Chamados por Deus - Gn 11.27-12.3
Sermon • Submitted
0 ratings
· 46 viewsComeçamos bem na nossa caminhada, com fé. Mas os medos nos fazem esquecer de Cristo e suas promessas. Mas Cristo sempre os sustenta
Notes
Transcript
0 - Mudança de rumo em Gênesis: sai a história geral, entra a da família de Abrão, Israel, Jesus
0 - Mudança de rumo em Gênesis: sai a história geral, entra a da família de Abrão, Israel, Jesus
Boa noite a todos, paz. O texto que vamos ver nessa noite se encontra no livro de Gênesis, o final do capítulo 11, a partir do verso 27, e o capítulo 12.3.
Essa é uma passagem bastante importante porque ela apresenta uma mudança de rumo na história de Gênesis.
Até esse momento, Moisés, o autor do livro de Gênesis, nos mostra uma visão global da história. Começa com Adão e Eva, mostra seus filhos, depois mostra a humanidade em geral, o Dilúvio, a torre de Babel.
Só que a partir desse momento e até o fim do livro, Moisés vai focar agora a história em apenas uma família, a família de Abraão.
E isso é muito importante de notarmos porque Abraão é uma das figuras mais importantes da Bíblia, pois é através dele que Deus começa a separar o seu povo. Da descendência de Abraão é que vai surgir Israel, a nação eleita por Deus.
Se você lembrar antes, no evento que acontece na torre de Babel, quando as pessoas querem fazer uma torre que chegue aos céus, Deus os dispersa em várias nações, cada um falando uma língua, formando assim as nações.
E é depois disso que temos a história que vamos ler hoje. Gn 11.27- Gn 12.3
27 Esta é a história da família de Terá:
Terá gerou Abrão, Naor e Harã. E Harã gerou Ló. 28 Harã morreu em Ur dos caldeus, sua terra natal, quando ainda vivia Terá, seu pai. 29 Tanto Abrão como Naor casaram-se. O nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca; esta era filha de Harã, pai de Milca e de Iscá. 30 Ora, Sarai era estéril; não tinha filhos.
31 Terá tomou seu filho Abrão, seu neto Ló, filho de Harã, e sua nora Sarai, mulher de seu filho Abrão, e juntos partiram de Ur dos caldeus para Canaã. Mas, ao chegarem a Harã, estabeleceram-se ali.
32 Terá viveu 205 anos e morreu em Harã.
1 Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.
2 “Farei de você um grande povo,
e o abençoarei.
Tornarei famoso o seu nome,
e você será uma bênção.
3 Abençoarei os que o abençoarem
e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem;
e por meio de você
todos os povos da terra
serão abençoados”.
0.1 - Assim como Abrão, somos chamados por Deus.
0.1 - Assim como Abrão, somos chamados por Deus.
A primeira coisa que temos que notar é que aqui Abraão ainda se chama Abrão. Deus só vai mudar o nome dele lá na frente, em Gênesis 17.
E uma coisa que vimos claramente no texto que acabamos de ler é que Deus chama Abrão, Deus que vai atrás dele e o chama.
E isso ainda acontece da mesma forma hoje em dia. Deus vem e nos chama, pois a Bíblia ensina que Ele já nos escolheu antes da fundação do mundo.
E no tempo certo, através da mensagem do Evangelho, através do Espírito Santo agindo em nós, Deus nos chama para Ele, nos tirando de uma vida de pecado, uma vida de trevas, e nos trazendo para Sua maravilhosa luz.
Que possamos dar graças ao nosso bom Deus porque Ele nos chamou para fazer parte da Sua igreja, através do sangue de Jesus Cristo derramado por nós.
0.2 - Abrão era idoso, e sua esposa estéril.
0.2 - Abrão era idoso, e sua esposa estéril.
E outra coisa que o texto nos ensina é que Abrão já tinha uma certa idade, e sua esposa, Sarai, era estéril, eles eram um casal que não conseguiam ter filhos.
0.3 - Deus chama Abrão para sair da sua terra e da sua parentela
0.3 - Deus chama Abrão para sair da sua terra e da sua parentela
E vemos que Abrão estava junto com seu pai, Terá, e de seu sobrinho Ló. E essa família sai de Ur dos Caldeus, sua cidade natal, e vai até Harã. E lá em Harã, o pai de Abrão morre.
E então o Senhor fala para Abrão: Gn 12.1
1 Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.
