2Tessalonicenses 2.13-17

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 37 views
Notes
Transcript
2Tessalonicenses 2.13–17 RA
Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra.

Os filhos de Deus devem ser:
Agradecidos; Devem permanecer firmes; porque são alvos do amor de Deus.
I PARTE
13-14: Os filhos de Deus devem ser: Agradecidos
Devemos sempre dar graças a Deus por vós”. Paulo por várias vezes expõe a sua gratidão pela igreja de Tessalônica. Quando ele escreve a segunda carta, os principais motivos que o levava a louvar a Deus por aquela igreja é que a Fé e o mutuo amor deles estavam crescendo ( e ).
Quando o apostolo Paulo olhava para aquela igreja o seu coração se enchia de alegria, pois aquela igreja estava crescendo de maneira sadia. Crescer em fé, em amor mutuo e ter uma esperança firme em Jesus, são marcas de uma igreja saudável.
Um outro motivo que levava Paulo a ser grato a Deus por aquela igreja, foi porque eles eram alvos do amor de Deus, e Deus os escolhera desde o princípio para a salvação. Há alguns dias atrás no culto na casa do Clésio meditamos sobre sermos gratos a Deus. Toda bíblia nos convida para sermos gratos. Ao invés de reclamarmos das dificuldades do dia a dia, Devemos ser gratos a Deus e a Jesus Cristo.
E o principal motivo que nos leva a sermos gratos a Deus é porque somos alvos do amor de Deus e da sua salvação. Deus não nos escolheu para condenação e sim para salvação. Se alegrem nisso. Louvem a Deus por isso. A salvação é o resgate da culpa, da corrupção e do castigo devido ao pecado. Deus nos resgatou de tudo isso.
Ser salvo por Deus é o que qualquer ser humano tem de mais precioso. Paulo e os tessalonicenses sabiam disso. E eles eram gratos a Deus, e podemos saber disso pelo modo como eles viviam. Crescendo na fé e no mutuo amor. Pela santificação do Espirito.
A palavra santificação tem o sentido de se tornar mais pessoalmente dedicado a Deus, especialmente, tornando-se mais dedicado a abra do Senhor.
Uma igreja viva, uma igreja sadia é uma igreja santificada pelo Espirito Santo de Deus. Santificada no sentido de a cada dia ser uma igreja mais parecida com Cristo. Santificada no sentido de a cada dia ser mais separada para obra do Reino de Deus.
Vivendo a “Fé na verdade”. O apostolo Paulo está dizendo que aqueles irmãos criam de fato na verdade de Cristo. Pois ele é “o caminho, a verdade e a vida”. Crer de fato em Jesus é descansar nele, na certeza que ele está no controle de tudo, mesmo nas dificuldades e provações, Deus sempre está no controle.
Mesmo que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu, Senhor, que é o meu pastor, está sempre comigo o teu bordão e o teu cajado me consolam (). Esta é a fé que todos nós devemos ter. A Fé do salmista Davi, que passou por várias provações e tribulações. Várias guerras, teve que fugir de Saul e de seu filho e tantos inimigos que sempre estavam ali para lhe perturbar, mas a sua segurança era o seu pastor que nunca o desamparou, mesmo nas dificuldades.
E com a igreja de Tessalônica não era diferente. Aqueles irmãos também passavam por provações. A igreja primitiva era perseguida pelo império Romano, mas mesmo assim eles eram um exemplo de fé em Jesus Cristo.
E Deus tinha chamado aqueles irmãos com um proposito, versículo 14, “para alcançardes a gloria do nosso Senhor Jesus Cristo”. Fazemos isso quando o nosso testemunho reflete as ordens de Jesus. Quando obedecemos a sua palavra. Quando amamos uns aos outros mutuamente. Quando a nossa fé e a nossa dependência de Deus aumentam abundantemente.
II PARTE
15 - Os filhos de Deus devem permanecer firmes
A vista disso, Paulo orienta aquela igreja a permanecerem firmes. Não é porque vocês estão andando bem que vão afrouxar o passo, de maneira nenhuma. Continuem na mesma caminhada. Uma igreja sadia ainda não é uma igreja perfeita. Somos tentados diariamente e se vacilarmos podemos cair. É isto o que Paulo está ensinando aqueles irmãos.
Por isso Paulo da esta ordem: permanecei firmes e guardai as tradições. Guardem tudo que foi ensinado para vocês ate aqui. Não se esqueçam de nada. Todo ensinamento da palavra de Deus é útil e proveitoso. E esses ensinamentos vocês devem coloca-los em prática.
Toda EBD, todas as pregações, estudos, enfim, tudo aquilo que já foi ensinado a vocês, guardem e coloquem em prática.
III PARTE
16-17: Os filhos de Deus devem ser: Agradecidos; Devem permanecer firmes; porque são alvos do amor de Deus.
Somos alvos do amor de Deus e de seu filho Jesus Cristo. Com isso, somos alvos das bençãos decorrentes desse amor. Esse amor nos tira do império das trevas. Esse amor nos reconcilia com Deus. Esse amor nos torna puros através do sangue de Cristo. Esse amor paga por todos os nossos pecados. Esse amor nos leva para o céu.
Esse amor nos deu eterna consolação. Uma pessoa consolada ela é confortada. Não há lugar melhor para ser confortado do que nos braços de Cristo. Não há alivio melhor para nossas dores do que na cruz de Cristo. Uma pessoa consolada é aquela que teve a sua dor ou a sua pena suavizada.
O Deus que nos ama também nos consola. Enxuga toda lagrima do nosso rosto. E o maior consolo que um cristão pode ter é que um dia nos encontraremos com o nosso redentor e poderemos desfrutar de todas as bençãos que dele procede, de toda a alegria que é viver ao lado de Jesus, de todo amor que dele emana, de todo gozo que é viver no céu, onde não haverá mais dor e nem sofrimentos.
Paulo está dizendo para essa igreja: “continuem caminhando firmes pois a gloria que vos espera é algo surpreendente, que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam ().
Related Media
See more
Related Sermons
See more