Com quem nos parecemos?
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
Introdução
Introdução
Duas semanas atrás nós consideramos os primeiros 7 versículos de Isaías 6. E se por acaso você que está aqui hoje, não estava aqui nós vimos:
O rei Uzias estava morto, porém o Rei dos reis vive e está em seu alto e sublime trono, reinando em glória e majestade. Jesus, em sua morte, ressurreição e sua subida aos céus, inicia o seu reino, mas ainda não de forma completa, porém ainda virá uma segunda vez onde reinará sobre todos. (cf. João 12.42)
Pudemos ver como nós podemos conhecer quem somos de maneira clara e verdadeira, a partir do conhecimento de Deus e como isso deve nos levar à humildade e confissão diante do Deus Santo. Isaías viu o Deus Santo, e viu sua miséria, seu pecado e como esse conhecimento claro de si mesmo, o levou à confissão e arrependimento.
Onde pudemos ver como nós podemos conhecer quem somos de maneira clara e verdadeira, a partir de conhecimento de Deus e como isso deve nos levar à humildade e confissão diante do Deus Santo.
ILUSTRAÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Eu e Indyra certa noite fomos colocar o Miguel para dormir. Como sempre fazemos o colocamos deitado e ele já estava visivelmente cansado e com sono, e então de repente ele diz: “Vai dormir, oras, agora!”. Nós começamos a rir, porque ele estava ali imitando Indyra.
E se você tem filhos, você sabe bem que as crianças estão sempre imitando os pais. Estão se vestindo como os pais, colocando a mochila nas costa e dizendo que vai trabalhar.
A verdade é que desde pequenos nós imitamos pessoas, nós estamos sempre repetindo o que outras pessoas fazem e dizem. Isso é muitas vezes gratificante, quando os ensinamos boas coisas e eles repetem isso, e não tão agradável quando defeitos e pecados são reproduzidos por eles. Mas a verdade é que isso não para quando nos tornamos adultos, estamos sempre em reproduzindo e nos espelhando em outras pessoas, temos sempre modelos nos quais nos espelhamos.
Gostaria de analisar com quem nós parecemos e como se isso acontece. Talvez essa frase não faça muito sentido para você agora, mas espero que ao final desta mensagem possamos desfrutar de comunhão e louvor ao nosso Deus.
Vamos ver todo o capítulo 6 novamente, entretanto guarde em seu coração aquilo que consideramos na outra mensagem, ou ao menos aquele resumo que dei à vocês e vamos primeiramente analisar a partir do verso 9.
O julgamento: Vocês amam os ídolos? Ficarão como eles
O julgamento: Vocês amam os ídolos? Ficarão como eles
(9-10)
Estamos diante de uma passagem difícil, e olhamos Deus chamar o profeta para endurecer o coração do povo por sua pregação. Porque isso está acontecendo? Na verdade, o que o Senhor chama Isaías para fazer é pregar uma mensagem de juízo à esse povo. E que mensagem é esta? A mensagem para eles é: Vocês amam os ídolos? Vocês querem ficar perto deles? Então vou conceder os seus desejos, e vocês vão ficar exatamente parecidos com eles.
Observe essa linguagem de quem é idólatra serem como surdos e cegos sendo retratado no livro de Isaías e em outros livros:
“Mas retrocederão em vergonha total aqueles que confiam em imagens esculpidas, que dizem aos ídolos fundidos: ‘Vocês são nossos deuses’. "
"Ouçam, surdos; olhem, cegos, e vejam!
Quem é cego senão o meu servo e surdo senão o mensageiro que enviei? Quem é cego como aquele Que é consagrado a mim, cego como o servo do Senhor?
Você viu muitas coisas, mas não deu qualquer atenção; seus ouvidos estão abertos, mas você não ouve nada. " Isaías 42:17-2
Isaías 42:17-20
“Traga o povo que tem olhos, mas é cego, que tem ouvidos, mas é surdo.” Isaías 43:8
"Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.
Quem então é como eu? Que ele o anuncie, que ele declare e exponha diante de mim o que aconteceu desde que estabeleci meu antigo povo, e o que ainda está para vir; que todos eles predigam as coisas futuras e o que irá acontecer.
