SERVI AO SENHOR COM ALEGRIA
Notes
Transcript
1 Saudação
1 Saudação
Meus irmãos, boa noite! É um grande prazer ser o responsável pela pregação da Palavra de Deus numa noite tão especial como essa, noite em que agradecemos ao Senhor e comemoramos por mais um ano de organização da Sinodal Sul Fluminense de UMP’s.
2 Introdução
2 Introdução
Meus irmãos, o tema que a diretoria da Sinodal escolheu para esse biênio é baseado na ordem que o apóstolo Paulo nos dá em :
Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. ()
E hoje, eu queria falar com os irmãos sobre os motivos que nós temos para nos alegrarmos no Senhor. E eu já adianto para os irmãos que não são poucos! Nós temos motivos de sobra para sermos alegres e agradecidos! Mas, muitas vezes, a correria do dia-a-dia, o estresse da nossa rotina e os eventuais problemas que acontecem com a gente desviam a nossa atenção dos motivos que nós temos para nos alegrarmos no Senhor.
Pense por um instante nos exemplos que eu vou dar e veja se algum desses pensamentos já passou pela sua cabeça:
1. Ah, amanhã é Domingo, tenho que acordar cedo para ir para a escola dominical;
2. Poxa, eu queria que a minha igreja fosse assim e assim e assado, porque não gosto disso, disso e daquilo;
3. Não sei porque eu fui aceitar ser 1º secretário da sociedade X ou professor da EBD, isso está acabando com o meu tempo;
4. Bom mesmo era quando eu não ia à Igreja, porque eu podia fazer isso ou aquilo outro, ah que saudade!
Por acaso, algum desses pensamentos já passou pela cabeça de vocês? (pausa)Eu tenho uma confissão para fazer para os irmãos, quando eu leio a história do Êxodo, no Antigo Testamento, e eu vejo o povo que viu as 10 pragas e o mar abrindo no meio reclamando e sendo infiel ao Senhor eu penso assim: esse pessoal é maluco, se Deus tivesse feito isso por mim, eu jamais seria tão ingrato. Quando eu vejo aquele povo reclamando e dizendo que era melhor ser escravo no Egito do que ser livre no deserto e estar a caminho de Canaã, me dá vontade de sacudir eles e dizer: o que você está fazendo? Acorda!
Mas todas as vezes que um pensamento como esses que eu citei passa pela minha cabeça, seja o desanimo de acordar domingo de manhã ou as reclamações por estar trabalhando na igreja. Todas as vezes que isso acontece, eu me lembro de como eu sou mais parecido com aquele povo do que eu gostaria de ser. Eu acredito que com os irmãos não seja muito diferente. Mas hoje, nós vamos falar sobre a solução para esse problema! Vamos falar sobre a solução para a ingratidão e para a falta de alegria. Hoje, nós vamos falar sobre quem o Senhor é e o que ele fez por nós e como isso nos motiva a nos alegrarmos no Senhor e a servi-lo com alegria.
3 Leitura
3 Leitura
Meus irmãos, depois de eu mostrar para vocês quão parecidos nós podemos ser com aquela geração que murmurava no deserto, vamos abrir a Palavra do Senhor no livro dos Salmos. Nós encontramos a solução para esses problemas no . Eu convido você a abrir a sua Bíblia no , eu vou ler esse texto e os irmãos acompanhem com toda a atenção. Assim diz a Palavra de Deus:
Salmo de ações de graças
Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras.
Servi ao Senhor com alegria,
apresentai-vos diante dele com cântico.
Sabei que o Senhor é Deus;
foi ele quem nos fez, e dele somos;
somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.
Entrai por suas portas com ações de graças
e nos seus átrios, com hinos de louvor;
rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.
Porque o Senhor é bom,
a sua misericórdia dura para sempre,
e, de geração em geração, a sua fidelidade.
4 Oração
4 Oração
Até aqui a leitura da Palavra de Deus, que o Senhor adicione as bênçãos da sua Palavra nas nossas vidas. Vamos orar pedindo que Deus nos dê sabedoria e graça para estudarmos esse texto.
