Colossenses 2.8-12
Sermon • Submitted
0 ratings
· 20 viewsNotes
Transcript
Jesus é suficiente para preencher o nosso vazio
Uma das características marcantes da palavra de Deus é que ela fala de assuntos que sempre estão presentes. Quando Paulo escreveu aos colossenses tinha pessoas ensinando dentro da igreja de Colosso um ensino que mexia na mente e na prática daqueles cristãos. O problema é, que esses ensinos eram contrários aos ensinos de Jesus Cristo. Era uma mistura de várias crenças, inclusive o judaísmo que não refletia a verdade da palavra de Deus.
E um dos maiores perigos dentro da igreja de Cristo, são os ensinos que parecem ser verdade. São os ensinos que falam de Jesus, mas eles estavam acrescentando coisas humanas a esses ensinos, por exemplo: Jesus é o salvador e você é o alvo da graça de Deus por isso você é salvo, mas você pode perder a sua salvação. Esse ensino é verdadeiro ou falso?
Outro exemplo de como a Bíblia pode ser usada de maneira distorcida: 25Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão. ()
I PARTE
Versículo 8: Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas.
Esse cuidado do qual Paulo se refere é um alerta que ele estava fazendo aquela igreja para que eles ficassem atentos a todo tipo de ensino. Paulo quer crentes amadurecidos na verdade. Crentes que saibam distinguir entre um ensino que contem a verdade e um ensino que é a verdade. Por isso que nós devemos conhecer bem a palavra de Deus e não deixar que qualquer vento de doutrina guie a nossa mente.
Você já passou pela experiencia de ter aprendido algo e que ao passar do tempo, conforme você foi amadurecendo na fé, você percebeu que aquele ensino não era verdade e que agora você consegue perceber o que de fato é a verdade? Querem ver como a nossa cultura nos ensina algo que não é a verdade? Quantos animais de cada espécie entrou na arca de Noé antes do dilúvio?
Porque Paulo está fazendo esse alerta? Porque um falso ensino causa um estrago muito grande na igreja de Cristo. E nós podemos ver isso claramente em nossos dias. Como a palavra de Deus tem sido usada de maneira distorcida para que a vontade do homem seja feita. Basta ligarmos a televisão em canais de igrejas neopentecostais.
E como eu e você nos blindamos desses falsos ensinos? Conhecendo o verdadeiro ensino. Conhecendo a palavra de Deus. Nunca, na história, o povo de Deus negligenciou tanto a leitura das sagradas escrituras. Por isso, milhares são enganados. Tente evangelizar uma pessoa que frequenta uma igreja. Que você verá como é difícil ensinar a verdade depois que uma meia verdade já entrou no seu coração. Por isso Paulo nos alerta “CUIDADO COM OS FALSOS ENSINOS”.
Na sequência do texto Paulo nos mostra como nós somos enganados por falsos ensinos. Olhe o restante do versículo 8: conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.
Então o que é um ensino falso? É um ensino que procede de homens, procede dos rudimentos do mundo e não procede de Jesus.
1 - Em primeiro Lugar: Segundo a tradição de homens. Existe igrejas que se baseiam em primeiro lugar, na tradição de homens e, em segundo lugar, na palavra de Deus, como por exemplo: a Igreja Católica Romana. A tradição é que norteia os seus dogmas e os seus ensinos. E a igreja está acima da palavra de Deus. A palavra de Deus se submete ao que a tradição da igreja coloca. E Paulo está fazendo um alerta a este tipo de contradição.
2 – Em segundo lugar Paulo nos alerta aos ensinos que procedem: Segundo os rudimentos deste mundo. O que Paulo está dizendo é que havia poderes malignos neste mundo que estava distorcendo o ensino da palavra de Deus. E podemos ver isso de maneira mais clara quando Jesus é tentado após jejuar 40 dias no deserto. O que Satanás usa para tentar a Jesus? É a própria palavra de Deus de maneira distorcida. E é isto que estava acontecendo na igreja de Colosso e que acontece em nossos dias. O que Paulo está dizendo é que: qualquer ensino que não seja puramente a verdade da palavra de Deus, é um ensino que não procede de Deus, procede do Maligno, de Satanás.
Querem ver como isso é presente nos nossos dias? Você já ouviu algum pastor ou pregador citar aquele versículo: “Toda arma forjada contra ti não prosperará”. . Esse versículo é verdade? Ele é verdade para nós? Não. “Explicar o seu contexto”.
Outro Exemplo: 6Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte.
7Assim, o artífice anima ao ourives, e o que alisa com o martelo, ao que bate na bigorna, dizendo da soldadura: Está bem-feita. Então, com pregos fixa o ídolo para que não oscile.
