No princípio
Sermon • Submitted
0 ratings
· 32 viewsDeus tudo criou. Devemos obedecer a Ele.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Passagem muito importante, mostra o início de tudo
Boa noite a todos, paz. Nessa noite vamos meditar numa passagem que é com certeza uma das mais importantes da Bíblia. E não que a Bíblia toda não seja muito importante, mas temos algumas passagens que nos falam coisas que são essenciais para a nossa fé.
E essa passagem é importante porque ela nos fala de uma coisa muito importante: quem Deus é. A passagem é o primeiro verso da Bíblia, Gênesis 1.1.
Queria convidar a igreja para ficarmos de pé e lermos a passagem:
No princípio Deus criou os céus e a terra.
Vivemos em um mundo que não acredita mais na criação
Hoje nós vivemos em um mundo que não acredita mais na Criação. Vivemos em um tempo em que o simples fato de você dizer que acredita que foi Deus quem criou os céus e a terra, que Adão e Eva realmente existiram, faz você ser taxado de burro, lunático, inocente, e por aí vai.
Para o mundo hoje, esse relato que acabamos de ler não é nada mais do que mais um dos inúmeros mitos e histórias sobre a criação da terra que temos por aí em diversos povos, em diversas religiões.
E o pior é que esse tipo de pensamento tem entrado já a algum tempo dentro da Igreja, onde muitos “estudiosos” vão dizer justamente isso, que Gênesis 1 e 2 são lendas, servem apenas para nos ensinar certas coisas, etc.
Somos ensinados a isso na escola
E isso tem entrado em nossa sociedade principalmente por um lugar: a escola.
Não sei vocês, mas mesmo eu estudando em um colégio confessional cristão, nunca foi apresentada nas aulas de ciências algo falando sobre a criação como sendo algo real.
No máximo, nas aulas de religião, se falava sobre isso. Mas era sempre relegado a apenas uma história.
E pode perguntar pros seus filhos, pra quem tem filho na escola, ou até pra você mesmo: como o mundo começou? De onde surgiu o homem?
Universo criado pelo Big Bang, toda a matéria estava junta em um ponto
A primeira resposta que temos é: o universo foi criado pelo Big Bang. A teoria do Big Bang é aquela que diz que no início do universo, tínhamos toda a matéria do universo comprimida em um ponto pequeno, e essa massa então explodiu, criando todo esse universo que temos hoje, inclusive nossa Terra.
Só que já vimos aqui no texto que lemos que a Bíblia diz algo totalmente diferente. Não tinha uma massa super concentrada que explodiu ou algo do tipo. Não tinha nada, e Deus, pelo seu poder, criou tudo que vemos literalmente do nada.
Darwin e a evolução
E a reposta pra pergunta de onde surgiu o homem? 99% das pessoas, inclusive cristãos, vão dizer: o homem evoluiu de um ancestral comum ao macaco.
Acho que todo mundo aqui já ouviu falar aqui da teoria da evolução de Charles Darwin, que diz que a vida começou com uns átomos inanimados, que foram se juntando, e formando outros, e de repente ficaram vivos, e foram mudando até chegar na gente.
E mais uma vez, como vimos com o Big Bang, a Bíblia fala de outra maneira. Se formos ler Gênesis 1 e 2, vamos ver que Deus criou o primeiro homem do pó da terra (Gn 2.7) e a primeira mulher da costela do primeiro homem (Gn 2.27).
Nada de átomos se juntando, nada de espécies virando outras espécies. Deus criou pronto, o homem, a mulher, e todos os animais.
Isso influencia nossa vida diária, e nem percebemos
E o problema maior com toda essa influência da evolução, do Big Bang, é que isso influencia e muito nossa vida, e muitas vezes nós nem percebemos.
Porque o que o mundo hoje faz? O que acontece quando tiramos um Deus criador do centro e colocamos o homem no centro? O que acontece quando não tenho mais um Criador para prestar contas, pois afinal, surgimos do acaso?
A Bíblia nos ensina outra coisa
E aqui eu quero falar também que não sou contra a ciência, muito pelo contrário. Acho que quanto mais fizermos uma boa ciência, mais vamos descobrir as maravilhas do nosso Deus.
Mas o problema é que muitas vezes queremos que a ciência responda tudo, e nos apegamos a ela como uma religião, nem questionamos se o que os cientistas falam é realmente verdade, se existem outras alternativas.
E apesar de que tenho certeza de que um dia, a ciência vai chegar a única e verdadeira conclusão, de que Deus é o Criador, temos que ter principalmente uma atitude de fé em relação ao que a Bíblia nos diz. Como o autor da carta aos Hebreus nos fala:
Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo se vê não foi feito do que é visível.
