Gênesis 13 - Abrão e Ló se separam

Sermon  •  Submitted
1 rating
· 227 views
Notes
Transcript

Introdução

Boa noite, paz. Hoje vamos continuar vendo a história de Abraão. Vamos ler o capítulo 13 do livro de Gênesis. Convido a igreja a ficar de pé para lermos o texto bíblico.
Gênesis 13 NVI
1 Saiu, pois, Abrão do Egito e foi para o Neguebe, com sua mulher e com tudo o que possuía, e Ló foi com ele. 2 Abrão tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata e ouro. 3 Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente 4 e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do Senhor. 5 Ló, que acompanhava Abrão, também possuía rebanhos e tendas. 6 E não podiam morar os dois juntos na mesma região, porque possuíam tantos bens que a terra não podia sustentá-los. 7 Por isso surgiu uma desavença entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os de Ló. Nessa época os cananeus e os ferezeus habitavam aquela terra. 8 Então Abrão disse a Ló: “Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos! 9 Aí está a terra inteira diante de você. Vamos separar-nos. Se você for para a esquerda, irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquerda”. 10 Olhou então Ló e viu todo o vale do Jordão, todo ele bem irrigado, até Zoar; era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito. Isto se deu antes de o Senhor destruir Sodoma e Gomorra. 11 Ló escolheu todo o vale do Jordão e partiu em direção ao leste. Assim os dois se separaram: 12 Abrão ficou na terra de Canaã, mas Ló mudou seu acampamento para um lugar próximo a Sodoma, entre as cidades do vale. 13 Ora, os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecadores contra o Senhor. 14 Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló separou-se dele: “De onde você está, olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste: 15 toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre. 16 Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o pó da terra, também se poderá contar a sua descendência. 17 Percorra esta terra de alto a baixo, de um lado a outro, porque eu a darei a você”. 18 Então Abrão mudou seu acampamento e passou a viver próximo aos carvalhos de Manre, em Hebrom, onde construiu um altar dedicado ao Senhor.

0 - Relembrando a saída do Egito

Só relembrando rapidamente o que tinha acontecido antes, no capítulo 12 de Gênesis.
Primeiro, Deus falou com Abraão, dizendo para que ele saísse da sua terra, da sua parentela, e fosse para o lugar que Deus mostrar.
Deus então faz duas promessas para Abraão: que iria fazer sua descendência numerosa como as estrelas do céu e que daria a terra de Canaã para sua descendência.
Mas então temos um grande período de fome, e Abraão segue com sua família, incluindo seu sobrinho Ló, para o Egito, pois lá tinha alimento.
Mas Abraão fica com medo de que os egípcios achem sua esposa muito bonita e o matem para ficar com ela, então ele combina com Sara, sua esposa, para dizer que são apenas irmãos.
E com isso, Sara acaba parando na casa de Faraó. Mas Deus pune Faraó e sua corte com graves doenças, e Faraó então descobre que Sara é mulher de Abraão e o manda sair do Egito, junto com sua família e com todos os seus bens.
E é exatamente a partir desse ponto que o texto que lemos começa.

1 - Voltando para casa

Abraão tinha saído de uma crise de fé, mas agora ele retorna para onde tudo tinha começado, retorna para onde Deus tinha falado com ele, em Betel, retorna para onde ele tinha erigido um altar para o Senhor.
E ali ele invoca o nome do Senhor, ali ele tem sua fé renovada.

1.1 - Com sua família, mesmo após a perversidade que tinha feito com Sara

E vemos que apesar de toda maluquice que ele tinha feito com sua esposa no Egito, ele volta com sua família, com sua mulher.
Com certeza Sara tinha perdoado Abraão pelas loucuras que ele fez no Egito.

1.2 - Com muitas benção materiais. Deus tinha abençoado muito Abraão

E o texto nos diz também no verso 2 que Abraão tinha enriquecido muito.
Não tinha apenas ouro e prata, mas tinha também muito gado, muitos bens, muitos servos.
Deus estava abençoando Abraão materialmente.

1.3 - Voltando para o começo

E Abraão não sai do Egito para qualquer lugar, andando a esmo. Ele sabe pra onde tinha que voltar: para o lugar onde Deus tinha falado com ele.
Abraão estava de certa forma querendo recomeçar com Deus, depois de ter tido um grande vacilo em sua fé.

