Gênesis 12.10-20 - Abrão no Egito

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2,438 views
Notes
Transcript

Introdução

Boa noite, paz. O texto que vamos ver hoje está lá no livro de Gênesis, capítulo 12, do verso 10 ao verso 20.
Esse texto narra um episódio que aconteceu na vida de Abraão logo no começo de sua história, logo depois de ter sido chamado por Deus.
Esse texto falou muito ao meu coração, me fez refletir muito sobre minha vida como cristão, e espero que ajude você também a refletir um pouco.
Já dando um spoiler do que o texto tem pra nos ensinar, temos a questão de como muitas e muitas vezes nós esquecemos de quem Deus é, de Seu poder, das Suas promessas para as nossas vidas.
E porque esquecemos disso, terminamos tentando fazer as coisas não da forma que Deus mandou, não confiando nEle, mas tentamos fazer as coisas do nosso jeito.
E meus irmãos, podem ter certeza. Quando fazemos isso, quando tentamos seguir nosso caminho, independente do motivo, ao invés de seguir os caminhos de Deus, vamos fracassar, vamos errar, vamos nos ferir e ferir as pessoas ao nosso redor.
As vezes, vamos terminar ferindo até pessoas que não tem nada a ver com os nossos erros.
Mas vamos ficar de pé e ler o texto bíblico.
Gênesis 12.10–20 NVI
10 Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa. 11 Quando estava chegando ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: “Bem sei que você é bonita. 12 Quando os egípcios a virem, dirão: ‘Esta é a mulher dele’. E me matarão, mas deixarão você viva. 13 Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e minha vida seja poupada por sua causa”. 14 Quando Abrão chegou ao Egito, viram os egípcios que Sarai era uma mulher muito bonita. 15 Vendo-a, os homens da corte do faraó a elogiaram diante do faraó, e ela foi levada ao seu palácio. 16 Ele tratou bem a Abrão por causa dela, e Abrão recebeu ovelhas e bois, jumentos e jumentas, servos e servas, e camelos. 17 Mas o Senhor puniu o faraó e sua corte com graves doenças, por causa de Sarai, mulher de Abrão. 18 Por isso o faraó mandou chamar Abrão e disse: “O que você fez comigo? Por que não me falou que ela era sua mulher? 19 Por que disse que era sua irmã? Foi por isso que eu a tomei para ser minha mulher. Aí está a sua mulher. Tome-a e vá!” 20 A seguir o faraó deu ordens para que providenciassem o necessário para que Abrão partisse, com sua mulher e com tudo o que possuía.

0 - Contexto anterior

Da última vez que preguei, até no dia que faltou luz lá no outro templo, falei sobre o que aconteceu logo antes dessa passagem que acabamos de ler.
Falei sobre o chamado de Abraão, quando Deus o chama para sair de sua terra, da sua parentela, e ir para o lugar que Deus o levaria.
E durante essa andança de Abraão, Deus promete duas coisas para ele.
A primeira está lá no verso 2 do capítulo 12, e diz que Deus prometeu que faria de Abraão um grande povo, uma grande nação. Deus ia abençoar os que abençoassem Abraão, e amaldiçoar que o amaldiçoasse.
E não só isso, mas Deus iriar através da descendência de Abraão abençaor todas as nações da terra, todos os povos.
E a segunda coisa que Deus promete a Abraão (lembrando que aqui ele ainda se chama Abrão, Deus ainda não tinha mudado o seu nome) está lá no verso 7.
Deus fala que daria a descendência de Abraão toda aquela terra que ele estava passando.
Deus ia multiplicar a sua descendência, daria aquela terra para eles. E eles ainda iriam abençoar todas as nações da terra.
Lembrando que essa promessa de abençoar todas as nações da terra se cumpriu em Cristo, que através da sua Igreja não apenas abençao um povo, como era Israel, mas também abençoa todas as nações.
Mas uma coisa que podemos ver aqui também é que Deus fala e repete uma coisa muito específica para Abraão: a sua descendência é quem iria fazer tudo isso, herdar a terra, abençoar as nações.
E não sei se você lembra, mas tem um detalhe bem importante para lembrar-mos.
A mulher de Abraão, Sarai, era estéril, não podia ter filhos. E eles jpa tinham uma certa idade.
Mas Deus tinha prometido que daria uma descendência numerosa a esse casal.
E um fato básico para ter filhos é que eles precisavam estar vivos, concordam?
Então para que as promessas de Deus se cumprissem ( e elas sempre se cumprem), Abraão e Sarai precisavam ficar vivos até que tivessem seus filhos.
Dito essas coisas, vamos voltar para o texto que acabamos de ler.