No princípio
No princípio
Queria que a gente voltasse para o versículo que acabamos de ler, para tentar entender mais um pouco o que está sendo dito aqui.
Naquela época, cada povo tinha seu mito da criação
Uma coisa a se lembrar é que quem escreveu Gênesis foi Moisés, na época que o povo estava no deserto ao sair do Egito. E uma coisa que você vai ver Deus tendo muito cuidado e avisando muito pro seu povo é para que eles não se misturem com os povos pagãos que eles iriam encontrar durante sua jornada e quando tomassem posse da terra prometida.
E uma das coisas que eles deviam tomar cuidado era pra que eles não acreditassem nas coisas que os pagãos acreditavam, e isso incluía a forma como eles deveriam crer que tudo foi criado.
Por isso Moisés escreve, para deixar registrado como tudo começou, para que os israelitas não achassem as histórias da criação do povo ao redor mais legais e deixassem a verdadeira criação de lado.
Então é um primeiro ponto para lembrarmos: essa história está escrita para que saibamos qual a verdadeira história.
Porque da mesma forma que aconteceu no passado, quando alguns dos israelitas enxiam seus olhos com as histórias dos outros povos e se afastavam da verdadeira história e do verdadeiro Deus, hoje em dia está acontecendo a mesma coisa.
Pessoas dentro da igreja estão deixando de lado a verdadeira história e indo atrás de invenções humanas. Que possamos ter muito cuidado com isso.
Primeira afirmação da Bíblia - Bíblia começa afirmando quem é Deus
Outra coisa que nos chama a atenção é que a Bíblia começa com uma afirmação. A Bíblia afirma muitas coisas, mas uma das mais fundamentais é essa primeira afirmação.
No princípio, Deus criou os céus e a terra.
E isso é muito importante, pois isso já nos mostra que a Bíblia tem um assunto geral: Deus. E esse Deus de quem a Bíblia fala, existia desde antes o tempo existir, e por meio dele todas as coisas foram criadas.
Deus existe antes do tempo existir
E uma coisa que tem que nos chamar a atenção é o fato de que a Bíblia fala que Deus criou todas as coisas no princípio. E isso nos diz que antes do tempo existir, Deus existia. Antes de qualquer coisa pudesse vir a existência, Deus já estava lá.
Porque nosso Deus é eterno. Ele, ao contrário de todas as coisas ao nosso redor, ao contrário de nós mesmos, não foi criado. Ele sempre existiu.
Antes que houvesse tempo, Deus já era Deus.
Além da nossa compreensão
E isso é uma coisa, meus irmãos, que está além da nossa compreensão. Por termos sidos criados, não podemos pensar em algo que sempre existiu.
E isso é maravilhoso. Porque se pudéssemos compreender Deus, ele não seria Deus. Mas Ele é muito maior que nós, infinitamente maior que nós, tão grande que só conseguimos saber Dele o que Ele nos revela em suas Sagradas Escrituras.
E isso tem que nos causar uma reverência perante o Senhor. Temos que temer e tremer diante Dele.
Porque muitas vezes vamos achar que somos alguma coisa, e nessas horas, temos que lembrar que por mais que façamos ou tenhamos ou fomos algo, nunca vamos chegar a ser nada perto da superioridade do nosso Senhor.
Deus criou
Deus criou
Então seguindo o texto, vemos que no princípio, Deus criou.
Deus criou, não o acaso, não coisas que já existiam e mudaram de forma
E aqui quero falar novamente de um ponto que já falei no início. Não foi uma explosão, as coisas não foram mudando de uma coisa para outra, se juntando, se separando.
Não. Deus criou. Deus trouxe a existência coisas que não existiam. Deus, pela sua soberana vontade, fez isso.
Do nada - ex nihilo - sem matéria prima
E Ele fez isso do nada. Criou tudo do nada. É como se, de repente, no meio aqui do sermão, surgisse uma montanha, uma casa, qualquer coisa.
Podemos entender um escultor pegar sua argila, sua pedra, e ir esculpindo uma estátua. Podemos entender um pintor pegar uma tela, um pincel, tintas, e fazer uma grande pintura. Podemos entender um pedreiro pegar tijolos, cimento, areia, e fazer uma casa. [FALAR DA CASA DE CARLOS]
Mas em todos esses casos que falamos, pegamos alguma coisa já existente para transformar em outra. Não podemos fazer surgir uma escultura do nada, só por pensarmos nela. Não podemos fazer surgir um quadro bem pintado. Não podemos comprar um terreno, chegar lá, e do nada fazer surgir uma casa de dois andares.