1.4 - Invocou o nome do Senhor, sua fé tinha voltado, ele tinha lembrado do Deus que ele servia. Temos que invocar o nome do Senhor, temos que orar

Então ele chega naquele local, um local tão importante, tão solene, tão sagrado. o Lugar onde o próprio Deus tinha falado com ele.
E então ele não pode fazer mais nada a não ser invocar o nome do Senhor.
Ele volta para o seu Deus, tem sua fé renovada naquele lugar.
Ele deve ter lembrado das promessas que Deus tinha feito para ele exatamente naquele lugar, a não tanto tempo atrás.
Ele invoca o nome do Senhor, ele ora ao Deus Todo-Poderoso.
E meus irmãos, isso é uma coisa que temos que fazer sempre que vacilamos em nossa fé, que erramos em nossa caminhada com Deus.
Temos que voltar para Deus, nos arrepender do que fizemos, e orar, e buscar ao Senhor, e nos humilhar diante do Altíssimo.

1.5 - Lembrar dos votos que fazemos ao Senhor

Temos que lembrar das promessas de Cristo para nós, promessas de vida eterna, de vida em abundância, de conseguir passar pelos sofrimentos desse mundo porque Cristo já venceu o mundo por nós.
Temos que fazer como Abraão e voltar, e relembrar os votos que fizemos ao Senhor.
Muitas vezes dizemos que vamos fazer tantas coisas, não é? E aí o tempo passa, e terminamos deixando de lado, esquecendo de como era bom estar com o Senhor, fazer as coisas para Ele...

2 - Contenda

Mas em tudo eram flores na vida de Abraão.

2.1 - Deus também tinha abençoado financeiramente a vida de Ló.

O texto nos mostra que não apenas Abraão, mas Ló também tinha enriquecido muito.
E o que parecia ser uma fonte de bençãos, começa a se tornar em problemas entre os familiares e os seus servos.

2.2 - Antes, tinham ido para o Egito por que não tinha alimento. Agora, eles tem tantos rebanhos que a terra não consegue dar alimento para todos.

Antes, eles tinham ido para o Egito porque não tinha alimento aonde eles estavam.
E agora, eles também estavam sem alimentos adequados para seus rebanhos, sem água suficiente.
Agora eles tinham tantas riquezas que a terra onde eles estavam não dava conta de sustentar a todos.

2.3 - Não só a falta, o ter muito dinheiro também causa problemas

Muitas vezes achamos que nossos problema se resumem a falta de dinheiro,.
Mas o texto nos mostra claramente que muito dinheiro também traz problemas.
Temos sempre que lembrar que o problema não é a falta ou a fartura, é como o meu coração se comporta diante das circunstâncias.

2.4 - Donos de negócios, se separam de suas famílias por causa do dinheiro

Temos como exemplo pessoas que são donas do próprio negócio. Claro que isso deve ser uma benção de Deus, mas vemos muitas vezes, inclusive dentro da igreja, pessoas que deixam de lado sua família, deixam de lado as coisas da igreja porque tem que se dedicar ao seu negócio, tem que fazer sua empresa crescer, tem que ganhar cada vez mais e mais dinheiro.

2.5 - Brigas entre parentes por heranças

Vemos também brigas entre parentes quando algum parente morre. E o parente nem precisa ser rico não. Basta ter deixado uma casinha que muitas vezes vemos a família brigando e se dividindo por causa da herança.

2.6 - Cuidado com nosso coração

Lembrando a todos que nem ter muito dinheiro nem ter pouco dinheiro é pecado ou maldição por si só.
Mas devemos sempre ter cuidado é com nosso coração.
Onde está nosso coração? Nas coisas dessa terra? Que o ladrão rouba e a traça corrói?
Ou nosso coração está nas coisas do Reino de Deus, independente do que eu tenho materialmente aqui nesse mundo?
Devemos sempre lembrar que onde está o nosso tesouro, ali está o nosso coração.
Que nosso coração esteja sempre focado nas coisa de Deus, e deixemos que as coisas materiais Ele nos dê conforme sua santa sabedoria.

2.7 - Os servos de Abraão e Ló começam a ter problemas, ameaçando a união da família

Então os servos de Abraão e de Ló começam a ter problemas por causa dos rebanhos, ameaçando a união da sua família.

3 - Reconciliação

3.1 - Abraão toma a iniciativa de reconciliação

Mas então vemos que Abraão então toma a iniciativa para evitar o conflito.
Abraão não espera que o problema aumente, que o problema comece a afetar sua união familiar.
Não. Ele toma a frente e procura Ló, para eles resolverem o que precisa antes que o problema tome maiores proporções.