Pai, nós te agradecemos pela maravilhosa oportunidade de nos reunirmos como o seu povo, para cantar louvores e bendizer o seu nome. Agradecemos pela sua Palavra que é perfeita e restaura a alma. Te louvamos porque o Senhor é bom, misericordioso e verdadeiro.
Nesse momento, suplicamos que o Senhor nos dê sabedoria e que o teu Santo Espírito torne nossos corações receptivos, pois sua Palavra foi lida e agora será explicada. Ajude-nos a receber, entender e praticar a tua lei, pois ela é inspirada pelo Senhor e é útil para nos repreender, corrigir e educar. Suplicamos que o Senhor nos permita ver a glória de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, a partir desse texto.
Abençoe a cada um de nós e nos encha da tua graça e do teu Espírito, para que sirvamos ao Senhor com alegria e nos apresentemos diante de ti com cânticos. Fazemos essa oração em nome de Jesus, que nos concede livre acesso ao seu trono de graça. Amém.
5 Contexto
5 Contexto
Meus irmãos, nem sempre é possível identificar o contexto em que um salmo foi escrito, nós temos salmos que são da época de Moisés, outros da época de Davi e temos alguns da época em que Jerusalém é reconstruída após o exílio na Babilônia. Isso significa que o livro é uma coleção de hinos e orações que levou mais de 1000 anos para ficar pronta.
Mas o faz parte de uma coleção muito famosa que vai do até o . Essa coleção trata de um tema muito especial, o reinado de Deus! Mais especificamente o reinado do Deus de Israel, Yahweh ou Jeová. E o é o clímax dessa coleção. O transborda de gratidão e de felicidade, nele nós somos convidados sete vezes a adorar a Deus, a render graças ao Senhor e nos apresentarmos diante de sua presença.
Mas tem um outro aspecto que é muito interessante nessa coleção. Nela nós temos a progressão do Evangelho! Mas como assim Felipe? Progressão do Evangelho no Antigo Testamento? Sim, meus irmãos, é isso mesmo que vocês ouviram! Nos a 100, nós temos uma progressão do Evangelho e o é o clímax dessa mensagem.
Nessa coleção de salmos nós vemos os gentios, aqueles que não eram nascidos de Israel, sendo cada vez mais aproximados do povo de Deus.
1. Num primeiro momento nós vemos os demais povos da terra, os gentios, sendo apresentados como inimigos do povo de Deus;
2. Depois eles são testemunhas do que Deus fez por Israel, ao salvar Israel e torna Israel seu povo exclusivo;
3. No temos indícios do Evangelho sendo espalhado entre as nações, porque foi ordenado ao povo de Deus anunciar entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas ().
4. Depois nós vemos as nações gentias tremendo diante da majestade do Senhor;
5. E finalmente, no , todas as nações da terra são convidadas a adorar ao Senhor, todos são convidados a entrar no seu Santo Templo e diante da sua presença render-lhe graças e bendizer-lhe o nome.
O salmo 100 é um dos textos do Antigo Testamento onde o Evangelho de Cristo é anunciado mais claramente! Aqui todas as nações recebem sete convocações para demonstrar gratidão ao Senhor. Gratidão essa que se expressão com adoração, ações de graças e louvores de alegria. E o Salmo nos dá também 7 motivos para fazermos isso.
Nesse pequeno trecho, somos apresentados a quem o Senhor é e o que ele fez por nós! São 7 motivos para nos lembrar o quão abençoados nós somos. São sete motivos para restaurar a nossa alegria, para espantar o desanimo, para nos encher de vontade de servir ao Senhor com alegria. Não tem como ler esse salmo, entendê-lo e não sentir vontade de falar sobre esse Deus Maravilhoso para as pessoas que ainda não o conhecem.
6 Exposição
6 Exposição
Meus irmãos, vamos olhar então para os sete convites e os sete motivos que recebemos nesse texto maravilhoso. E, logo após, vamos olhar para algumas aplicações práticas que esse texto produzir em nossas vidas.
6.1 Título & Estrutura: o Propósito do Salmo
6.1 Título & Estrutura: o Propósito do Salmo
Começando pelo título desse salmo:
Salmo de ações de graças.