Fome

A primeira coisa que o texto nos mostra é que houve uma grande fome naquea terra que Abraão estava.
E pela atitude que vimos de Abraão, provavelmente não foi nada pequeno, pois vemos que Abraão sai daquela terra onde ele estava estabelecido e vai para o Egito pra passar ali algum tempo, pois aquela fome era rigorosa.
Abraão pega sua mulher, seus servos, seu sobrinho Ló, todos os seus bens, seus animais, e vai para o Egito, para passar um bom tempo lá, provavelmente até aquela fome passar.
Agora uma coisa que é bom falar aqui para ilustrar melhor a situação. Sabemos que o Egito tem um papel grande na história de Israel, pois é onde muitos anos depois o povo de Israel, já um povo numeroso, é escravizado, e onde Deus lança suas dez pragas para libertar seu povo da escravidão de Faraó.
Mas naquele tempo o Egito ainda não era um problema, e com oele tinha o rio Nilo e suas terras férteis, as fomes que assolavam as regiões vizinhas muitas vezes não atingiam o Egito.
E outra coisa que é bom falar é que nós sabemos, através de escavações e documentos achados do Egito antigo, que os estrangeiros nessa época que Abraão foi até lá não eram muito bem vindos ao Egito.
Isso porque alguns estrangeiros tinham ido para lá e começaram algumas rebeliões, tentando tomar o poder de Faraó.
Então já dá pra sentir que Abraão estava indo pra um lugar que, apesar de ter comida, talvez não fosse tão seguro para ele.

Medo e mentira

E não apenas tinha esse risco de ser estrangeiro, mas vemos aqui no texto que Abraão tinha ainda um medo maior.
Quando eles estão já nó fim da sua viagem, quando já estão bem perto de entrar no Egito, Abraão chega para Sara, sua esposa e fala algo para ela.
Gênesis 12.11–13 NVI
11 Quando estava chegando ao Egito, disse a Sarai, sua mulher: “Bem sei que você é bonita. 12 Quando os egípcios a virem, dirão: ‘Esta é a mulher dele’. E me matarão, mas deixarão você viva. 13 Diga que é minha irmã, para que me tratem bem por amor a você e minha vida seja poupada por sua causa”.
E primeiro, é bom notarmos que Abraão não está mentindo quando fala que Sara é sua irmã.
Podemos ler em Gn 20.12 que Sara era realmente irmã dele por parte de pai.
Mas apesar de não ser uma mentira, de certa forma era algo errado que ele estava fazeno. Não mentiu, mas omitiu o fato de que ela era sua esposa.
E temos que tomar cuidado com isso. Pois tanto mentir quanto omitir são pecados, então temos que vigiar e tomar cuidado com tudo aquilo que falamos.
Sara, apesar de já ter uma certa idade, era uma mulher muito bonita. E Abraão então olha pra sua esposa e pensa o seguinte:
Minha esposa é muito bonita. Então, se chegarmos lá no Egito, as pessoas lá me matarão para poderem ficar com ela. Então vou fazer o seguinte: vou dizer que ela é minha irmã, e tudo fica certo!
E meus irmãos, quem aqui é casado? Me responda uma coisa: você se imagina falando para sua esposa isso aqui que Abraão falou?
E aqui, meus irmãos, vemos que Abraão começou a fazer uma coisa que tem consequências terríveis:
Ele começou a esquecer de Deus, do Deus que tinha falado com ele, que tinha prometido uma descendência para ele.
E ele deixa o medo de morrer tomar conta dele, até o ponto de fazer algo terrível com sua esposa: entregá-la para Faraó!
Mas meus irmãos, Deus não tinha prometido que ele teria uma grande descendência? Deus não tinha acabado de fazer promessas maravilhosas para ele?
Mas vemos aqui Abraão esquecendo completamente das promessas, esquecendo completamente de quem é o Deus que ele servia.
E aqui já fica um primeiro ponto para refletirmos nessa noite.
Quando não estamos centrados em Deus, quando permitimos que as circunstâncias nos levem, quando deixamos o medo nos dominar, quando esquecemos quem é o nosso Deus e suas promessas para nós, começamos a fazer coisas terríveis, coisas totalmente fora da vontade de Deus.
O medo faz com que fiquemos sem pensar direito. Porque vendo de fora, é fácil dizer pra Abraão:
Abraão, espera, tem calma! Deus vai te sustentar até que Suas proemssas se cumpram! Não precisa ter medo! Você não vai morrer no Egito!
Mas quando o medo nos domina, fica difícil pensarmos claramente.
Então já fica um primeiro ponto para nós: cuidado com o medo. Que possamos lembrar sempre de Deus, mesmo que seus as circunstâncias pareçam estar totalmente contra nós.