E não apenas Deus pede para Abrão sair, mas ele diz também o que vai acontecer com Abrão e sua descedência.
1- Um grande povo, grande nome, abençoador
1- Um grande povo, grande nome, abençoador
2 “Farei de você um grande povo,
e o abençoarei.
Tornarei famoso o seu nome,
e você será uma bênção.
1.1 - Uma grande nação vinda de um casal de velhos, com a mulher estéril. As coisas de Deus não são as nossas.
1.1 - Uma grande nação vinda de um casal de velhos, com a mulher estéril. As coisas de Deus não são as nossas.
Opa, agora a gente tem que fazer uma pausa. Como assim de Abrão Deus vai fazer uma grande nação?
Se você se lembra, estamos falando de um casal de idosos, e que não tinham nenhum filho, porque a esposa de Abrão era Estéril.
Aquele casal não tinha filhos, e acredito que eles devem ter tentado e muito. Pois naquela época, muito mais do que agora, filhos eram considerados benção. Muitos filhos era o alvo das pessoas. Muitos filhos, muitos netos.
E Deus, pensando de uma forma bem prática, deveria era ter escolhido algum outro casal pra fazer uma promessa desse tipo. Alguém que já tivesse uma família numerosa, ainda na juventude, onde podia com certeza aumentar ainda mais a sua família.
Mas não. Deus escolhe um casal de idosos, onde a mulher era estéril.
E creio que isso pode nos ensinar pelo menos duas coisas, meus irmãos.
A primeira, o que é impossível para o homem é totalmente possível para Deus. O que parece ser algo que nunca vai acontecer, quando Deus quer, vai acontecer, por mias improvável que seja.
E isso tem que nos fazer ter fé em nosso Deu, meus irmãos. Pois o mesmo Deus que fez milagres na vida de Abrão é o mesmo Deus que nós servimos.
Então se você tem alguma causa, algum problema, algo que os outros já disseram que nunca vai ser feito, e muitas vezes você mesmo já desistiu, meu irmão, minha irmã, não desista.
Ore, se humilhe diante do Senhor, faça tudo que estiver ao seu alcance. Porque se Deus estiver nesse negócio, Ele pode com certeza fazer o impossível acontecer.
E segundo, isso também nos mostra que tudo que vai acontecer, com Abrão sendo realmente o pai de multidões, tudo isso não veio da vontade do homem, mas da vontade soberana de Deus.
Porque se essa história tivesse ocorrido com alguma família já grande, no vigor da idade, as pessoas poderiam achar que foram elas que conseguiram tudo.
Mas Deus escolhe o improvável para mostra que é Ele, e não nós, que está no controle de todas as coisas.
Então peço que todos lembrem desses dois pontos:
Nunca desista de um milagre, e lembre que é Deus que sempre está no controle de todas as coisas.
1.2 - Babel queria um nome feito por eles, e não deu certo. Mas agora, Deus é quem diz que vai fazer o nome de Abrão grande, não ele mesmo. Se Deus quiser, pois ´não conhecemos todos aqueles importantes para a Igreja.
1.2 - Babel queria um nome feito por eles, e não deu certo. Mas agora, Deus é quem diz que vai fazer o nome de Abrão grande, não ele mesmo. Se Deus quiser, pois ´não conhecemos todos aqueles importantes para a Igreja.
Outra coisa que o verso 2 nos fala é que Deus disse que ia fazer o nome de Abrão grande.
E se você lembra da história da torre de Babel, alguns versos antes, no verso 4 do capítulo 11, vemos que aqueles homens queriam ter um nome grande, um nome famoso.
E aqui nós vemos dois lados. Em Babel, os homens queriam fazer seus próprios nomes famosos, eles queriam fazer algo para serem lembrados.
E qual foi o resultado? Foram punidos por Deus, foram dispersos, tiveram que parar de construir a grande torre que eles tanto queriam.
Mas com Abrão temos uma história diferente. Abrão teve sim seu nome famoso, teve sim um nome grande.
Mas a diferença de Babel para Abrão é uma: não foi ele que quis fazer seu nome grande, mas Deus que disse que ia fazer seu nome grande.
E aí temos toda a diferença do mundo, meus irmãos. Abrão não buscou fazer seu nome grande. E ele não teve que construir uma grande torre, não teve que fundar uma cidade, não teve que passar em um concurso, não teve que ter um salário de vinte mil reais, não teve que ter uma lancha, um carro do ano, uma casa na praia.