Nós não podemos. Mas nosso Deus pode. E isso mostra o poder e a glória que Ele tem, e nós, simples humanos, não temos.
Se Deus criou, temos que tratar como Ele quer - Bíblia
E outra coisa que esse assunto nos traz é que, se foi Deus quem criou, Ele que tem que dizer como temos que cuidar.
Se algum engenheiro elétrico faz um aparelho novo, ele tem que dizer como operar. Quando compramos uma tv, um aparelho de som, uma máquina de lavar, tem um manual do fabricante dizendo como devemos usar, como devemos cuidar, como devemos fazer a manutenção, etc.
Até podemos tentar agir por nós mesmos, tendo arrumar sozinho, tentando configurar sozinhos. E tem vezes que até parece que estamos conseguindo, mas de repente, dá alguma coisa errada, e temos que ir lá pro manual pra aprender a consertar as besteiras que fizemos.
E é da mesma forma com Deus, meus irmãos. Ele criou, e temos que cuidar e agir da forma que Ele, o Criador, diz para fazermos. Porque senão vamos terminar quebrado tudo.
E pra isso, Ele, na Sua infinita bondade e misericórdia, deixou para nós o manual, que diz como devemos agir e como devemos tratar a criação.
A Bíblia.
Por isso é tão importante que estejamos sempre lendo, meditando, buscando entender mais e mais a Palavra de Deus.
Porque ela é o nosso manual não apenas para cuidar da nossa vida, mas o manual para podermos cuidar de toda a criação do nosso Senhor.
Os céus e a terra
Os céus e a terra
E seguindo para a última parte do verso, vemos o que foi que, no princípio, Deus criou: os céus e a terra.
Deus não criou apenas o planeta, mas tudo que nele existe
E isso nos mostra que Deus não apenas chegou e criou o planeta terra e deixou ele lá, sozinho, para que se desenvolvesse e evoluísse.
Não. Deus criou o planeta, os céus, a terra, as árvores, os animais, os astros, os planetas. Deus criou tudo.
Nosso Deus criou tudo. E quero que isso fique bem claro para nós. Esse Deus criador, Todo-Poderoso, onipotente, onisciente, onipresente, eterno. Esse Deus é o nosso Deus. E ele é o mesmo no dia da criação, antes da criação, hoje e para sempre.
Nosso Deus não muda, nem há a menos sombra de variação nele (Tg 1.17).
A natureza é criada por Deus, temos que cuidar, mas não devemos adorá-la - wicca, horóscopo, astrologia
E ao tratarmos da natureza, queria dar uma palavra rápida sobre isso. Devemos sim cuidar da natureza, e uma das funções do homem. Inclusive, em Gn 2.15, vemos Deus dando ordens explícitas para Adão cuidar da criação.
Então temos que usar sabiamente a natureza, temos que ter consciência ao usar as coisas da terra que Deus nos oferece.
Mas temos que tomar cuidado para não cair no erro de que muitas religiões e muitos tem feito: de adorar a criação como se ela fosse divina.
A natureza, toda a natureza, é criada por Deus. E como coisa criada, deve ter seu devido lugar. Algumas religiões, como a wicca, adoram a natureza, a mãe natureza, dizendo que a criação é divina, que Deus está nas árvores, nas pedras, etc. Muito cuidado com isso, porque ao fazer isso, essas pessoas estão adorando não o Deus criador, mas sua criação. E isso é pecado, meus irmãos.
Da mesma forma, temos cristãos que ainda leem seu horóscopo, que acreditam nos signos, que fazem seu mapa astral pra ver se esse ano vai ser de sorte ou de azar. Que leem que Marte está alinhado com Saturno, e que por causa disso, a pessoa vai arrumar um namorado.
Isso também é dar a criação um status que ela não tem. Lembremos sempre disso: devemos adorar o Criador, não as coisas criadas. Achar que os astros, que algo da criação, tem poder sobre tua vida, e não o Deus onipotente criador dos céus e da terra, é insensatez.
Como Isaías fala em Is. 44.15, sobre uma pessoa que pega um pedaço de madeira:
Nova Versão Internacional 44.6 A Insensatez da Idolatria
É combustível usado para queimar;
um pouco disso ele apanha e se aquece,
acende um fogo e assa um pão.
Mas também modela um deus e o adora;
faz uma imagem e se encurva diante dela.
Não faz nenhum sentido adorar as coisas que Deus criou.