Egoísmo

E vemos também Abraão tomando uma atitude totalmente egoísta, pensando apenas nele.
Ele não estava pensando em sua esposa, na situação que ele estava colocando ela.
Ele apenas queria se livrar dos perigos que ele achava que iriam vir, e então toma essa atitude totalmente impensada.
Abraão esquece tanto de Deus que se você lembra, deus tinha falado que iria amaldiçoar todos os que amaldiçoassem Abraão.
Mas o medo que ele sentiu fez com que ele esquecesse completamente todas as promessas de Deus.

Conivência

Mas temos também que ver que não apenas Abraão errou com seu egoísmo, mas Sara também erra com sua conivência com a atitude de Abraão.
Sara concorda com a situação, concorda com o que seu marido fala. Sara omite que é esposa de Abraão e termina indo parar na corte de Faraó!
E meus irmãos, temos que lembrar uma coisa. A Bíblia ensina sim que a muher tem que ouvir seu marido, mas esse caso é um bocado diferente.
Primeiro, porque a Bíblia fala para as mulheres se sujeitarem aos seus maridos, mas também fala para que os maridos amem suas esposas como Cristo amou a sua igreja.
Homem e mulher se tornam uma só carne. Mas Abraão aqui não está nem um pouco amando sua esposa com o amor sacrificial que Deus ordena. Muito pelo contrário. Ele está só pensando nele, em como salvar sua pele, não tá nem aí para se sacrificar pela sua esposa, ela que se sacrifique por ele!
Então vemos que, quando o marido está fazendo coisas erradas, quando não está seguindo a Deus, a mulher tem que ter sabedoria para saber que primeiro, antes até do seu marido, ela deve obediência a Deus.
Então, qual seria a atitude que Sara deveria tomar? Seria dizer pra Abraão que ela não ia se sujeitar aquilo, não ia entrar nas suas mentiras, não ia ir para a casa de outro homem!
Mas o que ela termina fazendo? Ela concorda.
Ela prefere terminar sendo mulher de outro homem, se tornando impura, adúltera, do que talvez falar a verdade e ser morta junto com seu marido.
E aqui queria levantar mais um ponto para refletirmos.
Quando estamos perto de uma grande perda, ou de um grande perigo, como o que Abraão e Sara estavam passando, qual a nossa atitude?
Seguimos o que Deus nos ensinou, mesmo sabendo que vamos muitas vezes sofrer consequências terríveis, mesmo sabendo que as vezes podemos até morrer por fazer o que Deus manda?
Ou fazemos como Abraão e Sara, e quando o perigo surge, quando a prova aparece, quano o medo vem, esquecemos do que Deus nos falou e corremos para fazer as coisas do nosso jeito, indo contra a vontade de Deus?
Será que é melhor se misturar com os impuros, será que é melhor pecar, mentir, ser conivente com os pecados dos outros?
Ou será que é melhor sofrer por Cristo, assim como Ele sofreu por nós naquela cruz?

