo ao Senhor piedosamente.
Aplicação
Imagina que você seja um agricultor e precisa lavrar a sua terra. Qual ferramenta você vai usar? A que está amolada ou a que está cega? Certamente você usará a que está amolada! Você é uma ferramenta nas mãos de Deus! A lima que te amola é a piedade. Por isso, continue orando ainda que ninguém mais esteja. Continue jejuando, ainda que ninguém mais queira. E, continue meditando na Palavra de Deus, ainda que ninguém dê mais crédito a ela. Seja uma ferramenta amolada!
Não importa como o mundo anda. Nem mesmo devemos olhar para a situação espiritual do seu irmão ou do seu pastor. Lembre-se de fazer a sua parte: continue orando, mesmo que ninguém mais esteja. Continue jejuando, ainda que esteja fora de moda. Continue meditando na Palavra de Deus, ainda que outros não façam mais isso. Desta forma Deus poderá lhe usar.
Segunda característica: pureza (1b)
Exposição
“a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta”
No tempo dos juízes Deus não se revelava frequentemente, pois a impiedade do povo era crescente.
Nota-se que profecias tinham muito valor. O que “inflacionava o mercado profético” era a escassez de profecias.
Conclusão: Mesmo diante do cenário de catástrofe espiritual, vê-se uma criança que mantinha-se pura diante da sociedade.
Aplicação
O melhor vinho, creio ser o vinho puro. Ser puro é ser incontaminável. Ser puro é ser como José no Egito, Daniel na Babilônia ou Samuel neste tempo. Nunca é fácil não se corromper, não se misturar. Samuel poderia ter se espelhado nos exemplos de Hofni e Finéias, mas decidiu viver incontaminavelmente. O homem que quer ser usado por Deus deve assim também ser. Vale a pena!
Primeira característica: ouvidos aguçados.
terceira característica: ouvidos aguçados (4).
Exposição
“o SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui”
Lembre-se que Eli era o sumo sacerdote e o juiz de Israel. Deus poderia ter falado com ele, mas não o fez.
Lembre-se também que, no versículo dois, é dito que “os olhos [de Eli] se começavam já a escurecer”. Isto significa dizer que ele estava ficando cego.
Lembre-se ainda que Eli não estava surdo fisicamente, mas impossibilitado de ouvir espiritualmente o Senhor.
Conclusão: Samuel ouviu o Senhor em um tempo em que o sumo sacerdote já não podia ouvi-lo.
Aplicação
Ninguém consegue, em plena luz do dia, ouvir o tique-taque do relógio se não aproximá-lo do ouvido. Da mesma maneira o servo não pode ouvir a Deus se estiver longe dele. Aproxime de Deus e ouça o que ele tem a dizer!
Um homem com um relógio no pulso, mas distante dele, não pode pensar que o relógio não está batendo simplesmente porque ele não está ouvindo o seu som. Semelhantemente nós também não podemos pensar que Deus não está falando. O Senhor é o mesmo, ele continua a falar!
Aproxime-se do Senhor e ouça o que ele tem a dizer.
Quarta característica: prontidão em servir (5,6,8).
Exposição
“E correu a Eli e disse: Eis-me aqui… Samuel se levantou e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui… e ele [Samuel] se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui”
Por três vezes Samuel se prontificou em servir. Ele foi a Eli dizendo: Eis-me aqui. Ele simplesmente poderia ter ignorado o que ele pensava ser a voz de Eli. Ele poderia ter fingido que estava dormindo, mas não foi isso que ele fez.
Aplicação
Servir a Deus é um privilégio. Penso que a melhor maneira de servir a Deus é servindo o meu próximo. Deus escolheu ser amado no seu próximo. Samuel não sabia que era Deus quem estava falando, mas estava pronto para servir a Eli. Deus se agrada dessa atitude. Portanto, disponha-se a servir!