Ou melhor ainda:
Salmo para ações de graças
O título desse salmo nos revela muito do seu propósito, ele foi escrito para instruir o povo de Deus sobre como e porque devemos render graças a Deus. Essa instrução serve tanto como convite para quem ainda não conhece ao Senhor, quanto como um lembrete para nós, que somos o seu povo. Esse Salmo é uma ótima apresentação do Evangelho de Cristo para os que estão longe, mas também um maravilhoso lembrete para aqueles que estão perto, mas andam cansados e desanimados.
Bom, o texto se divide se divide da seguinte em dois parágrafos: no primeiro recebemos 4 convites à adoração, seguidos de 4 motivos que falam sobre o que Deus fez por nós. No segundo, recebemos mais 3 convites e mais 3 motivos que falam sobre quem Deus é. É mais ou menos assim:
Motivos
Convites motivados pelo que Deus fez
Celebrai com júbilo;
Servi com alegria;
Apresentai-vos com cântico;
Sabei que o Senhor é Deus.
Motivos
Ele nos fez;
Somos dele;
Somos seu povo;
Ele é o nosso pastor.
Convites motivados por quem Deus é
Entrai [na sua presença];
Rendei-lhe graças;
Bendizei-lhe o nome.
Motivos
Porque o Senhor é bom;
A sua misericórdia dura para sempre
A sua fidelidade por todas as gerações
Vamos olhar agora, com um pouco mais de detalhes, o que cada uma dessas expressões significa.
6.2 Primeiro Parágrafo: Louvai pelo que Deus fez
6.2 Primeiro Parágrafo: Louvai pelo que Deus fez
6.2.1 Convites:
6.2.1 Convites:
Aclamando ao Senhor
Aclamando ao Senhor
O começa com uma expressão que se fosse traduzida de forma um pouco mais literal poderia chocar alguns dos irmãos mais sensíveis. Celebrai com júbilo, significa literalmente gritar! O convite inicial desse salmo é:
Gritem ao Senhor todas as terras! ()
Mas esse grito não se trata de histeria, de susto ou de medo. É um grito de aclamação, de aplausos, de saudação e de coroação ao Grande Rei. Aqui no Brasil nós não sabemos o que é aclamar a chegada de um grande líder ou de um herói de guerra. Nossos últimos presidentes, independe dos que foram de esquerda ou de direita, foram vaiados, apelidados e motivos de piada.
Acho que o sentimento mais próximo que o brasileiro tem dessa expressão está no futebol e na música. Quem já foi num grande festival de música, como o que aconteceu no Rio nesses últimos dias, já presenciou o que são 100 mil pessoas, que estavam em silêncio, explodir em gritos e aplausos quando o seu cantor favorito entrou no palco. No futebol, o povo vibra quando o seu time ou seleção do coração faz um gol. Principalmente se é numa final de campeonato ou copa.
E aqui, nesse salmo, nós somos convidados a ter esse mesmo tipo de reação quando nos achegamos ao Senhor, o grande Rei da terra. Meus irmãos, é muito interessante notar que esse convite, apesar de ter sido escrito no Antigo Testamento, não é um convite exclusivo para Israel. Aqui, todas as terras, ou seja, todos os povos são convidados a transbordar de alegria e júbilo diante do Senhor, nosso Deus.
Servindo com Alegria
Servindo com Alegria
Na sequência, nós somos instruídos sobre a adoração, sobre o culto público ao Senhor e sobre toda a nossa vida. Acompanhe comigo a primeira parte do versículo 2:
Servi ao Senhor com alegria ()
O verbo servir, meus irmãos, pode se referir à adoração, ao culto a Deus, e isso faz muito sentido, porque esse salmo fala de canções, de templo e de orações de louvor e de ações de graças. Mas os significados de servir não param por aí. Servir pode significar o nosso trabalho e as nossas atividades do dia-a-dia. Essas mesmas atividades que, às vezes, nos levam a reclamar, nos levam a dizer que nós não temos tempo ou que nós estamos muito cansados.