Promessa em perigo

E não apenas Abraão pecou, levou sua mulher a pecar, mas ele também tinha colocado todo o plano de Deus, as promessas que Deus tinha feito para eles em perigo.
Pois Sara ia terminar virando mulher de Faraó, e toda a promessa de descedência estava indo por água abaixo.
Mas glórias ao nosso Deus que Ele é um Deus soberano, um Deus que está no controle de tudo.
Mesmo quando falhamos e erramos, Ele ainda é fiel e nunca, nunca perde o controle sobre todas as coisas que acontecem.
Porque se dependesse dos homens, se dependesse de Abraão e Sara, a história da Bíblia acabava aqui.
Mas o Deus soberano está sempre no controle de tudo, e Seus planos nunca podem ser frustrados!
Glórias ao nosso Deus por causa disso!

Falta de fé

E aqui, meus irmãos, podemos ver até uma ironia. Porque se você se lembra, Abraão é chamdo de nosso pai na fé. Sua fé é louvada por toda a Bíblia!
Mas até o grande pai na fé teve momentos de falta de fé, pois ninguém está livre de passar por isso.
Então, meus irmãos, se tem alguém aqui passando por uma falta de fé, quero trazer uma mensagem de coragem.
Que Deus possa fazer com você como fez com Abraão. Que Deus possa aumentar sua fé, até que você venha a ser conhecido como um homem ou uma mulher cheio de fé, cheio de confiança em nosso bom Deus.

Chegando no Egito

Então eles chegam no Egito, e o que Abraão temia que acontecesse realmente acontece: todos os egípcios ficam encantados com a beleza de Sara.
Então os homens da corte de Faraó vão lá e dizem: Faraó, chegou uma linda mulher estrangeira, vindo com seu irmão. Leva ela para o teu harém, para o teu palácio!
Então Sara é levada para o palácio de Faraó, para ser uma de suas esposas.
E não apenas Sara é levada para o palácio, mas Faraó, querendo agradar o irmão dela, deu vários presentes para Abraão: ovelhas, bois, jumentos, servos, camelos.
Abraão não apenas tinha dado sua esposa para ficar com outro homem, como estava recebendo vantagens por causa disso!
O esquecimento de quem Deus é, meus irmãos, faz com que façamos coisas totalmente sem sentido, loucuras, pecados terríveis.

