Salmo 37
Sermon • Submitted
0 ratings
· 14 viewsNotes
Transcript
Conselhos para um viver santo, evitando a impiedade, resultando em humildade.
Vivemos dias difíceis. Temos ouvido muitas notícias de tragédias, corrupção que não acaba, e a maldade aumentando. Sabemos que quando o homem está entregue a si mesmo ele vai fazer tudo o que é contrário à natureza (). Também devemos estar alertas de que a maldade também tem aumentado nas igrejas. Pessoas que se dizem piedosas, mas são lobos (2 Tm 3.1ss). Não quero falar de modo pessimista, mas a realidade é o que estamos vendo. A questão é como vamos lidar com tudo isso? Como está o nosso coração?
O livro de Salmos (vários autores) nos ajuda em momentos em que estamos passando por situações difíceis (literatura devocional). Um grande teólogo, Lloyd-Jones diz o seguinte: “é notável a honestidade com que esses homens não hesitam em falar a verdade a respeito de si mesmos”. Eles colocam suas lutas, anseios, desejos, de uma forma bem clara e honesta.
Davi, um dos salmistas, faz isso muito bem. Aliás, ele é conhecido como o “homem segundo o coração de Deus”. Temos alguns salmos em que o autor pede para Deus castigar seus inimigos, como o . Não há somente “praga”, o autor reconhece que é Javé que fará justiça. A certeza que podemos ter é de que os propósitos do Senhor são maiores e perfeitos. Muitas vezes não entendemos e, talvez, nem vamos entender enquanto estivermos aqui neste mundo.
“Salmos” tem o sentido de “louvores” no hebraico. Veio da tradução para o grego (septuaginta) que significa “cântico de louvor”. De forma geral temos salmos de lamento, louvor e didático.
O salmo 37 é um dos salmos didáticos de Davi. Neste salmo encontramos conselhos importantes para nossa vida; advertências a respeito da vida dos ímpios; e também os benefícios de se andar nos caminhos do Senhor.
1. Conselhos para um viver santo:
Conselho faz parte de todos nós. Todos nós ouvimos conselhos, damos conselho. Neste salmo temos alguns conselhos importantes para nossa vida. Do verso 1 ao 11 vemos vários conselhos que devemos seguir. Vamos nos ater em alguns, pois são vários e poderíamos levar muito tempo para cada um deles. A primeira observação que devemos fazer a respeito destes conselhos são os verbos no imperativo. Aliás, quando encontramos verbos no imperativo na Bíblia é algo para estarmos atentos e obedecermos. Dos 10 mandamentos que Moisés recebeu, 8 eram negativos!
Alguns falavam que na educação das crianças não podíamos usar a palavra NÃO. Quando estudamos e vemos que isso faz parte da nossa vida, não podemos deixar de usar os imperativos negativos. Eles servem para sabermos os nossos limites.
A) Imperativos negativos
Todos nós ouvimos estas ordens: não coma o doce; não volte tarde; não bata no seu irmão; não faça isso. Estas ordens fazem parte de nossa vida para evitarmos o mal. Situações em que nossos pais (responsáveis) viam perigo.
“Não te indignes” – não te esquentes de indignação. Uma ação reflexiva (sujeito praticar e receber ação) V1. Não se acenda a indignação em seu coração por causa dos malfeitores.
“Nem tenhas inveja” – uma ação reflexiva (sujeito praticar e receber ação) v1. Não ter inveja dos que praticam a iniquidade (perversos-NVI). Colocar ou deixar no próprio coração que a inveja tome conta. Também tem sentido de assassinato, opressão e também palavras maldosas (DITAT-1580). Pessoas que cometem bullying.
;
O verso 2 revela o final destes malfeitores. Uma das possíveis traduções utilizadas para “secarão” é ser cortada. Quem fará isso? Com certeza será o SENHOR.
B) Imperativos positivos
Estas ordens também fizeram e fazem parte de nossa vida. Talvez o que tenha marcado mais são os negativos.
“Confia no Senhor” – v3. “Confiar” expressa aquele sentido de bem-estar e de segurança resultantes de possuir algo ou alguém em quem depositar confiança”. (DITAT)
“Faze o bem” – v3. Pratique o bem.
“Habita na terra” – v3. Criar raízes, tabernacular (habitar, morar, fixar residência).
“Alimenta-te da verdade” – v.3. ideia de pastorear, dando alimento ao rebanho, a fé.