A única coisa que Abrão fez para ter seu nome grande foi obedecer ao chamado de Deus. Obedecer. Deus mandou, e ele fez.
E meus irmãos, isso tem que nos ensinar muito. Temos sempre que nos perguntar: será que estamos querendo fazer nosso nome grande? Será que estamos querendo ser reconhecidos por nossos grandes atos, pelas nossas posses?
Ou será que estamos apenas seguindo a voz de Deus, e deixando os resultados para Ele decidir?
Será que estamos querendo ter o controle de tudo, ou estamos deixando o controle de tudo nas mãos daquele que realmente tem o controle de tudo?
Porque temos que ser realistas: vivemos em um mundo que só dá valor para aqueles que se destacam, aqueles que fazem grandes coisas, ou aqueles que possuem muitas coisas.
Um dono de empresa, um jogador famoso, um cantor, um político. Se a pessoa chegou num bom nível financeiro, dizemos logo que ele ou ela “venceu na vida”.
E muitas e muitas vezes, em alguns de forma mais explícita, em outros naquele sentimento lá dentro do coração, queremos ser como essas pessoas, queremos “vencer na vida”.
Temos que ter muito cuidado com isso, porque não são essas coisas que vão me tornar um vencedor.
O que me torna vencedor é Cristo Jesus, naquele por qual nós somos mais que vencedores (Rm 8.37).
E outra coisa que é bom ressaltar aqui. Também não queira servir a Deus, obedecer a Sua palavra na esperança de ter um nome grande também não!
Porque muitas vezes vamos querer ser reconhecidos pelos outros porque servimos a Deus.
E não é errado ser reconhecido. Se você for um servo fiel de Jesus, com certeza pessoas vão notar isso e glorificar a Deus por sua vida.
Mas essa não pode ser a intenção, meus irmãos. E infelizmente, eu pessoalmente tenho visto pessoas querendo servir na igreja unicamente para serem reconhecidos pelos homens.
A intenção dos seus corações não é glorificar a Deus, não é servir ao Senhor e à sua igreja, mas a intenção é ser glorificado pelos homens.
Isso me lembra o que nosso senhor Jesus ensinou no sermão do monte, lá em Mateus 6. Abra comigo sua Bíblia lá em Mt 6.1-7,16-18
1 “Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.
2 “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. 3 Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, 4 de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.
5 “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. 6 Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. 7 E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.
16 “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. 17 Ao jejuar, arrume o cabeloe lave o rosto,18 para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.
Esse texto sempre falou muito comigo. “O seu Pai, que vê em secreto”. Não precisamos da glória dos homens. Não precisamos chamar atenção para nós mesmos quando estamos servindo a Deus.
Pelo contrário. Vamos servir bem a Deus se ao invés de exaltamos nosso nome, exaltamos o nome dEle. Se ao invés de chamarmos atenção para nós, chamarmos atenção para Ele.
A Ele toda honra, toda glória e todo louvor.
E aí, meus irmãos, se vamos ter ou não um grande nome nessa terra, isso vai depender exclusivamente de Deus.
Porque também temos que lembrar que servir fielmente a Deus não é algo que vá me fazer necessariamente ter um grande nome por aqui.
Temos exemplos de grandes homens de Deus que Deus fez terem um grande nome, são pessoas conhecidas por servir a Deus, são exemplos para muitos cristãos.
Mas por outro lado, creio que todos aqui devam conhecer cristãos fiéis, piedosos, homens e mulheres de oração, servos de Deus, mas que não tem um grande nome diante dos homens, diante das nações.
Não é ser ou não ser reconhecido diante dos homens que vai fazer você ser grande ou não.
O que vai fazer a real diferença vai ser se o seu nome está escrito no Livro da Vida.
Porque se seu nome estiver lá, meu irmão, não importa, mas não importa mesmo se você vai ter um grande nome aqui nessa terra ou não.
Seu nome vai ser grande porque Deus te escolheu como filho dEle, através do sangue de Jesus Cristo, nosso Senhor e Redentor.
1.3 - Se somos chamados por Deus, temos que ser uma benção para os outros
1.3 - Se somos chamados por Deus, temos que ser uma benção para os outros
E Deus ainda fala mais para Abrão. Não apenas ele vai ter um nome famoso, mas ele também será uma benção.
Ele será uma pessoa que irá abençoar outras pessoas. Deus vai usar ele não apenas para proveito dele próprio, mas para que outros sejam abençoados através da vida dele.