E aqui nós somos instruídos a servir com alegria, seja no culto, seja na escola dominical, seja nos nossos estudos ou no nosso trabalho. Nós devemos nos lembrar que todo o serviço é para o Senhor, o nosso Deus. O Novo Testamento nos lembra que nós não trabalhamos para homens, mas sim para Deus. Na carta aos Efésios somos lembrados que:
não [devemos servir] para agradar a homens, mas como servos de Cristo, [devemos servir] como ao Senhor. ()
E mais interessante, devemos servir com alegria em tudo que fazemos! Dando glória a Deus e nos alegrando nele. Foi baseado em textos como esses, que dizem nós devemos servir ao Senhor com alegria (), que nós devemos trabalhar como se Deus fosse nosso patrão (), e que tudo que fazemos deve ser para a glória de Deus (), que os teólogos de Westminster escreveram:
Que o ser humano foi criado para dar glória a Deus e para se alegrar em Deus para sempre (BCW I)
Os irmãos já pararam para pensar que nós não fomos criados para nos alegrarmos em Deus? Apesar de problemas, dificuldades e eventuais tristezas, nós fomos criados para glória de Deus e para nos alegrarmos no Senhor.
Cantando ao Senhor
Cantando ao Senhor
Continuando o verso 2, nós lemos sobre como demonstramos esse serviço alegre:
apresentai-vos diante dele com cântico. ()
Aqui, não só nós, mas todas as nações da terra são convidadas a se apresentar ao Senhor e a cantar diante dele. Vamos falar do culto e das nossas vidas:
1. Em primeiro lugar, quando você canta aqui na igreja, você tem consciência de que você canta para o Senhor? Deixe-me dar um exemplo, o quanto você se prepararia se você fosse cantar uma música dos Beatles para o Paul McCartney? Ou melhor, quão feliz você ficaria se o Paul McCartney se sentasse na primeira fila para assistir você cantar uma música dele? Pois bem, Paul McCartney é um homem como você e eu, mas o Deus Criador dos céus e da terra, te convida venha apresentar canções para mim. Apresentai-vos diante de mim com cânticos;
2. Em segundo lugar, o que você tem ouvido fora da igreja? E, veja bem, eu não estou dizendo que você só deva ouvir os Salmos ou músicas evangélicas, mas você tem noção de que o que você ouve e canta deve glorificar a Deus? Você cantaria músicas com palavreado inadequado ou com práticas que contrariam a vontade de Deus na presença dele? Pois bem, a notícia é que você está na presença dele todo o tempo!
Conhecendo ao Senhor
Conhecendo ao Senhor
A quarta ordem que todos os povos da terra recebem é:
Sabei que o Senhor é Deus ()
Meus irmãos, é interessante notar que o verbo “saber” dá a ideia de conhecer, experimentar e reconhecer. É interessante destacar duas coisas sobre essa ordem:
1. Em primeiro lugar, para louvar ao Senhor e lhe render graças é preciso conhecê-lo, saber quem ele é, experimentá-lo e reconhecer que o Senhor é o único Deus. Por isso nós devemos procurar aprender mais sobre ele e experimentá-lo como ele se revela. E Deus se revela de maneira salvadora na sua Palavra. É por isso que lemos a Bíblia, oramos a Bíblia, cantamos a Bíblia, estudamos a Bíblia! É assim que procuramos experimentar uma vida com Deus ao viver como a Bíblia diz que nós devemos viver;
2. Em segundo lugar, essa ordem não é dada só aos crentes, mas a todas as terras. Pense comigo: seus amigos, vizinhos e parentes conhecem e reconhecem ao Senhor? Eles leem a Bíblia e sabem que o Senhor é o único Deus? Eles procuram experimentar que o Senhor é bom por meio de uma vida segundo o coração de Deus? A resposta é óbvia, se até dentro da igreja nós nos esquecemos dessas coisas e precisamos ser lembrados constantemente, imaginem as pessoas que ainda não conhecem ao Senhor. E aqui, eu deixo uma pergunta: você tem levado esse convite aos que ainda não conhecem o nosso Deus? Será que nós temos apresentado aos povos que o Senhor é o único Deus?
6.2.2 Motivos
6.2.2 Motivos
Meus irmãos, se nós olharmos para essas ordens e a responsabilidade que nós temos e nos esquecermos dos motivos que Deus nos dá para isso, nós vamos ficar desesperados e talvez mais cansados e desanimados do que nós estávamos antes de ler esse Salmo. Mas o Senhor é bondoso e misericordioso para conosco e ele nos dá motivos maravilhosos para aclamar o seu nome, para servi-lo com alegria, para cantar louvores a ele e para conhecermos e reconhecermos que ele é Deus.
