Poder para Testemunhar
Notes
Transcript
Atos dos Apóstolos 1.6-11
6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?
7 Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.
9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
10 Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, 11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.[1]
Exórdio
Ser testemunha, é isso que somos. Algo mais do que relatar o que vimos ou sabermos sobre alguém ou algo. É ter em nós as características deste ser em que conhecemos e sabemos que é. PANNENBERG, nos dá uma compreensão sobre ser testemunha:
“A comunhão com Jesus os tornou membros da igreja, porque, como Jesus, são chamados a ser testemunhas do senhorio de Deus, que se expressa com interinidade com caráter de sinal, pela comunhão de seus discípulos. Entretanto, essa realidade não chega mais a ser visualizada no batismo, mas na ceia do Senhor.”[2]
Aqui venho destacar que somos chamados a ser testemunhas do senhorio de Deus. Somos chamados a um relacionamento com Deus e, isso ter evidenciado em nossas vidas. Isso é ser testemunha de Cristo nesta terra.
Introdução (Data; Ocasião; Autoria; Destinatário; Canonicidade; Variante Textual)
O livro de Atos dos Apóstolos é uma continuação dos escritos do evangelista Lucas, que em primeiro momento escreve o Evangelho Segundo Lucas direcionado a uma pessoa, Teófilo, mostrando assim o que Jesus realizou, falando sobre Jesus, o Cristo, seus milagres, apresentando a finalidade de Cristo na terra.
Data
A data, assim como a doutrina, pode ser perfeitamente fixada. Ele foi completado cerca do ano 63 A.D. em Roma; ou seja, perto do fim dos dois anos em que Paulo esteve preso nessa cidade e, possivelmente, sob a orientação desse grande apóstolo.
Ocasião
KISTERMAKER (2003) nos afirma no seguinte momento:
“o propósito de Atos é convencer Teófilo de que ninguém pode prejudicar a vitoriosa marcha do evangelho de Cristo. Por essa razão, Lucas relata a Teófilo o progresso das boas-novas de Jerusalém até Roma. Ele o faz em harmonia com a Grande Comissão que Jesus deu aos seus seguidores (Mt 28.19). Em Atos, Lucas mostra a Teófilo que os apóstolos certamente se aplicaram a cumprir o mandamento de Jesus (comparar com 1.8).
Destinatário
Atos, à semelhança do Evangelho de Lucas, é dirigido a Teófilo (1.1), que provavelmente foi o patrocinador de Lucas, a pessoa que estava financiando a publicação do esforço literário de Lucas.
Canonicidade
O título do livro é encontrado em formas ligeiramente diferentes nos textos gregos antigos. Ele é apresentado em alguns manuscritos assim como temos ele apresentado nestes manuscritos: 1. Manuscrito tf (i.e. Sinaítico), Tertuliano, Dídimo, Eusébio têm "Atos" (ASV, NIV); 2. Manuscritos B (i.e. Vaticano), D (i.e. Beza) e tf numa subscrição, Irineu, Tertuliano, Cipriano, Atanásio têm "Atos dos Apóstolos" (KJV, RSV, NEB) e 3. Manuscritos A2 (i.e. primeiro corretor do Alexandrino), E, G, Crisóstomo têm "Atos dos Santos Apóstolos"
Variante Textual
BRANNAN & LOKEN (2014) nos apresenta uma questão no versículo 8:
Atos 1:8 σεσθέ μου μάρτυρες Mas você receberá poder quando o Espírito Santo vir sobre você, e você será minhas testemunhas em Jerusalém, e em toda a Judéia e Samaria, e até a parte mais distante da terra ”. A maioria dos manuscritos tem “você será minha testemunha”, mas alguns têm “você será testemunha para mim”. Em ambos os casos, o orador é o Senhor. A primeira instância está mais preocupada com o testemunho da pessoa; o segundo está mais preocupado com o que é testemunhado. [3]
No versículo em questão temos essa abordagem sobre o ser testemunha. Pois você pode ser levado e em outras traduções a questão de ser testemunha não seria desenvolver um relacionamento, é ser a carta lida, mas apenas transmitir o que se viveu e aí mudaria todo o sentido de termos recebido o poder do Espírito Santo.