Não tremam, nem tenham medo. Não anunciei isto e não o predisse muito tempo atrás? Vocês são minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não existe nenhuma outra Rocha; não conheço nenhuma. "
Todos os que fazem imagens nada são, e as coisas que estimam são sem valor. As suas testemunhas nada vêem e nada sabem, para que sejam envergonhados.
Quem é que modela um deus e funde uma imagem, que de nada lhe serve?
Isaías 43:8
Isaías 44:6-10
Todos seus companheiros serão envergonhados; pois os artesãos não passam de homens. Que todos eles se ajuntem e declarem sua posição; eles serão lançados ao pavor e à vergonha.
O ferreiro apanha uma ferramenta e trabalha com ela nas brasas; modela um ídolo com martelos, forja-o com a força do braço. Ele sente fome e perde a força; passa sede e desfalece.
O carpinteiro mede a madeira com uma linha e faz um esboço com um traçador; ele o modela toscamente com formões e o marca com compassos. Ele o faz na forma de homem, de homem em toda a sua beleza, para que habite num santuário.
Ele derruba cedros, ou talvez apanhe um cipreste, ou ainda um carvalho. Ele o deixou crescer entre as árvores da floresta, ou plantou um pinheiro, e a chuva o fez crescer.
É combustível usado para queimar; um pouco disso ele apanha e se aquece, acende um fogo e assa um pão. Mas também modela um deus e o adora; faz uma imagem e se encurva diante dela.
Metade da madeira, ele a queima no fogo; sobre ela ele prepara sua refeição, assa a carne e come sua porção. Ele também se aquece e diz: "Ah! Estou aquecido; estou vendo o fogo".
Do restante ele faz um deus, seu ídolo; inclina-se diante dele e o adora. Ora a ele e diz: "Salva-me; tu és meu deus".
Eles nada sabem, nada entendem; seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender.
Ninguém pára para pensar, ninguém tem o conhecimento ou o entendimento para dizer: "Metade dela usei como combustível; até mesmo assei pão sobre suas brasas, assei carne e comi. Faria eu algo repugnante com o que sobrou? Iria eu ajoelhar-me diante de um pedaço de madeira? "
Ele se alimenta de cinzas, um coração iludido o desvia; ele é incapaz de salvar a si mesmo ou de dizer: "Esta coisa na minha mão direita não é uma mentira? " Isaías 44:6-20
Acredito que vocês conseguem ver que essa ideia está presente no livro de Isaías, onde os idólatras são retratados como cegos e surdos. Mas agora vamos olhar para um trecho da Palavra de Deus onde isso é ainda mais claro:
Isaías 44:11-20 Isaías 44:6-20
“Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas.
Têm boca, mas não podem falar, olhos, mas não podem ver;
têm ouvidos, mas não podem ouvir, nariz, mas não podem sentir cheiro;
têm mãos, mas nada podem apalpar, pés, mas não podem andar; nem emitem som algum com a garganta.
Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.” Salmos 115:4-8
Salmos 115:4-8
Então vemos que a questão em Isaías 6.9,10 tem a ver com a idolatria deles, e então Isaías tem de anunciar aos idólatras que se eles se mantiverem impenitentes, sem arrependimentos, Deus iria torná-los insensíveis e sem vida espiritual. O incrédulo Israel estava recebendo justamente aquilo que desejava, estavam se tornando a semelhança dos seus deuses, cegos e surdos espiritualmente.
Há também no fundo a questão de que eles ao se voltarem para os ídolos que não ouvem e não falam, era a noção de que Deus não os ouve e não fala, por isso me volto aos ídolos para que me ouçam e me digam o que fazer, mas a verdade é que o Deus de Israel fala!
as menções de idolatria dentro do livro de Isaias
“E dizem: O Senhor não vê; o Deus de Jacó não percebe. Por acaso aquele que fez o ouvido não ouvirá? Ou aquele que formou o olho não verá?” Salmos 94:7,9
Talvez você esteja se perguntando o que é idolatria, e espero poder te ajudar com essa questão, mas por hora quero dizer que idolatria é tudo aquilo que colocamos no lugar de Deus, onde nossas esperanças se encontram, onde nosso coração busca refúgio e segurança.
Idolatria é confiar nas coisas criadas, e não no Criador, para nossa esperança e felicidade, relevância e segurança. Pergunta 17 do Catecismo Nova Cidade
Basta recorrermos ao primeiro mandamento () que veremos que o Senhor não tolera que o ser humano tenha diante de si um deus falso.