Castigo

Mas então, o Senhor começa a trazer graves doenças para Faraó e sua corte , por causa de Sara.
O texto não nos diz claramente como Faraó ficou sabendo que Sara era esposa de Abraão. Talvez Sara tenha dito, talvez alguém ouviu alguma conversa entre os dois e contou para Faraó. Deus também pode ter revelado a Faraó o que estava acontecendo.
Não sabemos, mas sabemos que Faraó descobriu tudo, e foi falar com Abraão, e o repreendeu severamente:
Gênesis 12.18–19 NVI
18 Por isso o faraó mandou chamar Abrão e disse: “O que você fez comigo? Por que não me falou que ela era sua mulher? 19 Por que disse que era sua irmã? Foi por isso que eu a tomei para ser minha mulher. Aí está a sua mulher. Tome-a e vá!”
Uma primeira coisa que esse texto nos chama atenção é que Faraó, conhecido por ser um grande inimigo de Israel, por ser um idólatra, adorar vários e vários deuses, ele mesmo inclusive se achando um deus, tem uma atitude muito melhor do que a de Abraão.
Ele repreende Abraão pela loucura que ele tinha cometido.
E aqui nós vemos que não é apenas conhecer a Deus, saber que Cristo morreu por mim, que vai me fazer ser diferente do mundo que jaz no maligno.
Porque Abraão conhecia Deus, Deus falava com Abraão, proemtia coisas a Abraão. Mas Abraão, nesse momento, esqueceu de quem era Deus, e terminou fazendo coisas que até os ímpios, até o Faraó, reconhecia que eram coisas terríveis.
Temos que nos lembrar sempre de Deus, meus irmãos, sempre, em todas as horas, em todas as circunstâncias. Porque se esquecermos de nosso Deus, não iremos ter diferença para os de fora, para os eu não o conhecem.
Vamos terminar fazendo como Abraão, e em uma situação adversa, em um perigo, vamos esquecer de tudo e fazer igual, ou até pior, do que os ímpios fazem.
E nessa hora deve ter batido um medo em Abraão. Ele bem deve ter pensado:
Pronto. Agora Faraó descobriu tudo e vai me matar, a mim e a Sara.
E essa seria a atitude mais normal de se acontecer meus irmãos. Afinal, Abraão tinha feito algo terrível com o próprio Faraó, com o rei do Egito.
Mas tem uma coisa que era o que Abraão deveria ter lembrado desde o começo:
Deus tinha feito uma promessa para ele, e para isso, Deus precisava de Abraão vivo.
E vemos esse cuidado de Deus na atitude de Faraó:
Ao invés de mandar matar Abraão, ele deixa que eles saiam. E não apenas saiam, mas Faraó manda que providenciassem para eles o necessário para que partissem, e ainda permite que eles levem tudo o que tinham ganho no Egito.
E aqui a gente tem que tomar cuidado para não entender errado o que estava acontecendo aqui.
Porque se olharmos rapidamente o texto, pode parecer que simplesmente Abraão pecou um bocado e terminou se dando bem. Porque é isso que parece numa primeira vista do texto.
Mas temos que entender o que estava acontecendo aqui, o que estava por trás disso tudo.
Temos que lembrar que Deus tinha prometido que faria de Abraão uma grande nação, e Deus não pode mentir nem falhar.
Se Abraão morre, como Deus ia cumprir sua promessa?
O que está sendo mostrado aqui é que Deus preservou Abraão, Deus cuidou de Abraão, por causa do Seu nome, do nome de Deus, da Sua Palavra.