3.2 - Temos que tentar resolver os problemas logo que surgem, sem deixar que cresçam e piorem

E isso nos ensina que devemos seguir o exemplo de Abraão.
Quando um problema surgir, seja em casa, seja no trabalho, seja na igreja, não devemos deixar que ele aumente, que ele comece a tomar proporções maiores.
Quanto antes buscarmos a conciliação, quanto antes buscarmos a pessoa envolvida para conversar, para resolver o problema, mais fácil vai ser para que tudo se resolva.
Porque muitas vezes temos algo contra um irmão, não gostamos do que a esposa falou em casa, não aceitamos bem algo que um colega de trabalho falou.
E temos que admitir que na maioria das vezes não vamos logo tentar resolver. Vamos deixando a situação aumentar, vamos ficando cada vez com mais raiva, e aí, quando vamos ver, o conflito já está armado.
E aí, quando chega nessa situação, tudo fica mais difícil...

3.3 - Abraão tinha o direito por ser mais velho, mas abre mão. Trata Ló como irmão, com um igual

Abraão então se coloca não como tio de Ló, mas como irmão, como igual. Ele abre mão de uma prioridade que teria para trazer paz para sua família.
Sendo tio e sendo mais velho, ele tinha legalmente o direito de escolha, numa situação como essa.

3.4 - Abraão dá o direito de escolha para Ló, e diz que vai para o outro lado, para evitar conflitos em sua família.

Mas então, ao invés de escolher para onde iria, ele manda então Ló escolher para onde iria, e Abraão então iria para o outro lado, para não terem mais conflitos.
Ele abre mão de um direito que ele tinha, para tentar trazer paz para sua família.

3.5 - Abraão não estava pensando se ia ter uma terra melhor ou pior. Sua fé tinha voltado. Ele agora lembrava da promessa de Deus de que Deus daria a terra para sua descedência. Ele pôde descansar nas promessas de Deus.

E aqui, meus irmãos, temos que ver que Abraão não estava pensando se ia ter uma terra melhor ou uma terra pior que a de Ló.
Isso era o que menos importava para ele.
Ele queria paz na sua família, mas além disso, e mais importante, Abraão tinha se reconciliado com Deus.
Sua fé tinha voltado.
Ao contrário de quando foi para o Egito e tinha esquecido das promessas de Deus, ele agora lembrava delas.
Ele tinha voltado para onde tudo tinha começado, para onde Deus tinha falado com ele.
Ele agora lembrava que Deus tinha prometido uma terra para sua descendência. E se Deus tinha prometido, não seria Ló escolher uma ou outra terra que ia frustrar os planos de Deus.
Abraão agora estava tranquilo, com fé, descansando nas promessas de Deus para a vida dele.

4 - Separação

Então Ló aceita a proposta de Abraão, e começa a olhar para a terra.

4.1 - Ló olha para a terra, e escolhe a que mais aparenta ser fértil

Então Ló olha, e vê o vale do Jordão. Uma terra linda, com muitos rios, com muita terra fértil.

4.2 - Como o Éden e como o Egito

Era um lugar tão bonito que o texto nos diz que parecia com o Éden, com o paraíso que Deus tinha feito para Adão e Eva.
E se parecia com o paraíso, deveria ser realmente um lugar belíssimo, daqueles de encantar nossos olhos.
E o texto diz também que parecia com o Egito, ou seja, era um lugar com uma terra bastante fértil como a do Egito, um lugar onde dificilmente faltaria comida, onde dificilmente passariam por períodos de fome.

4.3 - Ló poderia ter dito que não se separaria, que daria o direito de escolha para Abraão.

E é bom ressaltar que Ló poderia ter dito para seu tio que não iria o abandonar, que não iria separar a família.
Ou pelo menos podia ter devolvido para seu tio Abraão o direito de escolher a terra, de escolher para onde iria, pois como já disse antes, Abraão, por ser mais velho e tio de Ló, teria naturalmente o direito de escolher para onde iria.

4.3.1 - Mas muitas vezes a ganância nos torna rudes, egoístas.

Mas muitas vezes, meus irmãos, a ganância nos torna rudes, nos torna egoístas.
Esquecemos dos bons costumes, esquecemos de dar honra quem devemos honra, porque estamos cegos pela ganância, por querer o melhor para nós, por querer levar vantagem.

