Identificados com Cristo (2)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

Identificados com Cristo (2)

Atos dos Apóstolos 11.27–30 RA
27 Naqueles dias, desceram alguns profetas de Jerusalém para Antioquia, 28 e, apresentando-se um deles, chamado Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio. 29 Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judeia; 30 o que eles, com efeito, fizeram, enviando-o aos presbíteros por intermédio de Barnabé e de Saulo.
Atos
V 27- Naqueles dias= refer-se a epoca em que Barnabé e Paulo estavam a ensinara naquela cidade.
Profetas= Uma primeira pergunta para entendermos o significado da palavra precisa ser respondida: Qual era a principal função do profeta no A.T e no N.T?
Seguramente não era unica e nem a principal tarefa dos profetas, predizer o futuro, como é dado efanze em muitos meios da cristandade dos nosso tempos.
A principal tarefa dos profetas era e ainda é anunciar a palavra de Deus para o arrependimento e salvação de pecadores. Por isso no A.T vemos os profetas constantemente, a chamar o povo de Deus a reconciliação, ao reconhecimento dos seus pecados, a volta no cumprimento das alianças e dos mandamentos de Deus.
V 28- O que Ágabo fez? Algumas traduções nos dizem que deus a entender, outras que anunciou, outras que predisse. Mas que significado tem a expressão nesse versiculo?
A palavra no original tem o significado de Tranmitir ou expressar um significado. Portanto, o sentido da frase é que o profeta falou sobre acontecimentos que estavam por vir.
Agente-Conteúdo-Experimentador
É um agente porque serve apenas como um instrumento humano como deixa bem claro o versiculo, quando diz que sua ação foi dirigida pelo Espirito Santo, que é quem deu o conteudo da mensagem por ele tranmitido, e que confirmou tempos depois, ao precisar o tempo em que tais acontecimentos se deram.
V 29- Esse passou a ser a prática comum da Igreja. Se em Jerusalém a Igreja começa por ter tudo em comum, com o avançar do evangelho a prática muda e passa a ser requerida a contribuição para todos em favor da Igreja, indempendente de sua localização.
O parâmetro bíblico para a oferta nos dias de hoje não é , e 4:31-35, mas sim : "cada um conforme as suas posses". Os ensinamentos de Paulo em 2 Coríntios 8 e 9 seguem esse parâmetro. A prática do "comunismo cristão" só se deu em Jerusalém como medida temporária, en­ quanto o evangelho era pregado "primeiro aos judeus".
O parâmetro bíblico para a oferta nos dias de hoje não é , e 4:31-35, mas sim : "cada um conforme as suas posses". Os ensinamentos de Paulo em 2 Coríntios 8 e 9 seguem esse parâmetro. A prática do "comunismo cristão" só se deu em Jerusalém como medida temporária, en­ quanto o evangelho era pregado "primeiro aos judeus".
Enviar socorro= significa enviar ajuda para o sustento de outra pessoa.
V 30- A primeira vez que aparece a palavra presbitero.
Seu significado é o mesmo que pastores ou bispos.
Tinham como função serem os guardadores da sã doutrina na comunidade.
Era por norma constituido por um grupo
Pelas mãos de Barnabé e Saulo - demonstra a confiança que a comunidade tinha nos seus dois líderes.
Aplicação:
A comunidade era movida por amor e mesmo que o racional.
Related Media
See more
Related Sermons
See more