A restauração: Vocês amam a Deus? Ficarão como Ele
A restauração: Vocês amam a Deus? Ficarão como Ele
A restauração: Vocês amam a Deus? Ficarão como Ele
(5-8)
Isaías ao se deparar com a santidade de Deus, ele põe diante da luz e então se vê melhor, se enxerga como de fato é: PECADOR! Necessitado da graça de Deus, ele confessa sua culpa e mostra que o povo de Israel também é pecador, e em sua confissão e arrependimento ele é restaurado.
Vamos ao texto ver o contraste:
Isaías viu o Senhor, ele ouviu os serafins proclamando como que em um coral a santidade de Deus, e o profeta vendo seu pecado e com terror e tristeza de não poder se juntar ao santo coral para proclamar a majestade de Deus, ele grita sua miséria e pecado, e logo o Senhor o restaura, o perdoa e sua culpa é removida.
O que está acontecendo aqui? Isaías esta louvando o Deus verdadeiro, ele está adorando ao Senhor e como consequência ele está sendo restaurado à imagem e semelhando de Deus!
O Senhor nos restaura, restaura sua imagem em nós que fora danificada pelo pecado.
O homem foi criado para refletir a imagem do seu criador, ele foi feito para refletir o caráter santo, bondoso, amoroso, justo, fiel … de Deus. Nós sabemos pelo relato de Gênesis, que o homem não guardou sua posição inicial, e em consequência a imagem de Deus no homem foi danificada, foi corrompida. Não de maneira total, no sentido de perder ela totalmente, mas corrompida de forma que esse homem, o homem natural, é MISERÁVEL e como o profeta disse: está perdido.
Portanto é necessário que o homem creia em Jesus Cristo e sua obra em arrependimento e fé, o Espírito Santo opera uma obra chamado novo nascimento (regeneração), onde Deus restaura o homem de uma disposição de pecado para um novo relacionamento com Deus. Mas essa obra, o Espírito Santo contínua essa obra em nossa santificação, até que nós cheguemos à semelhança de Cristo.
abordar a doutrina da imagem de Deus no homem, sua danificação pelo pecado e sua restauração por obra do Espírito Santo na regeneração e sua contínua restauração em toda vida como santificação.
Esse é o alvo de Deus: Que nos tornemos como Jesus, que é o Deus homem, o homem perfeito, que viveu uma vida que Deus planejou para a humanidade: santo, justo, bondoso, amoroso, fiel...
Aplicações
Aplicações
Todos os que odeiam a Deus e a seu povo, e que não se arrependerem, um dia o Senhor concederá seus desejos e os deixarão longe deles por toda eternidade no inferno;
Cristão, o Senhor começou uma obra em você e vai completar até o dia da volta de Cristo, e isso envolve sempre sofrimento. Confie no Senhor, coloque suas esperanças no servo sofredor; Use os meios que o Senhor provê para nossa santificação (oração, leitura da palavra, conselho de irmãos mais maduros por exemplo)
Por vezes pensamos em idolatria em termos de ter uma imagem de escultura na qual nos prostramos em adoração, mas nos esquecemos que por vezes temos em nosso coração algo que clama à coisas criadas, o socorro e a satisfação que somente o criador pode oferecer.
Dinheiro, família, casamento, carreira, concurso público, emprego PODEM ser coisas nas quais está nossa esperança de segurança, aceitação, provisão e cuidado - em outras palavras, a vida nos seus próprios termos e não como bênçãos que são fruto de um Deus amoroso, um Pai bondoso que trabalha por seu povo.
Portanto, nos vistamos das vestes do Filho de Deus, que sendo rico e “sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia se apega; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Fp. 2:6-8)
“sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia se apega; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Fp. 2:6-8)
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Nós nos tornamos semelhantes ao que adoramos, àquilo que mais amamos, seja para nossa ruína, seja para nossa restauração. Cristo Jesus, sendo Deus, se humilhou e se tornou como um de nós, porém sem pecado, para que nós pudéssemos ter um novo relacionamento com Deus. Creia em Jesus para sua restauração, abandone os ídolos que seu coração fabrica, entronize Cristo, faça guerra contra o pecado.