4.4 Lugar onde ficava Sodoma e Gomorra

E o texto ainda nos diz que a terra que Ló escolheu, o vale do Jordão em direção ao leste, era o lugar onde existiam duas cidades bem famosas: Sodoma e Gomorra.
E vemos no verso 13 uma importante informação sobre os habitantes de Sodoma:
Eram homens extremamente perversos e pecadores contra o Senhor.

4.4.1 - Para Ló, parecia tudo muito bom, mas teve terríveis consequências para ele

E para Ló, meus irmãos, devia estar parecendo tudo perfeito.
Ele tinha escolhido a melhor terra, a terra que parecia melhor aos seus olhos.
Ele tinha evitado maiores problemas com seu tio Abraão, e apesar de separados fisicamente, não estavam brigados como família.
Mas pra quem já está na igreja a algum tempo sabe onde termina a história de Ló.
Ele vai habitar em Sodoma, no meio de um povo perverso e pecador contra o Senhor. E se você lembra o que acontece, Deus destrói essas cidades, deixando apenas Ló, sua mulher e suas filhas fugirem.
Mas no meio do caminho, sua mulher desobedece a ordem que os anjos tinham dado e olha para trás, e vira uma estátua de sal.
O que parecia ser uma oportunidade maravilhosa, em pouco tempo se tornou a destruição da vida de Ló.
E temos que ver que Ló provavelmente confiava em Deus, tanto é que Deus o salva antes de destruir Sodoma e Gomorra.
Mas naquele momento, com os olhos encantados com a fartura que estava vendo, não atentou que estava indo para um lugar onde habitavam pecadores terríveis.

4.5 - Cuidado com as escolhas feitas unicamente com olhos humanos, sem discernimento espiritual

E isso tem que nos ensinar que devemos ter muito cuidado com as escolhas feitas apenas com nossos olhos humanos, sem buscar orientação na Palavra de Deus, sem buscar orientação através da oração, sem buscar orientação através de irmãos maduros na fé.
Muitas vezes, aquilo que aparentemente é ótimo, humanamente falando, se revela um desastre mais na frente.
Seja uma compra de uma casa, uma troca de emprego, um casamento, uma viagem, uma igreja para congregar, pra tudo temos que buscar orientação na Palavra de Deus, para não terminar como Abraão, indo para o Egito, ou como Ló agora, indo para uma terra que aparentava ser muito boa, mas na verdade só trouxe problemas para ele e pra sua família.
Lembremos sempre de gastar um tempo em oração, um tempo buscando o que a Bíblia fala sobre tal assunto, antes de tomarmos decisões.

4.6 - Ló parte para a terra escolhida. Abraão fica em Canaã.

Então Ló parte para a terra que ele escolheu, e Abraão fica na terra de Canaã.

4.7 - Abraão termina ficando com um lugar aparentemente pior, para evitar conflitos e confiando na promessa de Deus

Parecia que Abraão tinha ficado com um lugar pior, mas sabemos que no fim, a escolha de Ló, que humanamente parecia muito melhor, é que foi a escolha errada.
Ló buscou uma terra que, apesar de boa fisicamente, era habitada por pecadores.
E isso tem que nos ensinar que nós, como cristãos, temos que buscar lugares em que possamos conviver com pessoas tementes a Deus, sempre que possível.
Por isso, temos que tomar cuidado com amizades de pessoas ímpias, pois muitas vezes iremos seguir o conselho dos ímpios, imitar a conduta dos pecadores, e sentarmos na roda dos escarnecedores.
Não que não vamos mais falar com pessoas que não conhecem a Cristo, pois isso é meio impossível.
Mas nas nossas escolhas, temos que olhar muitas vezes menos com os olhos terrenos e mais com os olhos espirituais.
Temos que buscar lugares que nos edifiquem, lugares onde possamos conviver com cristãos verdadeiros, que podem nos ajudar em nossa caminhada, mesmo que sejam lugares que aparentemente sejam lugares mais simples, lugares que não escolheríamos se olhássemos apenas com nossos olhos carnais.

5 - Deus fala

Então o texto nos diz que uma coisa maravilhosa acontece com Abraão:
Deus fala novamente com ele.
Deus não tinha falado com Abraão quando ele decide por is só ir para o Egito, mas agora, depois de renovar sua fé, Deus fala novamente com ele, e renova suas promessas para Abraão.