Somos preservados em Cristo

E já indo pra concluirmos, queria trazer algo para nós hoje. Porque acabamos de ver que Deus tinha escolhido Abraão, e por isso, Deus o preservou.
Gostaria de pedir para os irmãos que abrissem suas Bíblia lá no final, no livro de Judas. Tem apenas um capítulo, e fica logo antes de Apocalipse.
Gostaria de ler com os irmãos o verso 1 desse livro.
Judas 1 NVI
1 Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos que foram chamados, amados por Deus Pai e guardados por Jesus Cristo:
Nessa pequena introdução da sua carta, Judas (que não era o Iscariotes, o traidor, era outro Judas) nso fala algo que tem muito a ver com o que aconteceu com Abraão e tem também a ver com nós hoje.
Porque já vimos que o que aconteceu primeiro com Abraão?
Deus o chamou. Deus chamous Abraão para sair de sua casa, de sua parentela, para que dele fosse formada a nação de Israel.
E nós? E você? Você foi chamado por Deus?
Se sim, isso é maravilhoso. Mas temos que lembrar que se fomos chamados, fomos chamados para fazer alguma coisa, correto?
E a Bíblia nos ensina que somos chamados para várias coisas. Mas tem duas coisas que sçao as principais:
Amar primeiro a Deus, de toda nossa alma, de todo nosso coração, de todas nossas forças, de todo nosso entendimento. E depois disso, temos que amar o próximo como a nós mesmos.
E nunca podemos esquecer disso, meus irmãos. Esse é o nosso chamado, e temos que buscar em todas as áreas da nossa vida viver dessa forma. Pra tudo que fizermos, temos que perguntar: como isso vai me levar a amar mais a Deus? Como isso vai me levar a amar mais ao meu irmão, ao meu próximo?
E duas coisas básicas que temos que fazer pra viver nosso chamado.
Primeiro, é ler a Bíblia, amar a Sua Palavra, pois ela é que nos ensina tudo que nós precisamos saber para viver segundo os padrões de Deus.
E segundo, temos que seguir o ide que Cristo nos Deus. Temos que fazer discípulos, temos que pregar o Evangelho, temos que ensinar as pessoas sobre Jesus, sobre o que Ele fez na cruz, sobre o que Ele nos ensinou.
Mas se tem alguém aqui que ainda não foi chamado por Deus, que ainda não ouviu seu chamado. Se tem alguém ainda aqui que está vivendo com Abraão vivia antes do chamado de Deus, que era uma vida de idolatria uma vida no pecado, longe de Deus.
E se você está nessa situação, você só tem uma saída, meu irmão:
clamar a Deus, clamar a Cristo. Se arrepender dos seus pecados, e pedir que Cristo venha com seu Santo Espírito e passe a habitar em você.
Porque se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados, e nos purificar de qualquer injustiça. (1Jo 1.9)
E mais. Se você foi chamado por Deus, Deus te ama, Judas continua dizendo. Porque aqueles que são chamados por Deus, são amados por Deus. E isso é maravilhoso aos nossos ouvidos meus irmãos. Deus nos chamou, Deus nos ama!
João 14.23 diz o seguinte:
João 14.23 NVI
23 Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.
Se alguém obedece a Palavra de Cristo, isso é, se seguimos o chamado que Ele nos fez, Deus Pai irá nos amar.
E não só isso! Cristo e o Pai farão morada em nós! E sabe com oeles fazem isso?
Através do seu Santo Espírito. O Sspírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, vem e habita em nós. Deus habitando em nós! Quer prova maior de amor do que essa?
Quer prova de amor maior do que Deus Pai ter enviado seu único Filho para morrer numa cruz para que pudéssemos ser salvos do pecado e do inferno?
Deus ama aqueles que ele chama, meus irmãos, e nunca esqueçamos disso.
E Judas termina dizendo que se fomos chamados, depois amados por Deus, nós tambpem somos guardados por Jesus Cristo, somos preservados por Jesus!
E meus irmãos, essa é outra notícia que tem que nos encher de gratidão e de alegria.
Porque estamos falando de Cristo, aquele por meio de qual todas as coisas que existem foram feitas! Aquele por meio do qual todas as coisas são sustentadas!
Todas! Nossa vida, nossa casa, nosso planeta, o universo inteiro! Se Cristo deixar de sustentá-los, tudo se acaba, na fica de pé!
E é esse Cristo que nos guarda, é esse Cristo Todo-Poderoso que nos sustenta!
E é por isso que podemos passar pelas provas, pelas lutas que aparecem em nossa vida. Porque não é pela minha ou pela sua força, mas é pela graça de Cristo que nós podemos vencer as adversidades!
E pra finalizarmos, meus irmãos, queria lembrar uma coisa:
Sabe porque Abraão falhou? Porque ele esqueceu que Deus o preservaria. Ele esqueceu que Deus o guardaria.
Sabe porque erramos, porque falhamos, porque fazemos coisas contrárias as palavras de Deus? Sabe porque temos medo de fazer o que Cristo nos mandou fazer?
Porque esquecemos que Cristo irá nos preservar.
Na adversidade, esquecemos que temos um Deus soberano que está no controle de tudo e temos medo.
E queremos fazer as coisas do nosso jeito, assim como Abraão fez.
Mas que possamos aprender a confiar cada vez mais em Cristo Jesus, aquele que nos preserva.
Vamos orar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more