Lucas - O bom samaritano
Parábolas de Jesus • Sermon • Submitted
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
O que acontece quando tiramos dois mil anos de domesticação geralmente benevolente e bem-intencionada e ouvimos a parábola como uma história curta do primeiro século dita por um judeu a outros judeus?
II - INTÉRPRETES VS JESUS
II - INTÉRPRETES VS JESUS
4 declarações de antipatia de Lucas pelo intérprete da lei: em seu evangelho, Lucas destaca 4 confortações de Jesus aos intérpretes da lei.
Primeira decalaração (): "os fariseus e os advogados" rejeitam João Batista e, portanto, os "propósitos de Deus para si mesmos".
Segunda declaração (): depois que Jesus insulta seus anfitriões farisaicos em um jantar, chamando-os de "sepulturas abertos", um intérprete presente diz: "Mestre, quando você diz essas coisas, você também nos insulta". Essa era a intenção de Jesus. Jesus, que não é o mais educado dos convidados, responde acusando ele e seus colegas intérpretes de carregar o povo com encargos impossíveis e sem levantar um dedo para ajudar, de aprovar o assassinato dos profetas de Deus e de se afastar das pessoas “a chave do conhecimento”. Os leitores de Lucas saberão que o advogado no capítulo 10 não está entre os justos.
Terceira declaração (): a terceira pista para a representação negativa do intérprete é sua justificativa para envolver Jesus em uma conversa. Ele faz sua pergunta não para obter conhecimento, mas para "testar".
Quarta declaração (): a pergunta do intérprete em si é a quarta negativa. “O que devo fazer para herdar a vida eterna?” (NRSV) é a pergunta errada. O verbo "do" é um particípio aoristo (poiesas), um tempo que sugere uma ação única e limitada. O intérprete está pensando em algo para marcar sua lista de afazeres: recitar uma oração, oferecer um sacrifício, deixar um macarrão prontinho pra viagem, colocar vinte na salva da oferta. Se ele for eficiente, ele poderá herdar a vida eterna antes do almoço.
III - O QUE ESTÁ ESCRITO NA LEI? ()
III - O QUE ESTÁ ESCRITO NA LEI? ()
A sabedoria de Jesus: ao devolver a questão para o intérprete, Jesus evita o truque. Ele também pode estar apelando para o ego do advogado: "Certamente, senhor, você sabe a resposta; afinal, você é o profissional treinado. ”Jesus oferece ao intérprete a oportunidade de mostrar seu conhecimento ao público.
A grande pergunta: Jesus não pergunta apenas, mas acrescenta com outra pergunta importante: o que você entende?
IV - A RESPOSTA DO INTÉRPRETE ()
IV - A RESPOSTA DO INTÉRPRETE ()
Combinação de versos (; ): o intérprete responde usando dois versos da liturgia judaica.
V - FAÇA ISSO E VIVERÁ ()
V - FAÇA ISSO E VIVERÁ ()
Boa resposta: o intérprete respondeu bem, bom para ele.
Péssima pergunta: mas a pergunta estava errada. O intérprete está preocupado em alcançar a vida eterna.
Jesus reformula o que está em jogo: no entanto Jesus reformula o que está em jogo, ao responder: “Faça isso e viverá”. A palavra fazer não se preocupa com a ação simples em si, mas com o relacionamento em andamento.
O contexto maior da Torah: e citam a mesma frase: faça isso e viva. O ponto é viver agora, e não ficar concentrado no futuro
Ilustração de C. S. Lewis: em seu livro Cartas de um diabo ao seu aprendiz, Lewis defende a ideia de que Deus nos destinou à eternidade. E quer que nos atentemos para dois pontos: para a eternidade em si e para aquele ponto no tempo que chamam de presente, pois o presente é o ponto em que o tempo toca a eternidade, somente no presente são oferecidas a liberdade e a realidade. Para o inimigo, é bem melhor nos fazer pensar no futuro de modo que inflame a esperança e o medo. Por ser desconhecido, nos fazer pensar no futuro também nos fazem pensar sobre irrealidades. Em resumo, o futuro é aquilo que menos se parece com a eternidade.
IV - CONTEXTO SOCIAL DA PARÁBOLA
História comum: Jesus contou para os ouvintes, uma história possivelvente comum. Geralmente, camponeses precisavam pagar seus débitos e necessitavam de furtos para honrar seus compromissos e sustentar a família.
Analogia: seria como ler uma noticia de um assalto em agências bancárias, assassinato passional ou qualquer outro tipo de notícia comum.