Isso mostra como Satanás tem usado das suas artimanhas para distorcer o verdadeiro ensino da palavra de Deus. Cegando o entendimento da verdade de muitos.
II PARTE
Mas o que alivia o nosso coração é que todos esses ataques do inimigo estão debaixo do poder e Senhorio de Jesus Cristo. Versículo 9 e 10: “9porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.10Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade”.
Jesus está no controle. Em Jesus habita toda a plenitude de Deus. A igreja de Cristo não precisa de outro ensino. Ela necessita do verdadeiro ensino que procede de Jesus.
Olha como o ensino em Colosso era sutil.
1 - Eles estavam ensinando que Jesus era um dos maiores homens que já havia existido. 2 - Jesus Fez coisas que nenhum outro havia feito.
3 - Que Jesus era importante.
4 - Mas ele não era totalmente Deus.
E Paulo ensina aquela igreja e a nós, que em Jesus habita toda a plenitude de Deus. Que Jesus é suficiente e nós não precisamos de mais nada.
Nós vemos até os 12 apóstolos de Jesus tendo várias dificuldades em perceberem que Jesus era de fato o Ungido de Deus, o Messias, o Salvador. Por exemplo: Quando eles estavam no barco e veio uma tempestade, os apóstolos pedem para Jesus acalmar a tempestade. E Jesus acalma a tempestade e eles ficaram espantados, dizendo: quem é este que até o vente e o mar lhe obedecem? Eles ainda não tinham compreendido que em Jesus habita toda a plenitude de Deus e era assim também na igreja de Colosso. Por isso Paulo faz esse alerta aquela igreja e a nós. O verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo faz com que tenhamos segurança.
E no versículo 10, Paulo nos mostra que: em Jesus nós somos aperfeiçoados. A maior luta que enfrentamos não é a de amar a Cristo. Mas a maior luta que enfrentamos é a de amar Somente a Cristo. Começar a servir a Jesus é fácil, difícil é continuar servindo a ele da maneira que ele revela na palavra de Deus. Começar empolgado é fácil difícil é continuar empolgado. Mas em Jesus nós temos todos os nutrientes necessários. É em Jesus que temos a força necessária para continuar a caminhar empolgado. É em Jesus que nós somos aperfeiçoados.
III PARTE
Versículos 11 e 12 Paulo nos mostra como Cristo nos preenche: “11Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo,12tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos”.
Agora Paulo foca a nossa união com Cristo para mostrar que tudo o que Cristo recebe nós recebemos com ele. Nele nós somos circuncidados, nele nós somos sepultados e nele nós somos ressuscitados.
1- Circuncisão era o ato de cortar o prepúcio do menino ao oitavo dia. Nele nós somos circuncidados quer dizer que nós estamos cortando coisas da nossa vida. Retirando o que não agrada ao Senhor. Morrendo para os nossos desejos e fazendo a vontade de Deus. É isso que quer dizer: Nele nós somos circuncidados. Circuncisão aqui neste texto se refere aquilo que nós retiramos que não agrada ao Senhor, e passamos a fazer as coisas que o agrada a partir do conhecimento da verdade.
2- Nele, somos sepultados no batismo. Batismo é aquilo que sacramenta a morte. Então, quando você é batizado, aquilo simboliza que você morreu para praticas pecaminosas, que você não tem mais prazer nelas.
3- Nele nós somos ressuscitados para uma nova vida: Todos nós morremos com Cristo na Cruz. Todos nós fomos sepultados com Cristo. E todos nós ressuscitamos com Cristo. Vocês se lembram que eu disse que tudo que Cristo recebe nós recebemos com ele? Nós também ressuscitamos com Cristo para novidade de Vida.
Essa é a verdade que Paulo queria que os Colossenses entendessem. Paulo queria que eles soubessem que Jesus é suficiente para todas as coisas e que eles deveriam ficar atentos a qualquer outro tipo de ensino que não fosse o de Jesus.
Conclusão:
Ø Fiquem atentos a todo tipo de ensino. Sejam criteriosos. Conheçam o verdadeiro ensino que procede da palavra de Deus. E toda vez que um preletor usar um texto fora de contexto fique atento.
Ø Lembre-se que em Jesus habita toda a plenitude de Deus e que ele é que nos sustenta em toda a nossa jornada. Jesus é suficiente para nós. Vamos conhece-lo e desfrutar desse conhecimento descansando nele.
Ø Jesus é a verdade e ele preenche todo vazio que pode estar em nosso coração. Jesus deve ser sempre o alvo do nosso conhecimento. Devemos nos enforcar em conhece-lo pelo que ele fez, faz e fará.