Olhe comigo o verso 3, começando na segunda linha:
foi ele quem nos fez, e dele somos;
somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. ()
Aqui nós somos apresentados a 4 motivos maravilhosos:
1. Foi o Senhor quem nos fez;
2. Pertencemos ao Senhor;
3. Somo o seu povo;
4. Ele cuida de nós como um pastor cuida de suas ovelhas.
Meus irmãos, eu não sei vocês já pensaram ou já tiveram que lidar com as seguintes perguntas:
1. Por que adorar ao Senhor?
2. Por que adorar a Jesus? Ele foi só um homem sábio!
3. O que Deus fez por mim para que eu tenha que ser agradecido a ele?
E a resposta passa pra essas perguntas, passa por esses motivos que o Senhor acabou de nos dar nesse versículo!
Deus nos refez
Deus nos refez
Em primeiro lugar, foi Deus quem criou todas as coisas! Você só existe por foi o Senhor quem te criou. Você gosta de estar vivo? Gosta de poder comer e se divertir com seus amigos, irmãos da igreja e parentes? Pois você só existe porque Deus te criou! Você só tem bons momentos porque no princípio, Deus criou os céus e a terra ().
Tudo o que existe de bom, só existe porque no princípio todas as coisas foram criadas por intermédio de Jesus, o verbo de Deus (). E nós temos que nos lembrar que nós fomos criados e recriados! É isso mesmo, Deus no fez e nos refez!
O primeiro motivo é que Deus nos fez! Mas o Salmo dá a ideia de que Deus está se direcionando ao seu povo, ao povo de propriedade exclusiva sua, ao seu rebanho. Então, ele não está falando do fato de sermos criaturas de Deus, mas sim ao fato de nós sermos novas criaturas! É motivo de grade alegria nos lembrarmos que:
Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. ()
Nós não estamos mais perdidos! Nós não somos mais escravos do pecado! Nós somos novas criaturas em Cristo! Quer um motivo para servir com alegria? Deus te refez em Cristo! Você não está mais morto em seus delitos e pecados, mas você foi salvo pela graça, você é:
feitura [de Deus], criado em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão te preparou para você andasse nelas. ()
Pertencemos ao Senhor
Pertencemos ao Senhor
Na sequência, nos é dito que pertencemos ao Senhor: somos dele! Meus irmãos, se nós estivermos distraídos, essa expressão pode passar desapercebida, mas ela é de uma profundidade que nós não sabemos nem medir! Quer um segundo motivo para servir ao Senhor com alegria?
Você pertence a Deus porque ele te comprou! Já pararam para pensar nisso? Nós somos propriedade de Deus e Deus cuida muito bem do que é seu! Isso já é motivo de sobra para estarmos alegres no Senhor, mas além disso... Nós fomos comprados por um alto preço! Lucas, escrevendo em Atos, nos diz que:
A igreja de Deus foi comprada com o seu próprio sangue. ()
Não é à toa que um dos últimos gritos de Jesus na cruz foi:
Está pago! Está consumado! A dívida foi quitada! ()
Meus irmãos, para deixarmos de ser filhos da ira e passarmos a ser filhos de Deus, foi necessário que o Justo morresse pelos injustos. Olhe o que o Senhor fez por você! Ele te amou te tal maneira que deu o seu Filho para ser morto, para que você tenha a vida eterna. ()
Somos o povo de Deus
Somos o povo de Deus
O terceiro motivo é que nós somos o povo de Deus, ele nos fez seu povo! E mais uma vez, esse texto aponta para Jesus Cristo, o nosso grande Deus e Salvador! Isso aqui não é anacronismo não meus irmãos, eu não estou forçando a barra com o texto para falar de Jesus! Eu estou fazendo o que os autores do Novo Testamento fazem o tempo todo! O tempo todo o Novo Testamento mostra como Cristo cumpriu as profecias do Antigo Testamento e como isso deve mudar as nossas vidas!
Quer ver o que Paulo escreveu a Tito sobre sermos povo de Deus? Ele diz que:
Jesus é nosso grande Deus e Salvador, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de libertar-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. .