Não diz aqui, mas Deus criou o reino espiritual também - anjos, diabo
E só uma coisa rápida. A Bíblia não nos diz quando nem como, mas fala que Deus não criou apenas os céus e a terra, mas Ele criou também todos os seres espirituais. Os anjos, demônios, o diabo, tudo isso, os principados e potestades, tudo também foi criado por Deus.
E isso é importante ressaltar porque vemos muitas vezes cristãos dando um poder para satanás e seus anjos que não é bíblico. Muitos tem colocado satanás em pé de igualdade de poder com Deus, colocando como se eles tivessem o mesmo poder.
Cuidado com isso, meus irmãos. O diabo também é criatura. Por mais que ele tente (e sabemos que ele tenta), ele nunca vai conseguir chegar aos pés de Deus. Inclusive, basta ler Jó 1 e 2 para ver que até o diabo precisa da permissão de Deus para agir.
Como isso nos leva a Jesus?
Como isso nos leva a Jesus?
E uma pergunta que sempre devemos fazer ao ler um texto da Bíblia: como isso nos leva a Jesus? Porque no Antigo Testamento ainda não tínhamos a revelação completa, não tinha sido ainda revelado de uma forma plena Jesus. Mas todo o Antigo Testamento, de uma forma ou de outra, aponta para Jesus, e isso é uma coisa que devemos sempre estar atentos.
João 1.1-4 - No princípio
E talvez em alguns textos seja até difícil ver como se relaciona com Jesus, mas esse em específico é até fácil.
Abra sua Bíblia no início do Evangelho segundo João, capítulo 1, versos 1 a 4.
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.
Perceba que João usa no começo do seu evangelho a mesma palavra que temos no início de Gn 1.1: no princípio.
E João nos revela, que nesse mesmo princípio que Moisés escreveu, antes que tudo existisse, Jesus estava lá.
E ele estava com Deus. E ele era Deus.
E meus irmãos, isso é uma coisa linda e totalmente importante. Porque algumas seitas, como os Testemunhas de Jeová, vão dizer que Jesus não é Deus, que Jesus foi criado por Deus.
E isso causa um problema grande. Porque como já vimos, se Jesus é criado, ele é uma criatura, e não devemos adorar nada além do Criador. Percebem o problema?
Mas a Bíblia é bem clara ao afirmar que Jesus é Deus, o Filho de Deus. E ele não apenas estava com Deus no momento da criação, mas todas as coisas que foram feitas foram feitas por intermédio dele. Sem ele, nada teria sido feito.
E quero que você guarde isso na sua mente e no seu coração: Jesus é Deus, e por meio dele que todas as coisas foram feitas. Todas. Por meio dele.
Cl 1.16 - Por ele e para ele
Um outro texto que nos fala de Jesus no momento da criação está lá em Cl 1.16.
pois nele foram criadas
todas as coisas
nos céus e na terra,
as visíveis e as invisíveis,
sejam tronos ou soberanias,
poderes ou autoridades;
todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Aqui vemos que Jesus não apenas criou todas as coisas visíveis, mas todas as invisíveis também foram criadas por ele. Seja no céu, na terra, poderes, autoridades, tronos, soberanias, tudo, exatamente tudo, completamente tudo, foi criado por ele.
E Paulo aqui nos diz mais uma coisa de importância gigante:
Não apenas as coisas foram criadas por Ele, mas também PARA Ele. Tudo existe para a glória de Jesus, para a Glória da santíssima Trindade.
Nossa vida é para ele. A natureza é para ele. O mundo espiritual é para ele. Tudo existe para glorificar a Deus.
E queria que todo mundo guardasse isso também nessa noite:
Sua vida, toda sua vida, existe única e exclusivamente por causa de Cristo e para glorificar a Cristo.
Se você está tentando viver algo abaixo disso, peça perdão e busque, através do Espírito Santo, viver dessa forma.
Conclusão
Conclusão
E caminhando para o fim dessa mensagem gostaria de falar 3 coisas rápidas.
Temos vivido realmente com fé nesse Deus que tudo criou?
A primeira é uma pergunta:
Temos vivido realmente com fé nesse Deus que tudo criou?
Ou temos vivido com fé em um Deus que não criou todas as coisas, como as pessoas querem que acreditemos em nossos dias?
Porque tenho que ser sinceros, meus irmãos. Vivemos hoje em dia, principalmente por vivermos em um mundo naturalista, que não acredita mais no sobrenatural, vivemos sem expectativas do que Deus pode fazer.
As vezes parece que servimos a um deus com d minúsculo, um deus que não pode fazer nada.