E creio que isso também serve e muito para nós nos dias de hoje. Devemos não apenas buscar o melhor para nós, mas devemos buscar também o melhor para os outros.
Como falei antes, vivemos num mundo egoísta, em que eu tenho que ser, em que eu tenho que ter. Mas não é assim que a Bíblia ensina.
Aqui temos Deus dizendo que Abrão vai ser uma benção. E podemos também lembrar do nosso Senhor Jesus, em Mc 12.31:
31 O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”.
E o que é amar o meu próximo senão ser uma benção para ele?
O mesmo que Deus já tinha dito pra Abrão é a mesma coisa que Jesus nos diz para continuarmos a fazer:
Ser uma benção para os outros.
Mas aqui eu quero levantar duas questões pra fazermos.
A primeira é:
Será que estou sendo uma benção para os outros? Será que eu estou fazendo aquilo que Jesus me mandou fazer? Será que eu tenho abençoado as pessoas da minha casa? As pessoas da minha igreja? As pessoas de fora da igreja?
E espero que você realmente reflita nisso. Ore pra que o Espírito Santo lhe mostre onde você está sendo uma benção e onde você não está sendo uma benção.
Ore pra que Deus mude seu coração pra que a cada dia você possa abençoar mais e mais pessoas através do agir do Espírito Santo em sua vida.
E a segunda pergutnta é:
E como eu posso ser uma benção para os outros?
E aqui a gente podia gastar horas e horas falando de coisas que poderíamos fazer pra abençoar os outros.
E muitas vezes, quando a gente fala em abençoar, qual a primeira coisa que vem na nossa mente?
Dinheiro.
Abençoar termina virando um sinônimo de dar dinheiro, ou alguma ajuda material para as pessoas.
E isso é sim também abençoar, e se você souber de alguém precisando de ajuda desse tipo, e Deus tiver lhe dado condições de ajudar, abençoe sim dessa forma.
Mas abençoar é também muitas e muitas outras coisas.
Mas queria falar apenas de uma forma que você pode abençoar os outros, e que talvez não façamos tanto quanto poderíamos fazer:
Orar pelos outros.
Meus irmãos, essa é uma das maneiras mais profundas que você pode abençoar os outros, orando pelas pessoas.
Quando oramos, muitas vezes Deus usa nossa oração para ajudar pessoas, para fazer milagres, para trazer conforto, orientação, direção.
Ore pela sua família, pelos seus filhos. Ore pela sua igreja, pelo seu pastor, pelo seu bispo. Ore por todos os irmãos que congregam com você, nome a nome, um a um. Ore pelos perdidos, por aqueles que estão em dificuldades, por aqueles que estão enfermos.
Ore, ore, ore, e você vai ver como Deus vai nos fazer um povo abençoado.
E quando alguém chegar lá no grupo do whatsapp com um pedido de oração, não apenas coloque lá as mãozinhas juntas e deixe pra lá não. Dobre seu joelho e ore pelos pedidos que são levantados.
Nosso problema é que focamos tanto nas coisas materiais, que esquecemos que podemos e devemos abençoar as pessoas também nas coisas espirituais.
2 - Todos os povos da terra
2 - Todos os povos da terra
E seguindo no texto, no verso 3, vemos que Abrão não apenas vai abençoar um ou outro durante sua vida.
Muito pelo contrário. Deus fala aqui uma coisa tremenda que vai acontecer na vida de Abrão. Ele não vai apenas abençoar um, ou dez, ou cem, ou mil pessoas.
Por meio dele todos os povos da terra serão abençoados, todas as nações. Todas.
2.1 - Israel não foi diretamente uma benção para as outras nações, era um povo fechado, e tinha que ser. Pois o objetivo era ser indiretamente o povo abençoador.
2.1 - Israel não foi diretamente uma benção para as outras nações, era um povo fechado, e tinha que ser. Pois o objetivo era ser indiretamente o povo abençoador.
E aqui temos que parar um pouco para analisar uma coisa. Se você já tem um tempo de igreja, já leu sua Bíblia algumas vezes, já ouviu alguns sermões, estudou em casa, na EBD, você pode fazer uma pergunta aqui.
Como assim a descendência de Abrão vai abençoar todas as famílias da terra?
Porque vemos mais na frente que essa promessa da descendência começa a se cumprir em Israel, na nação escolhida por Deus.
E se você se lembra, Israel não era um povo voltado pro evangelismo, pra falar das coisas de Deus para os outros povos.