Quinta característica: obediência (5,6,9)
Exposição
“Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou… Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te… Vai-te deitar… Então, Samuel foi e se deitou no seu lugar”.
O jovem Samuel estava pronto a servir, mas, por três vezes teve frustrado o pensamento que tinha de si de utilidade, pois, por três vezes o sumo sacerdote Eli o mandou deitar. Tem coisa mais inútil do que deitar-se? Quem deita não pode fazer nada.
Aplicação
Não importa o que te mandam fazer, se é sentar, sente-se, se é deitar, deite-se, se é calar, cale-se. O importante, no final das contas é a obediência. Há funções dentro da igreja que parecem inúteis e desprezíveis, mas Deus conta com a sua obediência lá. Hoje você pode estar sendo mandado a se deitar, amanhã você pode estar ungindo reis e, no final das contas, o que valerá mais não é uma ou outra tarefa, mas a obediência. Deus conta com servos obedientes!
II: O SERVO QUE DEUS USA PRECISA CONHECER O SENHOR (7)
II: O SERVO QUE DEUS USA PRECISA CONHECER O SENHOR (7)
Conhecimento pessoal é melhor que o conhecimento intelectual
Exposição
“Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR”
O verbo “conhecer” aqui é a tradução do verbo “yada” que significa mais que um conhecimento intelectual. Aqui, o sentido é de conhecimento pessoal.
Perceba que o autor sagrado introduz este versículo como um parêntesis em toda a narrativa. Fica bem claro e evidente que o que impediu Samuel de reconhecer a voz do Senhor foi a falta de experiência com o Senhor.
Samuel fora, praticamente, criado com Eli e, certamente, conhecia a Lei do Senhor, quem era o Senhor e etc. Não lhe faltava conhecimento cognitivo, mas faltava-lhe experiência de campo.
Aplicação
Há motoristas que percebem coisas que outros motoristas não percebem. Uns conseguem perceber uma falha mecânica em um simples barulhinho diferente. Outros, por sua vez, não ouvem nem o tal barulhinho. Alguns motoristas dirigem sem perceber que o motor está quase batendo. Enquanto outros, só por ligar o carro pela manhã, já percebem algumas anomalias. Qual a razão disto? Por que alguns conhecem tão bem o veículo enquanto outros não? É simples. A diferença está na experiência. Motoristas experientes percebem coisas que motoristas novatos não percebem. Assim é com Deus, precisamos conhecê-lo melhor. Precisamos de experiência com ele. Para ter experiência com ele, você precisa se entregar a ele. Você precisa ter uma boa disciplina espiritual. Você precisa demonstrar a ele que quer ser usado por ele. Você não pode ficar de braços cruzados. Busque agora!
Qualquer ruído diferente no motor, o chofer experiente, já sabe o que está acontecendo com o carro. Por outro lado há pessoas que o carro pode estar quase batendo o motor que não vão perceber nenhuma anormalidade. Qual a razão disto? Porque
Samuel não reconheceu a voz de Deus porque ainda não havia tido experiência com o Senhor. Antes, então, de Deus usar Samuel como profeta, deu-lhe experiência, capacitando-o, a sempre poder diferenciar sua voz de qualquer outro barulho.
III: O SERVO QUE DEUS USA PRECISA RECONHECER QUEM DE FATO É (9)
III: O SERVO QUE DEUS USA PRECISA RECONHECER QUEM DE FATO É (9)
Um conselho importantíssimo
Exposição
“… se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve”
Eli, percebendo que o Senhor queria falar com Samuel, deu-lhe um grande conselho. Ele ensinou a Samuel reconhecer que é servo.
Aplicação
O grande problema da nossa geração evangélica é querer reconhecimento. Muitos querem ser reconhecidos como um grande cantor ou um grande pregador ou por títulos na igreja. Mas o Senhor não vai se revelar a esse tipo de pessoa. Ele abate os soberbos e exalta os que se humilham. Não há outro meio de ouvir a voz de Deus se não por humildade. Humilhe-se perante ele!