Nem só sobrenatural, mas de mudança de vida
E nem falo apenas do sobrenatural, de milagres visíveis (apesar de achar que temos vivido também com pouquíssima expectativa de que essas coisas aconteçam).
Falo também de coisas visíveis, de mudança de vida. Temos visto pessoas que se dizem cristãs mas que não conseguem largar daqueles grandes pecados, de pessoas que depois de conhecerem a Cristo vivem da mesma forma (ou até pior) do que viviam antes.
Vemos pessoas dizendo: Ah, irmão, é que meu pecado é muito grande!
Maior que o criador dos céus e da terra? Maior do que aquele pelo qual foram criadas todas as coisas? Sério que estamos falando do mesmo Deus???
Quando nosso Deus é pequeno, nós somos grandes.
Ontem estava vendo uma palestra com John Piper, um pastor batista, e ele falou uma coisa muito séria que acho que tem muito a ver com o que estamos vendo aqui hoje.
Ele disse mais ou menos o seguinte: quando nosso Deus é pequeno, nós somos grandes. E é isso que tem acontecido, meus irmãos.
Temos deixado de lado a doutrina de que nosso Deus é o Deus criador dos céus e da terra, que sustenta tudo pelo seu poder, e temos trocado por um deus qualquer, que fez algumas coisas boas por aí, mas não é o Deus todo poderoso.
Temos colocado um deus pequeno a nossa frente, e isso abre as portas pra que achemos os homens mais sábios que Deus, mais importantes que Deus, mais poderoso que Deus.
O homem hoje diz que sua ciência, seu conhecimento, pode fazer tudo, pode curar tudo, pode resolver todos os problemas. O homem diz que pode fazer aquilo que só Deus realmente pode fazer.
E temos caído nesse conto, meus irmãos. Temos deixado nosso deus bem pequeno, enquanto temos enaltecido o conhecimento e a sabedoria dos homens.
Esse Jesus poderoso, que tudo criou, é o mesmo que convida todos os que estão fracos e sobrecarregados
A segunda coisa que quero deixar nessa noite é a seguinte:
Vimos aqui que Jesus é eterno junto com o Pai (e com o Espírito Santo também), e tão poderoso que toda a criação veio a existir única e exclusivamente por conta dele.
Estamos falando aqui de alguém que tem poder para criar do nada o universo. Do nada. Alguém tão poderoso que e importante que tudo que foi criado é para ele, para sua glória. Estamos falando aqui de alguém com infinito poder, infinita inteligência, infinita sabedoria.
E esse mesmo todo poderoso e importante Jesus é o mesmo que nos fala:
Nova Versão Internacional 11.25 Repouso para os Cansados
28 “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Não sei vocês, mas esse texto tanto me alegra quanto me humilha.
Me alegra por saber que esse Jesus todo poderoso é acessível pra mim, que Ele está preocupado comigo, que quer cuidar de mim, quer me ensinar, quer dar descanso para minha alma.
E me humilha porque essa pessoa tão grande, infinitamente poderosa, é manso e humilde de coração. Seu jugo é suave e seu fardo é leve.
E quantas vezes eu, que não sou nada, não sou manso? Quantas vezes eu não sou humilde de coração? Quantas vezes quero impor aos outros um jugo áspero, grosso, um faro pesado?
Que essas duas coisa possam estar também em nossos corações. Podemos ter fé e acreditar que vamos ser bem cuidados pelo Criador dos céus e da terra, pelo nosso criador, que ele realmente sabe o caminho que nos leva para a vida eterna.
Mas que possamos também refletir, que muitas vezes tomamos atitudes que não convém, e até tentamos nos justificar por isso. O Criador é manso e humilde de coração. Então temos que buscar com todas as nossas forças também sermos mansos e humildes de coração.
Precisamos sim da criação, do fruto da terra, das águas, do Sol. Mas precisamos muito mais de Cristo, o pão da vida, a luz do mundo.
E pra finalizar, queria deixar uma rápida reflexão. Vivemos em um tempo que vemos pessoas passando necessidades, passando fome, sem ter onde morar, sem ter o básico para viver.
Muitos de nós aqui mesmo nessa noite podem estar passando por alguma privação desse tipo.
Precisamos sim do fruto dessa criação tão maravilhosa que Deus deixou para que cuidássemos. Precisamos do ar, do alimento, do Sol. Precisamos muito, como raça humana, da criação de Deus.
Mas que nós nunca esqueçamos, que o que mais eu preciso, o que mais você precisa, o que mais qualquer pessoa que existe precisa é do pão da vida, da luz do mundo.
Precisamos desesperadamente do Criador, do Senhor, do Salvador de nossas almas:
Jesus Cristo.