Meus irmãos, somos povo de Deus porque Cristo se deu por nós. Somos livres da escravidão do pecado porque Ele nos libertou de toda a nossa iniquidade. Devemos ser um povo zeloso e de boas obras porque Jesus se deu naquela cruz para purificar para si um povo exclusivamente seu.
Quer mais um motivo para servir com alegria?
Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. (), se entregou para nos fazer seu povo ()
Deus é o nosso Bom Pastor
Deus é o nosso Bom Pastor
O último motivo que nos é dado nesse parágrafo é que nós somos as ovelhas do rebanho de Deus e por consequência Deus é o nosso pastor!
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. (.)
Jesus nos diz:
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai. (, ).
Quer um motivo para servir ao Senhor com alegria? Jesus é o seu bom pastor! Se aparecesse algum perigo ele estaria disposto a morrer por você, morrer para te proteger, assim como um pastor morre para proteger a vida do seu rebanho quando a matilha de lobos aparece. E Jesus de fato chegou a dar a sua vida pelo seu rebanho. Não só por nós, que estamos aqui hoje, mas por todo seu rebanho espalhado pela face da terra. Por isso ele diz:
Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. ()
Ah, meus irmãos, a voz de Cristo ainda ressoa pela Igreja quando a sua Palavra é lida e explicada! A voz do bom pastor ainda é ouvida pelas ovelhas perdidas quando nós anunciamos o Evangelho das portas para fora! Como escreveu Calvino, no volume 4 das Institutas:
Deus escolheu ungir os lábios dos seus servos que quando eles falam, a voz de Cristo ainda ressoa por meio deles. (Institutas 4.1.5)
Meus irmãos, nós podemos ser instrumentos nas mãos de Deus para fazer a voz de Cristo ser ouvida pelas ovelhas perdidas. Nós devemos fazer isso com grande alegria, porque o nosso bom pastor deu sua vida para nos proteger, para nos fazer ovelhas do seu pasto.
6.3 Segundo parágrafo: Louvai por quem Deus é
6.3 Segundo parágrafo: Louvai por quem Deus é
Meus irmãos, eu gostaria de falar mais ainda sobre o segundo parágrafo, mas pelo visto eu já avancei bastante no tempo e eu sei que não tenho capacidade de prender a atenção dos irmãos tanto assim.
6.3.1 Convites
6.3.1 Convites
Eu queria só comentar uma coisa sobre o segundo conjunto de convites, para mostrar para os irmãos o quanto esse salmo aponta para Cristo. No verso 4 lemos:
Entrai por suas portas com ações de graças
e nos seus átrios, com hinos de louvor;
rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. ()
Meus irmãos, no Antigo Testamento, praticamente ninguém podia se entrar no local do templo onde ficava a Arca da Aliança. A Arca era um símbolo da presença do Senhor no meio do seu povo. E apenas o sumo sacerdote entrava nesse lugar uma vez por ano, sacerdotes ficavam num outro átrio, os homens de Israel ficavam ainda mais longe, as mulheres ficavam no que podemos chamar de quintal e os gentios do muro para fora. Se você tem uma Bíblia com mapas no final, depois dê uma olhadinha nas figuras.
Mas aqui, nesse Salmo, todos os povos da terra são convidados a entrarem nos átrios do Senhor! Todos são convidados a se apresentarem a ele com ações de graças e com hinos de louvor. E isso só é possível, segundo o autor de Hebreus, porque:
Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote penetrou os céus, [e nos garantiu livre acesso] ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. ( e 16)
Podemos nos achegar confiadamente a presença do Deus santo, mesmo que ainda sejamos pecadores, porque Jesus nos garantiu esse direito ao oferecer o sacrifício perfeito que aplacou a ira de Deus contra nós e contra os nossos pecados.
6.3.2 Motivos
6.3.2 Motivos
E os motivos irmãos? Por que Deus fez isso? Por que Jesus se deu por nós? Será que é porque nós éramos bonzinhos, merecedores e justos? Será que nós somos fiéis em guardar a nossa aliança com Deus? Na verdade, o salmista nos diz o porquê:
Porque o Senhor é bom,
a sua misericórdia dura para sempre,
e, de geração em geração, a sua fidelidade. ()
7 Aplicação & Conclusão
7 Aplicação & Conclusão
Meus irmãos, temos ou não temos motivos de sobra para nos alegrarmos no Senhor? Temos ou não temos motivos de sobra para servir ao Senhor com alegria e nos apresentarmos a ele com cânticos?
