Consagrai-vos à Deus
Romanos • Sermon • Submitted
0 ratings
· 54 viewsO requisito essencial para a prática da justiça pelos crentes é a consagração da vida ao Senhor (12:1–2).
Notes
Transcript
Consagrai-vos à Deus
Consagrai-vos à Deus
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Introdução:
Depois de apresentar o evangelho, a necessidade do evangelho, a centralidade do evangelho, o poder que Ele nos dá e o plano de Deus de demonstrar misericórdia para com todos (judeus e gentio) pelo evangelho, Paulo passa a fazer um apelo aos irmãos
Ele começa com o verbo parakaleo, expressando uma mescla de súplica e autoridade. Ele roga, apela aos irmãos. Estes são dos destinatários dos apóstolos. Ele jamais apelaria a pessoas não regenaradas o mesmo que estava a apelar àqueles que foram chamados para "serem de Cristo Jesus" (). Irmãos, essa é o relacionamento entre os gentios e judeus que se converteram à Cristo Jesus. "Todos os crentes, independentemente de origem étnica, são irmãos e irmãs pertencentes à família única e internacional de Deus" (Stott, p.387)
Paulo apela para que os crentes vivam em consagração ao Senhor. Essa consagração deve levar em conta:
Essa consagração deve levar em conta:
A ação de Deus ()
O que Deus fez
Ele agiu com misericórias (plural)
O que Deus fez
A quem?
No presente
Gentios
A um remanescente de Israel
No futuro
Israel ()
Como?
Pelo exercício da Sua Soberania ()
Pelo Evangelho (, ) (De Deus e de Jesus)
O Evangelho é: a demonstração da misericórdia de Deus aos pecadores indignos e indesculpáveis, dando-lhes seu Filho para morrer por eles, justificando-os graciosamente pela fé, enviando-lhes o seu Espírito de vida e tornando-os filhos Seus" (Stott, p.387).
O que devemos fazer
O que devemos fazer
Nos oferecer a Deus
O que oferecer?
O corpo ()
"A graça de Deus, longe de incentivar ou condescender com o pecado, é a fonte e o fundamento de uma conduta íntegra" (Stott, p.388)
13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.
,
Essa referência aos corpos deve ter sido calculada por Paulo, na intenção de chocar alguns dos seus leitores gregos. Educados conforme o pensamento platônico, para eles o corpo era considerado um estovo constrangedor. Eles tinham como slogan a frase soma sema estin (o corpo é uma tumba); nessa tumba o espírito humano viveria aprisionado e dela ansiavam escapar. Ainda hoje certos cristão veem o corpo com certo constrangimento. Tradicionalmente, quando se faz um apelo nas igrejas evangélicas, é para que demos nossos corações a Deus, não nossos corpos. A apresentação de nossos crospos é um ato espiritual de adoração danossa parte. Nenhum culto é agradável a Deus quando é puramente interior, abstrato e místico; nossa adoração deve expressar-se em atos concretos de serviço manifestados em nosso corpo (Stott, p.389).
Como oferecer?
Como um sacrifício
Ele retrata os irmãos como um povo sacerdotal que pode oferecer sacrifício a Deus
De forma intentional - o verbo está no aoristo ativo.
O culto a Deus ()
Como adoravam
A criatura no lugar do criador () - Gentios
Como adoravam
Em hipocrisia de coração () - Judeus
Como deveriam adorar
Como deveriam adorar
III) A vontade de Deus
De forma racional ou razoável
O fato de oferecer-nos a Deus seria a única resposta sensata, lógica e apropriada aos olhos dele, tendo em vista a sua misericórdia auto-doadora.
Se for racional o sentido tratar-se-ia de um culto oferecido de mente e coração, culto espiritual em oposição a culto cerimonial, um ato de adoração inteligente, no qual as nossas mentes e stão completamente engajadas.
Epíteto, filósofo estóico do primeiro século disse: "Se eu fosse um rouxinou, faria aquilo que é prório de um rouxinol; e, se eu fosse um cisne, faria o que é próprio de um cisne. Como oeu sou logikos [sc. um ser racional], tenho de adorar a Deus". (Stott, 389)
A vontade de Deus ()
III) O propósito do apelo - "apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus"
A exigência
A exigência
Negativa - "não se conformar com o mundo"
A qualidade
Positiva - "renovar a mente" - É assim que uma pessoa muda!
"J.B.Phillips usa uma paráfrase que expressa muito bem essa alternativa: "não permitam que o mundo os esprema para dentro do seu próprio molde, mas deixem que Deus remodele as mentes de vocês a partir de dentro" (Stott, p.391)
A característica
Boa
Agradável
Perfeita