5.1 - Deus renova suas promessas para Abraão

Deus renova sua aliança com Abraão.
Fala para ele novamente que Ele vai dar uma descendência tão numerosa como o pó da terra, algo tão grande que nem se pode contar.
E diz também que dará a ele e a sua descendência a posse de toda aquela terra.

5.2 - Abraão se muda, e constrói um altar para o Senhor

Abraão então segue a ordem de Deus, de andar por toda aquela terra, e se muda, e passa a habitar perto dos carvalhos de Manre, em Hebrom.
E ali, naquele lugar, ele constrói mais um altar dedicado ao Senhor, para sempre lembrar do Deus que fez tão grandes promessas para ele.

5.3 - Muitos podiam dizer que ele tinha errado, que tinha feito errado.

E muitos devem ter dito que Abraão estava doido em permitir que Ló ficasse com a melhor terra.
Afinal, ele é quem tinha o direito de escolher!
E humanamente falando, até parece que Abraão tinha feito uma péssima escolha mesmo.

5.4 - Você trocaria uma grande porção de terra por Deus falar com você?

Mas vemos que Ló não se deu nada bem na sua escolha.
Mas Abraão, pelo contrário, foi muito abençoado por Deus.
E você? Trocaria uma grande porção de terra, uma grande casa, uma grande soma em dinheiro, para em troca ouvir a voz de Deus? Ouvir Deus falar com você?

6 - Conclusão

Pra gente concluir, queria levantar apenas mais alguns pontos.

6.1 - Muitas vezes, como cristãos, temos que abrir mão para tentar a paz - Rm 12.18

Muitas vezes, como cristãos, temos que abrir mão de muitas coisas para tentar viver em paz com os outros.
É isso que Paulo nos fala em Rm 12.18 :
Romanos 12.18 NVI
18 Façam todo o possível para viver em paz com todos.
Aquilo que está ao nosso alcance, devemos fazer para viver em paz com os outros.
E muitas vezes isso envolve abrir mão de algum direito, de algum valor, de algo que é até importante para nós.
Mas no que for possível, façamos para viver em paz com todos.
Não com alguns, mas com todos.

6.2- Abrir mão não vai te fazer um bobo, vai te fazer semelhante a Cristo

E meus irmãos, muitas vezes abrir mão de algo, dar a outra face, caminhar mais uma milha, tudo isso ai muitas vezes vai fazer com que o mundo te ache um bobão, um alienado.
E muitas vezes nós mesmos vamos achar que estamos fazendo papel de bobo, ao pensar em fazer esse tipo de coisa.
Mas queria te dizer, meu irmão, que abrir mão de algo não vai te fazer semelhante a um bobo não.
Vai te fazer semelhante a Cristo.

6.3 - Cristo abriu mão de sua glória para morrer por nós, para viver em paz com nós

Porque temos que lembrar, meus irmãos, que se teve alguém que abriu mão de muita coisa pelos outros, para viver em paz conosco, esse alguém foi Cristo Jesus.
Ele abriu mão de Sua Glória. Abriu mão de sua eternidade, de estar no lugar que merecia, ao lado do Pai, eternamente.
E veio pra esse mundo. Assumiu forma de homem, se humilhou ao assumir a forma de um homem.
Viveu uma vida simples.
Foi perseguido, humilhado, espancado.
Morto.
E sabe porque ele fez isso?
Porque da mesma forma que Abraão e Ló estavam em contenda, nós estávamos em contenda com Deus. Inimizade, conflito.
E da mesma forma que Abraão, que era a parte mais forte, tomou a iniciativa para encerrar o conflito, Deus, tomou a inciativa para resolver esse conflito conosco.
Não com punição. Não usando de sua posição para exigir o que era seu por direito.
E da mesma forma que Abraão abriu mão de uma terra melhor, algo que era seu por direito, Cristo abriu mão de sua vida, por mim e por você.
E da mesma forma que Deus abençoou Abraão, Cristo foi exaltado e glorificado, e hoje está a destra de Deus Pai, com todo poder, com toda autoridade.

6.4 - Temos que viver como Abraão, esperando a promessa. Não enchendo os olhos com as coisas dessa terra. Temos que buscar o Reino e a Justiça de Deus.

Meus irmãos, temos que viver como Abraão.
Temos que viver como Cristo.
Temos que aprender a esperar as promessas de Deus para nós, não enchendo os olhos com as coisas dessa terra.
Mas buscando sempre a única coisa que importa:
O Reino de Deus e Sua Justiça.
Vamos orar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more