Elucidação
Nos versículos 6 e 7 temos presentes duas perspectivas que não iremos abordar, mas que o autor Lucas fala sobre o princípio terreno dos apóstolos e Cristo buscando tirar esse olhar na solução do reino terreno. Já nos versículos 9,10 e 11 vemos a participação deles na ascensão de Cristo, a sua parousia, a manifestação da glória de Deus e a voz dos anjos trazendo uma esperança para aqueles que ficaram.
Quero neste momento me atentar ao verso de número 8, em que fala sobre a graça do Espírito Santo em nós, do poder que Deus, por meio do seu Santo Espírito disponibiliza a sua igreja para ser Testemunha assim como foram os apóstolo e a igreja no primeiro século em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra.
Nós necessitamos desta graça manifestada. Sem o poder do Espírito Santo manifestado em nós não teríamos nenhuma condição de sermos testemunhas, de viver para Deus. A ação regeneradora do poder do Espírito Santo em nós, neste corpo decaído é que faz podermos apresentar ao mundo Cristo. Somos tendenciosos ao mal, ao pecado e pelo poder do Espírito que há em nós vencemos e mostramos ao mundo o que ele tem feito em nossas vidas.
Tema ou Proposição
A Igreja (nós fazemos parte dela) recebeu poder para ser Testemunha em todos os lugares
Locução transacional
Somos a Igreja do Senhor neste presente século. Participamos deste poder recebido e assim temos que ser testemunha. Lucas advertiu os leitores, o amado Teofilo com essas palavras em seu segundo livro e hoje traz para nós essa afirmação. Quero refletir com vocês: Como Igreja do Senhor - que faço parte - Testemunha à Cristo?
Convido você a 3 reflexões sobre Como Igreja do Senhor - que faço parte - Testemunha à Cristo.
I Reflexão é que a Igreja recebeu Poder para Testemunhar
Para testemunhar, para ser o outdoor nesta terra precisamos ser empoderados por Deus.
II Reflexão é que ser Testemunha tem uma geografia limitada
Em primeira mão, somos levados a um testemunho geográfico limitado, por sermos limitados.
III Reflexão é que ser Testemunha vai além dos pensamentos
Pois o Deus em que servimos é maravilhoso e os planos dele são grandes, por isso vai além, fazemos planos, mas Deus nos leva além das nossas limitações.
Desenvolvimento
8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.
I Reflexão é que a Igreja recebeu Poder para Ser Testemunha
Observar
Poder do termo grego δύναμιν (dunamin) – onde podemos traduzir por força, habilidade, poder.
Espírito Santo do termo grego ἁγίου πνεύματος (hagiou pneumatos) – podemos traduzir por Santo Espírito. A terceira pessoa da trindade.
Testemunha do termo grego μάρτυρες (martures) - aqueles que por seu exemplo provaram a força e genuidade de sua fé em Cristo por sofrer morte violenta.
Então podemos entender o que a igreja recebe de Deus, uma poder, força, habilidade que vem da terceira pessoa da trindade, o poder do Próprio Deus para sermos aqueles que provam a força e a genuidade da fé em Cristo, que tem Cristo sobre tudo e sobre todos.
Ilustrar
Aqui podemos lembrar da criança, do adolescente quando se desenvolve, aprende algo, parece que fora cheio de poder, destemor, vai e faz, acredita, mesmo que o medo venha, mesmo que os outros estão dispostos a zombar ou já disseram que não vai dar.
Aplicar
O que você tem sido?
O que temos feito com esse empoderamento do Espírito de Deus?
Como tem partilhado deste poder que o Espírito de Deus disponibilizou sobre a Igreja por meio do ato redentivo de Cristo na Cruz?