Quando s gente se pega reclamando da Igreja, reclamando trabalho, reclamando das regras que Deus nos deu para vivermos em harmonia com a sua vontade... Somos ou não somos parecidos com aquela geração que havia sido salva de Faraó, mas estava com saudade da escravidão no Egito?
Duas perguntas meus irmãos, duas perguntas devem nos levar aplicar de forma prática esses ensinamentos nas nossas vidas:
1. Como saber que Deus é bom, que ele nos deu seu único Filho, deve nos motivar a servir com alegria?
2. Como saber que Jesus é o nosso bom pastor, o nosso grande Deus e Salvador, deve ser um motivo para anunciarmos o Evangelho?
Servir com Alegria
Servir com Alegria
Tudo o que lemos e falamos sobre Deus deve ser um motivo para vivermos alegres no Senhor. Coisas muito menores nos trazem alegria. Nós ficamos felizes se conseguimos um emprego, os mais novos ficam felizes de saber que passaram de ano ou foram aprovados num vestibular, os mais velhos ficam felizes quando o médico lhes diz que eles não têm aquela doença x ou y.
Agora imagine que você fosse escravo de alguém por 20 ou 30 anos, que seu dono te maltratasse e que você nunca estivesse satisfeito. Mas um dia um homem muito rico te compra do seu antigo dono. E ele não chega para você e dize: “escute bem, você custou caro, terá que trabalhar muito pesado para me recompensar”. Ao contrário disso ele diz o seguinte: “você agora é meu filho, vamos no cartório que eu vou te adotar. Você terá direito a todos os meus bens e se sentará a mesa comigo e com meu filho mais velho, que abriu mão voluntariamente de seus bens para que eu pudesse te adotar”. Eu acredito que você ficaria muito feliz!
Pois é exatamente isso que Deus fez conosco! Ele nos liberta e nos adota! E trabalhar lado a lado com nossos outros irmãos adotivos deve ser motivo de grande alegria e satisfação para nós! Saber que o Jesus, o filho de Deus dividiu parte de sua herança conosco é motivo de grande felicidade. Devemos obedecer a Deus não por medo do senhor de escravos que poderia nos punir, mas como forma de agradecer àquele homem rico que nos libertou da escravidão e nos adotou!
Pregar o Evangelho
Pregar o Evangelho
Meus irmãos, a segunda aplicação é: saber que Jesus é o bom pastor, que ele deu a sua vida por nós e que ainda há ovelhas dele perdidas aí fora, deve nos levar a pregar o Evangelho! Devemos contar essa notícia para todo o mundo!
Nós amamos contar boas notícias! Quando você começa a namorar, fica noivo ou vai se casar... Você quer contar para as pessoas, você faz isso com a maior empolgação! Quando você quer ser pai ou mãe e o casal vai te rum filho, você quer compartilhar isso, você faz isso com a maior felicidade! Quando você ama alguém e sabe que essa pessoa está precisando de alguma coisa, alguma coisa que você tem condição de compartilhar com ela, você não pensa duas vezes, você faz isso o mais rápido possível!
Quantas pessoas que você conhece que ainda não conhecem e reconhecem Jesus como o bom pastor? Por que nós somos preguiçosos e contar para todos o que Jesus fez por nós? Por que não somos empolgados em falar sobre o que Deus fez por nossas vidas? O que você está esperando para compartilhar o Evangelho com essas pessoas?
Súplica
Súplica
Eu rogo ao Senhor que ele abençoe a todos nós, e que cada pessoa que ouviu essa mensagem saia daqui cheio de alegria. Que vocês saiam daqui com vontade de servir ao Deus bondoso e misericordioso. Eu peço ao Senhor que cada um de nós esteja cheio do desejo de contar sobre Jesus para todo mundo. Que por meio de nós, Deus faça a voz de Jesus ser ouvida por todas as ovelhas perdidas que ainda não estão no seu rebanho.
Amém!