“Agrada-te do Senhor” – v4. Uma das ideias é de estar feliz com.
“satisfará os desejos do teu coração” – v.4. atenderá os pedidos (petições) do teu coração. UM ALERTA! Este versículo tem sido mal entendido. Se estou me agradando de Deus, com certeza minhas petições e desejos serão de acordo com a vontade dEle.
“Entrega – v5. Conceder, confiar.
“Confie nele”
O verso 6 mostra que Deus é quem irá mostrar que somos justos, não seremos nós, assim como foi com Cristo (). O próprio Davi foi um exemplo disso em relação a Saul. Foi Deus quem o conduziu ao reinado.
“Descansa no Senhor e espera” – v7. Descansar a ponto de não indagar nada ao SENHOR. Ideia de estar em silêncio.
“Não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com os que maquinam o mal”. – v7. Aqui vemos uma repetição do versículo um. Não te indignes com o homem que prospera em seu caminho, e daqueles que planejam o mal.
“Deixa a ira, abandona o furor, não te impacientes” v.8 – o autor reforça a ideia de abandonar a ira duas vezes. Deixa a ira: ideia de abster-se, retirar-se. Abandona o furor: abandonar uma característica indesejável; furor: veneno, algo que fará mal ao indivíduo. Não te impacientes: temos repetido pela terceira vez a palavra (harah) no mesmo modo verbal (hitpael).
“Isso só leva ao mal” v.8 – se deixar a ira, o furor dominar, certamente acabará mal. Mágoa, um coração raivoso, irado, deixando o veneno da ira dominar o coração.
C) Resultados da obediência
“Pois os maus serão eliminados” v.9 – Os que praticam o mal serão eliminados. Deus irá cuidar dos perversos. Temos que cuidar para que não sejamos influenciados por eles.
“Mas os que esperam no SENHOR receberão a terra por herança” v.9 – “esperar no SENHOR” vemos esta mesma expressão em . Esperar pela justiça dEle.
“Um pouco de tempo, e os ímpios não mais existirão” v.10 – uma das questões é o tempo de Deus. Esta expressão indica o fim da paciência de Deus com os ímpios e o início do juízo (DITAT).
“Por mais que os procure, não serão encontrados” v.10 – por mais que procuremos diligentemente não encontraremos mais os ímpios. Quando Deus agir eles serão exterminados.
“Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar” v.11 – ; os humildes consideram e experimentam Deus como seu libertador ( -DITAT).
APLICAÇÕES
A) Cuidado com o coração
B) Obedeça ao Senhor
C) Busquemos a humildade
Exemplo de Jonathan Edwards
Al Sanders em sua obra "Crisis in Morality" catalogou 567 descendentes de Max Jukes um ateu contemporâneo de Jonathan Edwards (Teólogo e Pastor). Fez o mesmo com 1394 descendentes de Jonathan Edwards. As diferenças são impressionantes.
Veja:
Max Jukes, o ateu, viveu uma vida ímpia e casou-se com uma moça igualmente ímpia. E dentre as pessoas que resultaram dessa união 310 morreram como indigentes, 150 foram criminosos, 7 se tornaram assassinos, 100 foram alcoólatras e mais da metade das mulheres eram prostitutas. Esses seus 567 descendentes custaram aos cofres públicos dos Estados Unidos U$ 1.250.000,00.
Jonathan Edwards, viveu na mesma época de Max Jukes, mas se casou com uma moça crente. Foi feita uma investigação de 1394 descendentes conhecidos de Jonathan Edwards: 15 se tornaram diretores de faculdades, 65 foram professores de nível superior,03 foram senadores dos Estados Unidos, , 30 foram juízes, 100 foram advogados, 60 foram médicos, 75 foram oficiais do exército e da marinha americana, 100 foram missionários e pregadores, 60 foram autores de renome, 01 foi vice-presidente dos Estados unidos, 80 se tornaram funcionários públicos, 295 fizeram curso superior, alguns foram governadores de estados americanos e outros foram diplomatas.
Seus descendentes não custaram nenhum centavo ao estado.
“A memória deixada pelos justos será uma benção, mas o nome dos ímpios apodrecerá”
().
2. Destino dos ímpios
3. Destino dos justos
4. Resultado final
Verso 35. O próprio salmista dá o exemplo de que viu um ímpio prosperar, mas depois
Exemplo de Jonathan Edwards e um ateu em sua época.
A nossa vida está fundamentada em que?