Muito pelo contrário. Israel era um povo bastante fechado. E o próprio Deus quem determina isso.
Vemos várias e várias vezes na Bíblia Deus falando para Israel se separar dos outros povos, não se misturar.
E se Israel é um povo que não tem muitos contatos com as outras nações, como eles poderiam abençoar todas as nações da terra?
E vemos a história de Israel, da Bíblia até os dias de hoje, e não vemos Israel diretamente abençoando todos os povos da terra.
Mas e aí? E a promessa que Deus fez? Será que Deus errou? Será que sua promessa falhou?
2.2 - Essa benção vem em Cristo, que tinha que ser descendência de Abrão, e através dEle, e de sua Igreja, todas as nações são abençoadas.
2.2 - Essa benção vem em Cristo, que tinha que ser descendência de Abrão, e através dEle, e de sua Igreja, todas as nações são abençoadas.
Claro que Deus nunca falha, nunca falhou e nunca falhará. Temos que entender aqui a quem essa promessa realmente se dirigia.
Será que eram apenas para os descendentes físicos de Abrão? Aqueles que nasceriam dentro da sua família?
Abra comigo sua Bíblia em Gálatas 3.6-9, e vamos deixar o apóstolo Paulo explicar melhor para nós isso:
6 Considerem o exemplo de Abraão: “Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”. 7 Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão. 8 Prevendo a Escritura que Deus justificaria os gentios pela fé, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”. 9 Assim, os que são da fé são abençoados junto com Abraão, homem de fé.
Deus aqui não estava falando diretamente de Israel. Ele estava falando da Igreja, do corpo de Cristo, de nós.
Porque não eram aqueles que nasciam fisicamente de Abrão, mas sim aqueles que nasciam da fé em Cristo, da fé em Deus, da fé que Abraão teve.
É através da fé em Cristo que todas as nações são abençoadas.
Os povos de todas as nações não incluíam apenas Israel, mas com Cristo e seu Evangelho, todos os povos agora podem ouvir as boas novas da Salvação em Cristo Jesus.
Antes, Israel se resumia a apenas um povo. Mas quando Cristo veio, o descendente de Abraão, Ele tirou os limites.
O que antes era uma mensagem apenas para o povo de Israel agora é uma mensagem para todos os povos da terra.
Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura! Ide e façam discípulos de Todas as Nações!
Agora sim, através de Cristo, essa promessa se cumpre. Agora todos os povos podem ouvir o Evangelho.
E sabe onde isso tudo vai terminar? Sabe onde todos esses povos e nações que são abençoados pelo Evangelho vão estar?
O apóstolo João nos diz onde, lá em Apocalipse 7.9-10:
9 Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. 10 E clamavam em alta voz:
“A salvação pertence
ao nosso Deus,
que se assenta no trono,
e ao Cordeiro”.
3 - Conclusão
3 - Conclusão
Pra gente terminar, queria apenas falar algumas palavras.
Vemos aqui claramente que a Igreja é esse povo de todas as tribos, línguas e nações, que são abençoados por Cristo.
E isso tem que nos lembrar que existem cantos na terra que pessoas ainda não puderam ouvir esse Evangelho, tem lugares que ainda não foram abençoados com essa graça.
E queria pedir que todos nós nos lembrássemos de orar por esse lugares. Isso é a primeira e mais importante coisa que devemos fazer.
Segundo, sempre que possível, que possamos ajudar organizações sérias, como o Portas Abertas, que estão empenhados em levar o Evangelho para lugares em que a Palavra de Deus.
E terceiro: alguns são chamados pra ir pra longe, pra levar o evangelho para esses povos. Se você se sente chamado pra isso, ore, converse com seu pastor, busque se capacitar, e vá, ajudar a abençoar todas as nações.
E pra finalizar, quero fazer uma pergunta:
Você quer fazer parte disso? Quer fazer parte dessa nação que abençoa todas as outras nações?
Se arrependa e entregue sua vida aos cuidados de Cristo Jesus, nosso Senhor.
Não importa de que povo você é, de que país. Não importa quem você era, ou o que você fez.
Basta nos arrependermos e declararmos que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador de nossas vidas. E com isso, Ele vai mandar o Espírito Santo, pra trocar teu coração de pedra para um coração de carne.
E aí você vai fazer parte dessa nação, da Igreja de Cristo, desse povo de todas raças, tribos e povos, espalhados por todo o mundo.
Uma nação que abençoa nações.
Vamos orar.