Pai e filho

Notes
Transcript

Quem chama Pai a quem?

Tudo começou através da palavra falada. Sabemos que a luz ilumiou a escuridão do vazio. Mas o que é a luz? Ou perguntando se forma mais concreta: o que sentimos e em que pensamos quando escutamos a palavra? Nomes nos trazem à memória características. Deus ordenou a Adão que atríbuisse nomes aos animais, e as escolhas de Adão permanecem até os dias hoje. Os nomes atríbuidos nos revelam características, porque as reconhecemos através dos mesmos, usando nossa memória visual. Quando conhecêmos os nomes, o que significam e nos recordamos de suas características, iniciamos um relacionamento, seja de que forma fôr, com os sujeitos.
A primeira vez que Deus se descreve a si próprio como pai é em , “Dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: Israel é meu filho, meu primogênito.”. O interessante aqui é que ele não usa o nome Pai para se descrever a sí, mas sim o nome Filho. Ele deseja assim ativar a memória de Faraó, e fazê-lo recordar das características do relacionamento entre os dois. Dizendo: “Israel é meu filho, meu primogênito”, Deus recorda que existe um laço profundo. Nós conhecêmos a história e o resultado que teve: “se recusares deixá-lo ir, eis que eu matarei teu filho, teu primogênito.”, ainda avisou Deus. Infelizmente, foi o que aconteceu.
Eu imagino que não somente para Faraó, mas mesmo para Moisés e o povo, esta afirmação tenha sido algo profundo e, até quem sabe, surpreendente. Este não é um Deus que se apresenta para ser adorado e reverenciado por seu povo, temido, distante, mas um Deus que se apresenta a sí mesmo como próximo e que afirma esta proximidade, penalizando aqueles que não reconheçam e respeitem esta relação.
Deus atríbui a si mesmo um nome para que possamos recordar que estamos em relacionamento com ele, e não um relacionamento qualquer, distanciado, senão um relacionamento onde a proximidade, a responsabilidade existem. Proximidade, porque me disponho a afirmar que Ele é meu pai, me considera como filho. Responsabilidade, dizendo que eu aceito a sua autoridade e soberania sobre mim.
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.