8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.
II Reflexão é que ser Testemunha tem uma geografia limitada
Observar
Jerusalém do termo grego Ἰερουσαλὴμ (Ierousalem) – podemos entender assim: denota tanto a cidade em si como os seus habitantes; “a Jerusalém que agora é”, com suas atuais instituições religiosas, i.e. o sistema mosaico, assim designada a partir de sua localização externa inicial.
Judeia do termo grego Ἰουδαίᾳ (Ioudaia) – num sentido restrito, a parte sul da Palestina, localizada ao ocidente do Jordão e do Mar Morto, para distingui-la de Samaria, Galiléia, Peréia, e Iduméia.
Samaria do termo grego Σαμαρείᾳ (Samareia) - território da Palestina, que tinha Samaria com sua capital.
Aqui vemos que Jesus ele começa mapear as localidades. Temos Jesus apresentando um plano de ação missionário. Agora não basta apenas Jerusalém, minha localidade, quero toda a palestina, todos desta região e sua capital, Samaria.
Ilustrar
Como podemos ver isso. Como aquele garoto que em sua escola recebe a missão de vender biscoito, rifas para o Grêmio estudantil e ele mapeia onde quer chegar. Ele olha o mapa, e começa a traça onde quer chegar, seu quarteirão (sua Jerusalém), seu bairro (a Judéia), o centro do bairro (a Samaria) e faz o seu trabalho.
Aplicar
E aí, para onde você está olhando?
Qual é o seu plano de partida?
Onde você quer ir primeiro viver como testemunha, sendo essa testemunha que relaciona com Jesus, o Cristo?
8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra.
III Reflexão é que ser Testemunha vai além dos pensamos
Observar
Confins do termo grego ἐσχάτου (eschatou) - referente a espaço, a parte extrema, o fim, da terra.
Terra do termo grego γῆς (ges) - um país, terra circundada com limites fixos, uma área de terra, território, região
O que Deus tem para suas testemunhas e muito além. Jesus Cristo ao implantar o seu Reino nesta terra (ges) não traçou um limite para esse reino, esse domínio, essa autoridade. Ele chama o seu povo para testemunhar aos seus que chamou inicialmente lá com Abraão, Isaque, Jacó, com Moisés, com Davi e hoje se estende a nós esse chamamento de sermos testemunhas até as outras extremidades da terra.
Ilustrar
Lembrando do garoto da escola. O grêmio dele participa de um evento Bairro, são vencedores e agora vão representar a escola em outro estado que para ele em sua pequenez entende que é o fim do mundo, por nunca ter saído de seu bairro, da área central e do seu quarteirão.
Aplicar
Para onde queres ir?
Qual é a extremidade da terra que desejas poder ser testemunha do Evangelho?
Conclusão
Nós somos essa igreja, cheia do Espírito Santo de Deus. Nós recebemos poder para sermos testemunhas, não para apenas parecer testemunha, saber sobre e sim viver.
Somos convidados a sermos cheios do poder de Deus, para então viver como testemunhas do evangelho de Deus.
Somos convidados a começar a testemunhar em nossa Jerusalém, depois buscar a nossa Judeia e ir até a Samaria do nosso tempo e proclamar o Evangelho de Jesus Cristo.
Para então onde nós estivermos, seja nos confins da terra, seja em outras extremidades da terra, outros territórios mantermos a graça de vivermos como testemunhas do nosso redentor Jesus Cristo nosso Senhor e salvador.
[1] ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida (Versão Revista e Atualizada, Grafia Brasileira). (Velho e Novo Testamento)
[2] PANNENBERG, Wolfhart. Teologia Sistemática - Wolfhart Pannenberg (Vol. 3).
[3] BRANNAN, R., & LOKEN, I. (2014). As notas textuais de Lexham na Bíblia (em 1.8). Bellingham, WA: Lexham Press.